Buscar

Questões Tecido Eptelial

Prévia do material em texto

Acadêmica : Tamiris Severo
Curso Enfermagem Noturno 
1)Quanto a histogênese dos tecidos epiteliais, descreva as três camadas que fazem parte da formação do tecido epitelial:
Quanto a histogênese dos tecidos epiteliais, descreva as três camadas que fazem parte da formação do tecido epitelial:
Ectoderma: epitélio da superfície externa.
Mesoderma: revestimentos do sistema vasculares membranas serosas das cavidades corporais parte do sistema urogenital.
Ectoderma: maioria do epitélio de revestimento dos sistemas digestório e respiratório.
2) Cite 6 características básicas dos epitélios:
	Células muito próximas, com pouco material extracelular entre elas;
	Células unidas de forma bem organizada;
	Possui suprimento nervoso;
	Não possui vasos (avascular);
	Alta capacidade de renovação (mitose) e regeneração;
	Nutrição e oxigenação por difusão pela lâmina basal.
3)Cite as funções do tecido epitelial:
O tecido epitelial desenvolve variadas funções, tais como proteção, absorção, secreção e excreção. Ele é encontrado revestindo órgãos, além de ser responsável pela formação das glândulas. As células epiteliais estão presas à chamada membrana basal, uma estrutura que atua na proteção do tecido conjuntivo subjacente. 
4)Descreva tecido epitelial de revestimento:
Os tecidos epiteliais de revestimento apresentam suas células dispostas em uma ou mais camadas e são responsáveis pelo revestimento da superfície externa e das cavidades internas do corpo como a luz dos vasos sanguíneos e de todos os órgãos ocos 
5)Quanto a forma das células, o epitélio simples pode ser classificado em:
Explique cada uma delas:
Epitélio Pavimentoso
O epitélio pavimentoso ou também chamado de escamoso é caracterizado por células achatadas em forma de ladrilhos. Facilita as trocas gasosas e pode ser encontrado nos alvéolos pulmonares.
Epitélio Cúbico
O epitélio cúbico, como o próprio nome diz, é caracterizado por células cúbicas, em forma de cubo. Forma revestimento simples e é encontrado, por exemplo, nos canais de glândulas e no cristalino dos olhos.
Epitélio Prismático
O epitélio prismático, também conhecido como cilíndrico ou colunar, é constituído por células colunares. São células altas, em forma de prismas, cilindros ou colunas. Como o epitélio cúbico, forma revestimento simples e pode ser encontrado no intestino. 
6)Quanto ao número de camadas, como os epitélios podem ser classificados e descreva cada um:
- Epitélio Simples: apresenta apenas uma camada de células. Esse tipo de revestimento permite a troca e absorção de substâncias e pode ser encontrado nos alvéolos pulmonares
- Epitélio Estratificado: quando apresenta duas ou várias camadas de células, apenas as células das camadas mais inferiores podem fazer divisão celular. Esse revestimento fornece proteção em áreas de atrito, como o esôfago, vagina e epiderme.
- Epitélio Pseudoestratificado: constituído por apenas uma camada de células, porém, as células apresentam tamanhos variados dando a impressão de haver mais de uma camada de células. Pode ser encontrado na cavidade nasal, na traqueia e nos brônquios.
- Epitélio de Transição ou Misto: constituído por várias camadas de células diferentes, com a capacidade de passar de cúbico para pavimentoso, dependendo da necessidade. Presente na bexiga urinária.
7)O epitélio estratificado pode ser classificado conforme as camadas, cite:
O epitélio é estratificado quando possui duas ou várias camadas de células. Apenas as células das camadas mais inferiores possuem capacidade de divisão celular. Esse revestimento fornece proteção em áreas de atrito, como o esôfago, vagina e epiderme.
8)Quanto ao urotélio, explique sobre este tipo de tecido:
 O Urotélio é um epitélio pseudoestratificado e classificado como epitélio de transição uma vez que as células que o constituem variam na sua morfologia, podendo ter desde forma de medusa ou de guarda-chuva (células medusa ou células guarda-chuva) até forma mais achatada/pavimentosa. 
9)Descreva membrana basal, características, função e localização :
A membrana basal é a membrana que sustenta o tecido epitelial, fica situado entre as células parenquimatosas e o tecido de sustentação e nutri as células que estão acima, que geralmente são avasculares, como a epiderme, que não tem vasos 
10)Quanto ao tecido epitelial glandular, descreva características, funções e modo de excreção:
O tecido epitelial apresenta como características principais a presença de pouca substância intercelular e células justapostas. O tecido epitelial desenvolve variadas funções, tais como proteção, absorção, secreção excreção. Ele é encontrado revestindo órgãos, além de ser responsável pela formação das glândulas. 
11) Diferencie glândula unicelular e pluricelular:
Glândulas unicelulares consistem em células glandulares isoladas, e glândulas multicelulares são compostas de agrupamentos de células. Em exemplo de glândula unicelular é a célula caliciforme, presente no revestimento do intestino delgado, ou do trato respiratório. 
12)Nas glândulas exócrinas ocorrem 3 formas diferentes de excreção. Cite e explique-as:
De acordo com a forma em que a secreção é eliminada, podemos classificar as glândulas exócrinas em: merócrina, apócrina e holócrina. As merócrinas são aquelas em que a secreção é eliminada sem que haja perda do citoplasma da célula secretora. Nas glândulas apócrinas, a secreção apresenta porções do citoplasma das células secretoras. Já as holócrinas eliminam a secreção que é constituída pela própria célula secretora. 
13)Glândulas - Quanto ao tipo de substâncias que secretam, podem ser caracterizadas em:
Com base na organização de suas células, podemos classificar as glândulas endócrinas em cordonais e vesiculares. No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que se bifurcam e fundem-se aleatoriamente. Já no tipo vesicular, as células formam vesículas preenchidas por secreção.
15) Faça a leitura do artigo “Análise histológica do padrão de distribuição glandular em conchas nasais inferiores normais” e descreva qual o resultado encontrado.
As conchas nasais inferiores desempenham um importante papel. As funções, destaca-se a filtração de partículas estranhas pelo sistema mucociliar. Muitas doenças relacionadas à mucosa nasal, como rinites e rinossinusites, têm relação direta com alterações estruturais na mucosa de revestimento das conchas nasais, o objetivo da análise foi, verificar o padrão de distribuição do epitélio glandular da lâmina própria na mucosa de conchas nasais inferiores normais. Neste Estudo prospectivo com dez pacientes submetidos a procedimento nasal, dos quais retirou um pequeno fragmento linear de concha nasal inferior. Os cortes foram corados com hematoxilina e eosina e submetidos a exame histológico. Foram delimitadas individualmente as áreas de epitélio glandular e a área total de lâmina própria da mucosa da cabeça, do corpo e da cauda das conchas nasais, que foram medidas, os resultados encontrados foram não houve diferença estatisticamente no padrão de distribuição do epitélio glandular da lâmina própria e com isso tiramos como conclusão que o estudo mostra que não existe predomínio em uma região específica, na distribuição do epitélio glandular, nas diferentes áreas das conchas nasais inferiores no sentido ântero-posterior em pacientes normais.

Continue navegando