Buscar

PROPRIEDADE INTELECTUAL-02

Prévia do material em texto

PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CCT0752_EX_A2_201901086429_V1 
	14/08/2020
	Aluno(a): IVAN LOPES CALDAS
	2020.3 EAD
	Disciplina: CCT0752 - PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA 
	201901086429
	
	 
		1
        Questão
	
	
	A Constituição Federal determina a garantia do direito de propriedade. Este direito consagrou o Brasil como um Estado:
		
	
	Socialista
	
	Monarquista
	 
	Capitalista
	
	Comunista
	
	Social Democrata
	Respondido em 14/08/2020 16:05:22
	
Explicação:
A questão a uma questão de grande importância, que seria o direito de propriedade que está determinado na Constituição Federal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: - a propriedade passa a ser um direito individual com uma finalidade social, - e dentre os sistemas citados nas respostas, aquele que melhor se enquadra será o sistema capitalista ¿ pois tem relação com outro conceito constitucional que é o da livre iniciativa ¿ assim a resposta correta é: Capitalista.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	A Constituição Federal determina que aos autores pertence:
		
	
	apenas o direito de utilizar a obra
	
	apenas o direito de reprodução da obra
	 
	o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução da obra
	 
	a utilização, publicação ou reprodução da obra dependendo da vontade do empregador
	
	apenas o direito de publicação da obra
	Respondido em 14/08/2020 16:05:31
	
Explicação:
A questão nos remete aos direitos de autor, citando a Constituição Federal, que trata do tema, que iremos reproduzir, de forma completa, para justificar a afirmativa correta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; Assim, a resposta correta é: o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução da obra.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	A Constituição Federal determinou que todos os brasileiros têm como direito a propriedade. Esta propriedade deverá atender a uma função:
		
	
	de governo
	
	política
	
	de capital
	 
	de economia
	 
	social
	Respondido em 14/08/2020 16:05:34
	
Explicação:
A questão nos remete a proteção a propriedade, proteção esta contida em legislação estudada no conteúdo, a Constituição Federal ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXIII - a propriedade atenderá a sua função social; importante lembrar que o não atendimento a esta função deve sere provada judicialmente, como por exemplo no caso de desapropriações ¿ Assim, a resposta correta é: social.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras
II) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de utilizar a obra
III) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de publicar a obra
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	 
	a opção I é falsa
	
	as opções II e III estão corretas
	 
	a opção I está correta
	
	a opção II está correta
	
	a opção III está correta
	Respondido em 14/08/2020 16:05:38
	
Explicação:
A pergunta nos remete a três alternativas, as quais iremos analisar a veracidade de cada uma delas - I) aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras ¿ a opção esta correta pois é o que determina o Art. 28. Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica. - a opção II cita, II) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de utilizar a obra ¿ opção falsa, pois os autores não tem apenas o direito exclusivo de utilizar a obra; opção III, III) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de publicar a obra ¿ opção falsa, pois o autor tem outros direitos exclusivos, além o de publicar a obra ¿ assim a resposta correta, pela combinação de opção é: a opção I está correta.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Um estrangeiro residente no Brasil foi vítima de um crime de roubo. Ao se dirigir a uma delegacia de polícia, foi informado pelo delegado de que ele não poderia fazer nada, pois a lei brasileira não protegia cidadãos de outros países
Com relação ao que foi afirmado pelo delegado, assinale a opção correta:
		
	
	o delegado agiu de forma correta, pois só os descendentes de estrangeiros são protegidos pela lei brasileira
	 
	a lei brasileira não protege cidadãos de outros países por crimes sofridos no Brasil
	
	a lei brasileira apenas protege o estrangeiro naturalizado
	
	a lei brasileira apenas protege os cidadãos nacionais
	 
	o delegado agiu de forma incorreta, pois, pela Constituição Federal, o estrangeiro residente no Brasil tem o direito à inviolabilidade de sua segurança
	Respondido em 14/08/2020 16:05:40
	
Explicação:
A pergunta nos remeta aos direitos de propriedade, sendo ele de brasileiro e estrangeiro ¿ com o não reconhecimento de um cartório pela compra de um imóvel ¿ ou seja, a prioridade do mesmo ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal de 1988 em seu Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
assim a resposta correta é: o delegado agiu de forma incorreta, pois, pela Constituição Federal, o estrangeiro residente no Brasil tem o direito à inviolabilidade de sua segurança.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	O Artigo 5º, inciso XI, da Constituição Federal, determina que a casa é um asilo inviolável do indivíduo, ninguém podendo nele penetrar sem o consentimento do morador. Uma das exceções é o caso da concessão de uma ordem judicial, que só poderá ser cumprida:
		
	 
	durante o dia
	
	apenas na presença do morador
	 
	durante a madrugada
	
	durante o expediente do policial
	
	durante a noite
	Respondido em 14/08/2020 16:05:43
	
Explicação:
A questão nos remete ao cumprimento de ordem judicial que pode afastar a inviolabilidade de residência do cidadão; na questão esta reproduzido ao art. da lei, Constituição Federal, que trata do tema, que iremos reproduzir, de forma completa, para justificar a afirmativa correta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - assim, a resposta correta é: durante o dia.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) a casa é um asilo inviolável do indivíduo, ninguém podendo nela penetrar sem consentimento do morador
II) a casa é um asilo inviolável, podendo a polícia , sem o consentimento do morador, nela penetrar, em caso de flagrante delitoou desastre
III) a casa não é um asilo inviolável, pois a polícia pode penetrar sem a necessidade de nenhuma autorização judicial
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	 
	a opção I é falsa
	
	a opção III está correta
	
	a opção II é falsa
	 
	a opção III é falsa
	
	as opções I e II são falsas
	Respondido em 14/08/2020 16:05:46
	
Explicação:
A pergunta nos remete a afirmações referentes a possibilidade ou impossibilidade de acesso a casa de um cidadão ¿ para isso vamos nos reportar as afirmações: afirmação I - I) a casa é um asilo inviolável do indivíduo, ninguém podendo nela penetrar sem consentimento do morador ¿ afirmativa verdadeira pois corrobora com o texto legal, reproduzo; Art. 5º Constituição Federal, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - afirmativa II - II) a casa é um asilo inviolável, podendo a polícia , sem o consentimento do morador, nela penetrar, em caso de flagrante delito ou desastre, afirmativa correta; - afirmativa III - III) a casa não é um asilo inviolável, pois a polícia pode penetrar sem a necessidade de nenhuma autorização judicial ¿ afirmativa falsa em confronto com o texto legal - XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - assim, pela combinação de resposta ¿ a correta é: a opção III é falsa.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	O Artigo 5º, inciso XXVIII, da Constituição Federal, determina que são assegurados, nos termos da lei, a proteção à reprodução da imagem e da voz humana, inclusive as de cunho esportivo. Esta afirmação determina que:
		
	 
	é possível se copiar a narração de um gol por outro narrador esportivo
	 
	para se utilizar a imagem de uma pessoa é necessário a autorização da pessoa que terá a imagem reproduzida
	
	a voz de um cantor pode ser incluída em uma trilha sonora sem a necessidade de autorização
	
	uma emissora de TV pode colocar a narração de um espetáculo esportivo sem citar o crédito da outra emissora
	
	a imagem de uma pessoa pode ser usada livremente
	Respondido em 14/08/2020 16:05:49
	
Explicação:
A questão nos remete a possibilidade de reprodução da imagem e da voz humana, inclusive as de cunho esportivo. , na questão esta citado o art. da lei, Constituição Federal, que trata do tema, que iremos reproduzir, de forma completa, para justificar a afirmativa correta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXVIII - são assegurados, nos termos da lei: a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; Assim, a resposta correta é: para se utilizar a imagem de uma pessoa é necessário a autorização da pessoa que terá a imagem reproduzida.
	
	
	
	
 
 
		
	
	
	 
	
		
		 
	PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CCT0752_EX_A2_201901086429_V2 
	14/08/2020
	Aluno(a): IVAN LOPES CALDAS
	2020.3 EAD
	Disciplina: CCT0752 - PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA 
	201901086429
	
	 
		1
        Questão
	
	
	(FGV/XIII Exame Unificado da OAB/2014 - adaptada) - Sobre o desenho industrial e seu registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), assinale a afirmativa correta.
		
	 
	O registro de desenho industrial vigorará pelo prazo de 15  (quinze) anos contados da data do depósito, prorrogável por até 2 (dois) períodos sucessivos de 10 (anos) anos cada, desde que seja requerida a prorrogação durante o último ano de vigência do registro.
	 
	O pedido de registro que não atender às condições estabelecidas pelo INPI, mas contiver dados suficientes relativos ao depositante, ao desenho industrial e ao autor, poderá ser recebido, desde que sejam cumpridas, em 5  (cinco) dias, as exigências do INPI.
	
	O registro de desenho industrial vigorará pelo prazo de 20  (vinte) anos contados da data do depósito, prorrogável por até 2 (dois) períodos sucessivos de 10 (anos) anos cada, desde que seja requerida a prorrogação durante o último ano de vigência do registro.
	
	É registrável como desenho industrial qualquer obra ornamental de caráter puramente artístico, ou o conjunto ornamental de linhas e cores que pode ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa.
	
	A ação de nulidade de registro de desenho industrial será ajuizada no foro da Justiça Estadual do domicílio do titular do registro, devendo o INPI ser notificado da propositura da ação para avaliar se tem interesse ou não em intervir no feito, quando não for autor. 
	Respondido em 14/08/2020 16:06:04
	
Explicação:
O Desenho Industrial é um tipo de criação intelectual ligada às características estéticas de objetos que possam ser industrialmente produzidos e, portanto, corresponde à aparência do seu produto, ou mesmo um conjunto de linhas e cores que lhe confira um visual novo e original.
Prazos e duração -  O registro de Desenho Industrial concedido pelo INPI tem validade de 10 (dez) anos, podendo ser renovado por 3 (três) períodos de 5 (cinco) anos cada, ou seja, você pode ter a exclusividade do que criou por até 25 (vinte e cinco) anos.
No Brasil, desde a promulgação da Lei 9279 de 14 de maio de 1996, o Desenho Industrial é protegido através de registro e não de patente.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	O inciso XI, do Artigo 5º, da Constituição Federal, determina que a casa é um asilo inviolável. Esta afirmação determina que:
		
	
	o consentimento para ingressar na casa do morador não precisa ser prévio
	
	o ingresso à casa por familiares é livre em qualquer situação
	
	o ingresso à casa é livre para a autoridade policial
	 
	o ingresso à casa ou apartamento é liberado pelo condomínio
	 
	só se pode ingressar na casa de outrem com o consentimento do morador
	Respondido em 14/08/2020 16:06:07
	
Explicação:
A questão nos remete a possibilidade de acesso a casa de um cidadão, na questão esta citado o art. da lei, Constituição Federal, que trata do tema, que iremos reproduzir, de forma completa, para justificar a afirmativa correta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - assim, a resposta correta é, em análise a contrassenso: só se pode ingressar na casa de outrem com o consentimento do morador.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	A inviolabilidade de domicílio não alcança somente a casa. Ela contempla também recintos fechados, não abertos ao público, como por exemplo:
		
	
	estádios de futebol
	 
	interior de túneis
	
	ruas, avenidas e estradas federais
	 
	escritórios, consultórios médicos e dependências privadas de empregados
	
	estacionamento de lojas
	Respondido em 14/08/2020 16:06:10
	
Explicação:
A questão nos remete a inviolabilidade de domicílio, se este apenas se resume a casa do cidadão ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação constitucional, estudada em nosso conteúdo: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentesno País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; importante ressaltar que esta inviolabilidade contempla outra situação em que o cidadão esteja protegido pelo principio da privacidade. Assim, a resposta correta é: escritórios, consultórios médicos e dependências privadas de empregados.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	A Constituição Federal garante às pessoas o direito à propriedade. Esse direito à propriedade deverá ceder, quando necessário:
		
	 
	aos interesses dos empregadores
	 
	à tutela do interesse público, nas hipóteses legais de desapropriação
	
	aos interesses dos particulares
	
	aos interesses da comunidade
	
	ao interesse dos herdeiros
	Respondido em 14/08/2020 16:06:13
	
Explicação:
 A pergunta nos remete a questões referentes só direito de propriedade que esta garantido e regulado na Constituição Federal nos seguintes dispositivos - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXII - é garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atenderá a sua função social; como este direito não é um direito absoluto, já que deverá atender a sua função social, em caso de abuso a própria Constituição determina: XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição; - assim a resposta correta é: à tutela do interesse público, nas hipóteses legais de desapropriação
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Patente, Marca, Desenho Industrial e Indicações Geográficas são formas de proteção da capacidade intelectual. A proteção desta capacidade está no âmbito da:
		
	
	proteção relativa aos bens de costumes
	
	proteção relativa aos diretos trabalhistas
	
	proteção relativa as obras em domínio público
	 
	proteção dos direitos relativos a propriedade industrial
	 
	proteção relativa aos bens e coisas
	Respondido em 14/08/2020 16:06:15
	
Explicação:
A pergunta nos remeta a um ramo de proteção das obras como as Patente, Marca, Desenho Industrial e Indicações Geográfica ¿ a proteção a propriedade intelectual se divide em dois ramos, a proteção autoral que engloba as obras de cunho literário, artístico e científico, e as obra de cunho industrial que são os inventos passiveis de exploração industrial ¿ estes ramos estão referendados na Constituição Federal em seu art. 5º ¿ inciso XXIX - a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País; assim a resposta correta é proteção dos direitos relativos a propriedade industrial.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	A Constituição Federal do Brasil determina que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Esta afirmação determina que:
		
	
	homens e mulheres não são iguais em direitos perante a lei
	 
	não há distinção entre brasileiros e estrangeiros
	
	apenas os trabalhadores são iguais perante a lei
	 
	apenas os maiores de 18 anos são iguais perante a lei
	
	só os alfabetizados são iguais perante a lei
	Respondido em 14/08/2020 16:06:18
	
Explicação:
A pergunta nos remete a questão referente ao direito de igualdade determinado pela Constituição Federal, chamado também isonomia ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: - pela leitura do texto fica determinada a igualdade entre brasileiros e estrangeiros ¿ assim a resposta correta é não há distinção entre brasileiros e estrangeiros.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	O artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal, determina que são invioláveis a intimidade e a vida privada. Esta afirmação determina que:
		
	
	se a violação for feita por ente familiar não há direito a indenização
	
	se a violação for feita pela polícia não há direito de indenização
	
	se a violação for feita por policial, durante o dia, não há direito a indenização
	 
	se a violação for feita pelo empregador, não há direito a indenização
	 
	em caso de violação, o ofendido pode pleitear na justiça, uma indenização moral e material
	Respondido em 14/08/2020 16:06:21
	
Explicação:
A questão nos remete só textos sobre direitos fundamentais como a intimidade e a vida privada ¿ importante lembrar que estes direitos não são absolutos, pois em caso de interesse público estes podem ser relativizados ¿ fora desta situação caberá a quem tiver estes violados a possibilidade de indenizações ¿ que pode ser de cunho moral ou material ¿ assim a resposta correta é: em caso de violação, o ofendido pode pleitear na justiça, uma indenização moral e material
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	O Artigo 7º, da Lei 9610, Lei de Direitos Autorais, determina que são obras intelectualmente protegidas as criações do espírito. Dentre as obras citadas abaixo, não é protegida como obra intelectual:
		
	
	as músicas apenas com letras
	
	as músicas
	 
	as ideias
	
	as óperas
	 
	os programas de computador
	Respondido em 14/08/2020 16:06:26
	
	
	
	
 
 
		
	
	
	 
	
		
		 
	PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CCT0752_EX_A2_201901086429_V3 
	14/08/2020
	Aluno(a): IVAN LOPES CALDAS
	2020.3 EAD
	Disciplina: CCT0752 - PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA 
	201901086429
	
	 
		1
        Questão
	
	
	O inciso XII, do Artigo 5º, da Constituição Federal, determina que são invioláveis o sigilo das correspondências, das comunicações telefônicas e de dados. Em qual hipótese pode haver uma exceção a esta inviolabilidade :
		
	 
	por iniciativa do cônjuge ofendido
	
	por iniciativa do Executivo Federal
	
	por iniciativa do empregador
	
	em uma ação policial, sem ordem judicial
	 
	em último caso, por ordem judicial
	Respondido em 14/08/2020 16:06:38
	
Explicação:
A questão nos remete ao cumprimento de ordem judicial que pode afastar a inviolabilidade de residência do cidadão; na questão esta reproduzido ao art. da lei, Constituição Federal, que trata do tema, que iremos reproduzir, de forma completa, para justificar a afirmativa correta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - assim, a resposta correta é: em último caso, por ordem judicial.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	O artigo 5º, inciso XII, determina que é inviolável o sigilo das comunicações. A exceção a esta inviolabilidade pode ser determinada:
		
	
	em caso de subordinação funcional
	
	em caso de pátrio-poder
	 
	em caso de herdeiro de 1º grau
	
	em caso de cônjuges casados por comunhão parcial de bens
	 
	em últimocaso, por decisão judicial
	Respondido em 14/08/2020 16:06:43
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	O inciso XI, do Artigo 5º, da Constituição Federal, determina que a casa é um asilo inviolável, só podendo terceiro adentrar com a autorização do morador. Esta afirmação determina que:
		
	 
	uma das exceções, para o ingresso à casa de terceiros, e o caso de flagrante delito ou desastre
	
	não há exceções para o ingresso de terceiros à casa
	
	uma das exceções é no caso de busca e apreensão, feito por policial, mesmo sem um mandado judicial
	 
	uma das exceções é o caso de visita de familiares
	
	uma das exceções é o policial em investigação sigilosa, adentrar a casa
	Respondido em 14/08/2020 16:06:47
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	A Constituição Federal garante aos autores de invenções industriais o privilégio temporário à proteção de suas criações. Esta proteção industrial esta relacionada:
		
	 
	as criações patenteáveis, à propriedade das marcas, aos nomes de empresa e outros signos distintivos
	
	aos filmes
	 
	aos programas de computador
	
	aos livros
	
	as músicas
	Respondido em 14/08/2020 16:06:50
	
Explicação:
A questão nos remete a proteção a imagem da pessoa, proteção esta contida em legislação estudada no conteúdo, a Constituição Federal ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXIX - a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País; - esta proteção esta relacionada às - concessão de patentes de invenção e de modelo de utilidade; - concessão de registro de desenho industrial; - concessão de registro de marca; - repressão às falsas indicações geográficas; e - repressão à concorrência desleal. Assim, a resposta correta é: as criações patenteáveis, à propriedade das marcas, aos nomes de empresa e outros signos distintivos.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) é inviolável o sigilo da correspondência
II) é inviolável o sigilo das comunicações telegráficas
III) as correspondências, as comunicações telefônicas e telegráficas são de caráter público, podendo ser acessadas por qualquer pessoa
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção II é falsa
	 
	A opção I é falsa
	 
	a opção III é falsa
	
	as opções I e II são falsas
	
	a opção III está correta
	Respondido em 14/08/2020 16:06:55
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) são assegurados aos autores a proteção ás participações individuais em obras coletivas
II) é assegurado aos autores a proteção contra a reprodução não autorizada de suas obras
III) a proteção pela lei à voz humana, inclusive nas atividades esportivas, é inexistente
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	 
	a opção III está correta
	
	as opções I e II são falsas
	
	a opção II é falsa
	 
	as opções I e II estão corretas
	
	a opção I é falsa
	Respondido em 14/08/2020 16:06:58
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	O artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal, determina que é direito exclusivo do autor a utilização, publicação ou reprodução de sua obra. Esta afirmação determina que:
		
	 
	para se reproduzir uma obra é necessário a autorização prévia do autor
	
	os herdeiros podem a qualquer momento reproduzir a obra do autor
	
	não há a necessidade de autorização prévia e expressa do autor para se reproduzir uma obra
	
	qualquer autor pode reproduzir a obra de outro autor
	 
	apenas o cônjuge pode reproduzir a obra sem a autorização do autor
	Respondido em 14/08/2020 16:07:01
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Na Antiguidade, as informações privilegiadas eram, na maioria das vezes, limitadas aos:
		
	 
	guerreiros e sacerdotes
	
	acadêmicos
	
	pintores
	
	políticos
	
	comerciantes
	Respondido em 14/08/2020 16:07:13
	
Explicação:
Uma indicação simples e não jurídica do que vem a ser propriedade intelectual é fornecida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) . De acordo com esta organização, a ¿propriedade intelectual (PI) está relacionada com as criações da mente: invenções, literatura, trabalhos artísticos e símbolos, marcas e designs utilizados no comércio¿ (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL, 2011, tradução nossa). Fragoso (2009) explica que os jus-autoralistas indicam a inexistência de um sistema legal de direito positivo na antiguidade que resguardasse os direitos do autor, tendo este sistema surgido muito tempo depois do período associado à antiguidade clássica. Mesmo assim, o referido autor ensina que neste período os costumes constituiriam uma fonte do direito que seria o alicerce para um direito conferível aos autores. Conforme mencionado, na antiguidade a proteção da propriedade intelectual não estava associada necessariamente a um sistema de proteção jurídica. Barbosa (2008) explica que neste período muitas informações eram exclusivas dos sacerdotes ou guerreiros, sendo estas resguardadas pela sua utilidade e objetivo e não pelas características pertinentes à informação.
	
	
	
	
 
 
		
	
	
	 
	
		
		 
	PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CCT0752_EX_A2_201901086429_V4 
	14/08/2020
	Aluno(a): IVAN LOPES CALDAS
	2020.3 EAD
	Disciplina: CCT0752 - PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA 
	201901086429
	
	 
		1
        Questão
	
	
	O Artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal, determina que aos autores pertence o direito exclusivo de utilizar, publicar e reproduzir a obra. Estes direitos podem ser transmitidos:
		
	
	aos herdeiros sem período de tempo fixado por lei
	
	aos empregados pelo tempo que a lei fixar
	 
	mesmo com herdeiros, a obra, após a morte do autor entra em regime jurídico de Domínio Público
	
	aos estados pelo tempo que a lei fixar
	 
	aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar
	Respondido em 14/08/2020 16:07:26
	
Explicação:
A questão nos remete a transmissão dos direitos de autor e a para quem podem ser transmitidos ¿ já na pergunta há reprodução do texto legal que cita: O Artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal, determina que aos autores pertence o direito exclusivo de utilizar, publicar e reproduzir a obra. -; para uma melhor resposta vamos nos socorrer a outra legislação estudada no conteúdo, Constituição Federal: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; - assim a resposta correta é: aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Em uma festa infantil, Tício coloca imagens referentes aos mais diversos super-heróis, para agradar seu filho Cícilo. Um dos pais de uma criança convidada pergunta a Tício se ele teria autorização dos criadores dos personagens para reproduzi-los na festa. Tício alega que os personagens, por estarem na TV, podem ser utilizados e reproduzidos livremente:
Com relação a afirmação de Tício, assinale a opção correta:
		
	 
	como a reprodução das imagens foi feita parcialmente, não haveria a necessidade de autorização
	
	como as imagens são cópias,não é necessário nenhuma autorização para reproduzi-las
	
	só seria necessária autorização se a reprodução fosse feita em tamanho natural
	
	Tício pode realmente reproduzir os personagens, pois, além de estarem na TV, também estão na Internet
	 
	Tício, ao reproduzir as imagens dos super-heróis na festa de seu filho, o faz indevidamente, pois não tem autorização dos autores para reproduzi-los
	Respondido em 14/08/2020 16:07:30
	
Explicação:
A pergunta nos remete a possibilidade de reprodução de imagens ¿ no caso, imagens de super-heróis. Primeiro devemos lembar que a utilização de imagens, sejam imagens retratos ou atributos, ou de personagens de desenhos animados só podem ser reproduzidas no todo ou em parte com a devida autorização das pessoas ou dos ciadores dos personagens ¿ tal afirmação é pautada na Constituição Federal, no Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXVIII - são assegurados, nos termos da lei: a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; - assim, a resposta correta é: Tício, ao reproduzir as imagens dos super-heróis na festa de seu filho, o faz indevidamente, pois não tem autorização dos autores para reproduzi-los.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal, determina que, em caso de violação da intimidade, da vida privada, da honra ou da imagem das pessoas, o ofendido pode pleitear, em juízo, uma indenização. Esta afirmação determina que:
		
	 
	o ofendido só pode pleitear indenização caso ele seja brasileiro nato
	
	o estrangeiro não tem direito a pleitear indenização pela violação de sua intimidade
	
	o ofendido pode ter violada sua vida privada pelo cônjuge
	
	o ofendido pode ter violada sua intimidade em caso de subordinação trabalhista
	 
	a indenização pode ser de âmbito material e moral
	Respondido em 14/08/2020 16:07:33
	
Explicação:
A questão nos remete a proteção a privacidade e intimidade contido na Constituição Federal, legislação estudada no conteúdo ¿ para uma melhor resposta vamos no socorrer desta legislação: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; Assim, a resposta correta é: a indenização pode ser de âmbito material e moral.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	O inciso XII, do Artigo 5º, da Constituição Federal, determina a inviolabilidade do sigilo das correspondências. Além das correspondências, outras formas de comunicação protegidas são:
		
	
	apenas as telefônicas
	
	apenas aquelas transmitidas oralmente
	
	apenas as de dados
	 
	apenas as telegráficas
	 
	as comunicações telegráficas, de dados e telefônicas
	Respondido em 14/08/2020 16:07:37
	
Explicação:
A pergunta nos remete a tema relacionado a violabilidade de correspondência, ligado ao princípio da privacidade. Para Uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; Assim, a resposta correta é: as comunicações telegráficas, de dados e telefônicas.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Tício, em seu bar, coloca um equipamento de som com várias obras musicais "baixadas" da Internet, no formato mp3. Clécio, seu irmão, pergunta a Tício se não haveria problema ao executar estas obras musicais. Tício alega que por terem sido "baixadas" da Internet, e a Internet sendo pública, as obras musicais também são públicas.
Com relação a afirmação de Tício, assinale a opção correta:
		
	
	Tício pode executar as obras, pois não é necessário autorização dos autores
	 
	Tício está correto, pois, por estarem na Internet, as obras são públicas
	
	Tício pode executar as obras, pois as autorizações podem ser solicitadas depois
	 
	Tício, ao reproduzir as músicas em seu bar, o faz indevidamente, pois, pela lei, os autores têm o direito exclusivo de reprodução de suas obras
	
	Tício pode executar as obras, pois a execução foi parcial
	Respondido em 14/08/2020 16:07:41
	
Explicação:
A pergunta nos remete a questão sobre a possibilidade de se baixar músicas e sua utilização pública ou privada. Para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei 9610 -lei de Direitos Autorais que dita em seu Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:
I - a reprodução parcial ou integral;
Assim, para se reproduzir a obra é necessário a autorização prévia e expressa do autor ¿ assim a resposta correta é: Tício, ao reproduzir as músicas em seu bar, o faz indevidamente, pois, pela lei, os autores têm o direito exclusivo de reprodução de suas obras.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	O conjunto de normas constitucionais sobre o direito à propriedade, se manifesta em não mais poder ser considerado um mero instituto de ordem privada. Além disso as limitações e a interferência estatal, em casos concretos, demonstra a perda do caráter absoluto, relativizando seu conceito e aplicação. O Direito à propriedade deverá ceder, quando necessário, a tutela do interesse público, quando confrontado com:
		
	 
	O poder do proprietário.
	
	Interesse privado.
	 
	Função Social.
	
	Um direito absoluto.
	
	Aos termos do contrato.
	Respondido em 14/08/2020 16:07:45
	
Explicação:
O Direito à propriedade esta inserido dentre os direitos e garantias fundamentais. A evolução histórica da propriedade demonstra uma progressiva separação do caráter absolutista em prol da justiça social. A partir da Constituição Federal de 1988, foi conferida uma nova tendência de que a propriedade possa cumprir uma função social, afastando a interpretação do direito à propriedade como um direito absoluto. Dita a CF, Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXIII - a propriedade atenderá a sua função social; Assim, a resposta correta é: Função Social.
 
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	(XVI Exame de Ordem Unificado/OAB/2015 - adaptada) - A respeito dos legitimados, assinale a opção que indica as pessoas que podem requerer patente de invenção ou modelo de utilidade, de acordo com a Lei nº 9.279/96.
		
	 
	O próprio autor, os herdeiros ou sucessores do autor até 5 (cinco) anos da data do óbito, o cessionário ou o empregador ou tomador de serviços, no caso de patente desenvolvida por empregado ou prestador de serviço.
	 
	O próprio autor, os herdeiros ou sucessores do autor, o cessionário ou aquele a quem a lei ou o contrato de trabalho ou de prestação de serviços determinar que pertença a titularidade da patente ou do modelo de utilidade.
	
	O próprio autor, se maior de 18 anos, os herdeiros ou sucessores do autor, o cessionário ou o empregador ou tomador de serviços, no caso de patente desenvolvidapor empregado ou prestador de serviço.
	
	O próprio autor ou apenas os  legatários do autor até 05 (cinco)  anos da data do óbito, o cessionário ou o empregador ou tomador de serviços, no caso de patente desenvolvida por empregado ou prestador de serviço.
	
	O próprio autor, pessoa natural ou sociedade empresária, o cessionário da patente ou aquele a quem a lei ou o contrato de trabalho ou de prestação de serviços determinar que pertença a titularidade da patente ou do modelo de utilidade.
	Respondido em 14/08/2020 16:07:53
	
Explicação:
A patente pode ser requerida em nome próprio ou pelos herdeiros e sucessores do autor, pelo cessionário ou  por aquele a quem a lei ou o contrato de trabalho ou de prestação de serviços determinar que pertença a titularidade.
Quando se tratar de invenção ou de modelo de utilidade realizado por duas ou mais pessoas, a patente poderá ser requerida por todas ou qualquer delas(Lei n. 9.279/96, artigo 6º, § 3º).
Contudo, haverá custos de manutenção da patente, ela será por prazo determinado, estará sujeita a critérios de concessão e suscetível de interferência de terceiros.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	O artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal, informa sobre a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas. Em caso de violação de algum destes direitos, o ofendido pode:
		
	
	fica sujeito à autorização do Estado para ingressar em juízo contra algum tipo de prejuízo
	 
	não poderá o ofendido fazer nada, pois a vida é um critério muito subjetivo
	
	o ofendido não poderá fazer nada, pois a vida privada pertence ao Estado
	 
	o ofendido pode pleitear em juízo pedido de indenização
	
	o ofendido não poderá fazer nada, pois as imagens são públicas
	Respondido em 14/08/2020 16:07:57
	
Explicação:
A questão nos remete a proteção a imagem da pessoa, proteção esta contida em legislação estudada no conteúdo, a Constituição Federal ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes¿ - X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; Assim, a resposta correta é: o ofendido pode pleitear em juízo pedido de indenização.
	
	
	
	
 
 
		
	
	
	 
	
		
		 
	PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CCT0752_EX_A2_201901086429_V5 
	14/08/2020
	Aluno(a): IVAN LOPES CALDAS
	2020.3 EAD
	Disciplina: CCT0752 - PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA 
	201901086429
	
	 
		1
        Questão
	
	
	A Constituição Federal pressupõe a existência de um catálogo de direitos fundamentais para sua existência e legitimidade, ressaltando que o direito estar constitucionalizado não garante, a este, condição de fundamental. A inviolabilidade da correspondência tem sempre o caráter de confidencialidade e reserva, considerada como um segredo e direito que não existe somente se tratando de cartas reservadas ou confidenciais. Esta inviolabilidade pode ser quebrada:
		
	
	Por ordem administrativa de um delegado de polícia.
	
	Apenas nos casos de crimes contra a honra.
	 
	Em último caso por ordem judicial.
	
	Em qualquer caso pois não é um direito absoluto.
	 
	Apenas nos crimes contra liberdade de expressão.
	Respondido em 14/08/2020 16:08:10
	
Explicação:
A inviolabilidade possui o sentido de proteção contra abusos indevidos cometidos pelo Estado. Assim, a inviolabilidade de correspondência cederia um espaço a um interesse maior, por exemplo em situação de um justificado interesse público. Dita a Constituição Federal de 1988 - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XII - e inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; Assim, a resposta correta é: Em último caso por ordem judicial.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Um estrangeiro residente no Brasil comprou um imóvel. Ao tentar registrá-lo no Registro de Imóveis, foi informado pelo responsável pelo cartório de que este registro não seria possível, pois, no Brasil, o estrangeiro não tem direito à propriedade.
Com relação ao que foi afirmado pelo responsável pelo cartório, assinale a opção correta:
		
	
	para ter direito à propriedade o estrangeiro terá que estar domiciliado há pelo menos 10 anos no Brasil
	
	o direito à propriedade não é extensivo aos estrangeiros
	
	o responsável pelo cartório está correto, pois no Brasil apenas os cidadãos brasileiros tem o direito à propriedade
	 
	o responsável pelo cartório agiu de forma incorreta, pois o estrangeiro residente ou não no Brasil tem o direito à propriedade
	
	apenas os herdeiros de estrangeiros têm o direito à propriedade
	Respondido em 14/08/2020 16:08:16
	
Explicação:
A pergunta nos remeta aos direitos de propriedade, sendo ele de brasileiro e estrangeiro ¿ com o não reconhecimento de um cartório pela compra de um imóvel ¿ ou seja, a prioridade do mesmo ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal de 1988 em seu Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
assim a resposta correta é o responsável pelo cartório agiu de forma incorreta, pois o estrangeiro residente ou não no Brasil tem o direito à propriedade
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza
II) Todos são iguais perante a lei, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros a inviolabilidade do direito à vida
III) Todos são iguais perante a lei, mas apenas os brasileiros têm garantido o direito de inviolabilidade do direito à vida
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção I é falsa
	 
	a opção III é falsa
	
	a opção II é falsa
	
	a opção III está correta
	
	as opções I e II são falsas
	Respondido em 14/08/2020 16:08:27
	
Explicação:
A questão nos remete a afirmativas sobre a igualdade constitucional ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: - diante desta citação, passamos a analisar as afirmativas; afirmativa I) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, afirmativa correta pois esta em consonância com o texto legal; afirmativa II) Todos são iguais perante a lei, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros a inviolabilidade do direito à vida, afirmativa correta pois esta em consonância com o texto legal; afirmativa III) Todos são iguais perante a lei, mas apenas os brasileiros têm garantido o direito à vida, afirmativa falsa, pois não são apenas os brasileiros que tem o direito à vida garantido. Assim, pela combinação de respostas, a correta é: a opção III é falsa.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Ao definir oque é uma obra intelectualmente protegida, buscou o legislador aumentar a margem de possibilidadede utilização de diferentes suportes para fixação da obra. O Artigo 7º, da Lei 9610, Lei de Direitos Autorais dita: Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: ¿; estas obras tem como característica de proteção a originalidade. Dentre as opções abaixo quais das obras não se enquadra em tal critério:
		
	
	Composições musicais.
	 
	Programas de Computador.
	 
	Patentes.
	
	Textos e obras literárias.
	
	Obras audiovisuais.
	Respondido em 14/08/2020 16:08:21
	
Explicação:
Os Direitos Autorais lidam basicamente com a imaterialidade. Ma legislação autoral o que se protege não é a novidade da obra, mas sim sua originalidade, por exemplo, dois autores de um livro de física podem chegar, em seus respectivos livros, aos mesmos resultados e conclusões. O critério de novidade esta ligado as obras de cunho industrial, ou seja, a obra tem de ser nova, como, por exemplo, uma patente de invenção. Assim, a resposta correta é: Patentes.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	A Constituição Federal consagra a casa, o domicílio, com asilo inviolável do indivíduo ¿ cito: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - Neste âmbito o conceito de casa ou domicílio é mais amplo, não se tratando apenas da moradia, a habitação com intenção definitiva de residência, mas todo local determinado que alguém ocupa com exclusividade. Este conceito de casa como asilo inviolável pode também ser aplicado:
		
	
	Casas de jogos.
	 
	Local público.
	 
	Recintos fechados, não abertos ao público, mesmo os de cunho profissional.
	
	Aposento não ocupado.
	
	Aposentos não coletivo.
	Respondido em 14/08/2020 16:06:48
	
Explicação:
O domicílio delimita um espaço físico em que o indivíduo desfruta da sua privacidade, significando a proibição da intrusão material em uma habitação privada, compreendendo também, ressaltando que esta inviolabilidade não alcança somente a casa, o domicílio, qualquer outro recinto fechado, não aberto ao público, mesmos de cunho profissional.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Tício, narrador de eventos esportivos, por vezes, ao narrar um gol, costuma fazê-lo copiando a forma criada por outros narradores. Alertado por um companheiro de profissão sobre a possibilidade de ser processado, Tício alega que as formas de narração são públicas e não tem preocupação quanto a seu procedimento.
Com relação a afirmação de Tício, assinale a opção correta:
		
	
	As narrações esportivas não estão enquadradas nas proteções autorais
	 
	As narrações esportivas, por serem públicas, não estão protegidas por lei; seriam apenas se fossem de caráter privado
	
	Tício está correto, pois as narrações são públicas
	
	Por lei, apenas a imagem das pessoas é protegida
	 
	Por lei, a imagem e a voz humana, inclusive nas atividades esportivas, são protegidas, com direito exclusivo do autor de reproduzi-las
	Respondido em 14/08/2020 16:08:34
	
Explicação:
A questão nos remete a possibilidade de forma de proteção de uma narração de evento esportivo ¿ se existe proteção a como um narrador demonstra ou dá efeito a um momento de emoção no esporte ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação constitucional - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; ou seja, este tipo de narração original não pode ser reproduzida por terceiros sem a devida autorização do narrador original ¿ assim, a resposta correta é: Por lei, a imagem e a voz humana, inclusive nas atividades esportivas, são protegidas, com direito exclusivo do autor de reproduzi-las.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Assinale a alternativa que corresponde o termo "Contrafação" de marcas:
		
	
	Ação que consiste na violação ou alteração de leis
	 
	Obra que imita ou reproduz fraudulentamente outra
	
	Obra inovadora que ainda não obteve patente
	
	Infração penal considerada como "crime menor"
	
	Obra idêntica a obra original com autorização do autor.
	Respondido em 14/08/2020 16:08:40
	
Explicação:
Para adquirir a propriedade da marca é necessária a concessão do pedido de registro pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), assegurando ao seu proprietário a proteção e o uso exclusivo de tal marca no território nacional. Contrafação ou atos de contrafação de marca nada mais é do que toda prática ilícita que consista no desrespeito ao direito de exclusividade do titular de determinada marca registrada perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) os autores de inventos industriais têm o privilégio eterno sobre suas obras
II) os inventos industriais são divididos em obras literárias, musicais e filmes
III) a lei assegurará aos autores de inventos industriais o privilégio temporário para sua proteção
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção I esta correta
	 
	as opções I e II estão corretas
	
	a opção II está correta
	
	a opção III é falsa
	 
	as opções I e II são falsas
	Respondido em 14/08/2020 16:08:46
	
Explicação:
A pergunta nos remete a três alternativas, as quais iremos analisar a veracidade de cada uma delas ¿ opção I: I) os autores de inventos industriais têm o privilégio eterno sobre suas obras ¿ a afirmativa é falsa, pois a proteção dos inventos industriais, como por exemplo a patente é de 20 anos; opção II, II) os inventos industriais são divididos em obras literárias, musicais e filmes - opção falsa, pois as obras literárias, musicais e filmes são protegidas pela legislação autoral, pelo critério da originalidade; opção III, III) a lei assegurará aos autores de inventos industriais o privilégio temporário para sua proteção, opção verdadeira, pois cada obra industrial tem um prazo específico para sua proteção ¿ assim, pela combinação de opção de respostas, a opção correta é as opções I e II são falsas.
	
		
	Gabarito
Comentado

Continue navegando