Buscar

Treliças: Princípio, Vantagens e Desvantagens

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A utilização da treliça, como utilizar treliças, o princípio de funcionamento, as vantagens e as desvantagens
As treliças constituem-se de elementos delgados que são unidos pelos nós. Uma geometria estável de base triangular é formada podendo ser isostática ou hiperestática. As cargas sobre as treliças são aplicadas nos nós. O formato triangular é o menor tamanho de uma treliça simples; são compostas de pequenas vigas que suportam um grande peso em relação e vencem longas distâncias, ocorre-se então os esforços de tração e compressão simples.
A estrutura de uma obra se torna eficaz devido a altura de uma treliça, pois é possível vencer vãos maiores do que aqueles que podem ser vencidos com uma viga. 
No mesmo plano existem treliças planares ou lineares. As treliças que são ligadas em suas extremidades de forma simples são chamadas de tridimensionais ou espaciais. Já a treliça isostática o somatório de todas as forças horizontais e verticais deve ser igual a zero, ou seja, é a condição para que qualquer um dos nós permanecer estático. 
As treliças podem ser aplicadas em aeroportos, palcos, pontes, estádios de futebol, arcos e telhados, torres de energia elétrica, montanha-russa, sinalização, roda gigante, torres, painel publicitário, residências, prédios e no geral em obras de engenharia civil de pequena, média e grande porte.
No BANZO INFERIOR a esforço aplicado é a COMPRESSÃO. No BANZO SUPERIOR e na MONTANTE o esforço aplicado é a TRAÇÃO. Já na DIAGONAL o esforço é a COMPRESSÃO. 
As treliças podem ser classificadas do ponto de vista do cálculo estático em:
Sistema móvel se b < 2n; Treliça hiperestática se b > 2n e treliça isostática se b = 2n. Os cálculos a serem realizados é analisado pelo método dos nós, método das seções ou método da planilha eletrônica. 
Os materiais utilizados numa treliça podem ser: aço, ferro, madeira, alumínio. As vantagens da treliça são baseadas na praticidade e segurança. Onde os elementos pré-moldados tem a função de agilizar a execução da obra. As treliças oferecem leveza, fácil manuseio e economia na construção. Além disso, reduzem o aparecimento de fissuras, pois há maior aderência entre as vigotas e o concreto do capeamento. Como a treliça absorve o peso e impacto, ela garante a aderência perfeita ao concreto. Assim, a estrutura não é sobrecarregada, proporcionando uma eficácia maior em comparação à utilização apenas de concreto, além de maior segurança. A desvantagem é que as treliças ocupam uma grande quantidade de espaço em relação às pontes de vigas, e em alguns casos podem servir de distração para os motoristas.

Continue navegando