Buscar

GESTÃO E SUSTENTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO E SUSTENTABILIDADE
1. Quais são os estágios evolutivos da preocupação ambiental e como convergem com o pensamento ambiental? 
Estágio reativo: Implementação das disposições e recomendações pelos estados nacionais, governos locais, empresas e outros agentes. 
Estágio preventivo: Prevalece um tratamento pontual das questões ambientais desvinculado de qualquer preocupação com os processos de desenvolvimento.
Estágio proativo: Busca de uma nova relação entre meio ambiente e desenvolvimento.
2. A gestão ambiental envolve um conjunto de medidas e procedimentos bem definidos e adequadamente aplicados, que visam reduzir e controlar os impactos introduzidos por um empreendimento sobre o meio ambiente. Nesse contexto, um programa de gestão ambiental deve englobar? 
A caracterização e valoração ambiental; estudos de impacto ambiental; análise de risco; manejo dos recursos ambientais; zoneamento; propostas de medidas mitigadoras; planos de recuperação de áreas degradadas; e legislação ambiental.
3. A expressão “desenvolvimento sustentável” é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. O esse termo designa, especificadamente? 
A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.
4. Segundo Nascimento (2016), ter o conhecimento dos limites existentes para um efetivo Desenvolvimento Sustentável permite uma melhor caminhada em direção ao seu alcance. Durante muitos anos a humanidade forçou a natureza a adaptar-se aos seus moldes de desenvolvimento, e agora chegou o momento de adaptarem-se os moldes de desenvolvimento à natureza. A partir das discussões teóricas e críticas geradas em torno do conceito de desenvolvimento sustentável o que é possível dizer? 
Trata-se de um conceito multidimensional que aponta uma alternativa aos modelos tradicionais de desenvolvimento. 
5. O Estudo de Impacto Ambiental sistematiza quais instrumentos? 
O diagnóstico ambiental; A análise dos impactos ambientais; As medidas mitigadoras; O programa de acompanhamento e monitoramento de impactos ambientais.
6. Em relação ao Impacto Ambiental, marque os itens como (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
 a) ( V ) O impacto ambiental pode ser causado por uma ação humana que implique em supressão de certos elementos do ambiente, a exemplo de supressão de componentes do ecossistema, como a vegetação, destruição completa de habitats (por exemplo, aterramento de um mangue), supressão de referências físicas a memória (por exemplo, locais sagrados, como cemitérios, pontos de encontro de membros de uma comunidade).
b) ( F ) Impacto ambiental é um conceito bem restrito e independe da ação humana, porém pode ser benéfico ou adverso (positivo ou negativo). 
c) ( V ) O impacto ambiental pode ser causado por uma ação humana que implique em inserção de certos elementos no ambiente, a exemplo de introdução de uma espécie exótica, introdução de componentes construídos (por exemplo, barragens, rodovias, edifícios e etc.). 
d) ( V ) O impacto ambiental pode ser causado por uma ação humana que implique em sobrecarga (introdução de fatores de estresse além da capacidade de suporte do meio, gerando desequilíbrio), a exemplo de, qualquer poluente, redução de habitat ou da disponibilidade de recursos para uma dada espécie e etc. 
e) ( V ) Toda poluição (ou seja, emissão de matéria ou energia além da capacidade assimilativa do meio) causa impacto ambiental, mas nem todo impacto ambiental tem a poluição como causa. 
7. O que envolve no processo de avaliação de impacto ambiental 
Envolve diversos participantes, entre eles, os proponentes de uma ação, o consultor e o público afetado. 
8. Como são reconhecidas as tarefas de planejamento, implementação, operação, verificação, ações corretivas e análise crítica de aspectos e impactos ambientais das atividades de uma organização identificam a estrutura organizacional? 
Sistema de gestão ambiental.
9. A Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, fruto da ECO-92, enuncia que os estados devem promover a adoção de instrumentos econômicos como iniciativa de proteção à integridade do sistema ambiental global. Quais são os instrumentos econômicos das políticas ambientais? 
Marketing ambiental, ICMS ecológico e subsídios. 
10. Os indicadores de sustentabilidade diferem dos indicadores tradicionais de progresso econômico, social e ambiental, pois exigem uma visão integrada do mundo por meio de indicadores multidimensionais que mostrem as relações existentes entre eles. Em que se baseiam os critérios para a seleção de indicadores de sustentabilidade? 
Relevância direta aos objetivos de um projeto; limitação do número; clareza no delineamento; realismo dos custos no desenvolvimento; clareza na identificação das ligações causais; elevação da qualidade e confiabilidade; adequação da escala temporal e espacial; e identificação de objetivos e fundamentos. 
11. A Produção Mais Limpa (P + L) consiste na aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica, integrada aos processos e produtos, visando aumentar a eficiência e reduzir os riscos às pessoas e ao meio ambiente. Neste contexto, a P + L passou a incorporar o que? 
A Produção Mais Limpa (P + L) passou a incorporar novas variáveis, critérios e princípios incluindo as questões sociais, que impactam diretamente sobre o meio ambiente. 
12. No Ecodesign, as mudanças incorporadas, tanto no processo quanto no produto, visam à criação de produtos e processos eco-eficientes. Sobre o Ecodesign, é que correto afirmar em relação a NBR ISO 14006:2014? 
A NBR ISO 14006:2014 destina-se ao uso do Ecodesign por organizações que implementam um sistema de gestão ambiental estruturado de acordo com a ISO 14001 ou outros sistemas de gestão. 
13. A ideia de sustentabilidade vem ganhando espaço em nossos dias em todos os setores da vida. No espaço organizacional, fala-se de um novo paradigma para as empresas, que leve em conta as preocupações ambientais. Certamente, a área do Marketing está sendo afetada por essa nova visão de mundo. Qual o efeito da noção de sustentabilidade sobre o Marketing? 
O deslocamento do foco da promoção do consumo para a promoção do consumo responsável. 
14. A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Aponte algumas maneiras corretas de promover o desenvolvimento sustentável: 
Optar por recursos naturais renováveis, tais como os ventos e a energia solar. Praticar a agricultura orgânica com maior frequência, sem o uso de agrotóxicos. Redução da queima de combustíveis fósseis. Conservação das florestas e reflorestamento.
15. A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito “Desenvolvimento Sustentável”, O uso da Expressão DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL tem a finalidade de? 
Propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
16. Apresente os conceitos e as respectivas definições da: 
Agenda 21 Global: Programa de ações que constitui uma ousada e abrangente tentativa de promover um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. 
Agenda 21 Brasileira: Processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável. O documento é construído a parti r das diretrizes da Agenda 21 Global, sendo um instrumento fundamental para a construção da democracia participativa e da cidadania ativa no País. 
Agenda 21 Local: Instrumento de planejamento de políticas públicas que envolve a sociedade civil e o governo em um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos de determinadaregião, visando propor ações que levem ao desenvolvimento sustentável. 
17. A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que: 
Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
18. Quais são os 3 (três) Princípios Básicos do Marketing Verde e Comunicação Verde, de acordo Ottman (1994), que uma organização que deseja utilizar o Marketing Verde e deve obedecer? 
*Ser genuína – a estratégia geral da organização deve estar de acordo com a estratégia de marketing. Vender aquilo que anuncia! 
*Educar seus clientes – mais importante do que informar ao cliente o que a organização está fazendo, é realizar ações para alertar e mostrar caminhos da construção de um desenvolvimento mais sustentável e ações visando salvar o planeta. 
*Dar oportunidade de participar – estimular o envolvimento e a conscientização e chamar os seus clientes para participar das ações da organização. Em outras palavras, juntar forças para desenvolver ações que contribuam para a construção de um mundo melhor! 
19. Quais são os conceitos e suas respectivas definições :
*Políticas de comando e controle- Construção de uma nova cultura institucional para inserção de critérios socioambientais em todos os níveis da administração pública. 
*A3P - Regulamentações existentes em relação à questão socioambiental. Incluem o estabelecimento de padrões de emissões, proibições e restrições sobre a produção, regulamentação de comercialização e uso de determinados produtos, licenciamento ambiental etc.
* ISO 14000 - Fator competitivo para empresas que percebem nos desafios ambientais oportunidades de crescimento. Essas oportunidades podem surgir com a transformação de seus processos que, muitas vezes, ao reduzirem impactos ambientais, também reduzem custos e riscos. 
*Gestão Ambiental - Processo de certificação reconhecido internacionalmente. Envolve o sistema de gestão ambiental e inclui diretrizes para a produção, rotulagem, desempenho e ciclo de vida dos produtos, bem como diretrizes relacionadas a auditorias e avaliações de caráter ambiental.
20. A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil é produzida em que tipo de usina? 
Usinas Hidrelétricas. 
21. O Pacto Global das Nações Unidas (UNGC) desempenha um relevante papel para estabelecer parâmetros centrais para o desenvolvimento de ações relacionadas à gestão da sustentabilidade, dentre outras dimensões. Cite um princípio do UNGC, para as empresas, relacionado à dimensão sustentabilidade. 
Incentivo ao desenvolvimento e à difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis. 
22. Qual é o propósito das organizações, na atualidade, se veem obrigadas a demonstrar um desempenho ambiental correto, em um contexto de uma legislação cada vez mais exigente e de preocupação das partes interessadas em relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável? 
O propósito é que a organização deve estabelecer e manter procedimentos para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços que possam por ela ser controlados e sobre os quais se presume que ela tenha influência, a fim de determinar aqueles que tenham ou possam ter impacto significativo sobre o meio ambiente.
23. Atualmente as certificações e rotulagens ambientais, os chamados “selos verdes”, são fatores importantes a ser considerados pelo ponto de vista do marketing de uma empresa, isso porque os consumidores estão mais atentos e exigentes, não só com as características gerais do produto mas também com as incorporações das variáveis ambientais. Embora existam vários tipos de selos ambientais adaptados a cada setor produtivo, há alguns princípios comuns a todos, cite no mínimo 3 (três) desses princípios:
 I - Devem ser verificáveis a qualquer momento, para se evitar fraude; 
II - Devem ser concedidos por organizações independentes e de idoneidade reconhecida; 
III - Não deve criar barreiras comerciais; 
24. Segundo (LACOMBE, 2009), a Produção Mais Limpa (P+L), é “[...] aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva e integrada, nos processos produtivos, nos produtos e nos serviços, para reduzir os riscos relevantes aos seres humanos e ao ambiente natural” (LACOMBE, 2009). A compreensão desta importante ferramenta da Gestão Ambiental é essencial para que se pense, em termos práticos, o que pode ser feito sob moldes sustentáveis nas empresas. Cite 4 (quatro) barreiras para a implementação de estratégias de Produção Mais Limpa (P+L): 
Resistência à mudança; Falta de informação; Barreiras econômicas; Falta de capacidade tecnológica.
25. A gestão ambiental envolve um conjunto de medidas e procedimentos bem definidos e adequadamente aplicados, que visam reduzir e controlar os impactos introduzidos por um empreendimento sobre o meio ambiente. Nesse contexto, um programa de gestão ambiental deve englobar? 
A caracterização e valoração ambiental; estudos de impacto ambiental; análise de risco; manejo dos recursos ambientais; zoneamento; propostas de medidas mitigadoras; planos de recuperação de áreas degradadas; e legislação ambiental. 
26. O conceito de desenvolvimento sustentável deve ser assimilado pelas lideranças de uma organização como uma nova forma de produzir sem degradar o meio ambiente, estendendo essa cultura a todos os níveis da organização. A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: o Desenvolvimento Sustentável. O uso dessa expressão tem a finalidade de? 
Apoiar a composição do desenvolvimento com o meio ambiente. 
27. As cidades sustentáveis pressupõem a garantia do direito dos seres humanos viverem dignamente no local que escolheram para viver. O que, segundo os compromissos firmados na Conferência de Johanesburgo, esse pressuposto da sustentabilidade implica tornar práticos e efetivos? 
A obrigação de realizarem-se construções sustentáveis; o direito à habitação; o direito de acesso ao patrimônio imobiliário; e o direito de acesso aos serviços públicos.
28. A NBR ISO 14001, prioriza o levantamento dos aspectos ambientais significativos, já que os aspectos envolvidos em um processo são muitos. Aspecto ambiental significativo é aquele que tem um impacto ambiental significativo. A Certificação Ambiental é concedida a empresas que, nos processos de geração de seus produtos, respeitam os dispositivos legais referentes às questões ambientais e apresentam determinados procedimentos exigidos pelo órgão certificador. Considerando o processo de certificação ambiental de organizações regulamentado pela NBR ISO 14001:2004, a organização deverá submeter a que? 
Para a obtenção e manutenção do certificado, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas realizadas por uma empresa certificadora credenciada por organismo oficial.

Outros materiais