Buscar

1-O Serviço Social no Contexto Sócio

Prévia do material em texto

O Serviço Social no Contexto Sócio-Jurídico 001520106 
1) Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:: A.( ) Elaborar relatórios, pareceres, realizar entrevistas, visitas domiciliares, investigação, planejamento com grupo e comunidades são elementos constitutivos do processo de trabalho do Assistente Social. B.(X ) Na área sócio-jurídica, o Assistente Social exerce um trabalho sem nenhuma importância entre o sistema judiciário e seus respectivos usuários, pois não tem voz ativa. C.( ) n.d.a. (nenhuma das alternativas). D.( ) É fundamental que o assistente social faça com qualidade a construção do seu trabalho, obtenha conhecimento específico, acrescentando uma visão crítica e analítica sobre as informações, ultrapassando as limitações estritamente burocráticas e formais, dadas pela instituição.
 2) Marque V ou F conforme as afirmativas forem verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: ( ) A inserção do assistente social no âmbito da Justiça brasileira é bem recente, começou na década de 1970. ( ) A atuação do Assistente Social no campo jurídico é meramente político e não precisa satisfazer nenhum projeto ético, operativo ou metodológico da categoria. ( ) O assistente social é solicitado pelo Judiciário como sendo elemento neutro perante a ação judicial para trazer subsídios, conhecimentos que sirvam de provas, de razões para determinados atos ou decisões a serem tomadas. ( ) Dentre as competências do assistente social destacava-se a realização do estudo social, valendo-se das técnicas de entrevistas, da visita domiciliar, da observação, da análise da documentação, de informações e entendimentos com colaterais ou entidades de bem-estar social da comunidade.: A.( ) V-F-V-F B.( X) F-F-V-V C.( ) F-V-F-V D.( ) V-V-F-F 
3) No Poder Judiciário, o grande propulsor demandatário da atuação profissional do Assistente Social demanda de qual das leis abaixo?: A.(X ) Estatuto da Criança e do Adolescente. B.( ) Política Nacional do Idoso. C.( ) Lei de Execuções Penais. D.( ) Constituição Federal.
 4) São recursos técnico-operativos utilizados pelo Assistente Social nas questões que envolvem adoção, exceto:: A.( ) Observação direta. B.(X ) Somente entrevista individual. C.( ) Entrevista individual e/ou coletiva. D.( ) Visitas domiciliares. 
5) À opinião fundamentada de uma pessoa especializada ou informada em ramos de conhecimento que o juiz não está obrigado a dominar. Deve ser elaborada por profissional especialista em alguma área do conhecimento humano, cujo objetivo é o assessoramento do juiz no esclarecimento da questão em litígio. Esse enunciado define qual das opções abaixo?: A.( ) Estudo Social. B.( X) Prova Pericial. C.( ) Laudo Pericial. D.( ) n.d.a. (nenhuma das alternativas).
 6) Diz respeito a uma avaliação, exame ou vistoria, solicitada ou determinada sempre que a situação exigir um parecer técnico ou científico de uma determinada área do conhecimento, que contribua para o juiz formar a sua convicção para a tomada de decisão. E agora, qual das opções define o enunciado acima?: A.( ) Parecer. B.( ) Laudo. C.( X) Perícia. D.( ) Estudo. Pag. 2 O Serviço Social no Contexto Sócio-Jurídico 
 7) Sobre a visita domiciliar é correto afirmar:: A.( ) É antes a possibilidade de conhecer melhor este sujeito, seu percurso, suas conquistas, dificuldades e as respostas que elabora diante das suas vivências. É mais uma possibilidade de permitir voz e vez. B.( ) Objetiva esclarecer condições socioeconômicas e familiares em que vivem os sujeitos, permitindo a leitura da realidade cotidiana em seus aspectos sociais e culturais, olhando a família como sujeito político dentro de um contexto que a influencia econômica, social, política e culturalmente. C.( X) Todas as afirmativas são corretas em relação a visita domiciliar. D.( ) Deve ser compreendida como um instrumento que potencializa as possibilidades de conhecimento da realidade, na medida em que permite conhecer com o cliente as suas dificuldades, e, que tem como ponto de referência, a garantia de direitos onde se exerce um papel educativo, colocando o saber técnico à disposição da reflexão sobre a qualidade de vida. 
8) De acordo com o quadro apresentado sobre referenciais teóricos para Estudo, Perícia, Parecer, Laudo e Relatório Social, relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa correta: (1) Estudo Social (2) Parecer Social (3) Relatório Social ( ) Descrição ou relato do que foi possível conhecer por meio do estudo (Magalhães, 2004). ( ) Opinião fundamentada que o Assistente social emite sobre uma situação estudada (Mioto, 2001). ( ) Consiste, segundo Freitas (2003), em coletar dados a partir de um instrumental definido pelo Assistente Social e interpretar esses dados a partir do referencial teórico, elaborando opinião profissional sobre a situação.:A.( )1-2-3 B.( ) 3-1-2 C.( ) 2-1-3 D.( X) 3-2-1 
9) Sobre a atuação do Assistente Social em relação ao idoso, é correto afirmar:: A.( ) A intervenção do assistente social se dá a partir do conhecimento aprofundado do contexto socioeconômico, cultural e familiar do cliente/família com a finalidade de possibilitar a elaboração do diagnóstico social, tendo em vista um plano de ação. B.( ) Elabora junto ao paciente e seu entorno social, estratégias de inclusão destes no usufruto de seus direitos e de mobilização para seu protagonismo e empoderamento. C.( X) Todas as ações correspondem ao papel do Assistente Social em prol do idoso. D.( ) A assistência Social deverá desenvolver ações para o atendimento das necessidades básicas do idoso, ressaltar a política sobre a participação da família, da sociedade e das entidades governamentais. 
10) Baseando-se nas possibilidades e obrigatoriedades de ação do Assistente Social no Contexto Prisional, pode-se afirmar que o Assistente Social é:: A.( ) n.d.a. (nenhuma das alternativas). B.( X) Instrumento de coerção e proteção. C.( ) Somente instrumento de coerção. D.( ) Somente instrumento de proteção.

Continue navegando