Buscar

Apol 2 administração estratégica 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Administração Estratégica
Em um cenário de mudanças, em que a interação entre autoridade (cargo) e saber (domínio de conhecimento) é uma constante, surgiram organizações cuja estrutura de decisão e de operacionalização compõe-se de equipes multidisciplinares.
Assinale a alternativa correta que corresponda à equipe multidisciplinar a qual o texto refere-se.
	
	A
	Equipe operacional
	
	B
	Equipe multifocal
	
	C
	Equipe gerencial
	
	D
	Equipe inovadora
	
	E
	Equipe estratégica
Questão 2/10 - Administração Estratégica
Quando se trata do futuro do trabalho, os gestores estão assumindo novas formas de atuação para que de fato se tornem grandes líderes. O líder do futuro é aquele que possui ênfase em suas competências e comportamentos definidos a partir da organização e suas estratégias.
 
Fonte: Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/os-10-principios-do-gestor-do-futuro/97565/. Acessado em 15/08/15
 
Sobre o perfil gestor do futuro é correto afirmar que:
I - O gestor precisa ser autodidata, ou seja, deve aprender a possuir a habilidade de aprender sozinho.
II - O gestor deve saber fazer várias coisas, pois a diversidade faz toda diferença.
III - O gestor precisa saber distribuir as tarefas, para ganhar mais tempo resolvendo problemas mais complexos.
IV - O gestor necessita ter um senso de autoridade, pois compete a sua hierarquia manter o poder de sua função frente aos seus funcionários.
	
	A
	Afirmativas II e III apenas.
	
	B
	Afirmativas I, e III apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	D
	Afirmativas I, IV apenas.
	
	E
	Afirmativas I, III e IV apenas.
Questão 3/10 - Administração Estratégica
Uma empresa, ou organização, é criada com o propósito de oferecer produtos ou serviços ao mercado, os quais possuem a finalidade de atender às necessidades dos indivíduos. Esse processo, embora complexo, contribui normalmente para mover o desenvolvimento social por meio de aspectos relativos à qualidade, bem como à facilidade de acesso a esses mesmos produtos e serviços por parte da população.
Dessa maneira, assinale a alternativa que corresponda aos elementos essenciais de uma organização.
	
	A
	Centralização, necessidades, coordenação e inclusão social.
	
	B
	Satisfação, interação, supervisão de ações e ordenação de ideias.
	
	C
	Ações humanas, interação, coordenação de ações e satisfação de necessidades.
	
	D
	Satisfação, interação, supervisão de ações e compartilhamento de ideias.
	
	E
	Ações humanas, necessidades, coordenação de ações e satisfação de necessidades.
Questão 4/10 - Administração Estratégica
Começo esse texto citando Amyr Klink (livro Mar Sem Fim) que aponta a importância de viajar, uma das características marcantes dos cidadãos que estão envolvidos no movimento mundial das pessoas que trabalham e viajam ao mesmo tempo, ou seja, os nômades digitais.
O mundo está mudando e as definições de trabalho e modelos de sucessos são outras, as novas tecnologias aliadas à ferramenta da internet propiciam executar determinados trabalhos de maneira remota não necessitando estar em um lugar específico para realizar suas tarefas. Levando em consideração esse raciocínio, você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo utilizando a tecnologia.
Fonte: Administradores. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/nomades-digitais/88979/. Acessado em 20/08/15
Sobre as tendências de modos de atuação nos tipos de trabalho e, assinale V para a alternativa verdadeira e F para a alternativa falsa.
I - ( ) O estágio é um método de aprendizado muito eficiente e contemporâneo, as empresas buscam constantemente agregar profissionais com vontade de aprender .
II - ( ) O home office é um tipo de trabalho que está em ascensão. Hoje, trabalhar em casa contribui para o aumento da produtividade e da satisfação do funcionário.
III - (  ) O voluntariado demonstra para as empresas um lado humanitário do funcionário, por isso é muito bem-vista para as empresas e a sociedade.
IV - ( ) O trainne é um modelo inovador e recente que muitas empresas adotam para capacitar jovens executivos.
Marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	V, V, F, V
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	F, V, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 5/10 - Administração Estratégica
A area  de serviços está crescendo cada vez mais, portanto, é um bom segmento a ser desenvolvido.
Para um profissional que deseja atuar nessa área, é recomendável que:
	
	A
	Guarde as informações para si.
	
	B
	O seu atendimento seja diferenciado.
	
	C
	Seja introvertido.
	
	D
	Preste atenção nas planilhas financeiras.
	
	E
	Economize nas divulgações.
Questão 6/10 - Administração Estratégica
A pressão do mercado não deve ser absorvida pelo gestor. Ele deve saber o que está acontecendo e deve tomar as devidas providências. Quando se absorve os problemas, a tendência é entrarmos em depressão e em estresse.
Assinale a alternativa correta que corresponda ao quesito que o gestor de futuro deve ter para conter as situações de estresse.
	
	A
	Euforia
	
	B
	Relacionamento Interpessoal
	
	C
	Inteligência Emocional
	
	D
	Senso de iniciativa
	
	E
	Facilidade para aprender
Questão 7/10 - Administração Estratégica
Abordar as tendências empresariais, ou seja, prever o futuro de uma organização é uma tarefa difícil. Porém, isso pode ser feito por meio da edificação de cinco aspectos posicionais.
Dessa maneira, assinale a alternativa que corresponde aos cinco aspectos posicionais.
	
	A
	Acompanhar tendências políticas, possuir uma rede de relacionamento, possuir uma visão centralizada, socializar as informações e diversificar seus negócios.
	
	B
	Acompanhar tendências de mercado, possuir uma rede de relacionamento, possuir uma visão sistêmica, socializar as informações e diversificar seus negócios.
	
	C
	Acompanhar tendências de mercado, possuir uma rede de relacionamento, possuir uma visão descentralizada, socializar as informações e diversificar o portfólio de investimentos.
	
	D
	Acompanhar tendências políticas, possuir uma rede de relacionamento, possuir uma visão sistêmica, socializar as informações e diversificar o portfólio de investimentos.
	
	E
	Acompanhar tendências fiscais, possuir uma rede de relacionamento, possuir uma visão centralizada, socializar as informações e diversificar o portfólio de investimentos.
Questão 8/10 - Administração Estratégica
Uma consequência concreta do que ocorre em função da diversidade de situações que acontecem nas empresas são os diferentes tipos de autoridades nelas existentes, configurando o poder das organizações.
Sobre a hierarquia e autoridade, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(   ) A autoridade formal conta também com a autoridade de staff  que são grupos que são apoio aos administradores por meio de duas expertises.
(    ) A delegação de autoridade se caracteriza-se pelo ato de conceder a autoridade à outra pessoa, embora isso não exima a portadora de tal poder de sua responsabilidade pelos resultados da ação.
(   ) No que concerne à distribuição de poderes dentro de uma cadeia de autoridade, o empowerment se caracteriza pelo reforço e pelo estímulo à tomada de decisão por parte do funcionário que esteja próximo ao local onde ocorre o problema.
(   ) A análise SWOT, as forças competitivas, e a VBR são ferramentas e modelos teóricos de análise para que o estrategista possa tomar decisões sobre a estratégia geral da organização e essas estratégias são concebidas pela alta direção.
Marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, F, V
	
	B
	V, V, F, V
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	F, V, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 9/10 - Administração Estratégica
Tradicionalmente, mede-se o desempenho organizacional por meio da comparação dos resultados com os objetivos estabelecidos ou com os padrões de competitividade. Para avaliarmos esses resultados, dependemos de indicadores, ou seja, de algo para efetivamente fazermos a medição.
Análise a tabela abaixo e relacione a primeira coluna de competências
“Foco” com a segunda coluna de competências “Tipos de indicadores” assinalando a alternativa correta.
	
	A
	4,3,1 e 2.
	
	B
	2,1,3,e 4.
	
	C
	1,3,2 e 4 .
	
	D
	3,2,1 e 4.
	
	E
	3,1,4, e 2.
Questão 10/10 - Administração Estratégica
Nos últimos dez anos, poucas teorias ligadas à administração fizeram tanto sucesso e provocaram tantas dúvidas como o balanced scorecard. Criado pela dupla de consultores americanos David Norton e Robert Kaplan, o BSC, como é mais conhecido, é uma ferramenta para medir até que ponto uma estratégia empresarial se transforma em resultado.
Fonte: Exame. Disponível em: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/os-conselhos-do-pai-do-balanced-scorecard-m0042901. Acesso em 20/08/2015
 
Relacionado ao escopo do balance Scorecard - BSC analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(   ) As quatro perspectivas do BSC são: Financeira, Clientes, Processos Externos e Aprendizado e Crescimento, que traduzem os objetivos da organização em indicadores e planos de ação/iniciativas.
 (   ) Alguns exemplos de indicadores dentro da perspectiva de clientes podem ser: fatia de mercado, custo de manutenção de clientes, eficácia geral dos equipamentos,  taxa de satisfação, índice de perda de clientes.
 (   ) No processo de aprendizado se almeja construir as competências necessárias junto aos colaboradores, reduzir a rotatividade e manter um bom clima organizacional
(   ) Alguns exemplos de indicadores da perspectiva financeira podem ser: receita gerada por novos produtos e/ou serviços, retorno sobre o valor dos ativos, taxa de redução de custos, custos unitários.
Marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, F, V
	
	B
	V, V, F, V
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	F, V, V, F
	
	E
	V, V, V, F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais