Buscar

redação modelo: Caminhos para controlar o excesso de lixo gerado no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Caminhos para controlar o excesso de lixo gerado no Brasil
	Em 1774, foi elaborada pelo químico Lavoisier a Lei de Conservação das Massas, conhecida pela célebre frase: “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Não obstante, a matéria-prima que provém dos recursos naturais e volta para natureza em forma de resíduo é convergente com a Lei de Lavoisier, sendo necessário a busca por caminhos para controlar o excesso de lixo gerado no Brasil.
	De fato, com a Revolução Industrial e o advento do capitalismo, um imperativo de consumo foi definido pela sociedade, ocasionando a superabundância dos resíduos. Segundo Zygmunt Bauman, o consumo, na sociedade pós-moderna, é uma condição indispensável à vida. Nesse cenário, é notável que o consumismo exagerado é um ato desastroso para a sociedade, pois seus efeitos, como a produção exagerada de lixo, ocasiona a degradação do meio ambiente e dos espaços urbanos, deixando um saldo funesto de consequências para os ecossistemas e para as gerações futuras. Portanto, a sociedade do “consumo, logo existo”, descrita por Bauman, é calcada em padrões de consumo que devem ser revistos, tanto individual, como coletivamente.
	Paralelamente ao excesso de consumo, o descarte e manejo incorreto de lixo também é um fator recrudescente da problemática. De acordo com dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, 41,6% do lixo no país é depositado em locais considerados inadequados. Sob esse aspecto, é evidente que os órgãos públicos e a sociedade em geral não conseguem ou não demonstram interesse em adotar práticas adequadas de descarte de resíduos sólidos, optando por meios descomplicados, porém, imprudentes, gerando demasia de desejos no meio natural. Desse modo, é imprescindível que subterfúgios sejam alcançados para contemplar a coleta e destinação do lixo.
	O controle do excesso de lixo gerado no Brasil representa um desafio hodiernamente, por conseguinte, medidas devem ser adotadas. Convém ao Ministério da Educação, com palestras em escolas e locais públicos, divulgar a importância do consumo consciente e sustentável, a fim de incentivar o corpo social a realizar trocar e reutilizar mercadorias no lugar de comprar produtos novos com elevada frequência, diminuindo a quantidade de dejetos descartados. Ademais, o Governo Federal deve, por meio de parcerias público-privadas, garantir o descarte correto do lixo, que podem ser reaproveitados por indústrias para fabricação de produtos biossustentáveis, com o fito de minorar os impactos ambientais causados pelo excesso de lixo e assegurar a universalização do recolhimento de dejetos. Com essas medidas, será possível, gradativamente, minorar os impactos gerados pelo excesso de lixo e aplicar a Lei de Lavoisier na reutilização dos produtos que, outrora, seriam descartados.

Continue navegando