Buscar

Atividade de Reflexiva I - Análise de Metas do PNE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Rafael Souza Alves Diniz
RGM: 22529705
Atividade de Reflexiva I: Análise de Metas do PNE
Meta 4: Em tese prevê, universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
Dentro do que conheço como professor da Rede Pública, acho difícil essa meta ser cumprida pois, na maioria das escolas públicas não há espaços adequados para esses alunos com deficiência, em alguns casos com muita luta as famílias conseguem algum auxiliar de classe para ajudar o professor na orientação de alunos com deficiência mental, algumas escolas se quer tem estrutura para receber um cadeirante ou deficientes visuais.
Meta 10: Em tese prevê oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.
Acho válido a ideia de separar vagas para jovens e adultos e isso realmente acontece, vejo escolas com os programas de ensino no módulo EJA, porém, a ideia de integrar à educação profissional ainda em 2019 não consigo observar. Ao que percebo, vejo, uma formação rápida de alguns alunos, mas ensino raso e fraco, além disso já em 2019 poderia haver algum estímulo do Governo para que esses alunos do EJA saíssem da escola para um emprego. Muitos dos que concluem o módulo EJA ainda continuam desempregados.
Fato é, jovens e adultos aumentam seu baixo nível de escolaridade, por meio do acesso à educação, mas, infelizmente ainda não vejo um auxílio do Governo para encaminhar esse recém-formados do Ensino Médio para algum tipo de trabalho.
Talvez até 2024 o Governo tome algumas atitudes para que a situação precária de algumas escolas mude, mas até então só vemos bloqueios e cortes na educação, dessa forma acho difícil essas metas serem cumpridas de maneira exata.
Referencias:
BRANDÂO, Carlos da Fonseca. Os Desafios do novo Plano Nacional de Educação: PNE – Lei Nº 13.005-14 Comentários sobre suas metas. São Paulo: Avercamp. 2014.

Continue navegando