Buscar

STJ - Questoes de Informativos 2020

Prévia do material em texto

STJ – SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
INFORMATIVO 671
1) Não é possível a manutenção de quiosques e trailers instalados sobre calçadas sem a regular aprovação estatal. ( ) 
2) O prazo prescricional aplicável à desapropriação indireta, na hipótese em que o Poder Público tenha realizado obras no local ou atribuído natureza de utilidade pública ou de interesse social ao imóvel, é de 10 anos. ( ) 
3) O erro na concessão de licença ambiental configura fato de terceiro capaz de interromper o nexo causal na reparação por lesão ao meio ambiente. ( ) 
4) (Juiz TJ/RS 2018 VUNESP) A responsabilidade por dano ambiental é objetiva, informada pela teoria do risco integral, sendo o nexo de causalidade o fator aglutinante que permite que o risco se integre na unidade do ato, sendo descabida a invocação, pela empresa responsável pelo dano ambiental, de excludentes de responsabilidade civil para afastar sua obrigação de indenizar. ( )
5) (Juiz Federal TRF2 2018) A responsabilidade civil por dano ambiental é subjetiva, informada pela teoria do risco integral, sendo possível seu afastamento em razão de excludentes de responsabilidade civil. ( ) 
6) (Juiz Federal TRF2 2018) A responsabilidade civil por dano ambiental é objetiva, fundada na teoria do risco administrativo, com a possibilidade da sua descaracterização quando houver excludente de responsabilidade civil. ( ) 
7) (PGM Manaus 2018 CEBRASPE) De acordo com o STJ, a responsabilidade por dano ambiental é objetiva e regida pela teoria do risco integral. ( ) 
8) (Juiz TJ/BA 2019 CEBRASPE) Por equívoco de um de seus empregados, uma empresa alimentícia deixou vazar acidentalmente parte de seu insumo em um rio, o que causou a morte de 5 t de peixes. Nessa situação hipotética, relativamente à responsabilidade civil ambiental, a empresa: 
A) não responderá pelo dano ambiental, por ser uma pessoa jurídica. 
B) não responderá pelo dano, visto que não houve dolo na morte dos peixes. 
C) responderá pelo dano, uma vez que a responsabilidade civil ambiental é objetiva e pautada na teoria do risco administrativo, não sendo admitida a responsabilização do empregado para responder culposamente pelo dano. 
D) responderá pelo dano, porque a responsabilidade civil ambiental é objetiva e pautada na teoria do risco integral. 
E) responderá pelo dano, pois a responsabilidade civil ambiental é objetiva e pautada na teoria do risco administrativo, admitindo-se, ainda, a responsabilização do empregado para responder culposamente pelo dano. 9) Instituição não financeira - dedicada ao comércio varejista - não pode estipular, em suas vendas a crédito, pagas em prestações, juros remuneratórios superiores a 1% ao mês, ou a 12% ao ano. ( ) 
10) O curto espaço de tempo entre o acidente e a assinatura do acordo e desconhecimento da integralidade dos danos constitui exceção à regra de que a quitação plena e geral desautoriza o ajuizamento de ação para ampliar a verba indenizatória aceita e recebida. ( ) 
11) A separação de fato por longo período afasta a regra de impedimento da fluência da prescrição entre cônjuges prevista no art. 197, I, CC e viabiliza a efetivação da prescrição aquisitiva por usucapião. ( ) 
12) A destinação de parte do imóvel para fins comerciais não impede o reconhecimento da usucapião especial urbana sobre a totalidade da área. ( ) 
13) (Promotor MP/PR 2019) Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. ( ) 
14) (Promotor MP/MS 2018) Aquele que possuir como sua área urbana até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia, adquirirlhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. ( ) 
15) (Promotor MP/SC 2016) Aquele que possuir, como sua, área urbana ou rural, de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. ( ) 
16) (Promotor MP/RS 2017) Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural, sendo que em caso de possuidor casado, o título será conferido necessariamente ao cônjuge varão. ( ) 
17) O credor fiduciário regido pelo DL 911/1969, em caso de inadimplemento contratual, pode promover a inscrição dos nomes dos devedores solidários em bancos de dados de proteção ao crédito, independentemente de optar pela excussão da garantia ou pela ação de execução. ( ) 
18) (Juiz TJ/SP 2017 VUNESP) Na alienação fiduciária em garantia, regida pelo Decreto-lei nº 911/1969, 
A) a mora e a busca e apreensão do bem estão condicionadas à prévia notificação do devedor. 
B) a mora se configura com o vencimento da obrigação, mas a busca e apreensão do bem está condicionada à prévia notificação do devedor. 
C) a notificação do devedor é facultativa, mas necessária para a preservação de direitos de terceiros. 
D) não há necessidade de prévia notificação do devedor para a busca e apreensão do bem, sendo esta decorrência imediata do inadimplemento. 
19) Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor às relações entre acionistas investidores e a sociedade anônima de capital aberto com ações negociadas no mercado de valores mobiliários. ( ) 
20) O laboratório tem responsabilidade objetiva na ausência de prévia informação qualificada quanto aos possíveis efeitos colaterais da medicação, ainda que se trate do chamado risco de desenvolvimento. ( ) 
21) (Juiz TJ/RS Vunesp 2018) Paciente com insuficiência renal grave faleceu em decorrência de ingerir, por orientação médica, um anti-inflamatório, cuja bula continha informações de possíveis reações adversas e a ocorrência de doenças graves renais. O laboratório, fornecedor do produto, 
A) não responde, pois o produto tem periculosidade inerente (medicamento), cujos riscos são normais à sua natureza e previsíveis. 
B) reponde objetivamente pela teoria do risco do empreendimento ou da atividade. 
C) responde objetivamente, por ser causador de um acidente de consumo. 
D) responde objetivamente pelos riscos do produto, pelo simples fato de tê-lo colocado no mercado. 
E) responde subjetivamente, pois se trata de produto defeituoso. 22) Erro grosseiro de sistema não obriga empresas a emitir passagens compradas a preço muito baixo. ( ) 
23) (Promotor MP/RR 2017 CEBRASPE) O princípio da vinculação da oferta faz surgir uma obrigação précontratual do fornecedor do produto ou serviço. ( ) 
24) (Procurador ALERJ 2017) Foi veiculada publicidade de determinado fabricante de automóveis afirmando que, na compra de certo modelo, o comprador ganharia uma viagem para Nova Iorque, com acompanhante, incluindo passagem aérea, estadia em Hotel quatro estrelas e traslado. Ferdinaldo, motivado pela propaganda, foi até a concessionária e, após negociar o preço e as condições de pagamento, adquiriu o veículo. Nada foi mencionado a respeito da viagem. Alguns dias depois Ferdinaldo retornou à concessionária para agendar sua viagem em companhia de sua esposa, quando foi informado de que não teria direito ao benefício por não ter sido pactuado no momento da compra do carro. Sobre o caso, é correto afirmar que Ferdinaldo: 
A) tem direito à viagem, já que a publicidade obriga o fornecedor e integra o contrato, independentemente de ter constado dos seus termos; 
B) não tem direito à viagem, já que não houve inclusão expressa da mesma no momento do contrato, devendo prevalecer o princípio da relatividade dos contratos; 
C) não tem direito à viagem, já que não houve inclusão expressa da mesma no momento do contrato, devendo prevalecero princípio da obrigatoriedade dos contratos; 
D) tem direito à viagem, desde que pague pelo seu custo, funcionando a fabricante tão somente como agente de turismo; 
E) não tem direito à viagem, já que absolutamente ilícita e proibida a venda casada. 
25) O prazo para execução individual de sentença proferida contra planos de saúde em ação civil pública é de três anos. ( ) 
26) Diante da divergência entre as expressões numérica e por extenso da data de vencimento de nota promissória, deve-se presumir que a efetiva vontade do emitente da nota era a de que o vencimento se desse após a emissão, prevalecendo, assim, a segunda e mais futura data de vencimento. ( ) 
27) A alienação de ativos na forma de unidade produtiva isolada não pode se dar por meio diverso do previsto nos arts. 60 e 142 da Lei nº 11.101/2005. ( ) 
28) (Promotor MP/SP 2013) A alienação dos ativos do devedor falido é determinada pelo juiz, ouvido o administrador judicial, e será realizada, dentre outras modalidades, via leilão por lances orais, propostas fechadas e pregão. ( ) 
29) (Juiz TJ/PR 2011) Ao juiz é permitido homologar qualquer modalidade de realização do ativo do falido, desde que aprovada pela assembleia geral de credores, inclusive com a constituição de sociedade de credores ou dos empregados do próprio devedor, com a participação, se necessária, dos atuais sócios ou de terceiros. ( ) 
30) Os créditos lastreados em contratos de fiança bancária, firmados para garantia de obrigação contraída, não estão submetidos aos efeitos da recuperação judicial. ( ) 
31) (Juiz TJ/RJ 2019) Estão sujeitos à recuperação judicial os créditos existentes na data do pedido, desde que vencidos. ( ) 
32) (Juiz TJ/RR 2015 FCC) A empresa “Lojas Vende Barato”, por dificuldades de fluxo de caixa, formulou pedido de recuperação judicial apresentando plano que prevê a remissão de 50% de todas as suas dívidas. Estão sujeitos à recuperação judicial os créditos contra a recuperanda existentes na data do pedido, tanto os vencidos quanto os por vencer. ( ) 
33) (Juiz TJ/PR 2011) Estão sujeitos aos efeitos do deferimento da recuperação judicial os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos, à exceção de créditos decorrentes da titularidade de posição de proprietário fiduciário de bens móveis ou imóveis, de arrendador mercantil, de proprietário ou promitente vendedor de imóvel cujos respectivos contratos contenham cláusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade, inclusive em incorporações imobiliárias, de proprietário em contrato de venda com reserva de domínio e aqueles decorrentes de adiantamento a contrato de câmbio para exportação. ( ) 
34) (TJ/MS 2010 FCC) Estão excluídos do procedimento de recuperação judicial os seguintes credores: o proprietário em contrato de venda com reserva de domínio; o cessionário fiduciário de direitos creditórios; e o credor de valores referentes à contrato de adiantamento de câmbio. ( ) 
35) (TJ/MG 2007) Na falência do devedor alienante, fica assegurado ao credor ou proprietário fiduciário o direito de pedir a restituição do bem alienado fiduciariamente. ( ) 
36) Inexistindo homologação judicial do pedido de renúncia, não se pode permitir a abertura do prazo decadencial de dois anos para propor ação rescisória antes que ocorra a indispensável intimação da parte interessada. ( ) 
37) O inadimplemento da pena de multa não obsta a extinção da punibilidade do apenado. ( ) 
38) Caracteriza ilícito penal a posse ilegal de arma de fogo (art. 14 da Lei n. 10.826/2003) ou de arma de fogo de uso restrito (art. 16 da Lei 10.826/2003) com registro de cautela vencido. ( ) 
39) Constatada situação de vulnerabilidade, aplica-se a Lei Maria da Penha no caso de violência do neto praticada contra a avó. ( ) 
40) Incide a causa de aumento de pena prevista no inciso III do art. 40 da Lei nº 11.343/2006 em caso de tráfico de drogas cometido nas dependências ou nas imediações de igreja. ( ) 
41) (Promotor MP/RS 2014) O tráfico de drogas cometido nas imediações de locais de trabalho coletivo não é considerado causa de aumento de pena. ( ) 
42) (Promotor MP/MT 2019 FCC) De acordo com o ordenamento jurídico e o posicionamento dos tribunais superiores sobre as disposições previstas na Lei nº 11.343/2006, somente deverá incidir a causa de aumento do art. 40, III, da Lei no 11.343/2006 se a venda de drogas nas imediações de um presídio tenha como comprador um dos detentos ou alguém que estava frequentando o presídio. ( ) 
43) Os serviços de capatazia não integram o conceito de valor aduaneiro, tendo em vista que tais atividades são realizadas dentro do porto ou ponto de fronteira alfandegado na entrada do território aduaneiro. ( ) 
Gabarito 1. C 2. C 3. E 4. C 5. E 6. E 7. C 8. Letra D 9. C 10. C 11. C 12. C 13. C 14. C 15. E 16. E 17. C 18. Letra B 19. E 20. C 21. Letra A 22. C 23. C 24. Letra A 25. E 26. C 27. E 28. C 29. C 30. C 31. E 32. C 33. C 34. C 35. C 36. C 37. E 38. C 39. C 40. E 41. E 42. E 43. E
INFORMATIVO 670
1) O Ministério Público do Trabalho não tem legitimidade para atuar no âmbito do Superior Tribunal de Justiça na condição de parte. ( ) 
2) Existindo evidente interesse social no cultivo à memória histórica e coletiva de delito notório, incabível o acolhimento da tese do direito ao esquecimento para proibir qualquer veiculação futura de matérias jornalísticas relacionadas ao fato criminoso cuja pena já se encontra cumprida. ( ) 
3) A veiculação de matéria jornalística sobre delito histórico que expõe a vida cotidiana de terceiros não envolvidos no fato criminoso, em especial de criança e de adolescente, representa ofensa ao princípio da intranscendência. ( ) 
4) (Defensor DPE-PE 2015 CESPE) A exagerada e indefinida exploração midiática de crimes e tragédias privadas deve ser impedida, a fim de se respeitar o direito ao esquecimento das vítimas de crimes e, assim, preservar a dignidade da pessoa humana.( ) 
5) (PGE/PE 2018 CEBRASPE) Conforme a CF e a jurisprudência das cortes superiores, o habeas data pode ser impetrado para se pleitear o direito ao esquecimento, mediante apagamento de registros em bancos de dados. ( ) 
6) (Juiz TJ/DF 2014 CEBRASPE) A tutela da dignidade da pessoa humana na sociedade da informação inclui o direito ao esquecimento. ( ) 
7) É válida a doação entre cônjuges casados sob o regime da comunhão universal de bens. ( ) 
8) (Promotor MPE/PR 2019) A doação de um cônjuge a outro importa adiantamento do que lhe cabe por herança. ( ) 
9) Nos contratos de prestação de serviços advocatícios com cláusula de remuneração exclusivamente por verbas sucumbenciais, a revogação unilateral do mandato pelo mandante acarreta a remuneração do advogado pelo trabalho desempenhado até o momento da rescisão contratual. ( ) 
10) A preferência prevista no § 2º do art. 100 da Constituição Federal não pode ser reconhecida mais de uma vez em um mesmo precatório. ( ) 
11) (Procurador do Trabalho MPT 2020) Na execução em face da Fazenda Pública fundada em título extrajudicial, os créditos dos idosos, portadores de doença grave e/ou pessoas com deficiência serão pagos, na forma da lei, sem necessidade de expedição de precatório ou Requisição de Pequeno Valor (RPV). ( ) 
12) (Procurador TCE/PA 2019 CEBRASPE) Sociedade de economia mista prestadora de serviço público concorrencial está sujeita ao regime de precatórios. ( ) 
13) (Juiz Federal TRF2 2017) Nos termos de posicionamento do STF, sociedades de economia mista não podem gozar da possibilidade de pagar débitos judiciais por meio de precatórios, em razão de regra constitucional. ( ) 
14) A decisão em mandado de segurança coletivo impetrado por associação beneficia todos os associados, sendo irrelevante a filiação ter ocorrido após a sua impetração. ( ) 
15) (PGM Salvador 2015 CESPE) As entidades associativas têm legitimidade ativa para propor ação coletiva que represente seus filiados, caso em que a permissão estatutária genérica para o ajuizamento de ações é sempre suficiente para a propositura da demanda de direitos individuais homogêneos de seus associados. () 
16) (Cartório TJDF 2019 CEBRASPE) A expressão contida no art. 5º, XXI, da Constituição Federal de 1988, refere-se à substituição processual e não à representação processual. ( ) 
17) (Cartório TJDF 2019 CEBRASPE) As associações e os sindicatos possuem legitimidade para propor a ação em defesa de seus filiados, na qualidade de substitutos processuais, independentemente de autorização expressa ou de procuração individual por eles fornecida. ( ) 
18) (Promotor MP/MG 2019) A sentença civil prolatada em ação de caráter coletivo proposta por entidade associativa, na defesa dos interesses e direitos dos seus associados, abrangerá apenas os substituídos que tenham, na data da propositura da ação, domicílio no âmbito da competência territorial do órgão prolator. ( ) 
19) (Juiz Federal TRF2 2018) Nos termos do entendimento fixado pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça, sobre o alcance territorial da sentença coletiva transitada em julgado, diante da limitação determinada pelo art. 16 da Lei n. 7.347/85: 
A) a sentença pode ser executada nacionalmente independentemente do que foi fixado no título. 
B) a sentença fará coisa julgada erga omnes, nos limites da competência territorial do órgão prolator, ainda que o título tenha estabelecido de modo mais amplo. 
C) o Supremo Tribunal Federal entendeu que o tema possuía repercussão geral, estabelecendo que a coisa julgada deve prevalecer, em razão da proteção constitucional. 
D) o Supremo Tribunal Federal entendeu que o tema possuía repercussão geral, estabelecendo que limitação determinada pela lei não ofende a coisa julgada. 
E) a sentença pode ser executada fora dos limites da competência territorial do órgão prolator, por força da coisa julgada, ainda que em contrariedade à limitação legal, se fixado no título. 
20) A decisão em mandado de segurança coletivo impetrado por associação beneficia todos os associados, sendo irrelevante a filiação ter ocorrido após a sua impetração. ( ) 
21) O cumprimento de pena imposta em outro processo, ainda que em regime aberto ou em prisão domiciliar, não impede o curso da prescrição executória. ( ) 
22) (Promotor MP/PI 2019 CEBRASPE) Após a sentença condenatória transitar em julgado, a prescrição não corre enquanto o condenado estiver preso por outro motivo. ( ) 
23) O descumprimento das condições impostas para o livramento condicional não pode ser invocado para impedir a concessão do indulto, a título de não preenchimento do requisito subjetivo. ( ) 
24) (Juiz TRF3 2015 banca própria) O STJ tem entendimento no sentido de que, quanto ao pedido administrativo de restituição e demais processos administrativos tributários, não tem aplicação a Lei nº 9.784/99, razão pela qual deve ser aplicado o prazo de 360 (trezentos e sessenta) dias para que seja proferida decisão administrativa, a contar do protocolo dos respectivos pedidos. ( ) 
25) (Juiz TRF4 2014) Ressalvada a hipótese de resistência da Administração Tributária, não incide correção monetária sobre os créditos de IPI decorrentes do princípio constitucional da não cumulatividade (créditos escriturais), por ausência de previsão legal. ( ) 
26) O termo inicial da correção monetária de ressarcimento de crédito escritural excedente de tributo sujeito ao regime não cumulativo ocorre somente após escoado o prazo de 360 dias para a análise do pedido administrativo pelo Fisco. ( ) 
Gabarito 1. C 2. C 3. C 4. C 5. E 6. C 7. E 8. C 9. C 10. C 11. E 12. E 13. E 14. C 15. E 16. E 17. E 18. C 19. Letra E 20. C 21. E 22. C 23. C 24. C 25. C 26. C
INFORMATIVO 669 
1) É dispensável a submissão ao exame de suficiência pelos técnicos em contabilidade formados anteriormente à promulgação da Lei n. 12.249/2010 ou dentro do prazo por ela previsto. ( ) 
2) Na concorrência para a venda de bens imóveis, é vedada, à Administração Pública, a fixação de caução em valor diverso do estabelecido no art. 18 da Lei nº 8.666/93. ( ) 
3) No pagamento diferido em parcelas, não havendo disposição contratual em contrário, é legal a imputação do pagamento primeiramente no capital. ( ) 
4) (Analista MPU 2018 CEBRASPE) Para a imputação do pagamento, os débitos devem ser relativos a coisas fungíveis entre si e consistir em obrigações líquidas e vencidas. ( ) 
5) (Juiz TJ/MG 2012) Na imputação do pagamento, havendo capital e juros, segundo a lei civil, o pagamento imputar-se-á primeiro no capital, e depois nos juros vencidos. ( ) 
6) (Analista Judiciário TJ/CE 2014 CESPE) Rebeca, obrigada por três débitos da mesma natureza a Joana, pretende indicar a qual deles oferecerá pagamento, já que todos os débitos são líquidos e vencidos. Nessa situação hipotética, Rebeca deverá valer-se da 
a) imputação do pagamento. 
b) dação em pagamento. 
c) compensação. 
d) sub-rogação legal. 
e) sub-rogação convencional.
7) A desoneração dos alimentos fixados entre ex-cônjuges deve considerar outras circunstâncias, além do binômio necessidade-possibilidade, tais como a capacidade potencial para o trabalho e o tempo de pensionamento. ( ) 
8) (Juiz TJDFT 2016 CESPE) Em regra, a pensão alimentícia devida a ex-cônjuge deve ser fixada por tempo indeterminado. ( ) 
9) O crédito de honorários advocatícios sucumbenciais constituído após o pedido de recuperação judicial não está submetido ao juízo recuperacional, ressalvando-se o controle dos atos expropriatórios pelo juízo universal. ( ) 
10) A prolação da decisão de acolhimento da impugnação do valor da causa em momento posterior à decisão que julgara o mérito da causa principal constitui nulidade. ( ) 
11) (Juiz TJ/SP 2018 VUNESP) O juiz não poderá alterar de ofício o valor da causa. ( ) 
12) XXX 
13) (PGM Campo Grande 2019 CEBRASPE) Tanto a incompetência territorial quanto o valor da causa deverão ser alegados como preliminares da contestação. ( ) 
14) A alegação da ocorrência de ponto facultativo embasada em ato do Poder Executivo Estadual não é capaz, por si só, de comprovar a inexistência de expediente forense para aferição da tempestividade recursal. ( ) 
15) (Promotor MP/PI 2019 CEBRASPE) A comprovação da tempestividade de recurso especial, no caso de prorrogação de prazo em razão de feriado local, pode ocorrer posteriormente ao ato de interposição desse recurso. ( ) 
16) (DPE/RS 2018 FCC) Sobre os recursos no Código de Processo Civil, o recorrente comprovará a ocorrência de feriado local, se intimado pelo relator para tanto. ( ) 
17) Não cabe reclamação para o controle da aplicação de entendimento firmado pelo STJ em recurso especial repetitivo. ( ) 
18) (Promotor MP/MG) É inadmissível a reclamação: I - proposta após o trânsito em julgado da decisão reclamada, e II - proposta para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, quando não esgotadas as instâncias ordinárias. ( ) 
19) (PGE/PE 2018 CEBRASPE 2018) A reclamação constitucional poderá ser manejada para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida, quando houver o esgotamento das instâncias ordinárias. ( ) 
20) Demonstrada mera falta de técnica na sentença, o habeas corpus pode ser deferido para nominar de forma correta os registros pretéritos da paciente, doravante chamados de maus antecedentes, e não de conduta social, sem afastar, todavia, o dado desabonador que, concretamente, existe nos autos e justifica diferenciada individualização da pena. ( ) 
21) (DPE/AM 2018 FCC) É circunstância que, por si só, não influencia na determinação do regime inicial de cumprimento de pena, os maus antecedentes e a reincidência. ( ) 
22) (Juiz TJ/CE CEBRASPE 2018) Cabe reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida, quando não esgotadas as instâncias ordinárias. ( ) 
23) A interposição do recurso cabível contra o ato impugnado e a contemporânea impetração de habeas corpus para igual pretensão somente permitirá o exame do writ se for este destinado à tutela diretada liberdade de locomoção ou se traduzir pedido diverso em relação ao que é objeto do recurso próprio e que reflita mediatamente na liberdade do paciente. Nas demais hipóteses, o habeas corpus não deve ser admitido e o exame das questões idênticas deve ser reservado ao recurso previsto para a hipótese, ainda que a matéria discutida resvale, por via transversa, na liberdade individual. ( ) 
24) Diferencie habeas corpus substitutivo de habeas corpus impetrado de forma concomitante com o recurso cabível. Eles são admitidos pela jurisprudência dos Tribunais Superiores? 
Gabarito 1. C 2. C 3. E 4. C 5. E 6. Letra A 7. C 8. E 9. C 10. E 11. E 12. - 13. C 14. C 15. E 16. E 17. C 18. C 19. C 20. C 21. E 22. E 23. C 24. -
INFORMATIVO 668
1) É possível a anulação do ato de anistia pela Administração Pública, evidenciada a violação direta do art. 8º do ADCT, mesmo quando decorrido o prazo decadencial contido na Lei nº 9.784/99. ( ) 
2) Nos casos de preterição de candidato na nomeação em concurso público, o termo inicial do prazo prescricional quinquenal recai na data em que foi nomeado outro servidor no lugar do aprovado no certame. ( ) 
3) É obrigatória a comprovação do envio da notificação da autuação e da imposição da penalidade de trânsito, acompanhadas de aviso de recebimento. ( ) 
4) A definição de viuvez do art. 2º, V, da Lei nº 8.059/90 contempla a viúva de militar que passa a conviver em união estável, após a óbito do beneficiário, mesmo sem contrair novas núpcias, porquanto já constituída instituição familiar equiparável ao casamento.( ) 
5) É ilegal a internação de adolescente gestante ou com o filho em amamentação. ( ) 
6) A falha procedimental consubstanciada na publicação antecipada de resultado de julgamento que havia sido adiado gera suspeição do relator. ( ) 
7) Cabe agravo de instrumento contra a decisão que aplica multa por ato atentatório à dignidade da justiça pelo não comparecimento à audiência de conciliação. ( ) 
8) (PGM Campinas 2016 FCC) O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato de litigância de má-fé, sendo apenado com multa de até cinco por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado. ( ) 
9) O porte de arma branca é conduta atípica. ( ) 
10) Nos casos em que se aplica a Lei nº 13.654/2018, não é possível a valoração do emprego de arma branca, no crime de roubo, como circunstância judicial desabonadora. ( ) 
11) Para a incidência do art. 12, I, da Lei nº 8.137/90 em caso de sonegação fiscal de tributos federais, é necessário que o valor da dívida seja igual ou superior a R$ 1 milhão; se a sonegação fiscal for de tributos estaduais ou municipais, deve-se analisar o que define a Fazenda local. ( ) 
12) A causa de aumento prevista no art. 302, § 1º, II, do Código de Trânsito Brasileiro não exige que o agente esteja trafegando na calçada, sendo suficiente que o ilícito ocorra nesse local. ( ) 
13) A mera presunção de parcialidade dos jurados do Tribunal do Júri em razão da divulgação dos fatos e da opinião da mídia é insuficiente para o desaforamento do julgamento para outra comarca. ( ) 
14) (Juiz TJ/AC 2019 Vunesp) O desaforamento não poderá ser determinado sob a alegação de excesso de serviço. ( ) 
15) (Juiz TJ/AL 2019 FCC) Não é nula a decisão que determina o desaforamento de processo da competência do júri sem audiência da defesa. ( ) 
16) (Juiz TJ/PA 2019 CEBRASPE) O princípio do juiz natural impede o desaforamento de julgamentos do tribunal do júri para comarca que não seja circunvizinha de local que gere dúvida acerca da imparcialidade dos jurados. ( ) 
17) (Juiz TJ/RJ 2019) De acordo com as previsões legalmente estabelecidas (CPP, art. 427 e 428), é correto afirmar que o desaforamento 
A) pode ser determinado, se houver dúvida quanto à imparcialidade do Júri. 
B) deve ser indeferido de pronto, se motivado unicamente por excesso de serviço do órgão judicial. 
C) pode ocorrer, a fim de preservar a segurança pessoal da vítima e de seus familiares. 
D) pode ser determinado de ofício pelo Juiz Presidente do Tribunal do Júri. 
E) quando deferido, deve levar o julgamento para Comarca de outra região do Estado. 
18) O processamento do réu pela prática da conduta descrita no art. 28 da Lei de Drogas no curso do período de prova deve ser considerado como causa de revogação facultativa da suspensão condicional do processo. ( ) 
Gabarito 1. C 2. C 3. E 4. C 5. E 6. E 7. E 8. E 9. E 10. E 11. C 12. C 13. C 14. E 15. E 16. E 17. Letra A 18. C
INFORMATIVO 667
1) É ilegal portaria editada por Juiz Diretor do Foro restringindo o ingresso de pessoas portando arma de fogo nas dependências do Fórum. ( ) 
2) O cadastro e o peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações denotam a ciência de que o processo administrativo tramitará de forma eletrônica. ( ) 
3) (Juiz Federal TRF2 2018) O pagamento de multa imposta pelos Estados, Municípios, Distrito Federal ou Territórios substitui a multa federal na mesma hipótese de incidência. ( ) 
4) (Exame de Ordem 2013-2 - FGV) Técnicos do IBAMA, autarquia federal, verificaram que determinada unidade industrial, licenciada pelo Estado no qual está localizada, está causando degradação ambiental significativa, vindo a lavrar auto de infração pelos danos cometidos. Sobre o caso apresentado e aplicando as regras de licenciamento e fiscalização ambiental previstas na Lei Complementar nº 140/2011, assinale a afirmativa correta. 
A) Há irregularidade no licenciamento ambiental, uma vez que em se tratando de atividade que cause degradação ambiental significativa, o mesmo deveria ser realizado pela União. 
B) É ilegal a fiscalização realizada pelo IBAMA, que só pode exercer poder de polícia de atividades licenciadas pela União, em sendo a atividade regularmente licenciada pelo Estado. 
C) É possível a fiscalização do IBAMA o qual pode, inclusive, lavrar auto de infração, que, porém, não prevalecerá caso o órgão estadual de fiscalização também lavre auto de infração. 
D) Cabe somente à União, no exercício da competência de fiscalização, adotar medidas para evitar danos ambientais iminentes, comunicando imediatamente ao órgão competente, em sendo a atividade licenciada pelo Estado. ( ) 
5) (Juiz TJ/CE 2018 CEBRASPE) O pagamento de multa aplicada por determinado estado ou município não exime o condenado da obrigação de pagamento de multa federal relativa à mesma hipótese de incidência. ( ) 
6) A venda de bem entre ascendente e descendente, por meio de interposta pessoa, é ato jurídico anulável, aplicando-se o prazo decadencial de 2 (dois) anos previsto no art. 179 do CC/2002. ( ) 
7) A existência de contrato de arrendamento mercantil do bem móvel impede a aquisição de sua propriedade pela usucapião, contudo, verificada a prescrição da dívida, inexiste óbice legal para prescrição aquisitiva. ( ) 
8) Incide desconto de pensão alimentícia sobre as parcelas denominadas diárias de viagem e tempo de espera indenizado. ( ) 
9) Se foi celebrado um acordo na ação de investigação de paternidade, mas não se estipulou o termo inicial dos alimentos, estes serão devidos desde a data da assinatura. ( ) 
10) (DPE/AL 2003 CESPE) Caso uma ação de investigação de paternidade cumulada com pedido de alimentos seja julgada procedente, estes são devidos a partir da publicação da sentença. ( ) 
11) O espólio não possui legitimidade passiva ad causam na ação de ressarcimento de remuneração indevidamente paga após a morte de ex-servidor e recebida por seus herdeiros. 
12) (Cartório TJ/AC 2012 FMP) O testamento particular deve ser escrito de próprio punho pelo testador, sendo vedada a utilização de processo mecânico. ( ) 
13) É válido o testamento particular que, a despeito de não ter sido assinado de próprio punho pela testadora, contou com a sua impressão digital. ( ) 
14) Se elaborado por processo mecânico, o testamento particular não pode conter rasuras ou espaços em branco, devendo ser assinado pelo testador, depois de o ter lido na presença de pelo menos três testemunhas,que o subscreverão. ( ) 
15) Não compete à Justiça estadual, em sede de reconvenção proposta na ação de abstenção de uso de marca, afastar o pedido da proprietária da marca, declarando a nulidade do registro ou irregularidade da marca. ( ) 
16) A sistemática prevista no art. 142 da Lei n. 11.101/2005 não é aplicável quando reconhecida a utilidade e a urgência na alienação de bens integrantes do ativo permanente de empresa em recuperação judicial. ( ) 
17) O pagamento de remuneração a funcionários fantasmas não configura apropriação ou desvio de verba pública, previstos pelo art. 1º, inciso I, do Decreto-Lei nº 201/67. ( ) 
18) Compete à Justiça Federal julgar crimes relacionados à oferta pública de contrato de investimento coletivo em criptomoedas. ( )
 19) As condutas delituosas previstas nos artigos 54, § 1º, I, II, III e IV e § 3º e 56, § 1º, I e II, c/c 58, I, da Lei n. 9.605/1998, que se resumem na ação de causar poluição ambiental que provoque danos à população e ao próprio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas na legislação de proteção, e na omissão em adotar medidas de precaução nos casos de risco de dano grave ou irreversível ao ecossistema, são de natureza permanente, para fins de aferição da prescrição. ( ) 
20) Compete à Justiça comum (Tribunal do Júri) o julgamento de homicídio praticado por militar contra outro quando ambos estejam fora do serviço ou da função no momento do crime. ( ) 
21) Diante da falta de recurso previsto, cabe a impetração de mandado de segurança contra ato jurisdicional que defere o desbloqueio de bens e valores. ( ) 
22) (Juiz Federal TRF2 2018) A Lei de Migração expressamente prevê que o estrangeiro cuja presença atente contra a segurança nacional e ordem pública pode ser expulso. ( ) 
23) (Juiz Federal TRF2 2018) Pessoa com mais de 70 anos, residente no Brasil há mais de 10 anos, não pode ser expulsa em nenhum caso. ( ) 
24) (Juiz Federal TRF2 2018) Estrangeiro, com cônjuge ou companheiro residente no Brasil reconhecido judicial ou legalmente, pode ser expulso. ( ) 
25) (Juiz Federal TRF2 2018) O estrangeiro que tiver filho brasileiro sob sua guarda ou dependência econômica ou socioafetiva pode ser expulso. ( ) 
26) (Juiz Federal TRF2 2018) Brasileiro naturalizado não pode ser expulso do território nacional. ( ) 
27) Para a configuração das hipóteses legais de inexpulsabilidade não é exigível a contemporaneidade dessas mesmas causas em relação aos fatos que deram ensejo ao ato expulsório. ( )
Gabarito 1. E 2. C 3. C 4. Letra C 5. E 6. C 7. C 8. E 9. E 10. E 11. C 12. E 13. C 14. C 15. C 16. C 17. C 18. C 19. C 20. C 21. E 22. E 23. E 24. E 25. E 26. C 27. C
INFORMATIVO 666
1) A omissão injustificada da Administração em providenciar a disponibilização de banho quente nos estabelecimentos prisionais fere a dignidade de presos sob sua custódia. ( )
2) Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, não remanesce ao servidor exonerado o direito de reingresso no cargo, tendo em vista que o atual ordenamento constitucional impõe a prévia aprovação em concurso público como condição para o provimento em cargo efetivo da Administração Pública. ( ) 
3) A readmissão na carreira da Magistratura não encontra amparo na Lei Orgânica da Magistratura Nacional nem na Constituição Federal de 1988. ( ) 
4) A exclusão do candidato, que concorre à vaga reservada em concurso público, pelo critério da heteroidentificação, seja pela constatação de fraude, seja pela aferição do fenótipo ou por qualquer outro fundamento, não exige o franqueamento do contraditório e da ampla defesa. 
5) Em situações excepcionais, é possível, para efeito de estabilidade, a contagem do tempo de serviço prestado por força de decisão liminar. ( ) 
6) (Promotor MP/GO 2019 – adaptada) De acordo com a jurisprudência do STF, viola a Constituição Federal a manutenção no cargo, sob o fundamento de fato consumado, de candidato não aprovado que nele tomou posse em virtude de medida liminar ou outro provimento judicial de natureza precária, supervenientemente revogado ou modificado. ( ) 
7) A pena de cassação de aposentadoria é compatível com a Constituição Federal, a despeito do caráter contributivo conferido àquela, especialmente porque nada impede que, na seara própria, haja o acertamento de contas entre a administração e o servidor aposentado punido. ( ) 
8) (Delegado PC/DF 2015) Conforme entendimento do STF, diante do caráter contributivo do regime próprio de previdência dos servidores públicos, é inconstitucional a penalidade de cassação de aposentadoria. ( ) 
9) (Analista Judiciário - Administrativa STJ 2018 CEBRASPE) Será cassada a aposentadoria voluntária do servidor inativo que for condenado pela prática de ato de improbidade administrativa à época em que ainda estava na atividade. ( ) 
10) O imóvel gerador dos débitos condominiais pode ser objeto de penhora em cumprimento de sentença, ainda que somente o ex-companheiro tenha figurado no polo passivo da ação de conhecimento. ( ) 
11) A decretação da prescrição da pretensão punitiva do Estado na ação penal fulmina o interesse processual no exercício da pretensão indenizatória a ser deduzida no juízo cível pelo mesmo fato. ( ) 
12) (Juiz TJ/CE 2018 CEBRASPE) A sentença absolutória do juízo criminal que declare a inexistência do fato ou que o réu não tenha concorrido para o crime faz coisa julgada no juízo cível, obstando a reparação civil ex delicto. ( ) 
13) A demora para a autorização da cirurgia indicada como urgente pela equipe médica do hospital próprio ou credenciado, sem justificativa plausível, caracteriza defeito na prestação do serviço da operadora do plano de saúde, resultando na sua responsabilização. ( ) 
14) A operadora de plano de saúde tem responsabilidade solidária por defeito na prestação de serviço médico, quando o presta por meio de hospital próprio e médicos contratados, ou por meio de médicos e hospitais credenciados. ( ) 
15) (DPE/RN CESPE) Uma operadora de plano de saúde não responde perante o consumidor por falha na prestação dos serviços médicos e hospitalares por ela credenciados. ( ) 
16) É abusiva a negativa de custeio, pela operadora do plano de saúde, do tratamento de fertilização in vitro. ( ) 
17) Não é abusiva a negativa de custeio, pela operadora do plano de saúde, do tratamento de fertilização in vitro, mesmo que haja previsão contratual expressa. ( ) 
18) A empresa que comercializa responde solidariamente com o fabricante de produtos contrafeitos pelos danos causados pelo uso indevido da marca. ( ) 
19) (Juiz TJ/SC 2015) Em matéria de direito do autor, contrafação significa 
A) o ato de registro que garante ao autor exclusividade sobre a sua obra. 
B) a elaboração de biografia sem autorização do biografado. 
C) a reprodução não autorizada. 
D) a reprodução de obra de domínio público. 
E) a decadência do direito do autor sobre a sua obra. 
20) A renúncia ao registro enseja a perda do objeto da ação que veicula pretensão de declaração de nulidade da marca. ( ) 
21) As revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes deverão ser comercializadas em embalagem lacrada, com a advertência de seu conteúdo. ( ) 
22) As editoras cuidarão para que as capas das revistas e publicações que contenham mensagens pornográficas ou obscenas sejam protegidas com embalagem opaca. ( ) 
23) O dever de zelar pela correta comercialização de revistas pornográficas, em embalagens opacas, lacradas e com advertência de conteúdo, não se limita aos editores e comerciantes, mas se estende a todos os integrantes da cadeia de consumo, inclusive aos transportadores e distribuidores. ( )
24) A tempestividade recursal não pode ser aferida por meio de informação constante em andamento processual disponibilizado no sítio eletrônico, mesmo que a informação disponibilizada pelo Tribunal de origem tenha sido equivocada. ( ) 
25) Não cabe agravo de instrumento contra o pronunciamento judicial que, na fase de cumprimento de sentença, determinou a intimação do executado, na pessoa do advogado, para cumprirobrigação de fazer, sob pena de multa. ( ) 
26) A multa do art. 1.021, § 4º, do CPC/2015 tem como destinatário a parte contrária e não o Fundo de Aparelhamento do Poder Judiciário. ( ) 
27) Excepcionalmente, cabe recurso especial contra decisões proferidas no âmbito do pedido de suspensão se estiverem em jogo aspectos elementares da dignidade da pessoa humana. ( ) 
28) Configura o crime de peculato-furto o fomento econômico de candidatura à reeleição por Governador de Estado com o patrimônio de empresas estatais. ( ) 
29) No peculato-desvio, exige-se que o servidor público se aproprie de dinheiro do qual tenha posse direta ou indireta, ainda que mediante mera disponibilidade jurídica. ( ) 
30) Em regra, não há automática consunção quando ocorrem armazenamento e compartilhamento de material pornográfico infanto-juvenil. ( ) 
31) O grande interesse por material que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente é ínsito ao crime descrito no art. 241-A da Lei n. 8.069/1990, não sendo justificável a exasperação da pena-base a título de conduta social ou personalidade. ( ) 
32) A existência de denúncia anônima da prática de tráfico de drogas somada à fuga do acusado ao avistar a polícia configuram fundadas razões a autorizar o ingresso policial no domicílio do acusado sem o seu consentimento ou sem determinação judicial. ( ) 
33) Os insumos que geram direito ao creditamento são aqueles que, extrapolando a condição de mera facilidade, se incorporam ao produto final, de forma a modificar a maneira como esse se apresenta e configurar parte essencial do processo produtivo. ( ) 
34) Sacolas plásticas fornecidas aos clientes para o transporte ou acondicionamento de produtos, bem como bandejas, são insumos essenciais à atividade dos supermercados, de modo que geram creditamento de ICMS. ( ) 
Gabarito 1. C 2. C 3. C 4. E 5. C 6. C 7. C 8. E 9. C 10. C 11. E 12. C 13. C 14. C 15. E 16. E 17. E 18. C 19. Letra C 20. E 21. C 22. C 23. C 24. E 25. E 26. C 27. C 28. E 29. C 30. C 31. C 32. E 33. C 34. E
INFORMATIVO 665
1) (Juiz TJDFT 2016 CESPE) A portaria de instauração de processo administrativo disciplinar dispensa a descrição minuciosa da imputação contra o servidor público, exigida na fase de indiciamento. ( ) 
2) Na portaria de instauração do processo administrativo disciplinar é imprescindível a exposição detalhada dos fatos a serem apurados. ( ) 
3) Para a aplicação da exceção à impenhorabilidade do bem de família prevista no art. 3º, IV, da Lei nº 8.009/90 é preciso que o débito de natureza tributária seja proveniente do próprio imóvel que se pretende penhorar. ( ) 
4) A cláusula de não renovação do seguro de vida, quando constituiu faculdade conferida a ambas as partes do contrato, assim como a de reajuste do prêmio com base na faixa etária do segurado, mediante prévia notificação, não configuram abusividade. ( ) 
5) O condomínio, por ser uma massa patrimonial, não possui honra objetiva e não pode sofrer dano moral. ( ) 
6) O interesse jurídico no ajuizamento direto de ação de usucapião depende de prévio pedido na via extrajudicial. ( ) 
7) Nos contratos de financiamento com cláusula de alienação fiduciária, quando houver a conversão da ação de busca e apreensão em ação de execução nos moldes do art. 4º do Decreto-Lei nº 911/1969, o débito exequendo deve representar o valor da integralidade da dívida (soma das parcelas vencidas e vincendas do contrato). ( ) 
8) O arrendatário é responsável pelo pagamento das despesas de remoção e estadia de veículo em pátio de propriedade privada quando a apreensão do bem ocorreu por ordem judicial no bojo de ação de reintegração de posse ajuizada pelo arrendante. ( ) 
9) (Juiz TJRS 2016 FAUGRS) Sobre as sanções administrativas na tutela consumerista, a imposição de contrapropaganda será cominada quando o fornecedor incorrer na prática de publicidade enganosa ou abusiva, nos termos do artigo 36 e seus parágrafos, sempre às expensas do infrator. ( ) 
10) (Promotor MP/RN 2001) A contrapropaganda não se destina à publicidade abusiva; somente à enganosa. ( ) 
11) (Juiz TJ/GO FCC 2015) A imposição de contrapropaganda será cominada quando o fornecedor incorrer na prática de publicidade enganosa ou abusiva, sempre às expensas do infrator e será divulgada pelo responsável da mesma forma, frequência e dimensão e, preferencialmente no mesmo veículo, local, espaço e horário, de forma capaz de desfazer o malefício da publicidade enganosa ou abusiva. ( ) 
12) (Juiz TJ/AL 2019 FCC) A imposição de contrapropaganda será cominada quando o fornecedor incorrer na prática de publicidade enganosa ou abusiva sempre às expensas do infrator; a contrapropaganda será divulgada pelo responsável da mesma forma, frequência e dimensão e, preferencialmente no mesmo veículo, local, espaço e horário, de forma capaz de desfazer o malefício da publicidade enganosa ou abusiva. ( ) 
13) (Juiz TJ/SP 2015) A sanção de contrapropaganda pode ser imposta tanto administrativamente, quanto judicialmente. ( ) 
14) É possível o redirecionamento da condenação de veicular contrapropaganda imposta a posto de gasolina matriz à sua filial. ( ) 
15) (Promotor MP/GO 2019) A abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitado por ele. Logo, cabe ao órgão mantenedor do Cadastro de Proteção ao Crédito a notificação do devedor após proceder à inscrição. ( ) 
16) (Promotor MP/GO 2019) É indispensável o Aviso de Recebimento (AR) na carta de comunicação ao consumidor sobre a negativação de seu nome em bancos de dados e cadastros. ( ) 
17) (Promotor MP/GO 2019) Da anotação irregular em cadastro de proteção ao crédito, cabe indenização por dano moral, ainda quando preexistente legítima inscrição. ( ) 
18) Admite-se a flexibilização da orientação contida na súmula 385/STJ para reconhecer o dano moral decorrente da inscrição indevida do nome do consumidor em cadastro restritivo, ainda que não tenha havido o trânsito em julgado das outras demandas em que se apontava a irregularidade das anotações preexistentes, desde que haja nos autos elementos aptos a demonstrar a verossimilhança das alegações. ( ) 
19) Não é admissível a estipulação dos encargos financeiros de contrato de abertura de crédito em percentual sobre a taxa média aplicável aos Certificados de Depósitos Interbancários (CDIs). ( ) 
20) (Juiz TJ/RJ 2019) Estão sujeitos à recuperação judicial os créditos existentes na data do pedido, desde que vencidos. ( ) 
21) (Juiz TJ/MG 2018) Quanto à Falência e Recuperação, segundo a Lei nº 11.101/2005, serão suspensas todas as ações e execuções em face do devedor, inclusive aquelas em que se demandar quantia ilíquida. ( ) 
22) O crédito titularizado pela sociedade de seguros, decorrente do não repasse dos prêmios em contrato de representação de seguro, submete-se à recuperação judicial da empresa representante. ( ) 
23) Os créditos derivados da prestação de serviços contábeis e afins podem ser classificados como créditos trabalhistas no processo de recuperação judicial. ( ) 
24) Descumprida a determinação de emenda a inicial com relação à apresentação do original de uma das cártulas que embasou a monitória, não é juridicamente possível se falar em extinção total da demanda. ( ) 
25) (PGE/TO 2018 FCC) Se o juiz verificar que a petição inicial não preenche os requisitos legais ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de quinze dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou complementado. ( ) 
26) (Promotor MP/PI 2019 CEBRASPE) A comprovação da tempestividade de recurso especial, no caso de prorrogação de prazo em razão de feriado local, pode ocorrer posteriormente ao ato de interposição desse recurso. ( ) 
27) (DPE/RS 2018 FCC) Sobre os recursos no Código de Processo Civil, o recorrente comprovará a ocorrência de feriado local, se intimado pelo relator para tanto. ( ) 
28) A simples referência à existênciade feriado local previsto em Regimento Interno e em Código de Organização Judiciária Estadual é suficiente para a comprovação de tempestividade do recurso especial nos moldes do art. 1.003, §6º, do CPC/2015. ( ) 
29) Na ação rescisória fundada em literal violação de lei, não cabe o reexame de toda a decisão rescindenda, para verificar se nela haveria outras violações à lei não alegadas pelo demandante, mesmo que se trate de questão de ordem pública. ( ) 
30) (Juiz Federal TR3 2018) Em se tratando de quantia certa, não ocorrendo o pagamento voluntário no prazo legal, o débito será acrescido de multa e de honorários advocatícios, ambos no percentual de dez por cento (10%) cada. ( ) 
31) No cálculo dos honorários advocatícios devidos na fase de cumprimento de sentença, após escoado o prazo legal para o pagamento voluntário da obrigação, não devem ser incluídas as parcelas vincendas da dívida. ( ) 
32) (MP/GO 2019) Em caso de desistência infundada ou abandono da ação por associação legitimada, o Ministério Público ou outro legitimado assumirá a titularidade ativa. ( ) 
33) (Promotor MP/SC 2019) Em caso de desistência infundada ou abandono da ação coletiva de defesa do consumidor por associação legitimada, somente o Ministério Público assumirá a titularidade ativa. ( ) 
34) (Juiz de Direito TJ/AC 2019 Vunesp) Em caso de desistência infundada ou abandono da ação por associação legitimada, o Ministério Público tem atribuição exclusiva para assumir a titularidade ativa. ( ) 
35) (Promotor MP/PR 2019 – adaptada) Se o autor desistir da ação popular, serão publicados editais nos prazos e condições legais, sendo assegurado ao representante do Ministério Público, dentro do prazo de 90 (noventa) dias da última publicação feita, promover o prosseguimento da ação. ( ) 
36) Em ação civil pública, é possível a substituição da associação autora por outra associação caso a primeira venha a ser dissolvida. ( ) 
37) A despeito da presença de qualificadora no crime de furto possa, à primeira vista, impedir o reconhecimento da atipicidade material da conduta, a análise conjunta das circunstâncias pode demonstrar a ausência de lesividade do fato imputado, recomendando a aplicação do princípio da insignificância. ( ) 
38) A qualificadora do meio cruel é incompatível com o dolo eventual. ( ) 
39) O dolo eventual não se compatibiliza com a qualificadora do art. 121, § 2º, IV (traição, emboscada, dissimulação). ( ) 
40) O benefício fiscal que trata do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (REINTEGRA) alcança as operações de venda de mercadorias de origem nacional para a Zona Franca de Manaus, para consumo, industrialização ou reexportação para o estrangeiro. ( ) 
Gabarito 1. C 2. E 3. C 4. C 5. C 6. E 7. C 8. E 9. C 10. E 11. C 12. C 13. C 14. C 15. E 16. E 17. E 18. C 19. E 20. E 21. E 22. C 23. C 24. C 25. C 26. E 27. E 28. E 29. C 30. C 31. C 32. C 33. E 34. E 35. C 36. C 37. C 38. E 39. C 40. C
INFORMATIVO 664
1) Existindo representação em Brasília ou viabilizada a intimação eletrônica das Defensorias Públicas dos Estados em virtude de adesão ao Portal de Intimações Eletrônicas, impõe-se o indeferimento de requerimento da Defensoria Pública da União no sentido de assumir a defesa de pessoas já assistidas pelas Defensorias Públicas estaduais. ( ) 
2) A utilização abusiva do direito à proteção do bem de família viola o princípio da boa-fé objetiva e, portanto, não deve ser tolerada. Assim, deve ser afastado o benefício conferido ao titular do bem de família que exerce o direito em desconformidade com o ordenamento jurídico. ( ) 
3) (DPE/SP 2018) Ana e Joaquim, casados pelo regime da comunhão parcial de bens, decidem constituir empresa limitada para comércio de bebidas. Para obter o capital inicial necessário à abertura do negócio, recorrem à instituição financeira e dão seu único apartamento como garantia do empréstimo. O negócio não prospera e, diante da falta de pagamento, o banco executa a garantia. Nesse caso, considerando-se a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, consolidada no EAResp 848.498, o apartamento será expropriado presumindo-se 
A) que o dinheiro reverteu em favor da família. 
B) que cônjuges não podem ser sócios. 
C) tratar de dívida de pessoa jurídica. 
D) tratar de bem de família previsto no Código Civil. 
E) constituir bem de família de acordo com a Lei no 8.009/90. 
4) Não é necessária a outorga conjugal para fiança em favor de sociedade cooperativa. ( ) 
5) A ação de despejo exige a formação de litisconsórcio ativo necessário. ( ) 
6) A União, na condição de acionista controladora da Petrobras, não pode ser submetida à cláusula compromissória arbitral prevista no Estatuto Social da Companhia, seja em razão da ausência de lei autorizativa, seja em razão do próprio conteúdo da norma estatutária. ( ) 
7) (Promotor MP/MG 2018) A administração pública direta e indireta poderá utilizar-se da arbitragem para dirimir conflitos relativos a direitos patrimoniais disponíveis. Nesse caso, por exigência da própria lei, a arbitragem será sempre de direito e respeitará o princípio da publicidade. ( ) 
8) (PGE/AP 2018 FCC) Em relação ao Estatuto Jurídico das Empresas Públicas, das Sociedades de Economia Mista e suas subsidiárias, a sociedade de economia mista poderá solucionar, mediante arbitragem, as divergências entre acionistas e a sociedade, ou entre acionistas controladores e acionistas minoritários, nos termos previstos em seu estatuto social. ( ) 
9) (MP/MG 2019) De acordo com o princípio da competência-competência, é o árbitro que tem competência, em primeiro lugar, para decidir sobre a sua própria competência. ( ) 
10) É válida a cláusula de convenção do condomínio outorgada pela própria construtora que prevê a redução da taxa condominial das suas unidades imobiliárias ainda não comercializadas. ( ) 
11) A concessão de guarda do menor implica destituição do poder-dever familiar dos pais para representálo em juízo. ( ) 
12) O fato de o representante legal do menor, autor de execução de alimentos, possuir atividade remunerada não pode, por si só, servir de empecilho à concessão da gratuidade de justiça. ( ) 
13) (MP/PI 2019 CEBRASPE) O benefício da gratuidade de justiça não poderá ser concedido a estrangeiro não residente no Brasil. ( ) 
14) (PGM João Pessoa 2018 CEBRASPE) O pedido de gratuidade da justiça pode ser feito na inicial ou na contestação, porém, mesmo que deferido, não afastará das partes a responsabilidade pelos honorários advocatícios decorrentes da sucumbência. ( ) 
15) (DPE/MG 2019 Fundep) A decisão que indefere a justiça gratuita independe de prévia oitiva da parte interessada, na medida em que o CPC não garante presunção de veracidade da alegação de pobreza firmada por pessoa natural. ( )
16) Aquele que renuncia a herança não tem legitimidade para pleitear eventual nulidade de negócio jurídico que envolva um dos bens que integram o patrimônio do de cujus. ( ) 
17) (Juiz TRF3 2015) São irrevogáveis os atos de aceitação ou de renúncia da herança. ( ) 
18) (MP/PR 2016) A renúncia da herança deve ser feita por instrumento público ou termo judicial. ( ) 
19) Em caso de cobrança judicial indevida, é possível aplicar a sanção prevista no art. 940 do Código Civil mesmo sendo uma relação de consumo. ( ) 
20) (PGM Manaus 2018 CEBRASPE) De acordo com a jurisprudência do STJ e as disposições do Código Civil, uma vez ajuizada ação de cobrança de dívida já paga, o direito do requerido à restituição em dobro prescindirá da demonstração de má-fé do autor da cobrança. ( ) 
21) (MPE/SC 2019) O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável. ( ) 
22) (MP/TO 2012 CESPE) Segundo o direito consumerista brasileiro, o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que lhe tiver sido cobrado em excesso, acrescido de correção monetária e juroslegais, salvo hipótese de engano justificável. ( ) 
23) (Juiz TJPR 2014): Segundo o contido no art. 42, parágrafo único do CDC, o consumidor cobrado por quantia indevida, tem direito a repetição do indébito do valor em dobro ao que pagou em excesso, porém, se o engano para tal cobrança for justificável não cabe a repetição em dobro. A prova de que o engano é justificável cabe ao fornecedor, haja vista que a matéria é de defesa. ( ) 
24) O cômputo do período de dois anos de exercício da atividade econômica, para fins de recuperação judicial, nos termos do art. 48 da Lei nº 11.101/2005, aplicável ao produtor rural, inclui aquele anterior ao registro do empreendedor. ( ) 
25) (Delegado PC/BA 2018 VUNESP) Poderá requerer a recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido, exerça regularmente suas atividades empresariais pelo período mínimo de seis meses. ( ) 
26) O requerimento de inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes, nos termos do que dispõe o art. 782, § 3º, do CPC/2015, não depende da comprovação de prévia recusa administrativa das entidades mantenedoras do respectivo cadastro. ( ) 
27) (Analista TRF2 2017 CONSULPLAN) O CPC/15 permite que o nome do devedor executado seja incluído pelo juiz, a requerimento do exequente, em cadastro de inadimplentes. ( ) 
28) Tratando-se de condenação ao pagamento de honorários sucumbenciais, não é possível exigir do cônjuge meeiro, que não integrou a relação processual da lide originária, a comprovação de que a dívida executada não foi contraída em benefício do casal ou da família. ( ) 
29) O administrador que desconta valores da folha de pagamento dos servidores públicos para quitação de empréstimo consignado e não os repassa a instituição financeira pratica peculato-desvio, sendo necessária, contudo, a demonstração de obtenção de proveito próprio ou alheio. ( ) 
30) (Juiz Federal TRF2 2017) O particular que auxilia materialmente a prática de crime de peculato-desvio por seu amigo, que sabe ser servidor, responderá por apropriação indébita, tendo em vista lhe faltar a qualidade de funcionário público. ( ) 
Gabarito 1. C 2. C 3. Letra A 4. E 5. E 6. C 7. C 8. C 9. C 10. E 11. E 12. C 13. E 14. C 15. E 16. C 17. C 18. C 19. C 20. E 21. C 22. E 23. C 24. C 25. E 26. C 27. C 28. C 29. E 30. E
INFORMATIVO 663
1) Inexiste direito adquirido para os médicos cooperados estrangeiros de permanecer nos quadros de agentes públicos da saúde pública, ainda que já tenham sido vinculados ao Projeto Mais Médicos para o Brasil. ( ) 
2) A cláusula de reajuste por faixa etária em contrato de seguro de vida é legal, ressalvadas as hipóteses em que o contrato já tenha previsto alguma outra técnica de compensação do desvio de risco dos segurados idosos. ( ) 
3) A fixação de determinado valor a ser recebido mensalmente pelo herdeiro a título de adiantamento de herança configura o negócio jurídico processual atípico do art. 190 do CPC/2015. ( ) 
4) É possível o inventário extrajudicial, ainda que exista testamento, se os interessados forem capazes e concordes e estiverem assistidos por advogado. ( ) 
5) A ausência de informação relativa ao preço, por si só, não caracteriza publicidade enganosa. ( ) 
6) O síndico (atual administrador judicial) é responsável pela prestação de contas da massa falida ao juízo a partir do momento de sua nomeação, incluídos os atos realizados pelo gerente na continuidade provisória das atividades. ( ) 
7) Compete ao juízo da recuperação judicial o julgamento de tutela de urgência que tem por objetivo antecipar o início do stay period ou suspender os atos expropriatórios determinados em outros juízos, antes mesmo de deferido o processamento da recuperação. ( ) 
8) Não é possível a condenação de emissora de televisão ao pagamento de indenização por danos morais coletivos em razão da exibição de filme fora do horário recomendado pelo órgão competente. ( ) 
9) O credor não pode optar pela remessa dos autos ao foro de domicílio do executado se já tiver se iniciado o cumprimento de sentença. ( ) 
10) (Juiz TJ/RO 2019 VUNESP) Nas causas de sua competência originária, o cumprimento da sentença efetuar-se-á perante os tribunais, podendo o exequente, no entanto, optar pelo juízo do atual domicílio do executado, no juízo do local onde se encontrarem os bens sujeitos à execução ou no juízo do local onde deva ser executada a obrigação de fazer ou de não fazer. ( ) 
11) Para incidência da multa do art. 523, § 1º, do CPC, não é preciso a efetiva resistência do executado ao cumprimento de sentença. ( ) 
12) (Promotor MP/PI 2012 CESPE) Nenhum dos cônjuges pode, sem autorização do outro, exceto no regime da separação absoluta, prestar fiança ou aval. ( ) 
13) Não tendo sido prestada garantia real, é desnecessária a citação em ação de execução, como litisconsorte passivo necessário, do cônjuge que apenas autorizou seu consorte a prestar aval. ( ) 
14) Quando houver sentença homologatória de transação firmada entre as partes e esta não dispor sobre os honorários sucumbenciais, a decisão inicial que arbitra os honorários advocatícios em execução de título extrajudicial pode ser considerada título executivo. ( ) 
15) No caso em que a vítima, induzida em erro, efetuou depósito em dinheiro e/ou transferência bancária para a conta de terceiro (estelionatário), a obtenção da vantagem ilícita ocorreu quando o estelionatário se apossou do dinheiro, ou seja, no momento em a quantia foi depositada em sua conta. ( ) 
16) Compete ao juízo do local da obtenção da vantagem ilícita processar e julgar crime de estelionato cometido mediante falsificação de cheque. ( ) 
17) (DPE/SC FCC 2016) A Lei Antiterrorismo (Lei 13.260/2016) prevê a punição de atos preparatórios de terrorismo quando realizado com o propósito inequívoco de consumar o delito. ( ) 
18) A tipificação da conduta descrita no art. 5º da Lei Antiterrorismo (atos preparatórios de terrorismo) exige a motivação por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, expostas no art. 2º do mesmo diploma legal. ( ) 
19) Não é cabível a realização de audiência de custódia por meio de videoconferência. ( ) 
20) Ofende o enunciado do non reformatio in pejus direta o aumento da pena através de decisão em recurso especial interposto pelo Ministério Público contra rejulgamento de apelação que não alterou reprimenda do acórdão anterior, que havia transitado em julgado para a acusação e que veio a ser anulado por iniciativa exclusiva da defesa. ( ) 
Gabarito 1. C 2. C 3. E 4. C 5. C 6. C 7. C 8. E 9. E 10. E 11. E 12. C 13. C 14. C 15. C 16. C 17. C 18. C 19. C 20. E
INFORMATIVO 662
1) (MP/GO 2019) O membro vitalício do Ministério Público somente perderá o cargo por sentença judicial transitada em julgado, proferida em ação civil própria, que será proposta pelo Procurador-Geral de Justiça perante o Tribunal de Justiça do Estado, após a autorização do Conselho Superior do Ministério Público. ( ) 
2) Ação Civil de perda de cargo de Promotor de Justiça cuja causa de pedir não esteja vinculada a ilícito capitulado na Lei nº 8.429/92 deve ser julgada pelo Tribunal de Justiça. ( ) 
3) (Juiz TJ/CE 2018 CEBRASPE) Conforme entendimento jurisprudencial do STJ, a limitação administrativa sobre determinado bem constitui modalidade de intervenção restritiva na propriedade de caráter 
A) exclusivo e pode dar ensejo a indenização de natureza jurídica de direito real em favor do proprietário, ainda que não seja demonstrada a efetiva redução do valor econômico do bem em função da referida limitação. 
B) geral e condição inerente ao exercício do direito de propriedade, inexistindo hipóteses de indenização. 
C) geral, mas que pode dar ensejo a indenização em favor do proprietário na hipótese de a limitação causar redução do valor econômico do bem, independentemente do momento em que tenha sido instituída a restrição. 
D) exclusivo e pode dar ensejo a indenização de natureza jurídica de direito real em favor do proprietário, desde que a aquisição do bem tenha ocorrido anteriormente à instituição da restrição.E) geral, mas que pode dar ensejo a indenização de natureza jurídica de direito pessoal, se a limitação causar redução do valor econômico do bem e a sua aquisição tiver ocorrido anteriormente à instituição da restrição. ( ) 
4) Em ação de desapropriação indireta não é cabível reparação decorrente de limitações administrativas. ( ) 
5) É legal o estabelecimento de critérios impessoais de classificação para a escolha de licitantes em credenciamento. ( ) 
6) (Juiz TJ/SC 2019 CEBRASPE) A qualificação da entidade como organização social configura hipótese de simples credenciamento, o qual não exige licitação em razão da ausência de competição. ( ) 
7) (Juiz Federal TRF3 2018) No seguro de vida, o suicídio não é coberto nos dois primeiros anos de vigência do contrato, ressalvado o direito do beneficiário à devolução do montante da reserva técnica formada. ( ) 
8) É cabível a modulação dos efeitos do entendimento da Súmula 610 do STJ no caso de suicídio que tenha ocorrido ainda na vigência do entendimento anterior, previsto nas Súmulas 105 do STF e 61 do STJ. ( ) 
9) Não se aplica a Lei nº 9.656/98 à pessoa jurídica de direito público de natureza autárquica que presta serviço de assistência à saúde de caráter suplementar aos servidores municipais. ( ) 
10) (MP/MS 2018) Não se aplica o Código de Defesa do Consumidor às relações entre operadoras de plano de saúde constituídas sob a modalidade de autogestão e seus filiados, por operar plano de assistência à saúde com exclusividade para um público determinado de beneficiários, mesmo que sem fins lucrativos. ( ) 
11) (Juiz Federal TRF2 banca própria) Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos de plano de saúde, salvo os administrados por entidades de autogestão. ( ) 
12) (Juiz TJ/MS 2018 Vunesp) O CDC se aplica aos contratos de planos privados de assistência à saúde na modalidade de autogestão. ( ) 
13) (DPE/PE 2018 CEBRASPE) O CDC se aplica para contrato de plano de saúde administrado por entidade de autogestão. ( ) 
14) É nula a cláusula que prevê o pagamento antecipado da indenização devida ao representante comercial no caso de rescisão injustificada do contrato pela representada. ( ) 
15) A ação de habilitação retardatária de crédito deve ser ajuizada até a prolação da decisão de encerramento do processo recuperacional. ( ) 
16) Em se tratando de aclaratórios opostos a acórdão que julga agravo de instrumento, a aplicação da técnica de julgamento ampliado somente ocorrerá se os embargos de declaração forem acolhidos para modificar o julgamento originário do magistrado de primeiro grau que houver proferido decisão parcial de mérito. ( ) 
17) (DPE/MA 2018 FCC) A técnica de julgamento continuado diante de decisão não unânime: 
A) é aplicada na apelação e no agravo de instrumento, exigindo-se em ambos os casos somente que a decisão seja não unânime. 
B) somente é aplicada na apelação e no agravo de instrumento quando houver reforma da decisão recorrida. 
C) somente é aplicada na apelação e no agravo de instrumento quando a decisão recorrida julgue o mérito ou parte dele. 
D) é aplicada na apelação, bastando a existência de divergência, enquanto no agravo de instrumento, além da divergência, é necessário que haja a reforma da decisão que julga parcialmente o mérito. 
E) é aplicada na apelação, bastando a existência de divergência, enquanto no agravo de instrumento, além da divergência, basta que haja a reforma da decisão recorrida. 
18) (DPE/RS 2018 FCC) Quando o resultado da apelação for não unânime, o julgamento terá prosseguimento em sessão a ser designada com a presença de outros julgadores, em número suficiente para garantir a possibilidade de inversão do resultado inicial, aplicando-se a mesma regra ao julgamento não unânime proferido em agravo de instrumento, quando houver reforma da decisão que julgar parcialmente o mérito. ( ) 
19) (MP/MG 2018) Quando o resultado da apelação for não unânime, o julgamento terá prosseguimento em sessão a ser designada com a presença de outros julgadores, que serão convocados nos termos previamente definidos no regimento interno, em número suficiente para garantir a possibilidade de inversão do resultado inicial, assegurado às partes e a eventuais terceiros o direito de sustentar oralmente suas razões perante os novos julgadores. ( ) 
20) O procedimento de alegação de distinção (distinguishing) entre a questão debatida no processo e a questão submetida ao julgamento sob o rito dos recursos repetitivos, previsto no art. 1.037, §§9º a 13, do CPC, aplica-se também ao IRDR. ( ) 
21) É legal a decisão judicial que determina a penhora de valores de instituição financeira, no âmbito de processo do qual não era parte, mas funcionou como auxiliar da justiça. ( ) 
22) Os bens da Fundação Habitacional do Exército - FHE são penhoráveis. ( ) 
23) O prazo de redirecionamento da Execução Fiscal, fixado em cinco anos, contado da diligência de citação da pessoa jurídica, é aplicável quando o referido ato ilícito, previsto no art. 135, III, do CTN, for precedente a esse ato processual. ( ) 
24) A citação positiva do sujeito passivo devedor original da obrigação tributária provoca o início do prazo prescricional para o redirecionamento da execução em caso de dissolução irregular da pessoa jurídica, seja ela anterior ou subsequente. ( ) 
25) O Ministério Público Federal possui legitimidade para propor ação civil pública a fim de debater a cobrança de encargos bancários supostamente abusivos praticados por instituições financeiras privadas. ( ) 
26) Em face da magnitude econômica, social e ambiental do caso concreto, é possível a fixação do juízo do local do fato para o julgamento de ação popular que concorre com diversas outras ações individuais, populares e civis públicas decorrentes do mesmo dano ambiental. ( ) 
27) Na aplicação do art. 97 do CP não deve ser considerada a natureza da pena privativa de liberdade aplicável, mas sim a periculosidade do agente, cabendo ao julgador a faculdade de optar pelo tratamento que melhor se adapte ao inimputável. ( ) 
28) A reincidência de que trata o § 4º do art. 28 da Lei nº 11.343/2006 pode ser a genérica. ( ) 
29) O Juízo da Execução não pode promover a retificação do atestado de pena para constar a reincidência, com todos os consectários daí decorrentes, se isso não foi reconhecido expressamente na sentença penal condenatória transitada em julgado. ( ) 
30) Não tendo participado do fato gerador do tributo, a declaração conjunta de imposto de renda não torna o cônjuge corresponsável pela dívida tributária dos rendimentos percebidos pelo outro. ( ) 
31) A isenção de quota condominial do síndico configura renda para fins de incidência do Imposto de Renda de Pessoa Física. ( ) 
32) Aplica-se a regra definitiva prevista no art. 29, I e II, da Lei nº 8.213/91, na apuração do salário de benefício, quando mais favorável do que a regra de transição contida no art. 3º da Lei nº 9.876/99, aos segurados que ingressaram no Regime Geral da Previdência Social até o dia anterior à publicação da Lei nº 9.876/99. ( ) 
Gabarito 1. E 2. C 3. Letra E 4. E 5. E 6. C 7. C 8. C 9. E 10. C 11. C 12. E 13. E 14. C 15. C 16. C 17. Letra D 18. C 19. C 20. C 21. E 22. E 23. C 24. E 25. C 26. C 27. C 28. E 29. E 30. C 31. E 32. C

Continue navegando