Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1 (2)

Prévia do material em texto

1/4
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Ciências Contábeis
Semestre: 1°
Disciplina: Noções de Ciências Sociais
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente as aulas 1 a 4
Professor: Rosilene Moreira de Souza
Aluna: TÂNIA BARRETO MARIANO RGM:103.9608 
ANO:2020
ORIENTAÇÕES 
Leia atentamente e responda as questões, são 8 questões objetivas e 2 questões dissertativas. As objetivas devem ser respondidas no gabarito e as demais ao final de cada questão. 
Cada atividade respondida de forma correta terá até 1 ponto por anotação correta.
GABARITO
	Questão1 
 B
	Questão 2 
 A
	Questão 3 
 D
	Questão4 
 A
	Questão 5
 E
	Questão 6
 B
	Questão 7
 E
	Questão 8
 A
	Questão 9
	Questão10
	
	
	
	
	
	
	
	
	Dissertativa
	Dissertativa
1. Na sociedade industrial o lugar de trabalho separou-se do lugar de vida extratrabalho e muitas vezes entre os dois se interpôs uma grande distância, que requer horas para ser cotidianamente coberta pelo trabalhador pendular. A respeito do trabalho industrial, assinale o que for correto:
I- foram criadas as condições pelas quais milhões de trabalhadores sentiram-se estranhos, seja nos bairros em que produziam como naqueles onde se reproduziam.
II- Os proprietários dos meios de produção não têm mais pontos de coincidência com os trabalhadores. Entre os dois blocos criam-se condições objetivamente conflitantes que alimentaram a solidariedade no interior de cada uma das classes e o conflito entre as duas.
III- Resultou disso uma polarização e a contraposição frontal entre empregadores (burguesia) e empregados (proletariado).
IV - Os dois blocos foram separados não só pelo diverso relacionamento com os meios de produção, mas também por um teor diferente de vida, por estilos diferentes de comportamento, por uma diferente cultura.
a) As afirmações I , II e III estão corretas.
b) As afirmações II, III e IV estão corretas.
c) Somente a afirmação I e II está correta.
d) As afirmações III e IV estão corretas.
e) Todas estão corretas
2. o âmbito das ciências sociais, o conceito de identidade cultural se caracteriza por sua polissemia e sua fluidez. Apesar de seu surgimento recente, este conceito teve diversas definições e reinterpretações.
I- a questão da identidade cultural, remete, em um primeiro momento, à questão mais abrangente da identidade social, da qual ela é um dos componentes. Para a psicologia social, a identidade é um instrumento que permite pensar a articulação do psicológico e do social em um indivíduo. Ela exprime a resultante das diversas interações entre o indivíduo e seu ambiente social, próximo ou distante.
II- a identidade de um indivíduo caracteriza-se pelo conjunto de suas vinculações em um sistema social: vinculação a uma classe sexual, a uma classe de idade, a uma classe social, a uma nação, etc.
O conceito descrito na alternativa 1, refere-se a :
a) identidade cultural 
b) Identidade Social
c) Luta de classes
d) Trabalho Assalariado.
3. Sobre a Sociologia, é correto afirmar que:
 I. É o estudo sistemático das sociedades humanas que tem como objeto de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupo, prestando uma especial atenção aos modernos sistemas industrializados.
 II. Segundo seus fundadores, a sociologia é uma ciência porque implica métodos de investigação sistemática e a avaliação de teorias à luz dos dados e de um argumento lógico.
 III. Pode seguir diretamente o padrão das ciências naturais, já que existem diferenças fundamentais entre o estudo do comportamento humano e o da natureza.
a) As afirmações I e III estão corretas.
b) As afirmações II e III estão corretas.
c) Somente a afirmação I está correta.
d) As afirmações I e II estão corretas 
e) Todas estão corretas.
4. Quais são os principais fundadores da Sociologia?
a) Auguste Comte, Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber
b) Sócrates, Karl Marx, René Descartes, Immanuel Kant.
c) Max weber, Karl Marx, Immanuel Kant, Émile Durkhiem
d) Aristóteles, Auguste Comte, Karl Marx, Max Weber.
5. A cultura, permite ao 'homem não somente adaptar-se a seu meio, mas também adaptar este meio ao próprio homem, a suas necessidades e seus projetos. Em suma, a cultura torna possível a transformação da
natureza. A respeito do conceito de cultura podemos afirmar que:
I- a noção de cultura se revela então o instrumento adequado para acabar com as explicações naturalizantes dos comportamentos humanos.
II- a noção de cultura, compreendida em seu sentido vasto, que remete aos modos de vida e de pensamento.
III- a noção de cultura se aplica unicamente ao que é humano.
IV- ela oferece a possibilidade de conceber a unidade do homem na diversidade de seus modos de vida e de
crença, enfatizando, de acordo com os pesquisadores, a unidade e a diversidade.
a) As afirmações I e III estão corretas.
b) As afirmações II e III estão corretas.
c) Somente a afirmação I está correta.
d) As afirmações I e II estão corretas.
e) Todas estão corretas.
6. A respeito da noção de aculturação, assinale a alternativa correta:
a) a cultura é compreendida a partir de então como um conjunto estático, mais ou menos heterogêneo;
b) a aculturação é o conjunto de fenômenos que resultam de um contato contínuo e direto entre grupos de indivíduos de culturas diferentes e que provocam mudanças nos modelos (patterns) culturais iniciais de um ou dos dois grupos.
c) a noção de aculturação denominava, assim a manutenção e preservação dos modos de vida e de pensamento dos imigrantes em contato com outros povos.
d) a cultura é desnecessária, para pensar a unidade da humanidade na diversidade além dos termos biológicos.
7. Existe uma cultura política que domina o sistema e é fundamental para entender o conservadorismo brasileiro. Há um argumento, partilhado pela direita e pela esquerda, de que a sociedade brasileira é conservadora. Isso legitimou o conservadorismo do sistema político: existiriam limites para transformar o país, porque a sociedade é conservadora, não aceita mudanças bruscas. Isso justifica o caráter vagaroso da redemocratização e da redistribuição da renda. Mas não é assim. A sociedade é muito mais avançada que o sistema político. Ele se mantém porque consegue convencer a sociedade de que é a expressão dela, de seu conservadorismo. NOBRE, M. Dois ismos que não rimam. Disponível em: www.unicamp.br. Acesso em: 28 mar.2014 (adaptado). A característica do sistema político brasileiro, ressaltada no texto, obtém sua legitimidade da:
a) dispersão regional do poder econômico.
b) polarização acentuada da disputa partidária.
c) orientação radical dos movimentos populares.
d) condução eficiente das ações administrativas.
e) sustentação ideológica das desigualdades existentes.
8. Na sociedade tecnológica, o ser humano não vive mais num meio natural e sim num meio técnico,
que interpõe entre o homem e a natureza uma rede de máquinas e técnicas apuradas. O homem explora a natureza, domina-a e utiliza-a para seus fins. Em decorrência da expansão dos recursos técnicos, a estrutura da sociedade tecnológica resulta muito mais complexa do que a da sociedade tradicional. Os fatores contribuíram para essa mudança social tão profunda, foram: 
Assinale a alternativa correta.
a) a tecnologia, um avançado sistema monetário e creditício, a crescente divisão do trabalho e a migração em massa da mão-de-obra do setor primário de produção (agricultura, caça, pesca e mineração) para os setores secundário (indústria) e terciário (comércio, transportes, profissões liberais etc).
b) A mentalidade dominante que predomina é a sociedade tradicional. A força da tradição é mantida.
c) A produção agrícola;
d) o sistema de produção extrativista.
.
Para as questões 9 e 10, irá marcar (V) para a proposição verdadeira, (F) para a falsa. E logo abaixo deve explicar a sua resposta, informando porque é falso ou verdadeiro. (A nota está condicionada a explicação).
9. (F) Supõe-se que as mídias provoquem, uma alienação cultural, uma aniquilaçãode qualquer capacidade criativa do indivíduo, que, por sua vez, não teria meios de escapar à influência da mensagem transmitida. É essencial que se considerem as condições de recepção. Richard Hoggart (1993) mostrou que a receptividade das classes populares à mensagem midiática é muito seletiva. Explique e justifique a sua resposta.
 RESPOSTA: não é porque certa massa de indivíduos recebe a mesma mensagem que esta massa constitui um conjunto homogêneo. Há uma certa uniformização da mensagem midiática, mas isto não nos permite deduzir que haja uniformização da recepção da mensagem. Por mais “padronizado” que seja o produto de uma emissão, sua recepção não pode ser uniforme e depende muito das particularidades culturais de cada grupo – bem como da situação que cada grupo vive no momento da recepção.
10. (V) Com as mudanças radicais no trabalho e na vida o mercado se ampliou progressivamente até se transformar em planetário. O produtor não conheceu mais o consumidor senão como alvo abstrato. O consumidor, por sua vez, perdeu todo contato direto com a empresa produtora dos seus objetos de consumo e dela tem recebido apenas uma imagem manipulada pela publicidade. Explique e justifique a sua resposta.
RESPOSTA: creio que com o aumento das indústrias e variedade de opções de produtos houve um distanciamento entre o público consumidor e o fabricante, pois hoje em dia com a ajuda da publicidade colocada nos produtos em venda no mercado á mais interesse do consumidor em marcas e preços do que em saber quem é o fabricante em si. Compramos produtos na maioria das vezes pelo quão bem falado ele está na mídia sem ao menos nós importar qual sua origem. Em relação aos fabricantes creio que eles estão preocupados em produzir em grande escala para que não haja a falta de seus produtos no mercado de vendas, assim não há uma preocupação como quem é o consumidor e sim suprir com a suas necessidades.

Continue navegando