Buscar

Objetivos, Questões e Justificativas em Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Do Piauí - UFPI
Centro De Ciências Da Saúde - CCS
Departamento De Enfermagem
Disciplina: Seminário de Pesquisa I
Professora Dra. Ana Maria Ribeiro dos Santos
Professora Dra. Lídya Tolstenko Nogueira
Discente: Elisandra Lopes de Aguiar Leite
T2: Objetivos, Questões Norteadoras e Justificativas
Gil (2010) aborda que o problema da pesquisa pode ser apresentado sob a forma de objetivos, que irá nortear a operacionalização da pesquisa e esclarecer acerca dos resultados esperados. Por este fato as agências de financiamento exigem na apresentação dos projetos a especificação dos objetivos da pesquisa.
Objetivo visa definir a natureza do trabalho, o tipo de problema, o material a coletar entre outros pontos. Na definição dos objetivos é indicado o uso de linguagem clara e direta, utilizando verbos como identificar, verificar, descrever, comparar e avaliar (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007). 
Objetivos podem ser definidos em geral e especifico. Objetivo geral é uma ação proposta pela pesquisa, ligada a uma visão global e abrangente do objeto de estudo. Objetivos específicos tem caráter mais concreto, com ações que visam alcançar o objetivo geral e a situações particulares. Dessa forma, objetivos específicos fazem parte do objetivo geral (MARCONI; LAKATOS, 2013).
Abordado anteriormente, o problema deve ser apresentado de forma clara, compreensível e operacional, em forma de interrogação, podendo ser resolvido através de uma pesquisa ou por meio de processos científicos. Caso o problema de pesquisa se apresente de forma afirmativa passará a ser tratado como questão norteadora, nesse particular, não há enunciado para delimitar hipótese (PRODANOV; FREITAS, 2013).
Para Severino (2007) na justificativa cabe adiantar a contribuição que se espera dar com os resultados da pesquisa. Pode ser feito referencia aos estudos anteriores, destacando limitações e/ou a necessidade de se continuar a pesquisá-lo.
A justificativa contribui diretamente na aceitação da pesquisa pela entidade que irá financiá-la. Descreve as razões de ordem teórica e os motivos de ordem prática da importância da pesquisa. Abordando a importância do tema de forma geral e/ou para casos particulares, contribuições teóricas, modificações no âmbito da realidade etc. (MARCONI; LAKATOS, 2013).
Não apresenta citações de outros autores, necessita apenas ressaltar a importância da pesquisa no campo da teoria, evidenciando boa parte da criatividade e capacidade de convencimento do pesquisador para a aceitação da pesquisa (MARCONI; LAKATOS, 2013). 
REFERENCIAS
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo:
Cortez, 2007.

Continue navegando