Buscar

PROVA ENTOMOLOGIA - Remota 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: ENTOMOLOGIA GERAL
	
	
	CURSO: AGRONOMIA 
	EXAME
	Nota:
	
	
	ALUNO:
	5º Período
	
	
	
	PROFESSOR: SÉRGIO MONTEZE ALVES
	 17/05/2020
	
	
	Dê respostas completas. Redija suas respostas à caneta: tinta azul ou preta, com letra legível e evite rasuras. Não é permitido o uso de corretivo. Para uma possível revisão, é necessário que todas as instruções acima tenham sido seguidas.
1) Os insetos possuem uma estrutura externa denominada de exoesqueleto que é de suma importância para os insetos. Cite a principal função do exoesqueleto para inseto?
O exoesqueleto é uma estrutura rígida e espessa presente nos artrópodes e sua principal função e o de proteção. Protege o corpo do animal de choques mecânicos e substancias químicas.
2) Uma das principais funções de um engenheiro agrônomo é impedir que insetos praga se desenvolvam nas lavouras, evitando assim que insetos causem danos ao produtor. Nesse contexto quais as principais características que diferenciam insetos de outros organismos?
Os insetos têm exoesqueleto resistente, pernas articuladas, músculos desenvolvidos e as principais características que diferenciam esse grupo dos demais são: Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; Três pares de pernas; Dois pares de asas que estão presentes na maioria das espécies; Um par de antenas; Um par de olhos compostos; Peças bucais aparentes.
3) Diferencie e explique detalhadamente as principais diferenças entre o Aparelho Bucal Lambedor de Aparelho Bucal Sugador Maxilar, e de exemplos de insetos a que pertencem. 
O aparelho bucal lambedor tem as maxilas alongadas, o lábio é distensível e funciona como uma língua que lambe o néctar e líquidos. Presentes nas abelhas.
O aparelho bucal sugador maxilar, também chamada de espirotromba, tem maxila alongada e ao se juntar forma um espiral, tem função de sucção. Presentes nas mariposas e borboletas.
4) A cutícula é uma parte muito importante do exoesqueleto, sendo de vital importância para os insetos. Devido a essa grande importância diga qual a principais funções da cutícula explicando detalhadamente a função de cada uma delas?
A cutícula é o material secretado pelas células epidérmicas e depositado na superfície externa, onde se solidifica para formar o exoesqueleto. Ela determina a forma, impermeabiliza e evita a perda de agua do inseto. 
Divisão da cutícula:
Epicutícula - funciona como uma barreira à perda de agua por evaporação geral através do tegumento, especialmente durante a ecdise.
Procutícula – é dividida em exocutícula (mais externa, é escura, rígida e dura. É responsável pela resistência de agressões físicas) e endocutícula (mais interna, mole, elástica e semitransparente). É a presença de quitina e proteína no exoesqueleto que confere dureza e rigidez no inseto.
5) Em um determinado dia, o senhor José, produtor da zona rural de Vilhena te procura para tirar algumas dúvidas e diz que ouviu em um programa de televisão alguns termos que não conhecia e ficou curioso, então ele te pede para esclarecer alguns temas como Entomologia, coloração aposemática e mimetismo batesiano. Como você definiria esses termos para o senhor José? 
Entomologia é a ciência que estuda os insetos.
Coloração aposemática é a coloração que causa alerta. Esse termo é usado em insetos perigosos, eles têm coloração vibrante. Exemplo pode ser uma lagarta que causa queimadura na pele, é muito colorida.
Mimetismo batesiano é o termo usado para animais que desenvolvem características para se parecer com outro animal repugnante, usando isso para se proteger da predação.
6) As antenas para um inseto são de suma importância em diversos aspectos, geralmente se apresentam como um par de apêndices segmentados, situadas entre ou abaixo dos olhos compostos. Devido a importância desse segmento, diga sua principal (is) função (es), bem como analise a figura abaixo e nomeie as estruturas indicadas por 1,2 e 3.
As principais funções das antenas são: tátil, olfato, usadas no acasalamento (em algumas espécies), reter bolha de ar e em alguns casos é auditiva.
1. Escapo
2. Pedicelo
3. Flagelo 
7) O exo e o endoesqueleto dos insetos desempenham um importante papel na estruturação e proteção dos mesmos. De acordo com a figura abaixo identifique quais as estruturas estão indicadas pelas letras A, B, C, D e E respectivamente e diga sua principal função.
A. Epicutícula - funciona como uma barreira à perda de agua por evaporação geral através do tegumento, especialmente durante a ecdise.
B. Exocutícula - mais externa, é escura, rígida e dura. É responsável pela resistência de agressões físicas.
C. Endocutícula - mais interna, mole, elástica e semitransparente. Forma membranas intersegmentada. 
D. Epiderme - é responsável pela formação de toda a cutícula.
E. Membrana basal - é uma camada de polissacarídeo, secretada por hemócitos. Separa a epiderme do hemolece.
8) Os insetos são os seres melhor se adaptaram aos mais variados tipos de ambientes no planeta. Um fator que ajudou nessa adaptação foram as modificações ocorridas em suas patas que os tornaram ainda mais aptos. Nesse contexto cite 4 tipos de adaptações nas patas e suas principais características. 
Saltatórias - apresentam fêmur e tíbia bastante desenvolvidos e alongados, servem de alavanca para impulsionar para frente aos saltos. Ex: gafanhotos, grilos, esperanças.
Ambulatórias - não apresentam nenhum a modificação especial em suas partes. Presentes em quase todos os insetos, sendo adaptados para andar e/ou correr.
Raptadoras- fêmur e tíbia são extremamente adaptados para apreensão de presas, apresentando muitos espinhos e dentes auxiliares. Ex: louva-a-deus.
Fossoriais – pernas anteriores de insetos com hábito subterrâneo. Ex: paquinhas.
9) Os insetos possuem várias modificações morfológicas que os permitem sobreviver de forma muito eficiente em diversos ambientes. Dentre essas modificações estão as do aparelho bucal. Nesse contexto cite as modificações na posição das peças bucais que ocorrem nos insetos explicando cada um deles.
Hipognatos – as peças que formam o aparelho bucal ficam voltadas para região ventral da cabeça. Ex: formigas e gafanhotos.
Prógnato – as peças que formam o aparelho bucal ficam voltadas para frente da região anterior da cabeça. Ex: cupim e tesourinha.
Opistognato – as peças que formam o aparelho bucal ficam voltadas para baixo e posicionadas paralelamente ao plano ventral do animal. Ex: 
10) As antenas são órgãos muito importantes para qualquer inseto. Hoje temos catalogados 18 tipos de antenas. Cite 7 tipos e sua principal característica.
Antena moniliforme: segmentos arredondados. Ex: cupins.
Antena aristada: flagelo com um único antenomero globoso e com um pelo (arista). Ex: mosca doméstica.
Antena capitada: semelhante a clavada, mas com o ultimo antenômero mais dilatado.
Antena clavada: o flagelo possui uma dilatação, parecida com uma clava. Ex: borboletas.
Antena fusiforme: parecida com a clavada, mas sua extremidade final tem formato de fuso.
Antena lamelada: os três últimos antenômeros são expandidos em forma de laminas que se sobrepõem.
Antena furcada: o flagelo é subdividido em formato de Y. Ex: Tabanidae

Continue navegando