Buscar

PERGUNTAS DISPARADORAS INTRODUÇÃO A ODONTOLOGIA NP3- SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminário Interdisciplinar NP3
Parte 2: Perguntas disparadoras 
Nome: Ana Gisele da Silva Oliveira
Curso: Odontologia
Turno : Manhã/ 1° semestre
Disciplina: Introdução a Odontologia
 
1. A Sra. Lúcia apresenta em seu histórico de saúde um quadro de cirrose hepática ocasionada por infecção por hepatite B e alcoolismo. Qual a relação do quadro de saúde da paciente com possíveis riscos ocupacionais para os cirurgiões-dentistas que a atenderem? Como esses riscos ocupacionais podem ser prevenidos?
A hepatite B, é uma doença viral que pode ser transmitida através de fluidos corporais infectados, fazendo com que o profissional fique exposto pois trata diretamente com esses fluidos que podem está contaminados ou não com esse antígeno. A vacina da Hepatite B, está entre as mais importantes para o cirurgião-dentista, deve feita em três doses em períodos de zero, um e seis meses de intervalo
Para minimizar, prevenir ou reduzir estes riscos, é necessária a adoção de medidas de precauções-padrão como, utilizar equipamentos de proteção individual – EPIs, lavar as mãos antes e após o contato com o paciente, manipular com cuidado materiais perfurocortante,transferir os materiais e artigos durante o trabalho a quatro mãos utilizando-se de uma bandeja, descontaminação das superfícies com desinfetantes preconizados pelo Controle de Infecção, não tocar em objetos após a paramentação entre outros.
2. Seria conduta ética um cirurgião-dentista negar tratamento odontológico à Sra. Lúcia por ela ser portadora de hepatite B para que ele não se contamine ou contamine seus outros pacientes? Justifique.
A bioética é bastante utilizada como referência para regular as decisões e as condutas, a recusa do atendimento a paciente por motivos de doença, raça, ou ordem social, a fere um dos princípios da bioética, o quarto princípio bioético, o da justiça, que requer imparcialidade na distribuição dos benefícios e serviços de saúde, pois os pacientes devem ser tratados igualmente.
O cirurgião-dentista tem a obrigação de tratar e atender estes pacientes, respeitando as questões éticas, legais e sociais, constituindo-se atitude discriminatória a recusa de atendimento que leva em consideração unicamente o status patológico do paciente, estando o profissional sujeito às penas previstas não só pelos conselhos profissionais, mas também pelos foros cível e criminal.

Continue navegando