Buscar

A VIABILIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

No dia 27 de junho de 2020 a UNIP através do aplicativo Youtuber nos proporcionou uma palestra cuja o tema “A viabilidade do ensino a distância: Estratégia em tempos de crise e forma de inclusão social” ministrado pelo pedagogo e Bacharel em Ciência Contábeis, especialista em Docência do Ensino Superior, Tutor Bacharel/Tecnólogo do polo Unaí-MG, prof. Daniel Almeida.
A educação a distância há muito se apresenta como opção de modalidade educativa, mas agora é a única alternativa para os estudos acontecerem vinculados às instituições de ensino. Para alguns, foi preciso deixar os preconceitos e desconfianças de lado e tirar o melhor proveito do ensino remoto, uma vez que as ferramentas digitais já fazem parte da nossa vida e chegaram para ficar como nova metodologia de ensino.
Com o avanço da tecnologia, as antigas formas de educar sofreram relevantes mudanças fazendo surgir novas formas de aprendizado, tanto teóricas como práticas. Com isso os negócios baseados na internet tendem a crescer, dando ênfase ao ensino à distância que no momento atual vem sendo bastante explorado. Educação a distância é a modalidade educacional na quais alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.
Estamos vivendo num mundo que se transforma que nos transforma e que é transformado por nós. O resultado mais visível desse processo de transformação tem sido a rápida obsolescência do conhecimento, mostrando a necessidade das pessoas procurarem atualizar-se continuamente. Essa necessidade de educação permanente consolida a ideia de que o ser humano precisa ser um eterno aprendiz.
Sabemos que os desafios educacionais que a sociedade brasileira passa são muito grandes e a Educação à Distância tem sido encarada não apenas como um meio, uma nova tecnologia, mas uma nova modalidade de ensino que enseja a ruptura do processo tradicional de ensino à aprendizagem.
A flexibilidade é uma das principais vantagens da educação a distância, mas também pode transformar-se em desvantagem se não houver um bom exercício de autonomia por parte do aluno. A Educação à distância requer disciplina, pois só através dela é possível conciliar atividades diárias, com as tarefas propostas durante a semana. Para reforçar, é preciso compreender que a distância só existe no nome da modalidade, pois o comprometimento diário, a necessidade de comunicação com os professores, as trocas de experiências nos fóruns abertos e as aprendizagens em grupo unem a turma pela tecnologia, através de novas perspectivas de interação e comunicação.
A educação à distância possui relevância social, pois permite o acesso daqueles que têm dificuldades em ser inseridos na Educação Superior por residirem distante das universidades, por indisponibilidade de tempo ou até mesmo devido aos horários tradicionais de aula, o que demanda mais tempo do aluno em um curso presencial. A EAD oferece maior vantagem à democratização da educação, rompendo barreiras geográficas, sociais e culturais, provendo a formação sistêmica do conhecimento. 
Por outro lado, é preciso também que se tome consciência de que o uso das tecnologias digitais não vai ser o “salvador da pátria” da educação. Na verdade, as tecnologias de informação e comunicação são um recurso interessantíssimo que pode ser utilizado como uma preciosa ferramenta a mais para se construir uma educação de qualidade. No entanto, seu uso precisa ser aliado a outras estratégias, que vão desde políticas públicas que visem diminuir a desigualdade social ao estabelecimento de gestões escolares que sejam realmente democráticas e autônomas para que se possa lidar com toda a diversidade inerente à sociedade brasileira e, por consequência, ao seu universo educacional.
Durante a palestra tive a oportunidade de conhecer sobre os dois conceitos muitos utilizados como metodologia à distância, o primeiro é sala de aula invertida (o aluno leva o conteúdo para casa e estuda e quando chegar na sala de aula, vão debater a matéria com o professor) e o segundo é Ensino Híbrido (é uma das maiores tendências da Educação do século 21, que promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online, ou seja, integrando a Educação à tecnologia).
Na concepção do palestrante Daniel Almeida, a Educação à distância trouxe uma viabilidade, uma forma de inclusão social. Por esse motivo optei pelo ensino à distância, ou seja, não devemos ficar estagnados, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, temos que estudar para nos mantermos vivo no mercado de trabalho nos próximos anos, ou seja, não se limite, esses são alguns parâmetros básicos para se mantermos vivo no mercado de trabalho.
Concluo que essa palestra foi de suma importância, pois me proporcionou um amplo conhecimento na área sobre o ensino à distância, contudo fiquei bastante esclarecida sobre este tema, tirei todas as minhas dúvidas e agora sim, sei que a crise tornou-se uma oportunidade de derrubar alguns preconceitos e mostrar que a modalidade de educação a distância, conhecida pela sua sigla EAD, pode ser tão eficaz no aprendizado do aluno quanto o ensino presencial, se aplicada da maneira adequada.
CARGA HORÁRIA:10 H
POLO UNIP NOVA MUTUM MT
ALUNA: ADLA

Continue navegando

Outros materiais