Buscar

Questões sobre Biofísica

Prévia do material em texto

QUESTÕES
1. Qual a importância biológica da água?
 	A água é o nosso solvente universal, ou seja, a mesma tem solubilidade com todos os componentes polares, auxiliando nas reações químicas, por ser uma molécula com presença de ligações covalentes a mesma pode alterar seu estado físico, o que contribui para diversos fatores bióticos, sendo um exemplo a manutenção do clima no planeta com as chuvas(líquido) e as geleiras(sólido). Dessa maneira outra contribuição da água é a termorregulação dos corpos vivos, .por outro lado a falta dela no organismo pode causar insuficiência renal, diminuição de proteínas do plasma , desidratação evoluindo para lise celular e morte. 
2. Estabeleça a relação entre água e entropia de biossistemas.
	A entropia segundo a termodinâmica é a tendência à desorganização do sistema, a água é um componente que possui três estados físicos, ou seja se esses estados não tiverem em organização pode ocorrer uma desregulação nos biossistema, sendo assim a quantidade de água, sólida, líquida e gasosa deve esta de acordo com equilibro que propicia equilíbrios em fatores como, mudanças climáticas e chuvas, porque caso isso não aconteça teremos uma desestabilização em todo o ambiente. É um fator que devemos nos atentar, pois como já mencionado a água possui diferentes formas e um grau de organização limitado. 
3. Conceitue solução e descreva seus componentes.
Podemos definir solução como “Soluções são sistemas homogêneos formados pela mistura de duas ou mais substâncias” ou seja, a solução terá dois compostos principais, um chamamos de soluto, outro denominaremos de solvente. Por definição soluto é aquilo que se encontra em menor quantidade e tem a capacidade de se dissolver já o solvente é encontrado em maior escala que o anterior e o dissolve.
4. Descreva as propriedades das soluções: saturação, concentração e diluição.
Solução Saturação: pode ser definida como uma solução que contém uma quantidade de soluto superior a solubilidade a uma dada.
Concentração: quando a quantidade de soluto é grande em relação à de solvente, ou seja, a solução não se encontra dissolvida
Diluição:a quantidade de soluto é muito pequena em relação à de solvente, sendo assim, a solução se encontra completamente diluída.
5. Diferencie: concentração de moléculas de concentração de partículas.
	Concentração de moléculas: Concentração molar/molaridade ou quantidade de soluto, em mol, dissolvidos num volume de solução em litros
Concentração de partículas:O cálculo do número de partículas em uma solução é um aspecto fundamental para mensurarmos o efeito coligativo (osmoscopia, crioscopia, ebulioscopia e tonoscopia) provocado pela adição de um soluto a um determinado solvente
6. Conceituar osmol, estrutural e operacionalmente.
Osmol: pode ser definido como o peso molecular (ou massa molecular) de um mol (molécula-grama) de soluto osmoticamente ativo.
7. Conceituar normalidade e equivalente.
Normalidade:relação entre o equivalente-grama do soluto e o volume da solução
Equivalência: gramas de soluto 
8. Descreva e exemplifique os métodos de comparação de soluções: molaridade, osmolaridade e normalidade.
Molaridade:Concentração molar, compara o número de moléculas-grama de soluto por quilograma de solvente ..
Osmolaridade: Concentração de partículas; maior que concentração de moléculas
Normalidade: É a relação entre o número de equivalentes-grama do soluto e o volume da solução em litros.
9. O que são suspensões?
A suspensão é uma mistura heterogênea,ou seja, temos mais de uma fase, apresenta um sólido distribuído em um líquido. O sólido não pode se dissolver no líquido porque se não deixará de ser uma suspensão.
10. Quais são os componentes de uma suspensão?
A suspensão é composta por uma parte sólida( grande aglomerado de átomos) e uma parte não sólida. Exemplo areia em água. 
11. Conceitue e descreva a funcionalidade de: dispersão, emulsão, aerossol, espuma, umectantes, surfactantes e detergentes.
Dispersão:Toda mistura pode ser chamada de dispersão, podemos dessa maneira classificar três tipos de dispersões, as líquidas, coloidais e suspensões. Um exemplo de dispersão é a fumaça negra.
Emulsão:é uma dispersão coloidal de dois líquidos que não se misturam, uma exemplo é o leite.
Aerossol: é uma dispersão coloidal que pode ser classificado em duas categorias, o aerossol líquido que é a mistura de um líquido com um gás, exemplo, a neblina e temos o aerossol sólido que é um sólido disperso em gás, exemplo, fumaça. 
Espuma: é uma dispersão coloidal que pode ser classificado em dois parâmetros: espuma líquida, que é um gás disperso em líquido,exemplo, chantilly e espuma sólida, que é gás disperso em sólido, exemplo, pedra-pomes.
Umectante: São substâncias hidrofílicas,ou seja, suas moléculas são aquelas que possuem afinidade com a água
Surfactante: São substâncias polares (água) quanto com as apolares (sujeira) devido a sua conformação da cadeia química.
Detergentes: São substâncias de região apolar, formada por uma longa sequência de hidrocarboneto, e uma região polar, que apresenta funções orgânicas.
12. Conceitue osmose e mecanismo de pressão osmótica.
	A osmose é a passagem de solvente por uma membrana semipermeável, seu mecanismo de ação funciona da seguinte maneira de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado, em contrapartida a pressão osmótica é o fator responsável de evitar que a osmose ocorra, seu mecanismo de ação é nomeado no próprio título, a mesma exerce uma pressão sobre a membrana o que impede a entrada de solvente. 
13. Descreva as relações entre difusão, osmose e tônus em sistemas biológicos.
	A relação entre difusão, osmose e tônus em relação a sistemas biológicas é a capacidade de permeabilidade seletiva em diferentes concentrações e a movimentação de solvente de acordo com as necessidades químicas da situação,exemplo, graças a tonicidade de um sistema podemos fazer difusão de gases, nutrientes e até medicamentos. 
14. Conceituar ácidos, bases e sais.
	Podemos classificar as funções inorgânicas, ácidos, bases e sais da seguinte maneira:
Ácidos: são substâncias que, em meio aquoso, sofrem ionização e liberam o cátion H+. podemos classificá-los em fortes ou fracos, dependo do seu grau de ionização.
Bases: são substâncias que sofrem dissociação em meio aquoso, liberando cátions e o ânion hidróxido OH–. Podemos classificá-las como fortes ou fracas, dependendo do seu grau de dissociação.
Sais: são substâncias parecidas com os ácidos e as bases, pois liberam íons em contato com a água. São formados a partir da neutralização de um ácido por uma base,é um composto feito de um ânion e um cátion diferentes de H+ e OH–.
15. Conceituar ácidos fracos e fortes, definindo efeito ácido.
	Para conceituar se um ácido é forte ou fraco, é necessário analisar a relação entre o número de moléculas ionizadas e o número total de moléculas dissolvidas. Dessa maneira podemos afirmar que um ácido forte é aquele que tem quantidade igual ou acima de 50% de suas moléculas ionizadas em meio aquoso, já o ácido fraco é aquele que a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas.
16. Conceituar bases fracas e fortes, definindo efeito básico.
Para conceituar se uma base é forte ou fraca, é necessário saber a capacidade que elas apresentam de sofrer dissociação quando adicionadas à água, dessa maneira uma base fraca é quando dificilmente sofre dissociação em água, já uma base forte é aquela sofre dissociação ,liberação de cátions e ânion, com maior facilidade.
17. Conceitue pH, indicador de pH e escalone pH.
	Podemos conceituar pH como é uma escala numérica utilizada para especificar a acidez ou basicidade de uma solução aquosa, essa escala é numerada de 1 a 14, sendo, 1 ao 6 ácido, 7 neutro e 8 a 14 básico . Já os indicadores de pH são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução.
18. O que é preciso para modificar o pH da água com ácidos, bases e sais?
Primeiramente se deve medir e de acordo com a necessidade podemos acrescentar ou retirar moléculasde H+ e OH–.
19. Descreva as mudanças de pH em soluções tamponadas e não tamponadas.
A solução tampão não permite que a substância mude de PH bruscamente, isso significa que em soluções não tamponadas quando acrescentamos certa quantidade de H+ ela ir sofrer mudança no seu ph a transformando em bem mais ácida, já em soluções tamponadas seu ph sempre vai ser equivalente ao ph de quando foi adicionado o tampão , tendo pouca variação.
20. Conceitue efeito tampão.
Solução tampão é uma solução aquosa capaz de resistir a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados, ou seja,o efeito tampão é a ausência de variação de pH ou pOH.
21. Descreva o uso do indicador de pH para determinar pH e titulação de soluções
	Os indicadores ácido-base são substâncias naturais ou sintéticas que têm a propriedade de mudarem de cor em função do pH do meio, um exemplo é a fenolftaleína que é um indicador líquido que fica incolor em meio ácido e rosa intenso em meio básico.
22. Conceituar redutor e oxidante.
Redutor: provoca a redução de agentes oxidantes, ou seja, perde elétrons e seu NOX aumenta.
Oxidante: provoca a oxidação do agente redutor, ou seja recebe elétrons e seu NOX diminui .
23. Conceituar o mecanismo redox.
Mecanismo redox são as reações de transferência de elétrons, tais transferências se produz entre um conjunto de espécies químicas, um oxidante e um redutor.
24. Conceitue: entropia, entalpia, exergônica, endergônica, exotérmica, endotérmica.
Entropia: Grau de tendência à desordem de um sistema;
Entalpia:Quantidade de energia de uma determinada reação;
Exergônica: Um sistema de liberar energia;
Endergônica: Um sistema de captar energia;
Exotérmico: Sistema que libera calor;
Endotérmico: Um sistema que capta calor .
25. Conceitue termodinâmica e descreva sua importância na medicina veterinária.
A termodinâmica é estudo dos processos em que há transformação de energia e o comportamento dos corpos em relação isso, na medicina veterinária a termodinâmica vai ter diversas aplicações como o estudo do comportamento das células (bioenergética) de acordo com os princípios físicos até a aplicação da mesma em aparelhos de alta tecnologia.
Podemos exemplificar da seguinte maneira: a segunda lei da termodinâmica diz que qualquer sistema físico tem uma tendência à desordem , isso explica porque a célula animal tem que está em constante luta para a permanência da homeostase.

Continue navegando