Buscar

AOL3 GENÉTICA

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/1
Em determinado animal, pelagem escura é condicionada por um alelo dominante e a clara, pelo recessivo. Cauda longa é determinada por um alelo dominante e a curta, pelo alelo recessivo. Cruzando-se indivíduos duplo-heterozigóticos com indivíduos com características recessivas, obtiveram-se: 25% pelagem escura e cauda longa 25% pelagem escura e cauda curta 25% pelagem clara e cauda longa 25% pelagem clara e cauda curta  
Esses resultados sugerem tratar-se de um caso de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
genes em ligação completa.
2. 
genes em ligação incompleta
3. 
segregação independente.
Resposta correta
4. 
herança quantitativa.
5. 
interação gênica.
2. Pergunta 2
/1
O heredograma ao lado mostra homens afetados por uma doença causada por um gene mutado que está localizado no cromossomo X. Considere as afirmações: I. Os indivíduos 1, 6 e 9 são certamente portadores do gene mutado. II. Os indivíduos 9 e 10 têm a mesma probabilidade de ter herdado o gene mutado. III. Os casais 3-4 e 5-6 têm a mesma probabilidade de ter criança afetada pela doença. 
imagem_questão7_unid2_GenéticaHumana.PNG
Está correto apenas o que se afirma em 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I
Resposta correta
2. 
II
3. 
III
4. 
II e III 
5. 
I e II
3. Pergunta 3
/1
AUSTRALIANA MUDA DE GRUPO SANGUÍNEO APÓS TRANSPLANTE. A australiana Demi-Lee Brennan, 15, mudou de grupo sanguíneo, O Rh–, e adotou o tipo sanguíneo de seu doador, O Rh+, após ter sido submetida a um transplante de fígado, informou a equipe médica do hospital infantil de Westmead, Sydney. A garota tinha nove anos quando fez o transplante. Nove meses depois, os médicos descobriram que havia mudado de grupo sanguíneo, depois que as células-tronco do novo fígado migraram para sua medula óssea. O fato contribuiu para que seu organismo não rejeitasse o órgão transplantado. (Folha on line, 24.01.2008)  
Sobre esse fato, pode-se dizer que a garota: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apresentava o fator Rh, mas não apresentava aglutininas anti-Rh em seu sangue, e depois do transplante passou a apresentá-las. 
2. 
Não apresentava aglutinogênios anti-A e anti-B em suas hemácias, mas depois do transplante passou a apresentá- los. 
3. 
Apresentava aglutininas do sistema ABO em seu plasma sanguíneo, mas depois do transplante deixou de apresentá- las. 
4. 
Quando adulta, se engravidar de um rapaz de tipo sanguíneo Rh+, não corre o risco de gerar uma criança com eritroblastose fetal. 
Resposta correta
5. 
Quando adulta, se engravidar de um rapaz de tipo sanguíneo Rh–, poderá gerar uma criança de tipo sanguíneo Rh+. 
4. Pergunta 4
/1
As anomalias cromossômicas são bastante frequentes na população humana; um exemplo disso é que aproximadamente uma a cada 600 crianças no mundo nasce com síndrome de Down. Na grande maioria dos casos, isso se deve à presença de um cromossomo 21 extranumerário. Quando bem assistidas, pessoas com síndrome de Down alcançam importantes marcos no desenvolvimento e podem estudar, trabalhar e ter uma vida semelhante à dos demais cidadãos. Sobre as anomalias do número de cromossomos, analise as afirmativas abaixo.  
01. Podem ocorrer tanto na espermatogênese quanto na ovulogênese. 
02. Ocorrem mais em meninas do que em meninos. 
04. Ocorrem somente em filhos e filhas de mulheres de idade avançada. 
08. Estão intimamente ligadas à separação incorreta dos cromossomos na meiose. 
16. Ocorrem ao acaso, devido a um erro na gametogênese. 
32. Ocorrem preferencialmente em populações de menor renda, com menor escolaridade e pouca assistência médica. 
64. Podem acontecer devido a erros na duplicação do DNA.  
Ao analisar as afirmativas acima, realize o somatório das alternativas corretas: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
48
2. 
65
3. 
07
4. 
25
Resposta correta
5. 
30
5. Pergunta 5
/1
“... se analisarmos o que está acontecendo com o cromossomo Y, verificaremos que há algum tempo a própria natureza vem tramando contra o sexo masculino. Nos últimos milhões de anos, o cromossomo Y perdeu muitos genes e atualmente ficou tão diferente do cromossomo X, que praticamente não há mais trocas de material genético entre eles. O cromossomo X, com cerca de 165 milhões de pares de nucleotídeos (uma medida de seu tamanho), é bem maior que o Y, com aproximadamente 60 milhões desses pares. Se compararmos o número de genes, as diferenças tornam-se mais evidentes. O cromossomo X tem 3 mil genes e o Y só 26!” (Franklin Rumjanek. O Fim do Macho? Ciência Hoje março 2008, v.41, p.21.)  
Com base no texto, assinale a alternativa correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As trocas de material genético entre os cromossomos referem-se a mudanças ocorridas nos genes e não ao DNA. 
2. 
Pares de nucleotídeos referem-se às bases nitrogenadas: citosina que se liga a guanina e também a uracila que se liga a adenina nos cromossomos. 
3. 
Os cromossomos X e Y e os seus genes não possuem a fita de dupla hélice de DNA. 
4. 
Os cromossomos X e Y são chamados de sexuais enquanto os cromossomos autossômicos são os outros 46 diploides. 
5. 
Genes são compostos por diversos pares de nucleotídeos capazes de sintetizar proteína ao final do processo da síntese proteica. 
Resposta correta
6. Pergunta 6
/1
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores ou neoplasias malignas. Sobre os mecanismos desenvolvidos pelas células cancerígenas, assinale as alternativas abaixo e assinale a incorreta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os agentes cancerígenos podem provocar modificações genéticas, que passará a dar instruções erradas as atividades celulares. 
2. 
Infecções por vírus (HPV, HIV e algumas hepatites) são algumas das causas do câncer. 
3. 
A fase de promoção, no desenvolvimento do câncer, as células cancerígenas já se apresentam em expansão sobre as células normais e entrando no processo de metástase. 
Resposta correta
4. 
Podem ser de várias origens, e tem efeito acumulativo sobre os genes, com a exposição prolongada sendo mais deletéria e com maior risco de desenvolver neoplasias. 
5. 
O crescimento das neoplasias se dá mais pela evasão da apoptose do que pela alta taxa de crescimento, razão pela qual muitas vezes agentes quimioterápicos tem ação limitada. 
7. Pergunta 7
/1
imagem_questão3_unid2_GenéticaHumana.PNG
O cariótipo é de um indivíduo do sexo ________ com Síndrome de _______. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
masculino - Klinefelter 
Resposta correta
2. 
feminino - Klinefelter
3. 
feminino - Turner 
4. 
masculino – Turner 
5. 
masculino - Down 
8. Pergunta 8
/1
As flores da planta maravilha podem ser vermelhas, brancas ou rosas. As flores vermelhas e brancas são homozigotas, enquanto as rosas são heterozigotas. Para se obter 50% de flores brancas, é necessário cruzar: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Duas plantas de flores rosas. 
2. 
Uma planta de flores brancas com outra de flores rosas. 
Resposta correta
3. 
Uma planta de flores rosas com outra de flores vermelhas. 
4. 
Duas plantas de flores vermelhas.
5. 
Uma planta de flores vermelhas com outra de flores brancas. 
9. Pergunta 9
/1
Em cães labradores, dois genes, cada um com dois alelos (B/b e E/e), condicionam as três pelagens típicas da raça: preta, marrom e dourada. A pelagem dourada é condicionada pela presença do alelo recessivo e em homozigose no genótipo. Os cães portadores de pelo menos um alelo dominante E serão pretos, se tiverem pelo menos um alelo dominante B; ou marrons, se forem homozigóticos bb. O cruzamento de um macho dourado com uma fêmea marrom produziu descendentes pretos, marrons e dourados.  
O genótipo do macho é 
Ocultar opções de resposta 
1. 
ee bb.
2. 
ee Bb.
Resposta correta
3. 
ee BB.
4. 
Ee BB.
5. 
Ee Bb.
10. Pergunta 10
/1
Encontra-se abaixo esquematizado o cromossomo 21 humano. O desenho foi feito com base na observaçãoao microscópio de um linfócito (glóbulo branco) em divisão. A partir da análise do desenho, assinale a alternativa incorreta. 
imagem_questão4_unid2_GenéticaHumana.PNG
Ocultar opções de resposta 
1. 
A trissomia desse cromossomo é responsável pela síndrome de Down. 
2. 
O centrômero localiza-se próximo a uma das extremidades desse cromossomo e este apresenta um de seus braços bem maior que o outro. 
3. 
Ele pode ser observado durante a metáfase da divisão celular. 
4. 
As cromátides, indicadas por A e A’, são constituídas por moléculas de DNA diferentes. 
Resposta correta
5. 
O cromossomo encontra-se duplicado e bem condensado.

Continue navegando