Buscar

exercícios 1 economia com gabarito

Prévia do material em texto

UNESA
Curso: MBA em Gestão Financeira e Controladoria
Disciplina: Economia Empresarial
Aula 01 – Conceitos Iniciais
Prof. Alan Gusmão
Questão 01: Qual a definição de Economia? Qual o principal dilema que ela pretende resolver? 
Gabarito: Economia é a ciência social que estuda como conciliar recursos escassos e desejos humanos ilimitados. Ela nasce do dilema de que as pessoas não possuem tudo aquilo que desejam.
Assim é importante frisar este contraste. “Recursos escassos” e “desejos humanos ilimitados”. Vocês provavelmente desejam ter muitas casas, carros caríssimos e viagens toda semana. Os desejos humanos são ilimitados. Mas como não temos dinheiro suficiente para atender a todos eles, precisamos estudar como conciliar os poucos recursos que temos com todas as necessidades que possuímos. Aí que entra a economia. 
Assim, esta disciplina se debruça sobre atividades, como: promover o crescimento econômico (visando diminuir a escassez) e a chegar às melhores escolhas possíveis dadas às restrições.
 
Questão 02: O que mostra a curva de possibilidade de produção ?
Gabarito: A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos fatores de produção. 
Questão 03: Dado os conceitos que vimos em sala de aula sobre a definição de economia, a curva de possibilidades de produção e os custos de oportunidade, é possível afirmar que:
a) A copa das confederações pode ser considerada um ótimo investimento para o país?
b) O cancelamento do aumento da tarifa de ônibus devido a subsídios do governo pode ser considerado uma conquista para a população? 
c) E se o cancelamento da tarifa não vier acompanhado por aumento de subsídios governamentais. A população se beneficia da medida?
Gabarito: 
a) Depende. À primeira vista, a copa das confederações pode parecer vantajosa por trazer benefícios para o país, como gastos com turismo, por exemplo. Porém, como os recursos são escassos, quando o governo investe em estádios para copa do mundo ele é obrigado a deixar de investir em várias outras áreas (saúde, educação, outros eventos). Para sabermos se deve ser um ótimo investimento, devemos comparar esta iniciativa com outras que poderiam ter sido tomadas em detrimento desta.
b) Não. Pois como os recursos são escassos quando o governo subsidia o preço das passagens, ele precisará retirar recursos de outras áreas ou aumentar os impostos. Assim, o povo não tem uma melhora perceptível pois é ele quem pagará a conta. Sendo através da redução dos investimentos em outras áreas, como saúde e educação, ou através do aumento dos impostos.
Consultar: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/06/apos-protestos-cai-tarifa-de-onibus-no-rio.html
c) Sim. Para o povo ser beneficiado, a redução do preço das passagens deve ser efetuado sem o aumento dos subsídios governamentais. Assim, o impacto da redução dos preços das passagens se daria sobre o lucro das empresas de ônibus.
Consultar: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/06/paes-descarta-subsidio-empresas-de-onibus-para-manter-tarifa-no-rio.html
e
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1301378-paes-rejeita-subsidio-e-divulga-lucro-de-empresas-de-onibus-no-rio.shtml
Questão 04: Em qual das situações abaixo uma curva de possibilidade de produção se move? 
(A)Se houver um aumento nos preços
(B) Se um bem for normal. 
(C) Ocorrer um avanço tecnológico em toda a economia. 
(D) Se houver uma diminuição da demanda pelos bens. 
(E) Se houver uma redução de preços.
Gabarito: C.
Lembrem-se que a CPP se desloca sempre que houver uma alteração no estoque dos fatores de produção.
Questão 05: Observe a Fronteira de Possibilidade de Produção a seguir:
A respeito do gráfico acima, é correto afirmar que: 
(A) a economia pode atingir o ponto B com os recursos de que dispõe. 
(B) no ponto C, a economia está operando com desemprego dos recursos produtivos. 
(C) no ponto A, a economia está operando com capacidade ociosa, isto é, a economia apresenta recursos produtivos desempregados. 
(D) a Curva de Possibilidade de Produção ilustra que os recursos produtivos existentes na economia são infinitos. 
(E) o ponto C representa eficiência produtiva
Gabarito: B
Questão 06: Mostre, em quais pontos acontece a ocorrência das seguintes situações, dada uma curva de possibilidades de produção (CPP): 
a) Pleno emprego dos fatores de produção (utilização de terra, capital, trabalho e tecnologia para fabricar carteiras ou cintos). 
b) Um nível de produção impraticável no curto prazo.
c) Um nível de produção em que há capacidade ociosa (fatores de produção desempregados ou subutilizados). 
d) Suponha que houve uma inovação tecnológica na produção de cintos. Como ficaria a nova CPP? Explicar o que acontece e desenhar uma nova CPP.
e) Suponha que houve uma inovação tecnológica em ambos os setores. Como ficaria a nova CPP? Explicar o que acontece e desenhar uma nova CPP.
Gabarito: a) Pontos: A,B,C,D,E
B) Ponto Z
C) Ponto Y
D) A capacidade de produção de cintos aumenta. Com isto, agora é possível produzir mais cintos e atingir combinações maiores de produção de cintos e carteiras. A CPP se desloca para a direita no eixo dos cintos (eixo x).
E) A capacidade de produção de ambos os setores aumenta. Com isto agora é possível produzir mais de todos os dois bens e pontos que antes eram impossíveis de serem atingidos, podem se tornar viáveis. A CPP se desloca nos dois eixos (para direita e para cima).
Questão 07: O gráfico abaixo representa a Fronteira de Possibilidade de Produção de camisas e laranjas (curva que liga os pontos AB). O deslocamento da curva (representado pela curva AC) é resultado de:
(A) Aumento do preço de camisas e laranjas. 
(B) aumento no volume físico de fatores de produção utilizados na produção de camisas e laranjas. 
(C) progresso tecnológico em ambos os processos de produção. 
(D) progresso tecnológico que incidiu apenas sobre a produção de laranjas. 
(E) progresso tecnológico que incidiu apenas sobre a produção de camisas. 
Gabarito: E.
Questão 08: Letra A: Suponha que quando o governo dedica todos os seus fatores de produção para escolas, o total de colégios construídos é de 500. Quando dedica todos os fatores de produção para rodovias, o total de quilômetros construídos é de 1000 km. 
Sendo assim desenhe uma curva de possibilidade de produção onde o eixo x é representado pela quantidade total de escolas construídas e o eixo y é o total de quilômetros de rodovias construídas. 
Questão 08: Letra B: Marque o total máximo de escolas construídas como ponto “A” no gráfico. Marque o total máximo de estradas construídas como ponto “B” no gráfico.
Questão 08: Letra C: Qual é o custo de oportunidade quando nos movemos do ponto A para o ponto B em termos de escolas que deixamos de construir?
Questão 08: Letra D: Mostre um ponto onde é possível produzir quantidades positivas de ambos bens como “C”. Mostre um ponto onde é impossível produzir no curto prazo e o indique com a letra “D”.
Gabarito (Letras A,B,D):
Gabarito (Letra C): 500 escolas.
Questão 09: Suponha que uma determinada economia produz apenas dois bens: o bem X1 e o bem X2. Se os fatores de produção estão sendo utilizados eficientemente e o nível de produto for como o que se segue: 
	Ano
	X1 
	X2
	2004 
	300 
	500 
	2005 
	400 
	400 
	2006 
	500 
	300 
então, pode-se inferir que, ao longo dos três anos: 
(A) A economia está se especializando no bem X1. 
(B) Os recursos estão sendo subutilizados na produção do bem X1. 
(C) A economia está se especializando no bem X2.
(D) Os recursos estão sendo subutilizados na produção do bem X2. 
(E) Os recursos estão sendo subutilizados na economia como um todo.
Gabarito: A
Questão 10: CPP e Álcool.
“Outro setor que pode estar prestes a passar por uma revolução tecnológica é o da produção de álcool combustível. Dez anos e R$ 15 milhões de reais foram dedicados a pesquisa sobre a utilização do bagaço e da palha, ademais do caldo da cana na produçãodo álcool combustível. O novo método de produção, denominado Dedini Hidrólise Rápida (DHR) foi desenvolvido pelo Grupo Dedini com apoio da Copersucar e da Fapesp. Segundo notícia publicada no jornal O Estado de São Paulo, pelo processo atual é possível produzir no Brasil 6,4 mil litros de álcool por hectares de cana, enquanto que o DHR permitiria a produção de 12 mil litros por hectare de cana.” (Gremaud, 2007)
Supondo que:
- Tenhamos uma economia com um hectare disponível e que possa ser dividido para produção de álcool ou soja.
- A produção máxima de soja é de 10 mil quilos por hectare.
- A produção máxima de álcool era de 6,4 mil litros por hectare.
Faça duas CPPs no mesmo gráfico. A primeira representando o momento anterior e a segunda supondo que houve uma inovação tecnológica no setor de álcool - conforme texto acima - e a nova produção é de agora 12 mil litros por hectare de cana. Represente o álcool no eixo x.
Gabarito: 
Questão 11: CPP e Carnes.
“O desempenho dos setores de pecuária e avicultura brasileiros tem sido notável nos últimos anos. No período compreendido entre 1999 e 2004, a produção de carne de frango cresceu aproximadamente 54%... Esta revolução foi o resultado de mudanças tecnológicas profundas tanto na seleção quanto no tratamento dos animais. A seleção dos animais foi produto de estudos genéticos realizados ao longo de muitos anos e que tinham como objetivo identificar características dos animais convenientes para produção em larga escala. No tratamento são utilizados equipamentos sofisticados para controle da temperatura e umidade do ambiente, bem como para a correta administração da ração e água para os animais” (Gremaud, 2007)
Supondo que:
- Tenhamos uma economia que pode optar por produzir carnes ou sucos.
- A produção máxima de sucos é de 100 mil litros.
- A produção máxima de carnes era de 100 mil quilos.
Faça duas CPPs no mesmo gráfico. A primeira representando o momento anterior e a segunda supondo que houve uma inovação tecnológica no setor de carnes que aumentou a capacidade produtiva máxima de carnes em 54%. Represente as carnes no eixo y.
Gabarito:
Questão 12: (Adaptado de Provão economia -2001) O conceito de custo de oportunidade é relevante para a análise econômica porque?
(A) os custos devem ser considerados pelas firmas em sua decisão de quanto produzir.
(B) os bens e os fatores de produção não são gratuitos.
(C) os recursos de produção são escassos. A escolha de consumo de um bem ou serviço implica no sacrifício de outras possibilidades de consumo.
(D) no curto prazo, alguns fatores de produção são fixos.
(E) O custo afeta as possibilidades de lucro
Gabarito: C
Questão 13: Qual das definições abaixo melhor representa o conceito de Economia.
a) Estuda as decisões individuais de empresas e famílias em sua interação com o mercado.
b) É a ciência social que estuda como conciliar recursos escassos e desejos humanos ilimitados
c) É o estudo do comportamento agregado da economia. Analisa as conseqüências globais das ações dos indivíduos.
d) Refere-se a todos os instrumentos que o governo dispõe para arrecadar tributos e controlar as duas despesas/gastos
e) É a análise da atuação do governo sobre a quantidade de moeda disponível na economia e títulos públicos existentes.
Gabarito: B
Questão 14: Qual dos itens abaixo NÃO é um objetivo da política econômica.
a)Alto nível de emprego.
b)Estabilidade dos preços 
c)Aumento da taxa de juros
d)Distribuição de renda
e)Crescimento econômico
Gabarito: C

Continue navegando