Buscar

Prova teoria e praticas do curriculo 2

Prévia do material em texto

1.
	Quando pensamos no currículo, devemos levantar alguns questionamentos para reflexão e discussão pela equipe de profissionais da escola, sugeridos por César Coll (apud ANDRADE, 2003), dentre eles: o que ensinar, quando ensinar, como ensinar, o que, como e quando avaliar. Com relação a estes questionamentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os conteúdos programáticos de cada série estão relacionados ao questionamento sobre ?O que ensinar?.
(    ) O professor pode decidir sozinho, sem preocupação com a estrutura dos conteúdos, sobre o questionamento do ?Quando ensinar?.
(    ) O método a ser utilizado e a mediação pedagógica do professor encaixam-se no questionamento do ?como ensinar?.
(    ) As discussões acerca da avaliação entre os profissionais da escola referem-se ao questionamento ?O que, como e quando avaliar?.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ANDRADE, Rosamaria Calaes de. Introdução: A ressignificação do currículo escolar. In: ACÚRCIO, M. R. B; ANDRADE, R. C. de (Org.). O currículo ressignificado. Porto Alegre: Artmed/Rede Pitágoras, 2003.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	A formação de professores apresenta sentido se interligar a teoria com a reflexão global de sua vida, tanto como aluno quanto como profissional. Ela aponta os anos iniciais da profissão como aqueles que imprimem positivamente ou negativamente as situações vivenciadas na escola. Há a necessidade de suporte metodológico, científico e profissional aos professores iniciantes. Sobre os aspectos que estruturam uma boa formação continuada aos professores, analise as sentenças a seguir:
I- A aprendizagem como característica contínua e presente no desenvolvimento da profissão de professor.
II- Sustenta em dois pilares principais: na pessoa do professor e na escola como espaço de desenvolvimento profissional.
III- Apresenta uma única forma de formação relacionada aos primeiros cinco anos de atuação inicial.
IV- A formação como uma forma de atuar no professor como aluno, aluno-mestre, estagiário, iniciante e como professor de turma.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	O currículo norteia o percurso da ação educativa, expressando concepções do ser humano, sociedade e educação. Sobre as características presentes na concepção de currículo, analise as sentenças a seguir:
I- O currículo tradicional busca o preparo dos indivíduos para o modelo fabril de trabalho.
II- O currículo como um documento necessário e específico para cada nível e modalidade de ensino.
III- O currículo tecnicista consistiu no processo de redemocratização do ensino com o surgimento do construtivismo.
IV- O currículo na perspectiva sociológica surgiu na década de 1990, vinculada à promulgação da LDB.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	O trabalho docente por muito tempo ocorreu com um viés tradicional, cuja base estava em teorias de Bobbit e Tyler. Esses autores propuseram um modelo curricular tecnocrático em oposição ao modelo curricular clássico e humanista, voltado para a memorização de obras literárias e artísticas. Esse modelo denunciava a abstração e a inutilidade dos conhecimentos clássicos para a vida moderna. Sobre essa corrente defendida por Bobbit e Tyler, analise as sentenças a seguir:
I- O trabalho docente era sinônimo de controle e centralidade da autoridade por parte do professor.
II- O trabalho docente colocava no centro o desenvolvimento do aluno. 
III- O professor tinha um papel técnico, com ênfase em objetivos e com baixa autonomia, criatividade e capacidade intelectual e política. 
IV- O professor tinha um papel autônomo e criativo com ampla capacidade intelectual e política. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	Há mais de sessenta anos a educação foi declarada um direito humano básico para cada indivíduo e consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Desde então, esse direito vem sendo reafirmado em diversas conferências. Especialmente em 1990, reuniram-se representantes de alguns países para discutir sobre a satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Sobre esse movimento, analise as sentenças a seguir:
I- O movimento resultou no documento intitulado como Declaração Mundial de Educação para Todos, ocorrida em Washington. 
II- A partir desse documento, cada país construiu planos e metas para alcançar os objetivos educacionais.
III- Reuniram-se representantes da Indonésia, China, Bangladesh, Brasil, Egito, México, Nigéria, Paquistão e Índia. 
IV- Reuniram-se representantes dos EUA e Europa apenas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	A troca de conhecimento entre uma equipe é fundamental para a busca de objetivos traçados. Assim, é inegável os benefícios de um planejamento direcionado para a multidisciplinaridade, pois ela seria o primeiro nível de integração entre as disciplinas. Sobre a multidisciplinaridade, analise as sentenças a seguir:
I- As disciplinas se mantêm fixas. Elas acontecem quando escolhemos um único tema ou problemática para ser trabalhada em várias disciplinas, sem a preocupação de interligá-las.
II- Caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa.
III- O professor que atua numa perspectiva multidisciplinar é aquele que domina o conteúdo de sua área e recorre a outras disciplinas para explorar plenamente os temas de que está tratando.
IV- É uma costura dos retalhos, resultando numa colcha que, no final das contas, nunca será novamente o mesmo tecido de outrora.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A ação de planejar não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é antes de tudo uma atividade consciente da previsão das ações político-pedagógicas. Libâneo (1994), a partir da importância do planejamento escolar, define algumas funções principais para este documento. Sobre as funções desse documento, analise as sentenças a seguir:
I- Este documento não tem o compromisso de esclarecer sobre os princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente. 
II- Este documento não tem o compromisso de esclarecer sobre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional na sala de aula.
III- Pretende garantir a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, voltado para um ensino de qualidade, evitando a improvisação e a rotina.
IV- Define objetivos, conteúdos e métodos a partir do contexto social, de modo a contemplar a comunidade e os alunos nas suas individualidades.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	8.
	O Iluminismo foi um movimento que surgiu na Europa por volta do século XVI. Após a ruptura da idade das trevas, este movimento rompeu com as explicações teocêntricas e colocou o homem comopossuidor da razão do raciocínio para explicar os fenômenos ocorridos na natureza. Sobre as implicações desse movimento para os currículos, analise as sentenças a seguir:
I- Rompimento com modelos eruditos e literários elaborados pela igreja.
II- Vínculo do progresso ao raciocínio e a autocrítica do sujeito.
III- A flexibilidade das ciências.
IV- O conhecimento como um direito para a realeza.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	9.
	Nas sociedades atuais, muitas são as formas de acesso ao conhecimento, não se podendo atribuir à escola a quase exclusividade desta função. O impacto dos meios de comunicação de massa e, particularmente, da informática está revolucionando as formas de construir conhecimento. E estas formas estão chamadas a se multiplicar nos próximos anos. Por outro lado, a cultura escolar está impregnada pela perspectiva do comum, do aluno padrão, do "aqui todos são iguais". No entanto, as escolas estão cada vez mais desafiadas a enfrentar os problemas decorrentes das diferenças e da pluralidade cultural, étnica, social, religiosa etc., dos seus sujeitos e atores (CANDAU, 2008). O currículo como campo de disputas, não se constitui na neutralidade apontada pelas teorias tradicionais, mas a serviço de um grupo de interesses. Assim, currículo intercultural reflete as diferenças não como desigualdades, mas no aspecto da heterogeneidade. Reflita sobre o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A perspectiva intercultural destaca a complexidade da educação e questiona as noções centralizadoras e monoculturais do currículo, ressignificando culturas negligenciadas no espaço escolar.
PORQUE
II- A educação intercultural afeta os aspectos do currículo explícito na organização dos objetivos, conteúdos, métodos e processos de ensino e aprendizagem, como também no currículo oculto e nas relações entre os que atuam na comunidade escolar. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CANDAU, V. M. Reiventar a escola. Petrópolis, RJ: vozes, 2008.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	10.
	No final dos anos 1960, esboçava-se em vários países movimentos de reação às concepções burocráticas e administrativas de currículo. O movimento de reconceptualização nos EUA possuía dois pontos de vistas antagônicos na crítica aos modelos tradicionais, utilizando como estratégias de análise as estruturas econômicas e as fontes interpretativas de investigação. Sobre as vertentes do movimento de reconceptualização, analise as opções a seguir:
I- Marxismo. 
II- Fenomenologia.
III- Hermenêutica.
IV- Positivismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 c)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias. No entanto, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. 
A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.
Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
	 a)
	Libertário, pois pregava o fim do Estado.
	 b)
	Inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	 c)
	Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	 d)
	Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	12.
	(ENADE, 2014) O Projeto Político-Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.
FONTE: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. (Org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas: Papirus, 1998.
Considerando a elaboração do PPP, avalie as seguintes afirmações:
I- O PPP constitui-se em processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola.
II- A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.
III- A construção do PPP requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalharem em prol do plano estabelecido pela gestão educacional.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	II e III, apenas.
	 b)
	I e II, apenas.
	 c)
	III, apenas.
	 d)
	I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina