Buscar

Avaliação I Regionalização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Regionalização e Organização do Espaço Mundial (GED36)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512951) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	18958248
Parte superior do formulário
	1.
	A noção de tempo e espaço vem mudando constantemente, trazendo reflexos imediatos entre população e lugares, alterando costumes, culturas e hábitos. Também, nesta mesma linha, altera fortemente a forma de relacionamento comercial e as relações econômicas seguem esse mesmo caminho. Desta forma, a relação "tempo-espaço", segundo Haesbaert (2007), fala dos que conseguem se inserir nesse meio, os grandes grupos empresariais, serviços e produtos que tem maior aceitação e mobilidade. Sobre o tempo-espaço e a relação social e econômica, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Internet.
II- Mobilidade. 
III- Acessibilidade.
IV- Corporações.
(    ) Grupos organizados que conseguem maior proximidade tanto no tempo quanto no espaço. 
(    ) Permite implementar tecnologias em tempo real, comunicação e fluxo de informações cada vez maiores e eficiente. 
(    ) Aproxima os espaços que permitem maior e melhor fluxo de serviços e pessoas impactando diretamente na eficiência dos transportes. 
(    ) Permite a competição mercadológica com extrema rapidez. Informações precisas diagnósticas em todo o lugar, pesquisas, entre outros. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HAESBAERT, R. Concepções de território para entender a desterritorialização. In: SANTOS, M.; BECKER, B. K. (Orgs.). Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
	
	a) II - I - IV - III.
	
	b) I - IV - III - II.
	
	c) IV - I - II - III.
	
	d) IV - II - I - III.
	 
	 
	2.
	As mudanças no planeta têm ocorrido de forma bem significativa e profundas na configuração espacial do mundo atual, a qual o geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional. A superfície do planeta é registrada e mapeada pelos satélites como se fosse uma folha de papel. Os 28 satélites que circundam a Terra 24 horas por dia, com imagens tridimensionais da superfície, enviam informações em tempo real. Esse grau de sofisticação tecnológica tem permitido para alguns autores sociais uma leitura completa e funcional da superfície da Terra. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/meio-tecnico-cientifico-informacional.htm. Acesso em: 21 maio 2020.
	
	a) As tecnologias e a produção estão regularmente distribuídas no espaço geográfico, as inovações tecnológicas são acessíveis por todos, visto que elas são disponibilizadas através dos fluxos que circulam por todo o mundo.
	
	b) O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, bem como os fluxos e a mobilidade entre setores.
	
	c) A organização do espaço, através de redes, permitiu uma distribuição multiterritorial das atividades produtivas, mantém equilíbrio sem disparidades entre as cidades e as regiões.
	
	d) Embora a ampliação das relações entre os países de todo o mundo tenha ficado muito próxima, as tecnologias não tem influenciado as atividades econômicas da maioria dos países do mundo que continuam atuando de forma tradicional com pouco ou nenhuma tecnologia.
	 
	 
	3.
	Considerando as regiões geoeconômicas do Brasil, podemos dizer que os complexos econômicos regionais brasileiros apresentam diferenças significativas em função principalmente do desenvolvimento desigual das várias regiões que compõem os complexos. Atualmente, existem três complexos econômicos. Na visão de alguns geógrafos, o Brasil poderia ser dividido em quatro complexos. Como é a divisão atual do Brasil?
	
	a) Complexo da Amazônia, Norte e Nordeste.
	
	b) Complexo da Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste.
	
	c) Centro Sul, Complexo da Amazônia e Nordeste.
	
	d) Centro-Oeste, Amazônia e Centro Sul.
	 
	 
	4.
	O conhecimento científico busca registrar fatos e torná-los autênticos e verdadeiros. A fonte principal de organização das ideias foi com base no empirismo, no conhecimento popular, principalmente no período clássico quando as teorias partiam desse princípio. Como Ciência, boa parte da geografia humana e social buscou caminhos no materialismo, na dialética, na formação do espaço. Com o passar do tempo, com novas formas de pensamento surgem novas técnicas que permitem uma profunda remoção intelectual no mundo acadêmico. Para a geografia, é necessário entender a sociedade, as interações humanas e suas complexidades. Na visão da geografia, a ciência deve ser contributiva, deve mediar a relação humana com os elementos, inclusive na organização do pensamento científico. Diante do contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os métodos científicos são capazes de formalizar aspectos informais para aprendizagem, que não pode estar embasada em suposições apenas. As bases conceituais precisam estar fundamentadas e referenciadas cientificamente com materiais aceitáveis para terem validade no meio acadêmico. A complexidade do entendimento entre os elementos, sejam empíricos ou científicos tem promovido importantes debates.
	
	b) A ciência não tem relação com o empirismo. A ciência clássica existiu e ainda existe graças aos avanços científicos. A geografia teve como base o aporte científico. A contribuição empírica veio apenas séculos à frente.
	
	c) O empirismo pode ser utilizado formalmente, sem a necessidade de comprovação científica, desde que sejam usadas para fins educativos, em que não é exigida a comprovação e nem a veracidade das informações, ou mesmo conhecimento científico.
	
	d) O materialismo histórico faz parte da geografia, tudo se baseia em conhecimento anteriormente absorvido, observação, o registro informal é tudo o que a ciência geográfica precisa para entender a complexa formação da sociedade na era moderna.
	 
	 
	5.
	Os anos de 1960 foram marcados por importantes inovações tecnológicas, principalmente na agricultura e pecuária. Se intensificou o uso de fertilizantes, agrotóxicos e sementes mais resistente a pragas (híbridas e transgênicas). A agricultura foi quem mais recebeu o aporte dessas tecnologias. O principal objetivo para o uso indiscriminado desses produtos e técnicas principalmente na agricultura foi para:
	
	a) Reduzir os custos e garantir produtos mais saudáveis para os consumidores.
	
	b) Reduzir os custos e aumentar a produtividade.
	
	c) Tornar as plantas mais resistentes, reduzir a margem de lucro e vender mais barato.
	
	d) Acelerar os ciclos produtivos das plantas e garantir maior produtividade por área plantada.
	 
	 
	6.
	A Revolução Verde dos anos 1960 revolucionou a agricultura com a utilização de insumos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos, sementes híbridas e transgênicas) e teve como resultado imediato o aumento da produção e da produtividade, amenizando as sérias expectativas sobre a produção de alimentos. Diante do contexto da Revolução Verde e sua relação com as questões agricolas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com a implementação da Revolução Verde no contexto mundial, houve a transformação de vastas extensões da superfície terrestre em áreas agrícolas cada vez mais artificializadas.
(    ) Um dos impactos na produção agrícola, depois do advento da Revolução Verde, foi a aceleração dos ciclos de desenvolvimento de plantas agrícolas, com sementes geneticamente melhoradas, tornando-as híbridas.
(    ) Mesmo com a Revolução Verde, o problema da fome no mundo não foi resolvido, pois grande parte desta produção agrícola feita em países em desenvolvimento destina-se à exportação para os Estados Unidos, União Europeia e Japão.
(    ) Revolução Verde foi um processo de modernização das políticas públicas para o setor agrícola, que se iniciou logo após a Primeira Guerra Mundial, com o desenvolvimento de pesquisas em sementes, correção e fertilização dos solos, uso de agrotóxicos e mecanizaçãoagrícola para aumento da qualidade dos produtos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	7.
	Do ponto de vista do espaço regionalizado do continente americano, podemos concluir algumas ideias. É possível dizer que os países localizados na parte central e sul do continente tiveram desenvolvimento diferenciado dos demais. Sobre os fatores que tiveram maior influência para este fenômeno, podemos dizer que foram questões de localização e questões culturais ligadas à colonização. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os Estados Unidos da América tiveram melhor desenvolvimento por terem sido colonizados por ingleses, também pelo fato de serem colônias de fixação principalmente na parte leste. Mais tarde, outros colonizadores chegaram ao novo mundo, franceses na porção central, sudoeste/sudeste pela Espanha.
II- Uma das características peculiares aos países latino-americanos é a distribuição de riquezas e renda, basicamente todos os países possuem uma boa distribuição de renda, as desigualdades sociais são pequenas, se comparadas com o lado norte do continente. 
III- O restante do continente americano (América do Sul e Central), foi colonizada principalmente por portugueses e espanhóis, diferentemente da América do Norte. Fixaram-se colônias de exploração, principalmente a América do Sul, que serviu de base de sustentação das metrópoles por muito tempo. A colonização teve influência direta na construção histórica dos países latino-americanos que são totalmente dependentes de outras economias e polos econômicos do continente.
IV- Os Estados Unidos e Canadá são os mais importantes parceiros econômicos do continente, fazendo parte do bloco econômico que lidera o continente na relação comercial com outros países, principalmente os europeus. O Mercosul é o principal bloco do continente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	8.
	As cidades são produtos da construção histórica, o seu crescimento rápido tem sido impulsionado pelo fenômeno da globalização, proporcionando um avanço na ocupação urbana. Os problemas urbanos são consequências do próprio crescimento, chegada de pessoas de várias regiões, mistura de culturas, diversidade de interesses, enfim, uma série de problemas que caminham com o crescimento e o desenvolvimento das sociedades. Problemas como violência, segregação social, subemprego, fome, miséria. São alguns dos que estão presentes na vida das pessoas que ocupam espaços urbanos com grande densidade populacional. Diante do contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A globalização intensifica o crescimento industrial nos grandes polos de desenvolvimento, ofertando mais emprego, recebendo pessoas de várias nacionalidades, isso faz com que as desigualdades sociais e os problemas urbanos, violência, desemprego, falta de moradia sejam excluídos pela melhoria na qualidade de vida das pessoas.
	
	b) A globalização permite uma intensa movimentação de pessoas entre países, regiões e continentes. Principalmente aqueles países que precisam de muita mão de obra, como é o caso dos Estados Unidos e Europa, que vem defendendo o ingresso de imigrantes em suas respectivas fronteiras, seguindo uma tendência dos demais países de facilitar o acesso de imigrantes de qualquer nacionalidade.
	
	c) A globalização apresenta muitos pontos positivos, avanços importantes, porém tem motivado muitos problemas de ordem econômica, perda de postos de trabalho formais e qualificados, provocado, muitas vezes, pelo progresso tecnológico e a informatização, principalmente nas grandes cidades. Já no campo, onde as tecnologias não alcançam os empregos, mantém-se a produtividade da mesma forma.
	
	d) A globalização intensifica a exploração econômica de muitas regiões do planeta, a modernização da indústria permite maior produtividade, crescimento e melhorias das sociedades. Entretanto, a globalização do capital exige um dinamismo recorrente, permanentemente. A exclusão, a violência e a miséria são fatores presentes neste processo.
	 
	 
	9.
	Atualmente, a ciência, em especial a geografia, encontrou novos caminhos, seja na materialidade, na dialética, na formação do espaço. Graças às técnicas modernas, o pensamento evoluiu, as formas de pensar e ver o mundo são diferentes. Isso revoluciona o mundo do conhecimento, gerando novos desafios para os acadêmicos e para a comunidade científica. É natural que as teorias tenham sua base conceitual ainda enraizada no empirismo. No princípio do período clássico, o conhecimento tinha como base a sabedoria popular, as teorias baseavam-se nesse conhecimento. Com a materialização dos objetos de estudos, a ciência ganha um novo entendimento, o espaço antes sentido passa a ser observado e analisado cientificamente. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O entendimento entre o empirismo e o científico tem criado importantes debates. Para alguns, a diferença entre formal e informal são nulas, assim como científico e empírico são a mesma coisa.
	
	b) A ciência clássica tem forte influência no meio acadêmico, sua principal fonte está embasada nas literaturas antigas, os métodos adotados nesse período continuam sendo válidos, mesmo que sejam conhecimentos populares, a comunidade científica os reconhece.
	
	c) Os métodos científicos não são capazes de formalizar aspectos informais para aprendizagem, que pode estar embasada na verdade popular ou em suposições. O embasamento não é essencial mesmo para a aprendizagem formal.
	
	d) As bases conceituais precisam estar fundamentadas e referenciadas cientificamente para terem validade no meio acadêmico. Já o conhecimento empírico pode ser utilizado no ambiente informal.
	 
	 
	10.
	O espaço geográfico pode ter várias definições. Sua construção depende de muitos fatores. Pode ser definido pelas paisagens que nele existem e pela diversidade. Para o estudo da geografia, o espaço é construído e transformado pelo homem conforme sua necessidade. Desta forma, é importante levar em conta a construção histórica do espaço geográfico e os elementos condicionantes dessa construção. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O espaço é construído em função da necessidade da sociedade, sua forma e aparência vão se alternando e modificando-se ao longo do tempo.
(    ) A intervenção humana melhora o espaço de vivência, as mudanças nas paisagens faz parte do processo histórico, mesmo sem a intervenção do homem elas aconteceriam.
(    ) O homem cria o espaço e as paisagens, a interferência nas paisagens nativas é mínima ou inexiste em muitos casos.
(    ) A construção do espaço sempre causa interferência nas paisagens, sejam elas modificadas ou não. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - F - F – V
	
	d) F - V - V - V.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Continue navegando