Buscar

CIVIL II CASO CONCRETO 15

Prévia do material em texto

CIVIL II CASO CONCRETO 15
RESPOSTA DA QUESTÃO ABERTA.
Nicodemos e Emanuel celebraram um contrato de empréstimo n valor de 200.000,00(duzentos mil reais) onde Emanuel deveria pagar a quantia no prazo máximo de 12 meses. Ajustaram clausula moratória penal de 2% e ainda clausula penal compensatória correspondente a 10% do contrato. Na data do pagamento, o devedor diz que não concorda com nada daquilo e avisa que não vai pagar oferecendo para extinção do debito 80.000,00 mais uma maquina fotográfica profissional usada. O credor não aceita e contrata você para uma orientação.
Faça a assistência de seu cliente.
no caso em questão vemos que o devedor não aceitou o previso no contrato do empréstimo e propôs uma forma de dação em pegamento. isso que dizer que ele quis quitar a dívida com a contraprestação de outro objeto. isso é possível no código civil até mesmo quando o objeto vale mais do que a dívida.
no entanto o credor não é obrigado a aceitar a dação. em caso de adimplem neto da dívida o devedor será executado nos seus bens até a quantia que quite a dívida, acrescido da multa e honorários caso não haja o pagamento na data acordada.
Questão objetiva.
Manasses emprestou a Efraim um automóvel pelo período de 45 dias. Descuidado Efraim não fez a entrega no tempo findo e para falta de sorte sua , três dias após o vencimento do prazo, o veiculo sem seguro, foi furtado. 
A obrigação de Efraim é de:
c) Restituir

Continue navegando