Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA - FILOSOFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Manuela Francisconi Lopes (212127)
	
	Disciplina:
	Filosofia (FIL16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637873) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18956613
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O espaço geográfico da pólis grega estava distribuído de tal forma que no ponto mais alto da cidade, a acrópole, ficava a praça central, denominada ágora. Nesse sentido, descreva qual a importância da ágora para os cidadãos gregos.
	Resposta Esperada:
A ágora era o espaço no qual os cidadãos da polis costumavam realizar suas trocas comerciais, bem como expor e debater suas opiniões sobre os mais diversos assuntos. A ágora sediava as assembleias populares nas quais os cidadãos apresentavam demandas e decidiam sobre temas de ordem moral, política, jurídica, cultural, etc.
	2.
	Os sofistas eram professores de retórica, pois se dedicavam a ensinar as pessoas que tivessem interesse em melhorar sua capacidade de argumentação e com isso participar dos debates que ocorriam na praça pública. Estes professores eram vistos por alguns filósofos, dentre eles Platão, como charlatões, pois cobravam pelas suas aulas. Contudo, mesmo sofrendo um certo tipo de preconceito, os sofistas deram importante contribuição para o pensamento filosófico. Disserte explicando sobre a contribuição filosófica dos sofistas.
	Resposta Esperada:
*A primeira contribuição trata-se da concepção relativista, pois para os sofistas como Protágoras, não há valores absolutos ou verdades absolutas, mas o homem é responsável pelo seu destino agindo de acordo com a sua vontade.
*A segunda contribuição trata da concepção niilista. Górgias de Leontini, por exemplo, defendia a ideia de que nada existia, portanto, nada se podia conhecer, e se fosse conhecido por alguém não poderia ser comunicado.
Parte inferior do formulário

Continue navegando