Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Ciclo Bioquímico p/4
Ciclo do Hidrogênio na Natureza
 
O hidrogênio localiza-se na primeira casa da tabela periódica e está representado pela letra H, sendo este o seu símbolo. Apesar de sua importância, é o elemento mais simples, formado apenas por um próton e nenhum nêutron. Elemento hidrogênio e suas características na tabela periódica Do grego, a palavra "hidrogênio" é composta pelos termos hydro e genes, que significa gerador de água.
Características:
Encontrado em estado puro como um elemento químico gasoso, é inflamável, incolor, inodoro, não-metálico e insolúvel em água.
Este elemento é raro na atmosfera terrestre, posto que sua densidade muito leve o permite escapar à gravidade da Terra.
Todavia, é abundante na superfície do Planeta, na forma de hidrocarbonetos e água, na qual existem dois átomos de hidrogênio para um átomo de oxigênio.
Foi através do modelo atômico de Bohr que foi possível explicar o comportamento estável do átomo de hidrogênio.
O hidrogênio, cujo número atômico é 1, produz compostos com muitos elementos da Tabela Periódica, especialmente os compostos orgânicos, em combinação com o carbono.
O mesmo é o mais abundante dos elementos químicos do Universo. Geralmente pode ser encontrado no estado atômico e na forma de plasma, estimando cerca de 75% da massa elementar, cujas propriedades são distintas daquela do hidrogênio molecular ou gás hidrogênio (H2).
Há três principais tipos de isótopos de hidrogênio. São eles:
Prótio(contémpróton), Deutério (contém 1 próton e 1 nêutron) e Tritío (contém 1 próton e 2 nêutrons), os quais são representados da seguinte forma:
O gás hidrogênio foi o produzido artificialmente por T. Von Hohenheim (Paracelso, 1493-1541) quando este estudava a reação química entre metais e ácidos fortes. Contudo, será Henry Cavendish o primeiro perceber, em 1781, a real natureza do gás. Ele o identificou numa reação ácido-metal como gás inflamável a qual o produz água quando queimado.
Mais tarde, em 1783, Antoine Lavoisier batizou o elemento como hidrogênio. A aplicação prática do gás pode ter sido com o primeiro balão de gás hidrogênio, de 1783, o qual se difundiu como forma de transporte, até que um acidente mostrou o risco envolvido.

Mais conteúdos dessa disciplina