Buscar

Comércio exterior - AV1

Prévia do material em texto

Disciplina: Comércio exterior
Avaliação: Avaliação online (AO1)
1) Mercosul significa Mercado Comum do Sul e foi criado em 1991, através da assinatura da Ata de Iguaçu. Fazem parte do Mercosul como sócios-fundadores: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e, atualmente, conta com cinco países-membros. No entanto, para a adesão de um novo país, precisa haver a aprovação de todos os governos dos países integrantes como associados. A diferença entre sócios plenos e associados é que os associados não precisam adotar a TEC - Tarifa Externa Comum - e também não têm direito a voto. O Mercosul se encontra na fase de união aduaneira, ou seja, para comercialização entre os países (sócios plenos), o imposto de importação é zero, e para comercialização com países extrabloco, o imposto de importação é igual para todos os países pertencentes ao bloco. O estabelecimento deste regime de tarifas está na TEC. De acordo com estas informações, qual o objetivo principal do Mercosul?
a) Adotar uma política entre os países plenos e associados, unificando suas legislações políticas, econômicas e monetárias.
b) Criar um mercado comum com livre circulação de produtos, bens, pessoas e serviços.  CORRETA
c) Criação de uma moeda única.
d) Unificação econômica entre os países-membros.
2) O comércio internacional entre países ajuda a complementar as necessidades de produção e comercialização entre eles. Este fato traz a necessidade dos países de desenvolver e aprimorar a dinâmica de comércio exterior de suas economias, executando atividades comerciais de exportação e importação de mercadorias e serviços. Com relação à importação de produtos e serviços, analise as sentenças a seguir:
I- Para as empresas, a importação se apresenta como uma excelente opção, tanto para fornecer matérias-primas e insumos, como para ofertar mercadoria importada ao consumidor.
II- Nenhum país é autossuficiente em tudo, em função do clima, solo, geografia etc. Então, é necessário buscar o que falta em outros países. Podemos concluir que a importação é fundamental para proporcionar, ao país, a oportunidade de suprir as suas faltas.
III- Importar não é um bom negócio para um país, pois deixa a indústria nacional protegida da oferta de mercadorias e serviços vindos do exterior e aumenta as pressões inflacionárias.
IV- A importação é fundamental para um país e suas empresas, especialmente para compensar a necessidade de caixa, fruto da saída de divisas de suas exportações.
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I e IV estão corretas.
As sentenças II e III estão corretas.
As sentenças I e II estão corretas.  CORRETA
As sentenças III e IV estão corretas.
3) Os países precisam de organismos internacionais para mediar possíveis conflitos comerciais durante o processo da dinâmica do comércio internacional, pois os países têm interesses que querem proteger. Segundo Tredesini (2011, p. 31), "Organismos Internacionais são órgãos permanentes, com personalidade jurídica, ou seja, suas ações devem ser respeitadas. Surgiram com o objetivo de desenvolver e regular as operações de comércio internacional". Assim, estes organismos ajudam a melhorar as condições gerais do comércio. Em relação aos organismos internacionais, analise as sentenças a seguir:
I- O Banco Mundial participou de diversas trajetórias durante décadas, como a reconstrução dos países europeus após a Segunda Guerra Mundial, auxiliou em projetos de países subdesenvolvidos, concedeu empréstimos para programas sociais e atualmente promove empréstimos a longo prazo para o crescimento do comércio internacional.
II- O Fundo Monetário Internacional, um dos principais organismos internacionais, que regulamenta e trata das normas sobre o comércio entre países, serve de fórum para o comércio internacional em conferências em nível mundial.
III- Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, que é menos importante e está localizada no Japão, é um organismo nacional que defende a economia internacional como fator primordial para o crescimento econômico.
IV- O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento tem por objetivo estabelecer as responsabilidades e as tarefas pertencentes aos blocos econômicos e seus associados.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TREDESINI, Elis Regina. Comércio Exterior. Indaial: Uniasselvi, 2011.
As sentenças I, II e IV estão corretas.
Somente a sentença I está correta.   CORRETA
Somente a sentença IV está correta.
As sentenças I, II, e III estão corretas.
4) Os avanços da tecnologia permitem comunicações imediatas com as mais distintas regiões do planeta, possibilitando que os mais diversos negócios sejam efetuados, diariamente, com empresas de variados e distantes países. No passado, a indústria nacional era protegida por barreiras que hoje já não existem. Isso faz com que empresas estrangeiras possam concorrer com as empresas brasileiras dentro de nosso próprio país. A internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa, pois a obriga a modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, ou para preservar as suas posições no mercado interno. As exportações de mercadorias e serviços são muito importantes para a geração de divisas (reservas internacionais), ajudam a balança comercial de um país e representam as importações e as exportações de bens entre os países. Com relação à exportação de produtos e serviços, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Exportar um produto é o ato de vender mercadoria e serviços para outro país, isto é, além do território nacional e/ou de nossas fronteiras.
( ) O aumento das vendas, gerado pela exportação, resulta em aumento de receita. Além disto, vale lembrar que estas vendas têm um grande peso tributário, gerando um aumento na arrecadação de impostos.
( ) O aumento das vendas, gerado pela exportação, resulta em aumento de receita. Além disto, vale lembrar que estas vendas não são tributadas.
( ) Fazer vendas ao exterior significa interagir com culturas, costumes, mercados e regras diferentes das que uma empresa está habituada, trazendo diferencial competitivo e potencial de ganhos às empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - F - V - V.  CORRETA
V - V - F - V.
V - V - F - F.
F - F - V - F.
5) O comércio exterior faz parte da economia e desenvolvimento das civilizações desde a antiguidade e está presente em uma grande parte da humanidade. As informações das primeiras manifestações nas atividades de comércio entre povos e nações na antiguidade contribuíram no desenvolvimento do comércio exterior. Desenvolveram técnicas de navegação, tornando-se os maiores navegadores da antiguidade e exímios comerciantes, negociando produtos de uma região a outra em vários lugares do mediterrâneo, contribuindo para o desenvolvimento da economia como também o comércio entre povos. Sobre quem iniciou as primeiras navegações, assinale a alternativa CORRETA:
Egípcios.
Gregos.
Romanos.
Fenícios.  CORRETA
6) Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva. Como resultado da economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre eles. Para isso, geralmente adotam a redução ou a isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Blocos econômicos são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Se o comércio entre os países do bloco se intensifica,ocorre geração de renda e proporciona seu desenvolvimento, melhorando a condição de vida de seus habitantes.
( ) A União Aduaneira é a etapa inicial de formação de um bloco. Nessa primeira etapa, os países concordam em iniciar a redução e, se possível, a eliminação das barreiras alfandegárias, ou seja, o imposto de importação existente para comercializar entre si.
( ) A Zona de Livre Comércio é a segunda etapa de formação de um bloco. Nessa fase, os países evoluem um pouco mais com relação às alíquotas do imposto de importação.
( ) Mercosul significa Mercado Comum do Sul, fazem parte como sócios plenos o Brasil, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e, recentemente, a Venezuela aderiu ao Mercosul como sócio pleno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.infoescola.com/economia/blocos-economicos/. Acesso em: 30 nov. 2017.
V - F - F - F.
V - F - F - V.  CORRETA
F - V - V - F.
F - F - V - V.
7) Os centros financeiros são sinônimos de países que atraem investidores estrangeiros, e os investidores aplicam seu dinheiro em diferentes países (dependendo da estabilidade de cada país). Para que um país seja considerado um centro financeiro internacional, é necessário proporcionar aos investidores estabilidade econômica, ou seja, o governo deve proteger o mercado controlando a inflação e ter uma moeda estável. Os principais centros financeiros estão localizados na Ásia, nas cidades de Tóquio, Cingapura, Hong Kong e Shanghai. Na Europa, nas cidades de Frankfurt, Milão, Paris e Londres. Na América do Norte, nas cidades de Nova York, Chicago e San Francisco. Os principais centros financeiros na América Latina estão localizados em quais cidades?
Rio de Janeiro e Chile.
Cidade do México e São Paulo.  CORRETA
Argentina, São Paulo e Rio de Janeiro.
Chile, Argentina e Uruguai.
8) Os países buscam a formação de blocos econômicos como forma de fortalecimento de suas economias e estreitamento do relacionamento com países que têm o mesmo interesse comercial. O mercado internacional é formado por muitos blocos econômicos que se apresentam em diferentes estágios de formação. Um desses acordos é o NAFTA. Sobre esse bloco, assinale a alternativa CORRETA:
Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos, o México e a Guatemala.
Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos e o México.  CORRETA
Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos e os países da América Central.
Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, a Guatemala e os Estados Unidos.
9) Os países buscam a formação de blocos econômicos como forma de fortalecimento de suas economias e estreitamento do relacionamento com países que têm o mesmo interesse comercial. O mercado internacional é formado por muitos blocos econômicos que se apresentam em diferentes estágios de formação. Um desses acordos é o NAFTA. Sobre esse bloco, assinale a alternativa CORRETA:
Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos, o México e a Guatemala.
Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos e o México.  CORRETA
Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos e os países da América Central.
Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, a Guatemala e os Estados Unidos.
10) O empresário de pequeno porte também precisa importar matéria-prima, equipamentos e até produtos acabados, mas encontra dificuldades, o que não ocorre com as grandes empresas. As empresas brasileiras enfrentam diversas dificuldades, ou gargalos, no momento de importar. Grande parte dessas dificuldades são referentes à excessiva burocracia e à falta de conhecimento das normas ou programas governamentais de apoio ao importador. Sobre as dificuldades existentes nos processos de importação, assinale a alternativa CORRETA:
Desburocratização do processo.
Barreiras tarifárias e não tarifárias.  CORRETA
Utilização de moedas conversíveis.
Formulação de contratos de câmbio.

Continue navegando