Buscar

Direito de Família - Gabarito FGV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO FGV ONLI NE – DI REI TO DE F AMÍLI A Gabar ito: 
 1) A Constituição Federal no seu art. 2 26 , parágrafo 3 °, dispõe o seg uinte: “Para efeito da proteção do Estado, é reconheci da a união estáv el entre o homem e a mul her como entidade famil iar, dev endo a lei faci litar sua conv ersão em casamento.” U ma das características da união estável é: 
( x) a c onivê ncia dur adour a. 
 2) Segundo J osé Maria Leoni (2 01 8, p. 4 5), em regra, os direitos pertinentes à famí lia são direitos pessoais, e não patrim oniais. Por esta razão, podem os dizer que tais direitos são intransmi ssív eis, irrenunciáv eis, im prescritív ei s, inalienáveis, e não adm item condição ou termo. N este contexto, é correto afi rm ar que: 
 ( x) o pai pode intentar ação par a anular o r egistr o de nascimento 
 3) N o nosso Código Civ il, são apresentadas algum as espécies de casamento. U m a delas é o casamento nuncupativ o. O c asam ento nuncupativo é aquele que: 
 ( x) Ocorr e no c aso de imine nte r isco de mor te e é ce lebr ado na pre se nça de se is te stemunhas que com os nube nte s não te nham par e nte sc o em linha r e ta ou colater al até se gundo gr au. 
4) Oli veira (20 18 ) afi rm a que a uni ão estáv el tem com o finali dade o desejo de c onsti tuir famíli a. Trata -se de um neg ócio jurídico que terá consequênci as patrimoniais e existênci as para as duas pessoas que o pratic am . N este contexto, é correto afirmar que: 
 ( x) casais homoaf etivos podem ce lebr ar a união e stáve l nos me smos te rmos dos casais heter oaf e tivos.
 5) O c asam ento é um negóci o jurídi co que traz consequências patrim oniais e existenciai s para as duas pessoas que o praticam . U ma das consequênci as patrimoniais do c asam ento é: 
( x) o de ver de alime ntos 
 6) “O direito de famí lia trata das norm as que regulam a s relações jurídicas surg idas em v irtude da formação de entidade famili ar (casam ento, união estáv el, famíli a monoparental, etc.), da procriação, bem como da adoção. Por esta razão, podem os afirmar que o di reito de famíli a é o ramo do direito que m ais se ap roxim a das relações interpessoais.” Consi derando este texto, é correto afirmar que o pri ncipal elemento caracterizador das relações de famí lia é: 
 ( x) o af eto. 
7) Entre os fatores que demonstram a i mportância da liberdade do Di reito de F amíl ia, existe a poss ibili dade de alterar o regi me de bens na v igência do casamento (DIAS , 2017).
O regim e de bens em que os bens adquiridos antes da celebração do casamento não são considerados bens comuns entre os cônjuges é a: 
 ( x) comunhão par c ial de be ns. 
 8) Sabemos que o ca samento se constitui de um contrato estabelecido pelos nubentes. N este contexto, segundo a doutrina majoritári a, um a das princi pais características do casamento consiste no fato del e ser: 
 ( x) sole ne . 
 9) J osiane e Marcos, com respectiv amente 2 4 e 7 5 anos, conhec eram-se em Mal ta, durante as férias de v erão, e apaixonaram-se. Ao retornarem ao Brasil, comunic aram às suas fam ílias que pretendiam casar-se, pois J osiane era solteira e Marcos v iúv o há 1 0 anos. Consi derando a situação descrita, é c orreto afirmar que o regime de bens a ser estabelecido no casamento de Josiane e Marcos será o da: 
 ( x) se paração legal de be ns. 
 10) As formas de famíli a são di nâmicas e podem ser alteradas a qualquer mom ento, sem que as formas antigas v enham a perder a sua i mportânci a. Consi derando este contexto, é c orreto afirmar que: 
 ( x) no núc le o f amiliar , os dir eitos são mais f le xíve is.

Continue navegando