Buscar

Turismo, Gastronomia, Religião e História do Canadá

Prévia do material em texto

Aspectos Culturais
·   Turismo:
   O turismo é uma das principais fontes de renda do Canadá. O país é o quinto mais visitado por turistas estrangeiros, porém a imensa maioria (aproximadamente 80%) de seus visitantes vêm dos EUA. 
   
   Alguns do pontos turísticos e culturais mais conhecidos do Canadá:
	
	Palácio Laurier (Ottawa)
	
	Union Station (Toronto)
	
	Stanley Park (Vancouver)
	
	Museu Redpath (Montreal)
· Gastronomia: 
   A gastronomia canadense é bem diversificada e cada região possui uma determinada comida típica apesar de a chinesa e italiana serem a de maior presença em relação a gastronomia. No estado de Terranova, o bacalhau e a torta de barbatana são os pratos mais populares, enquanto no litoral atlântico pode-se experimentar peixes e frutos do mar.
  
	
	Torta de barbatana
	
	Bacalhau
· Religião:
   A religião predominante é o cristianismo que representa 83,5% da população (católicos 45,2%, protestantes 36,4%, ortodoxos 1,9%) 
· História:
   Os primeiros habitantes do que hoje conhecemos como Canadá eram os aborígenes (algonquinos, esquimós, iroqueses sioux, entre outros) que, provavelmente, eram originários da Ásia. Teriam atravessado de um continente a outro por uma faixa de terra entre a Sibéria e o Alaska, a cerca de trinta mil anos. Os primeiros europeus a pisar em solo canadense foram os vikings, eles iniciaram uma colonização que produziu uma série de enfrentamentos contra os nativos. Foram obrigados a se retirar em 1010 d.C. por não conter a resistência dos nativos.
   O primeiro europeu a reinvidicar o território canadense foi o navegador italiano Giovani Caboto (conhecido em inglês como John Cabot), em 1497, a serviço da Coroa Britânica. A colonização da região só foi iniciada de fato em 1554, pelos franceses, quando Jacques Cartier desembarcou no golfo de São Lourenço.
   Durante o século XVIII, houve vários enfrentamentos armados pelo domínio das terras entre Inglaterra e França, conflitos que originaram uma guerra entre estas duas potências. Esta guerra ocorreu em 1754, no vale de Ohio. Até que, em 1763, os franceses assinam o Tratado de Paris e cederam seus territórios aos ingleses. Em 1791, mediante a Ata Constitucional, a Inglaterra divide o território canadense em Quebec e Ontário, cuja população é francesa e inglesa, respectivamente.
   No século XIX, os Estados Unidos pareciam ameaçar a hegemonia britânica no Canadá, por isso foi criada a Confederação Canadense em 1867 com a Ata da América do Norte Britânica, que uniu a Nova Escócia, New Brunswick, Quebec e Ontário.
   Durante a I Guerra Mundial, o Canadá apoiou ativamente os aliados, enviando mais de 600.000 homens e 556 navios da marinha mercante. Em 1939, O Canadá declara guerra à Alemanha em apoio à Grã Bretanha.
   Em 1931, o parlamento britânico decide, ante um pedido constante das autoridades canadenses, por meio do Estatuto de Westminster, ceder ao Canadá sua autonomia legislativa. Foi somente em 1982, graças à nova Lei Constitucional (instrumento que permitiu a transferência da autoridade legal da Inglaterra para o Canadá), que o Canadá obteve sua total independência da coroa britânica.
   Depois da II Guerra Mundial, aumentou a diversidade cultural canadense devido à chegada de imigrantes asiáticos, sulamericanos, europeus e das ilhas do Caribe.
Datas comemorativas do Canadá
O Canadá é um país da América do Norte com feriados nacionais importantes. O calendário de festividades e datas comemorativas é extenso e contempla quase todos os meses do ano.
Ao todo, o país tem 9 feriados nacionais obrigatórios, em que os trabalhadores podem folgar e descansar. Confira os principais feriados do Canadá:
Thanksgiving Day (14 de outubro) – Esse é o Dia de Ação de Graças, também comemorado nos Estados Unidos. É um feriado muito importante para reunir a família e os amigos no Canadá. A data é celebrada com o tradicional peru recheado e outras delícias da culinária canadense.
New Year’s Day (1 de janeiro) – Esse feriado nacional celebra o primeiro dia do ano. A data é internacional e remete à confraternização universal. Já a véspera de ano novo é considerada um dia útil normal no Canadá.
Family Day (2ª ou 3ª segunda-feira de Fevereiro) – Este feriado celebra a família. É marcado por festas, esportes e almoços familiares. O feriado é estabelecido em cada província do país, não sendo considerado feriado nacional. Servidores públicos federais costumam trabalhar normalmente neste dia.
Easter Monday – A Páscoa é celebrada de acordo com o calendário cristão, assim como acontece no Brasil. A Good Friday (Sexta-feira da Paixão) é feriado, e a única diferença é que a Páscoa é comemorada na segunda-feira e não domingo.
Victoria Day (24 de Maio) – Este feriado nacional comemora o aniversário da Rainha Victoria, que era Rainha do Reino Unido quando o Canadá foi criado.
Canada Day (1º de Julho) – Este feriado nacional celebra a criação do Canadá com uma festa cívica.
Civic Holiday (primeira segunda-feira de Agosto) – Esta data também é um feriado cívico, celebrado de forma provincial.
Labour Day (primeira segunda-feira de Setembro) – O Dia do Trabalho é um feriado para descansar a passear com a família no Canadá.
Remembrance Day (11 de Novembro) – O feriado é uma homenagem aos membros das Forças Armadas que morreram na Primeira Guerra Mundial. 
Natal (25 de Dezembro) – Assim como em outros países, a festa cristã do natal também acontece no Canadá. Por lá, o dia 26 de dezembro também é feriado nacional (Boxing Day).
Política do Canadá
Forma de Governo: Monarqueia Constitucional Parlamentarista. Monarquia Constitucional ou Monarquia Parlamentarista é um sistema político que reconhece um rei ou rainha como monarca, eleito ou hereditário como chefe de Estado, no caso do Canadá o monarca é a rainha da Inglaterra, escolhida hereditariamente. Existe uma constituição limitando os poderes da rainha. No Canadá o Chefe de Estado é a rainha Elizabeth e o chefe do Governo é o Primeiro-Ministro que assume as funções do Poder Executivo, determinando as politicas internas e externas do Canadá
	
	
	
	
O ministro do Canadá (Pustch) é considerado responsável por todas as suas ações na e para a Câmara dos Comuns. Se a Câmara dos Comuns reprovar uma amenda importante, criada pelo partido político em poder - do qual o primeiro-ministro é líder - ou se a Câmara dos Comuns decidir por uma votação de no confidENTE (sem confiança), e a maioria dos membros do Senado apoiar o voto de no confidence, o primeiro-ministro ou renuncia de sua posição ou pede ao Governador General a dissolução do parlamento do Canadá para o início de novas eleições.
Os cidadãos canadenses elegem os membros da Câmara dos Comuns. O líder do partido político com mais membros eleitos na Câmara dos Comuns torna-se automaticamente o primeiro-ministro do país. No Canadá, em geral, os eleitores precisam ter ao menos 18 anos de idade e terem cidadania canadense para poderem votar. Porém, cada província tem o direito de impor suas regulações nas votações nacionais.
Moeda Canadense
O sistema de moeda Canadense usa dólares ($) e centavos (¢) como nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.
O Canadá hoje tem uma- e duas- moedas de dólar, frequentemente chamadas de "loonie" e "toonie" respectivamente, em adição às moedas de 0.01¢, 0.05¢, 0.10¢ e 0.25¢. Dinheiro em papel vem em cores e designs diferentes. Os mais comuns são $5 bills (azul), $10 bills (roxo), $20 bills (verde), $50 bills (vermelho) e $100 bills (marrom).
A maioria dos hotéis, lojas e restaurantes aceitam dólares Americanos, embora algumas vezes sob um câmbio mais baixo do que em bancos ou aeroportos. Grandes hotéis vão normalmente lhe dar uma taxa similar às taxas dos bancos. É sempre uma boa idéia converter parte do seu dinheiro à moeda Canadense antes de sair de casa.

Continue navegando