Buscar

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tema: Explorando o mundo das sensações
Objetivos das experiências com as crianças:
· Estimular o contato das crianças com experiências sensoriais, desenvolvendo suas percepções para os cincos sentidos.
· Enriquecer o repertório com múltiplas linguagens;
· Proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através das atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais.
Justificativa:
 
As práticas pedagógicas, especialmente na Educação Infantil, devem garantir experiências de com sensações, possibilitando a criança a brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Assim como, garantir que as crianças possam ter a oportunidades de experimentar o novo. 
O conhecimento de si e do mundo devem ser por meio das experiências sensoriais, e as múltiplas linguagens como a música, arte, poesia, dança e literatura. Representar experiências observadas e vividas por meio do movimento pode se transformar-se em uma atividade bastante divertida e significativa para as crianças. Em 1998 temos a divulgação do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) que destaca como funções das instituições de Educação Infantil:
[…] favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for esse ambiente, mais ele lhes possibilitará a ampliação de conhecimentos acerca de si mesmas, dos outros e do meio em que vivem (BRASIL, 1998, p. 15).
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil, reconhecemos a necessidade de propor as crianças o contato com novas experiências.
[...], a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano. (BRASIL, 2016, p.41)
Através dos cinco sentidos é possível interagir com o mundo ao nosso redor, promovendo experiências sensoriais, entretanto, o movimento e as experiências sensoriais são parte integrantes do desenvolvimento integral da criança. Nossa proposta é oferecer situações desafiadoras, que possibilitem o ampliando suas capacidades.
Vivências prováveis:
a) Experiências sensoriais: tapete sensorial, bacia com água gelada, bolinhas de gel que crescem na água, areia colorida, “chuveiro de papel crepom”, explorar plástico bolha;
b) Experimentar e brincar com frutas e legumes nas mais diversas texturas. Brincar de carimbar
c) Brincar e modelar com papel mache, argila e massinha de modelar;
d) Experiências com xilogravura com base de isopor.
e) Exploração de instrumentos musicais.
Avaliação: Avaliaremos o envolvimento das crianças na realização das atividades propostas sensoriais e lúdicas, observando se foram autônomas e pesquisadoras e participativas.
Referencia:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular Comum Curricular. 2ª versão revista Ministério da Educação/Consed/UNDIME, abril 2016, Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em 08 de out. de 2018.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: DF: MEC/SEF, 1998. v. 3.
1º Plano de Vivência
Dia: 05/11/2018
· 13:00 h-Acolhida das crianças, com brincadeira de “Faz de Conta de Casinha”, com boneca, banheira, rede, cozinha e lavar roupa, sementes, pedras e potes. Com o espaço organizado, as crianças poderão brincar de dar banho nas bonecas, colocar para dormir na rede e fazer lanche no lado externo.
· 13h30- Café da tarde
· 14:00 h- Continuação das brincadeiras no parque e gramado;
· 15:00-h- Contação da história “Quem tem medo de monstros” de Ruth Rocha, com apoio de dedoches.
· 15h30- Jantar.
· 16:00 h – Brincadeiras Sandra e Vitória.
2º Plano de Vivência
Dia: 07/11/2018
· 13:00 h-Acolhida: Brincar de faz de conta; em uma floresta encantada.
· 13h30- Café da tarde
· 14:00 h- Contação da história em cordel; “Marmelo, o jacaré banguelo” com apoio de personagens construídos de papel machê;
Experiências com papel machê. Musicalização forró para crianças: o Cheiro da Carolina de Luiz Gonzaga e Carimbó.
· 15h30- Brincadeiras com (Sandra e Vitória)
· 16:00 h – Jantar
3º Plano de Vivência; 06/11/2018
· 13:00 h- Acolhida: Brincadeiras com instrumentos musicais feitos de materiais recicláveis: castanhola de papelão e tambor de lata de leite ninho com diversas texturas como balão, papel e tecido.
· 13h30- Café da tarde
· 14:00 h- Brincadeiras com Sandra e Vitória
· 14h30- Leitura da obra: Quero colo! De Stela Barbieri e Fernando Vilela;
· 15:00 h – Experiências com xilogravura;
· 15:30- Brincadeiras musicadas com cd “Criançeiras Mário Quintana.
· 16:00 h – Jantar
1

Continue navegando