Buscar

introducao a odontologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ODONTOLOGIA 
Nome dos componentes do grupo: 
Data: 
Questão 1 (1,5pontos)-construir uma linha do tempo onde deve constar:
a) Os primórdios da Odontologia -os registros mais antigos datam de qual época?
b) Evolução da Arte Dentária – mencionar os principais fatos e determinantes para a consolidação da profissão situando-os nas duas fases: pré-científica e científica
História da profissionalização na Odontologia (mundial e brasileira)
Achados arqueológicos dão conta que, já se procedera procedimentos cirúrgicos; em uma mandíbula, duas perfurações abaixo das raízes do primeiro molar inferior mostram que ali ocorrera drenagem de um abscesso dentário. 
Três eventos importantes, todos nos Estados Unidos da América: a fundação da Society of Dental Surgeons em Nova York; a criação da primeira escola especializada na prática dental da América, a Escola de Odontologia de Baltimore; a publicação do primeiro jornal especializado, The American Journal of Dental Science. 
A fase científica da Odontologia é realmente descortinada com Pierre Fauchard, considerado o “Pai da Odontologia”, iniciando sua carreira como cirurgião e dedicando-se, em seguida, integralmente a Odontologia.
No Brasil, a odontologia começou a ser praticada por Barbeiros Cirurgiões, porém sob licença especial de Cirurgião-Mor (com 2 anos de experiência).
	1600
0
1800
1700
-2750 a.C
1808 a 1865
1782
1627/1629
-1200 a.C
-4 a.C
-3500 a.C
-Surge a primeira legislação portuguesa referente à Odontologia, a Carta Régia de Portugal, de 09 de Novembro de 1629, regularizando a prática da arte dentária, sendo instituída uma multa de dois mil réis às pessoas que “tirassem dentes” sem licença e, pela primeira vez citando a “classe profissional” dos barbeiros.
1500
Posteriormente, com a vinda da corte de Portugal para o Brasil em 22 de Janeiro de 1808, ocorre um surto de progresso nas mais diversas áreas, dentre elas a Odontologia. Cria-se, em 18 de Fevereiro de 1808, a Escola de Cirurgia da Bahia, a extinção da Real Junta do Protomedicato, em 07 de Janeiro de 1809, retornando o controle das licenças para o Físico-Mor e para o Cirurgião-Mor; expedição, em 15 de Fevereiro de 1811, da primeira Carta de Dentista no Brasil em nome de Pedro Martins de Moura (português) e, em 23 de julho 1811, em nome de um brasileiro, Sebastian Fernandez; os dentistas franceses se destacaram de 1820 a 1850, porém, a partir de 1840, começam a chegar dentistas dos Estados Unidos da América, principalmente durante o período referente à Guerra da Secessão (1861-1865), os quais rapidamente passam a suplantar os franceses.
A odontologia nasceu na Pré-História, na Mesopotâmia. Onde é possível observar, nas inscrições da época uma menção do que seria o verme responsável pela destruição da estrutura dentária, o gusano dentário.
.
Formação da Arte Dentária Romana, há a colaboração grega e egípcia, sendo de notável importância a Lei das XII Tábuas
Da idade do ferro até os anos de 1900 o índice de cárie cresceu exponencialmente, tendo um grande “boom” nos anos de 1800.
Surgem as publicações, onde são exploradas questões sobre a Odontologia e sua relação com outras afecções, bem como o conhecimento do corpo humano através dos grandes anatomistas. E, dentro deste contexto, a Europa foi considerada o berço da Odontologia.
Um fato de notável importância no período foi a extinção dos cargos de Cirurgião-Mor e Físico-Mor para a criação da Real Junta de Protomedicato, pela Rainha de Portugal, D. Maria I, em 17 de Junho de 1782.
A frota de Pedro Álvares Cabral veio o cirurgião Mestre João, sendo que, ao desembarcarem no litoral da Bahia em 1500, os portugueses já traziam da Europa técnicas curativas e de extração dentária.
 2000
 1951
 1951
 1933
 1879 a 1881
Além disso, a Odontologia brasileira chega ao final do século XX carregando uma impostergável contradição: apesar da evolução técnica que a área experimentou, seus alcances sociais continuam sendo mínimos, o que torna cientificamente questionável sua prática.
A partir desse desenvolvimento tecnológico e cultural, começam a surgir os primeiros passos para se estabelecer a formação em Odontologia. -Em 19 de Abril de 1879, o artigo 24 do Decreto nº 7.247 determinava18: “A cada uma das faculdades de Medicina ficam anexos: uma Escola de Farmácia, um Curso de Obstetrícia e Ginecologia e um outro de Cirurgia Dentária” -O Decreto nº 8.024, de 12 de Março de 1881, no artigo 94 do Regulamento para os Exames das Faculdades de Medicina diz: “Os cirurgiões-dentistas que quiserem se habilitar para o exercício de sua profissão passarão por duas séries de exames: o primeiro de anatomia, fisiologia, histologia e higiene, em suas aplicações à arte dentária. O outro, de operações e próteses dentárias.”
A próxima etapa de evolução profissional foi a instituição do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Odontologia, através da Lei nº 4.324, em 14 de Abril de 1964. Três anos depois de sua criação, os Conselhos ainda não haviam sido instalados devido aos desentendimentos entre as várias facções da classe odontológica. Passa a Odontologia a ser, definitivamente, uma profissão, isto é, uma atividade especializada, de caráter permanente, em que se desdobra o trabalho total realizado em uma sociedade
 Sendo assim surge, finalmente, a primeira regulamentação do exercício profissional da Odontologia através da Lei nº 1.314, de 17 de Janeiro de 1951.
- 04 de Dezembro de 1933 foi expedido o Decreto nº 23.540, o qual fixava a data de 30 de Junho de 1934 como a data limite para a concessão de licença aos práticos em exercício, denotando as primeiras medidas efetivas para a monopolização do exercício da Odontologia pelos portadores de diploma de curso superior. Sendo assim surge, finalmente, a primeira regulamentação do exercício profissional da Odontologia através da Lei nº 1.314, de 17 de Janeiro de 1951.
Questão 2 (1 ponto)-O termo “profissão” tem sido discutido e definido por inúmeros autores e, apesar das controvérsias em torno de seu conceito, em geral, alguns atributos profissionais são compartilhados entre os estudiosos de profissões. De acordo com o texto de Carvalho quais as principais características de uma profissão?
· De acordo com o texto de Carvalho, as principais características de uma profissão são: a ocupação integral de seus membros, a existência de aparatos institucionais de auto-regulação, o treinamento padronizado em habilidades e conhecimentos esotéricos, os status e a autonomia.
Questão 3 – (0,5 ponto)-Relacione as diferentes denominações que eram dadas às pessoas que atuavam na cavidade bucal. 
· Durante a história da Odontologia inúmera denominações foram dadas para aqueles que efetuavam procedimentos na cavidade bucal. Na Mesopotâmia, na Grécia Antiga e no Império Romano somente médicos podiam fazer tais procedimentos. Ao passar da historia, alguns dentistas práticos que atuavam em locais sem a devida higienização foram surgindo para atender as classes menos favorecidas das populações, nesses, a maioria eram Barbeiros que receberam o nome de Barbeiros-Cirurgiões. Posteriormente, com a fundação da Society Dental Surgeons, nos E.U. A, e depois a fundação da Sociedade de Cirurgiões Dentistas, no Brasil, foi regulamentada a atuação exclusiva de dentista graduados, com penalidades aos dentistas práticos.
Questão 4 –(1 ponto)Pesquise e insira no exercício notícias de jornal ou tiradas da internet sobre exercício ilegal da profissão.
Falso dentista é preso por exercício ilegal da profissão
O técnico em prótese dentária e em saúde bucal exercia funções específicas de um dentista profissional; o homem atendia em três prefeituras de Minas Gerais
Um técnico em saúde bucal foi detido na tarde desta quinta-feira (9) por exercer ilegalmente as funções de dentista em um posto de saúde de Carmo da Mata, no Centro-Oeste de Minas de Gerais.
Após uma denúncia anônima, militares da Polícia Militar(PM) e um fiscal do Conselho Regional de Odontologia (CRO) foram ao centro de saúde e autuaram em flagrante o homem.
Segundo o fiscal, o homem estaria exercendo algumas funções que não correspondem às atribuições de um técnico em saúde bucal e técnico em próteses dentárias - cargos que o profissional é registrado - como atender e receitar dentaduras aos pacientes.
No momento em que o profissional foi flagrado, cerca de dez pessoas aguardavam atendimento. Ainda de acordo com o fiscal, algumas testemunhas disseram que o homem também atende de forma ilegal nas prefeituras de Carmópolis de Minas e em Cláudio.
Segundo o artigo 282 do Código Penal, se condenado por exercício ilegal da profissão, o homem pode cumprir pena de até dois anos de reclusão.
Outro lado
Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Carmo da Mata divulgou uma nota em que contesta a denúncia feita pelo CRO. Conforme o município, o servidor alvo da operação faz parte do quadro de funcionários, aprovado em processo seletivo no início de 2017, para o cargo de "Técnico de Saúde Bucal". 
"O senhor Leonardo Rodrigues Piassi possui cursos dentro da área odontológica, sendo eles: Auxiliar de Saúde Bucal (ASB); Técnico em Prótese Dentária, formado há 20 anos; Técnico em Saúde Bucal (TSB) e Especialista Técnico em Prótese Dentária, todos com registros nos Conselhos Regional e Federal de Odontologia", completa a prefeitura. 
Ainda de acordo com a nota, não existe a função de Coordenador de Saúde Bucal na relação de cargos da prefeitura. Com isso, o servidor não exerceria essa função. "No momento da abordagem realizada pelo CRO-MG para averiguar a denúncia recebida – efetuada em um Posto da Saúde da Família (PSF) – o servidor estava exercendo a função de Técnico de Saúde Bucal que, inclusive, possui a prerrogativa de atender ao paciente, juntamente com o dentista responsável – que estava presente – dentro do consultório", completa o texto.
Segundo a Prefeitura, o servidor ainda estaria de acordo com Ato Normativo do Conselho Federal de Odontologia que diz que “art.4º. O técnico especialista em prótese removível total e parcial tem como objetivos a confecção de dentes parcial ou totalmente perdidos, visando a reconstrução de prótese total ou parcial que venha atender solicitações clínicas e laboratoriais, devolvendo ao paciente suas funções mastigatórias, orais, estéticas, estomatognásticas e sociais”.
Ainda, “compete ao técnico especialista em prótese total e parcial removível: auxiliar em diagnóstico e executar a confecção de prótese total e parcial”. "A nomenclatura 'Dentista Prático', utilizada por alguns veículos de imprensa e pelo conselho é utilizada para quem não possui nenhum curso da área odontológica e não possui nenhum registro no conselho, o que não vem ao caso do servidor", continua. 
As informações de suspeitas levantadas pelo CRO-MG serão apuradas pela Prefeitura de Carmo da Mata e, se encontradas irregularidades, as providências cabíveis serão tomadas. "A prefeitura ainda acrescenta que confia em seu funcionalismo para que todos os serviços sejam realizados em sua totalidade, honestidade e idoneidade a todos cidadãos e, ao lado da população, é contrária a qualquer ação irregular que possa ser iniciada em seu âmbito", finaliza.
https://www.otempo.com.br/cidades/falso-dentista-%C3%A9-preso-por-exerc%C3%ADcio-ilegal-da-profiss%C3%A3o-1.1540809
Questão 5 (1 ponto) – Qual é o perfil de profissional que se busca formar na PUC Minas?
· É objetivo do curso formar um bacharel em Odontologia ciente da realidade social, com capacidade técnica e científica, atitude ética e política, correspondendo às demandas dos diversos extratos sociais e também do mercado de trabalho e que seja capaz de interagir com outras áreas de conhecimento. O bacharel em Odontologia também será capaz de identificar os problemas de saúde/doença bucal do seu país, discutir estratégias e propor linhas de ação e métodos que permitam a construção de uma saúde de base coletiva. É também objetivo do curso formar pessoas que saibam encontrar informações necessárias para atuar baseado em evidências científicas e na capacidade de discernimento ético e sensibilidade social.

Outros materiais