Buscar

PARADA PARA PRATICA 01 FINANCAS PESSOAIS

Prévia do material em texto

José Antônio é funcionário de uma montadora de carros recentemente instalada em sua cidade. Está animado com o emprego novo e com o salário o qual, mesmo não sendo alto, fornece-lhe segurança financeira mês a mês. Joana, irmã mais nova de José, tomou outra direção profissional: representa comercialmente uma famosa marca de cosméticos. Esses dois irmãos convivem ainda, com um terceiro, mais velho: João Guilherme. Este é dono de uma lanchonete e, sempre que podem, os irmãos mais novos ajudam-lhe com a contabilidade do estabelecimento e com outras necessidades circunstanciais que aparecem. Diante desses exemplos, é correto inferir que:
	
		a) 
	os três irmãos administram da mesma maneira sua agenda financeira. Afinal, embora mude na forma, a natureza da renda desses indivíduos é exatamente a mesma.
	
		b) 
	para conseguir organizar sua situação financeira, João Guilherme, depois de ter se atrapalhado um pouco, entendeu que não se deve misturar o caixa da pessoa física com o de sua empresa.
	
		c) 
	comparando a situação financeira dos irmãos, sem dúvida, a de José é a mais difícil de controlar, afinal, ele se encaixa na categoria de profissional autônomo.
	
		d) 
	o sucesso financeiro de João Guilherme veio do fato de deixar em um só caixa suas rendas de pessoa física e de sua empresa.
	
		e) 
	como profissional autônoma, Joana é a única, entre os três, que conta com vales-alimentação e, também, plano de saúde; todos, obrigatoriamente, por lei, oferecidos pela empresa de cosméticos que ela representa.
Assinale a única assertiva que NÃO se encaixa na continuação do texto a seguir:
Tornam-se cada vez mais necessários a definição das prioridades financeiras para a vida das pessoas e o planejamento cauteloso de cada um dos passos que se pretende dar, porque:
	
		a) 
	a vida profissional da pessoa não chega a ser afetada pelas questões financeiras domésticas.
	
		b) 
	as dívidas decorrentes de uma má gestão financeira particular podem afetar as vidas pessoal, familiar, social e profissional.
	
		c) 
	sofrer discriminação em função das dívidas pode abalar a autoestima da pessoa e, certamente, isso prejudicará outras esferas de sua vida pessoal.
	
		d) 
	uma pessoa endividada pode sofrer, inclusive, discriminação.
	
		e) 
	a vida familiar pode ser afetada em função de problemas – até mesmo de ordem emocional – decorrentes de endividamentos.
Indique a sequência correta do ciclo financeiro:
	
		a) 
	Recebe – Gasta – Poupa.
	
		b) 
	Recebe – Gasta – Investe.
	
		c) 
	Recebe – Gasta – Poupa – Investe.
	
		d) 
	Trabalha – Recebe – Gasta – Poupa – Investe – Recebe.
	
		e) 
	Trabalha – Gasta – Investe – Recebe.
João Alberto finalmente chegou ao último estágio de sua vida profissional: a aposentadoria. Contudo, ele está muito preocupado com seu futuro. Ele sabe que o país viveu algumas crises previdenciárias e econômicas, obrigando o profissional brasileiro a viver com uma aposentadoria de péssima qualidade, bem próxima à linha da pobreza. Além dessa realidade, o que mais pode preocupar o trabalhador em relação à aposentadoria nos anos vindouros?
	
		a) 
	A transição etária e a inversão da pirâmide demográfica (um gráfico populacional por sexo e idade), que tem ganhado mais vigor em sua base do que no seu topo.
	
		b) 
	A sobrecarga do sistema previdenciário gerada em função do considerável crescimento da expectativa de vida dos brasileiros nos últimos anos.
	
		c) 
	A diminuição do tamanho das famílias e o aumento dos salários.
	
		d) 
	O fato de o INSS prever uma remuneração básica de R$ 2.500,00 para todo trabalhador, nos próximos 10 anos.
	
		e) 
	O fato de não existir mercado para trabalhador da terceira idade.
Em nossa economia de mercado, encontramos diversos profissionais que atuam para fazer funcionar um país. Entretanto, podemos classificá-los, em linhas gerais, nas esferas públicas e privada, em:
	
		a) 
	profissional assalariado, profissional autônomo e empresário.
	
		b) 
	profissional autônomo, profissionais sem carteira assinada e profissionais com carteira assinada.
	
		c) 
	profissionais médicos, engenheiros e pedagogos.
	
		d) 
	profissionais mal remunerados, bem remunerados e os que vivem abaixo da linha da pobreza.
	
		e) 
	profissional liberal, profissional público e políticos.

Continue navegando