Buscar

ART02_Avaliação Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Arte Brasileira (ART02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512866) ( peso.:4,00)
	1.
	O período da Pré-História foi denominado como o início da vida humana. Dessa forma, no Brasil, as manifestações artísticas encontradas pelo homem desse período consistia em inscrições rupestres espalhadas por muitos ambientes, como cavernas e rochedos. Discorra sobre esse período, enfatizando as técnicas de representação utilizadas para desenvolver essas imagens, os motivos e o possível significado dessas representações.
	Resposta Esperada:
As duas técnicas mais comuns eram: gravura e pintura. A gravura é a técnica em que o homem realiza incisões e ranhuras numa superfície por meio de pedras e materiais rígidos. Na pintura são utilizados pigmentos que eram retirados da natureza, como sangue, pigmentos de plantas e carvão. Os motivos podem ser classificados em geométrico e naturalistas (plantas, animais, objetos). Eram realizadas para assegurar a caça e também eram utilizados para se comunicar com entidades superiores.
	2.
	A arte moderna no Brasil se desenvolveu por meio de artistas que ousaram manifestar suas ideias utilizando uma linguagem diferenciada em suas produções. A ruptura dos padrões artísticos realizados até então, foi um grande impacto para o público que estava acostumado com uma linguagem acadêmica. Esse novo olhar sobre a arte era influenciada pelos estilos europeus que estavam em vigor. Sobre a pintura futurista, descreva suas características e como ela se desenvolveu nas artes.
	Resposta Esperada:
A pintura futurista foi influenciada pelo movimento cubismo e expressionismo. Se caracterizou pelo desprezo ao passado com finalidade de dar origem ao novo. Os artistas utilizavam cores vivas e contrastes e sobreposições, dando a sensação de dinamismo, deformação e, às vezes, de desmaterialização da obra. Destacam-se: A mulher de cabelos verdes e o Homem Amarelo, de Anita Malfatti.

Continue navegando