Buscar

Exercícios bomba de sódio e potássio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios: Bomba de sódio e potássio
01-> Diferencie as concentrações de K+ e Na+ no ambiente intra e extracelular. Indique os possíveis transportes dos mesmos
R: A bomba de sódio e potássio é um transporte ativo, ou seja, é contra o gradiente de concentração e há gasto de energia. O potássio vai do lado extra para o lado intracelular e o sódio vai do lado intra para o lado extracelular, ou seja, há a passagem do hipotônico para o hipertônico.
O transporte passivo é feito por difusão facilitada, através de canais iônicos, não há gasto de energia e respeita o gradiente de concentração. O potássio vai do lado intra para o extracelular e o sódio vai do lado extra para o intracelular, ou seja, há a passagem do hipertônico para o hipotônico.
02-> Descreva o funcionamento da bomba de Na+ e K+.
R: A bomba está inicialmente virada para o lado intracelular, o Na+ se liga nos seus 3 sítios de ligação, há a ligação de um grupo fosfato, proveniente da molécula ATP, com a bomba, que se vira para o lado extracelular, permitindo a saída do Na+ e a ligação do K+ com os 2 sítios de ligação, se volta novamente para o lado intracelular e permite a entrada do K+ na célula. Fosfato perde energia e se liga a uma molécula de ADP, que volta a ser ATP, permitindo a reutilização da energia.
04-> Identifique o gráfico que representa corretamente o potencial de ação. Discuta.
R: O gráfico começa representando o repouso, começa a passagem do estímulo elétrico, fazendo o gráfico atingir o limiar de estabilidade, há a mudança de voltagem, permitindo a abertura do canal de sódio, despolarizando (K+ sai, Na+ entra), mudando a voltagem e, consequentemente fechando o canal de sódio, para dar abertura ao canal de potássio, que permite a repolarização, alterando a voltagem e fechando o canal de potássio, levando a célula ao período refratário, para novamente voltar ao repouso.

Continue navegando