Buscar

TÓPICOS ESPECIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Em tempos de internacionalização das indústrias, as estratégias competitivas e as competências essenciais de cada companhia são testadas ao limite extremo. Cada vez mais, o coletivo se torna mais importante que o individual, e a competitividade é, e será cada vez mais, relacionada ao desempenho de redes interorganizacionais e não de empresas isoladas. Com relação às tendências organizacionais do nosso tempo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/12/19/efici%C3%AAncia-coletiva/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	O investimento em tecnologias de comunicação de ponta é o caminho mais indicado para melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas e empresas privadas, pois o custo é acessível para todo o país.
	 b)
	A cibercultura visa à interconexão para a interatividade, com o objetivo comum de buscar a inteligência coletiva, exclusivamente para o governo.
	 c)
	Uma empresa moderna aproveita o conhecimento diversificado de seus colaboradores e promove o trabalho em rede, configurando assim um exemplo de cibercultura.
	 d)
	As comunidades virtuais são constituídas por especialistas na área de informática e comunicação, o que garante o sucesso de uma empresa do ramo da educação.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	2.
	Mesmo tendo uma relação de emprego, a atividade informal é preocupante. O trabalhador não conta com benefícios importantes quando sofre um acidente ou adquire uma doença ocupacional. A falta de emprego e o excesso de burocracia para consolidar o próprio negócio levam empregador e empregado a procurarem a informalidade. Sobre o trabalho informal, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Geralmente apresenta elevado montante de capital envolvido.
	 b)
	Ocorre nas experiências de trabalho artesanal e prestação de serviços.
	 c)
	Envolve intensa dedicação de mão de obra, de caráter temporário.
	 d)
	Inclui as atividades que ocorrem de forma coletiva e em estruturas suprafamiliares, a chamada economia solidária.
	3.
	A globalização está amparada, principalmente, nos avanços tecnológicos, assim como nas relações sociais e econômicas, no mercado da conectividade e da virtualidade. É abordada como sendo a responsável por alterar a forma de comunicação entre as pessoas em diversas sociedades. No entanto, também pode proporcionar tanto a inclusão como a desigualdade social. Sobre o fenômeno que consiste a globalização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Antigo, ganhando forte impulso ao final da década de 1960, quando ocorreu a queda do Muro de Berlim e do fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
	 b)
	Antigo, em meio às sociedades que procuravam intercambiar produtos, tecnologias e informações.
	 c)
	Recente, totalmente dependente das novas tecnologias.
	 d)
	Recente, ocorrendo a partir da criação das redes sociais.
	4.
	A tecnologia está presente em nossas vidas o tempo todo. Estamos cada dia mais rodeados por ela, seja no trabalho com sistemas cada vez mais modernos que nos auxiliam na execução das nossas tarefas organizacionais ou mesmo em casa, com televisores cada dia mais finos e que acumulam várias funções. Tudo isso relatado anteriormente virou, para nós, sinônimo de tecnologia. Sendo assim, sobre o conceito de tecnologia, analise as sentenças a seguir:
I- É o meio onde os conhecimentos da ciência são colocados em prática.
II- É a identificação de um determinado campo de conhecimento, seja na teoria ou na prática.
III- É o agrupamento de determinados processos de determinadas áreas.
IV- É o estudo geral dos processos de produção industrial.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	Terceirização é o processo pelo qual uma empresa deixa de executar uma ou mais atividades realizadas por trabalhadores diretamente contratados e as transferem para outra empresa. No contexto da terceirização da produção, podemos observar o chamado international outsourcing. Sobre o que ele significa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Contratação de trabalhadores estrangeiros em seus países de origem.
	 b)
	Realocação da empresa em outro país.
	 c)
	Compra de componente ou serviço em outro país.
	 d)
	Contratação de trabalhadores estrangeiros imigrantes.
	6.
	Quando falamos em avanços tecnológicos logo vem em mente os celulares de última geração, multifuncionais. Interessante observar que, no início da revolução tecnológica, o desafio dos fabricantes era produzir um aparelho com o menor tamanho e peso, bem diferente dos antigos "tijolos". Contudo, na atualidade as pessoas preferem celulares com telas cada vez maiores, dada a infinidade de funções que o aparelho oferece para comunicação e entretenimento. Sobre as tendências organizacionais do século XXI, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O surgimento das redes sociais e WhatsApp dificultou a efetiva comunicação entre as pessoas, de modo a garantir a eficácia na comunicação e o aprendizado coletivo.
	 b)
	O aumento do acesso aos meios de comunicação portáteis e a agilidade no envio de mensagens via internet, favoreceram a criação de redes sociais, comunidades virtuais e vendas on-line.
	 c)
	A ampliação das redes sociais e WhatsApp comprometeu a efetiva comunicação entre as pessoas, de modo a garantir a eficácia na comunicação e o aprendizado coletivo.
	 d)
	A redução no acesso aos meios de comunicação portáteis e a agilidade no envio de mensagens via internet, favoreceram a criação de redes sociais e comunidades virtuais.
	7.
	A rede mundial de computadores, internet, é uma das inovações tecnológicas mais amplamente utilizadas na atualidade. Podemos dizer que "o mundo está em nossas mãos", pois através de um simples celular é possível acessar informações do mundo todo, quando estas informações estão disponíveis na internet. Neste sentido, devemos observar os resultados dessa revolução tecnológica na estrutura social. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As novas tecnologias da informação favorecem a comunicação nos diversos setores da sociedade, permitindo realizar diferentes atividades de modo interligado.
	 b)
	A internet contribui para afastar as pessoas, visto que as relações de comunicação se restringem a e-mails e mensagens encaminhadas, além de tornar mais lenta a produção de equipamentos.
	 c)
	As tecnologias da informação e comunicação geram lucro para cada uma das pessoas que acessam a internet, pois as empresas realizam a distribuição dos lucros por mérito e idade.
	 d)
	A sociedade da informação é consequência das tecnologias da informação, e o mundo do trabalho é restrito às ferramentas de comunicação da atualidade.
	8.
	As comunidades virtuais são redes virtuais de comunicação interativa, organizadas em interesses compartilhados. O longo de sua história, o ser humano aprendeu a se organizar em grupos, originando as primeiras comunidades e civilizações. Esses grupos definiram formas de expressar valor moral e cultural, de acordo com cada época. Com as novas tecnologias, constituíram-se grupos de indivíduos ligados por vínculos não formalizados, com características comuns, formando-se as comunidades virtuais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir.
I- Uma comunidade virtual é uma inteligência coletiva em potencial.
II- Um grupo humano se interessa em constituir-se como comunidade virtual para aproximar-se do ideal do coletivo inteligente.
III- As comunidades virtuais se constituem de grupos de pessoas interconectadas em busca da inteligência exclusiva e individualizada.
IV- As comunidades virtuais são redes virtuais de comunicação interativa, organizadas em interesses compartilhados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentençasIII e IV estão corretas.
Você não acertou a questão: Esta não é a resposta correta. Leia novamente a questão.
	9.
	Na área de ciência e tecnologia, o maior desafio no Brasil é a elaboração e a implementação de uma política de longo prazo que permita ao desenvolvimento científico e tecnológico alcançar a população e que efetivamente tenha um impacto determinante na melhoria das condições de vida da sociedade. Acerca da importância da ciência, tecnologia e inovação como uma escolha estratégica para o desenvolvimento do país, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os avanços tecnológicos, especialmente no setor de comunicação, transformaram a sociedade atual, pois se antes era preciso esperar dias ou até semanas para receber uma carta pelos correiros, hoje podemos conversar com alguém do outro lado do mundo em tempo real, com imagem e som.
PORQUE
II- O acesso aos novos meios de comunicação é universal, e no Brasil esse fenômeno contribui para a formação das comunidades virtuais, as quais visam promover a integração da população e valorizar seus conhecimentos, com foco em questões ambientais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/science-and-technology/science-and-technology-policy/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	10.
	Existe um órgão responsável pelas convenções e recomendações que norteiam as questões relacionadas ao trabalho em nível internacional, tanto na criação de normas internacionais, quanto na fiscalização das condições de trabalho, promovendo acesso ao trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Tal órgão desempenhou um papel importante na definição das legislações trabalhistas e na elaboração de suas políticas durante boa parte do século XX. Sobre esse órgão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	CBT.
	 b)
	OMS.
	 c)
	OIT.
	 d)
	MST.

Outros materiais