Buscar

Obras Públicas de Edificação e de Saneamento Q5


Continue navegando


Prévia do material em texto

Obras Públicas de Edificação e de Saneamento - Módulo Planejamento
Aula 5
Questionário 5
	Iniciado em
	quinta, 20 ago 2020, 21:46
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 20 ago 2020, 21:59
	Tempo empregado
	13 minutos 23 segundos
	Avaliar
	20,00 de um máximo de 20,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Indique, dentre as alternativas a seguir, qual delas não seria uma obrigação do gestor a ser realizada no início de um contrato de obra pública.
 
a. Emitir a ordem de início dos serviços antes de assinar o contrato, para possibilitar o término da obra o mais rapidamente possível. 
Sem a assinatura do contrato, não existe o vínculo jurídico de obrigações entre a administração e a empresa, assim não há garantias para nenhumas das partes contratantes. Além disso, a Lei 8.666/1993, proíbe o contrato verbal para execução de obras públicas.
b. Verificar se o contrato prevê que a empresa deve executar a obra nos exatos termos do projeto, do orçamento, do cronograma, do caderno de encargos e das especificações técnicas.
c. O gestor deve convocar a licitante vencedora para assinar o contrato em até 60 dias da apresentação das propostas.
d. Exigir a apresentação das garantias previstas no edital.
Feedback
Sua resposta está correta.
O gestor público deve estar atento a algumas questões no início da execução do contrato. Por isso, deve observar o que dispõem os arts. 55 e seguintes da Lei 8.666/1993. Para recordar o assunto, reveja as dicas apresentadas na Aula 5.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Indique se a afirmação é verdadeira ou falsa.
	É permitido acrescentar as quantidades dos serviços que tiveram descontos mais baixos e diminuir as quantidades daqueles que tiveram descontos maiores, desde que o limite de acréscimo do valor global de 25% seja respeitado.
	Resposta 1 
	No caso de haver necessidade de alteração do projeto, a Administração deve exigir a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato, a fim de evitar que o procedimento licitatório realizado seja descaracterizado.
	Resposta 2 
	É possível substituir a garantia do contrato, quando há acordo entre as partes.
	Resposta 3 
	No caso de reformas, é possível fazer supressões unilaterais apenas até 50% do valor total do contrato.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito de irregularidades na Administração Pública, julgue os itens:
	A aplicação de penalidades é uma prerrogativa da Administração e pode ser exercida sempre que houver descumprimento de cláusulas do edital de licitação ou do contrato.
	Resposta 1 
	A advertência não é um tipo de sanção que tem caráter punitivo, devendo ser entendida meramente como alerta ao contratado.
	Resposta 2 
	Após haver uma advertência, a Administração poderá aplicar multa ao contratado, caso haja reincidência no descumprimento contratual.
	Resposta 3 
	A declaração de inidoneidade é o tipo de sanção mais forte, no qual a empresa fica impedida de licitar e contratar com a administração por não menos de 2 anos...
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
A aplicação de penalidades é um poder-dever da Administração que deve ser sempre aplicado quando a empresa contratada cometer falhas, a exemplo de atrasos na execução da obra, má qualidade dos serviços, abandono da obra etc. Essa aplicação de sanções necessita ser precedida da instauração de contraditório e ampla defesa, isto é, deve ser instaurado procedimento administrativo específico, no qual seja fixado prazo para empresa apresentar justificativas por escrito e, após isso, sejam analisadas.
 
Questão 4
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Caso a licitante vencedora se recuse a assinar o contrato, a Administração Pública (indique a opção falsa):
 
a. Segundo a Lei 8.666/1993, deverá, obrigatoriamente, revogar a licitação e iniciar novo procedimento de contratação. 
A Lei não apresenta essa obrigação. O gestor pode revogar a licitação ou convocar as demais licitantes (art. 64).
b. Se tratando de RDC, poderá convocar os licitantes, na ordem de classificação, propondo-lhes firmar o contrato nas condições oferecidas em suas respectivas propostas.
c. Convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a celebração do contrato nas condições ofertadas pelo licitante vencedor.
d. Aplicar as sanções previstas no edital e na legislação a essa empresa.
Feedback
Sua resposta está correta.
Relembrando o que vimos na Aula 5, se a empresa licitante vencedora for convocada dentro do prazo de validade de sua proposta e se recusar a assinar o contrato, o gestor pode optar entre revogar a licitação ou convocar as demais licitantes pela ordem de classificação, propondo-lhes celebrar o contrato nas condições da proposta do vencedor.
Para licitações regidas pelo RDC, caso não obtenha sucesso com o procedimento anterior, poderá ainda convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a celebração do contrato nas condições ofertadas por eles.
Questão 5
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a alternativa correta.
 
a. As rescisões só podem ser realizadas unilateralmente pela Administração.
b. O executor da obra só responde pela segurança dessa até a expedição do termo de recebimento definitivo da obra.
c. A rescisão do contrato é uma medida leve e de simples aplicação, devendo ser aplicada ao menor sinal de problemas na execução da obra.
d. O termo de recebimento definitivo indica que a obra foi entregue de acordo com o esperado. 
Este item está correto. O recebimento definitivo indica a conformidade da obra com seu projeto básico/executivo, bem como que foi executada a correção das pendências identificadas no recebimento provisório.
Feedback
Sua resposta está correta.
O recebimento provisório constitui etapa importantíssima para a operação futura da obra. Nessa etapa, devem ser apontadas todas as pendências que forem identificadas na execução da obra, bem como a empresa deve ser cobrada a corrigi-las. Finalizada as correções, a comissão de recebimento definitivo deve realizar uma análise ampla e extensa da solidez e funcionamento da obra, testando todos os equipamentos e componentes da obra.
 
 
Questão 6
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca dos aditamentos contratuais, pode-se afirmar que (escolha a alternativa correta):
 
a. Os termos aditivos não necessitam de formalização e de publicidade, bastando haver o acordo verbal entre a Administração e a contratada.
b. Processo licitatório e contratação não são fases importantes para a execução da obra quando a obra contar com aporte de recursos federais.
c. Os termos aditivos ao contrato podem ser celebrados desde que tenham justificativas técnicas e que sejam satisfeitos os requisitos legais, especialmente no que tange aos limites de alteração do contrato. 
Este item está correto. O art. 65, § 1º, da Lei 8.666/1993 define os limites para acréscimos e supressões do contrato. Cabe ressaltar que esses limites devem ser computados separadamente, conforme dispõe a jurisprudência do TCU.
d. Em caso de que a obra conte com recursos federais, o órgão convenente não deve estar atento à qualidade da execução dos serviços.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
O pagamento à construtora por materiais estocados na obra, antes de sua utilização em serviços, é o chamado pagamento por material posto na obra. Sobre esse tema, indique a alternativa correta.
 
a. O pagamento por material posto na obra não é recomendado, pois submete a administração pública a grandes riscos. 
Este item está correto. Caso, por exemplo, o contrato seja rescindido antes do término da obra, a administração púbica poderá ficar com um estoque de materiais sob sua responsabilidade, com risco de roubos, de a quantidade entregue ser menor que aprevista, de deterioração etc.
b. O pagamento por material posto na obra é uma modalidade recomendável de critério de medição e pagamento em obras de edificações.
c. A Lei de Licitações não proíbe expressamente o pagamento por material posto na obra. Por essa razão, o pagamento por material posto na obra pode ser feito indiscriminadamente.
d. Esse tipo de pagamento é cabível quanto a empresa contratada precisa ser capitalizada para executar a obra.
Feedback
Sua resposta está correta.
O chamado pagamento por material posto na obra envolve diversos riscos e, por isso, deve ser evitado. Somente em casos específicos, nos quais a administração pública julgue cabível e, desde que previsto no edital de licitação e no contrato, esse pagamento poderá ser realizado.
Questão 8
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca dos contratos de obras públicas, indique qual alternativa apresenta afirmação errada.
 
a. Um contrato de obra pública deve descrever todas as obrigações do contratante e do contratado, de acordo com o projeto básico ou executivos.
b. Para contratos resultantes de licitações realizadas pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) não se aplicam as regras de Lei 8.666/1993. 
Este item está errado. Segundo o art. 39 da Lei 12.426/2011, os contratos administrativos celebrados com base no RDC serão regidos, em regra, pelas normas da Lei 8.666/1993.
c. Os contratos de obras públicas devem ser executados sempre observando suas disposições. Não há liberdade para o gestor ou para o contratado descumprirem cláusulas.
d. São itens que devem fazer parte do contrato de obra pública: os nomes das partes; a finalidade do contrato; o ato que autoriza sua realização e o número do processo da licitação.
Feedback
Sua resposta está correta.
Como vimos na Aula 5, os contratos de obras públicas devem estabelecer com clareza e precisão todas as condições para a execução da obra. Além disso, devem ser observadas todas suas cláusulas, em respeito ao princípio da indisponibilidade do interesse público. A Lei 8.666/1993 apresenta as regras para execução desses contratos nos arts. 55 e seguintes.
Questão 9
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto aos prazos de vigência do contrato e de execução da obra, indique qual a assertiva correta.
 
a. Não é permitido pela lei a execução de serviços fora do período de vigência contratual. 
Este item está certo. Esse entendimento segue o art. 66 da Lei 8.666/1993 e a jurisprudência do TCU.
b. O prazo de execução da obra pode ser prorrogado a qualquer tempo, bastando a solicitação da empresa contratada.
c. O prazo de vigência do contrato deve ser sempre igual ao prazo de execução da obra.
d. O prazo de execução da obra pode ser prorrogado em função de atrasos por culpa da empresa contratada, sem que tenha havido nenhuma aplicação de sanções à empresa.
Feedback
Sua resposta está correta.
Lembremos que a vigência do contrato é o seu prazo de validade, já o prazo de execução é o período previsto no cronograma para construção. Eles não necessariamente são iguais. Como não se admite a execução de serviços fora do período de vigência contratual, recomenda-se estabelecer um prazo de vigência contratual maior que o de execução da obra.
Questão 10
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca do Diário de Obra, julgue os itens a seguir indicando a assertiva errada:
 
a. O diário de obra, também chamado de livro de ordem, é composto por três vias: uma para permanecer na obra; uma para arquivo do fiscal; e outra para arquivo da empresa.
b. No diário de obra, deve ser registrado tudo o que aconteceu de importante em cada dia da construção, como os serviços realizados, as condições do clima e os problemas enfrentados.
c. A Lei 8.666/1993 determina que a equipe de fiscalização preencha o diário de obra. 
A Lei 8.666/1993 não exige expressamente o diário, mas somente que o fiscal anote em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato (art. 67, § 1º).
d. O diário de obra é um documento obrigatório, por isso deve ser mantido pela equipe de fiscalização.
Feedback
Sua resposta está correta.
Como vimos na aula, o diário de obras é um importante instrumento de fiscalização, que permite o acompanhamento e controle da participação dos profissionais nas obras, de sorte a preservar os interesses da sociedade. Entre outras funções, o livro serve para: comprovar a autoria de trabalhos; solucionar dúvidas sobre a obra; e avaliar os motivos de eventuais falhas técnicas, gastos imprevistos e acidentes de trabalho. 
Parte inferior do formulário
Falso
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso
Verdadeiro
Falso
Verdadeiro
Verdadeiro