Buscar

Resumo Melhoramento Animal

Prévia do material em texto

Julia Silva
MELHORAMENTO ANIMAL
Continuidade herdabilidade: Determinar o valor genético dos animais.
· Sentido restrito: é aditiva, mede qual é a fração da Vp que é devido à ação aditiva dos genes (VA)
h2R = VA/Vp
· Sentido amplo: Mede qual fração da variância de uma característica é devido ao genótipo (incluindo os efeitos aditivos dos genes, de dominância, de epistasia). 
h2A = VH/Vp
Repetibilidade: Expressão da mesma característica em diferentes épocas do mesmo animal. 
Ex. Produção de leite em cada lactação, produção de ovos em certo período, número de leitões por leitegada, peso da lã em diferentes tosquias, etc. 
OBS: O genótipo é constante durante toda vida do animal. 
Em geral: Criadores tendem a manter no rebanho aqueles animais que se revelaram melhores na primeira produção e que, em geral, serão também superiores na próxima produção. 
Variância dentro dos indivíduos - mede as diferenças temporárias no desempenho de um mesmo indivíduo, que pode ser negativa ou positiva ~ efeito temporário do ambiente. 
Ex.: A qualidade da alimentação (devido diferenças na pluviosidade).
Variância entre os indivíduos - é parcialmente genética e parcialmente ambiente, sendo que a parte ambiente é causada por circunstâncias de meio que afetam os indivíduos permanentemente. 
Ex.: Enfermidades ou lesões que afetam os indivíduos pelo resto de suas vidas produtivas.
Coeficiente de repetibilidade: relação entre a variância genética mais a de ambiente permanente e a variância fenotípica ou total. 
r = Vg + Vpe
Vp
Varia de 0 a 1 ou de 0 a 100%. 
Herdabilidade: Igual ou menor que a repetibilidade.
Repetibilidade alta (poucas observações daquele animal), repetibilidade baixa (maio a quantidade de observações para chegar à sua real capacidade). OBS: Valores para a repetibilidade são sempre maiores do que a herdabilidade.

Continue navegando