Buscar

Trabalho Etica - Unidade 4

Prévia do material em texto

UNIJORGE
NOME DO ALUNO
O PAPEL ÉTICO DAS ORGANIZAÇÕES NA VIDA SOCIAL DO INDIVÍDUO
SALVADOR
2011
UNIJORGE
O PAPEL ÉTICO DAS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE
Trabalho interdisciplinar apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Estudos Culturais, curso de Administração, do Centro Universitário UNIJORGE, sob a orientação do Prof. (a) KAREN SASAKI .
SALVADOR
2011
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO
2. O PAPEL ÉTICO DAS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS
O PAPEL ÉTICO DAS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE
Nos tempos atuais, em que a facilidade de intercâmbio entre as economias e a grande competitividade que advém com o progresso e o avanço tecnológico, muito se tem falado do modo em que as organizações têm se portado no que diz respeito ao modo como lida com a sociedade e com seus próprios funcionários.
A ética nas organizações tem sido assunto recorrente e de vital importância, tendo em vista a grande influência que exerce sobre o modo como o indivíduo se coloca diante de situações cotidianas, tanto no ambiente de trabalho como enquanto ser inserido no campo social. Quando a organização toma uma postura pautada em atitudes sérias, humildes, justas, buscando resguardar a integridade do indivíduo e seu bem-estar, isso reflete no modo como esse mesmo indivíduo relaciona-se com outros em seu convívio social; vale salientar que essa é uma via dupla, donde pode-se concluir que torna-se inviável pensar numa organização dissociada do mundo em que vivemos.
Mas afinal, o que é ética? A palavra ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, é um ramo da filosofia que busca estudar e indicar o modo mais acertado de se viver no dia-a-dia e na sociedade. Vale salientar que ética não é sinônimo de “moral”, sendo essa última definida como um conjunto de normas que regulam o comportamento humano no meio social, sendo que essas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Vasquez (1998) tem a seguinte definição para Moral:
“sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal”. (Vasquez, 1998)
Sendo assim, trazendo essa definição para o mundo organizacional, abriu-se um vasto campo de estudo de muitos profissionais voltados à observação e análise criteriosa do relacionamento dos indivíduos dentro do ambiente de trabalho, sua conduta moral diante de situações adversas, e como a relação indivíduos x indivíduos e indivíduos x organização era refletida na sociedade. Constatou-se assim que muitos eram as semelhanças do mundo corporativo com a realidade social. A ética e fator principal no desenvolvimento humano e, social e profissional. 
Trata-se da emancipação do ser enquanto indivíduo, o tema ética sugere textualização nas mais referidas formas. Quem nunca passou por um problema de conflito no trabalho, e foi no dia seguinte chamado a sala dos seus imediatos? Quem nunca sofrera coerção diante dos colaboradores?
Muitas organizações implementaram um projeto social dentro e fora do ambiente para estimular a participação mais suave entre funcionários e seus chefes, mas ainda são um número pequeno próximo a imensa gama de oportunidades. 
VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

Continue navegando