Buscar

Metodologia Científica AVALIAÇÃO II

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia Científica (FIL13)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:655489) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22325844
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na busca pelo conhecimento, o método histórico é um tipo de método científico. Sua principal característica é o resgate das raízes do que se pretende estudar. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o método histórico:
	 a)
	Tem como princípio o método estatístico para criar novas leis e verdades comprovadas.
	 b)
	Busca compreender a realidade histórica, estatística e matemática, projetando o futuro.
	 c)
	Leva em conta as origens, os costumes e o passado, buscando a originalidade das coisas.
	 d)
	Não pode ser um método científico verdadeiro, pois busca verdades subjetivas.
	2.
	"A ciência é todo um conjunto de atitudes racionais, que podem ser dirigidas ao conhecimento com objetivo limitado e sistemático, capaz de ser submetido à verificação de outros autores, pesquisadores da área. Assim, a ciência é um conjunto de conhecimentos racionais que são obtidos metodicamente, passíveis de serem verificáveis, e que fazem referência a objetos de uma mesma natureza" (LAKATOS; MARCONI, 1992, p. 45). Ao apresentar sua definição de Ciência, os autores deixam implícito que o conhecimento científico se constitui como uma das modalidades daquilo que se denomina de Conhecimento Humano, havendo outras modalidades e perspectivas. Levando em consideração a breve afirmação das autoras e os conhecimentos construídos com a disciplina de Metodologia Científica, analise as sentenças a seguir:
I- É inerente ao homem a busca pelo conhecimento. Desde a Antiguidade, o homem procura entender a natureza e a si mesmo, num processo de autorrealização, e, para isso, descobre e constrói respostas para suas indagações.
II- A ciência é derivada da característica humana da inquietude, de sua necessidade de transcender-se, ir além de si e dos conhecimentos que lhe são oferecidos.
III- O ato de pesquisar é de exclusividade de cientistas e laboratoristas porque somente as ciências conhecidas como experimentais são capazes de produzir conhecimento válido.
IV- Na educação brasileira, é possível verificar uma dissociação entre teoria e prática, revelando que o ato de pesquisar ainda é pouco desenvolvido nas instituições de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1992.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	3.
	Pode-se dizer que a ciência move o mundo através de todo o conhecimento acumulado ao longo de 300 anos. Desta forma, o conhecimento científico ultrapassa os limites impostos pelo senso comum, à medida que procura evidenciar as causas e os efeitos de um determinado fenômeno. No entanto, isso só é possível, pois o método científico é rigoroso e possui algumas aplicações práticas que o consolidam para a geração de conhecimento. Desta forma, analise as afirmativas a seguir:
I- A originalidade, além da compreensão das coisas, bem como a funcionalidade para os tempos atuais, faz parte do método histórico.
II- Dentro de uma análise, a avaliação de fatos isolados se torna, em particular ao método comparativo, muito importante.
III- Permitir um amplo e profundo conhecimento sobre determinado assunto é típico de um método de estudo de caso.
IV- Muitos pesquisadores que se utilizam do estudo de caso desconhecem as principais características desse tipo de pesquisa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	4.
	Dentre as tipologias de trabalhos acadêmicos realizados durante a graduação e também na pós-graduação, sem exceção, todos devem ter um grau de complexidade inerente à disciplina que está sendo cursada e construir de forma efetiva para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, quanto mais se avança na carreira profissional e nos estudos, fazendo cursos de especialização, mestrado e doutorado, maior a exigência. Acerca do que diferencia um trabalho de conclusão de curso e um mestrado, analise as afirmativas a seguir:
I- O trabalho de final de curso tem menor grau de complexidade se comparado a um mestrado.
II- Espera-se que o mestrado apresente maior número de referências bibliográficas se comparado a um trabalho de final de curso.
III- Um trabalho de final de curso não apresenta referências bibliográficas para embasar sua discussão e introdução.
IV- Para ambos os trabalhos, mestrado e trabalho de final de curso, é recomendado pensar em um projeto que irá direcionar a pesquisa a ser realizada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	5.
	O método científico constitui de uma atividade racional para explicação da realidade, utilizando métodos, pesquisa, teorias já testadas e base de dados. Quais são os tipos de métodos científicos?
	 a)
	Histórico, comparativo, estudo de caso, estatístico ou matemático e etnografia.
	 b)
	Científico, laboratorial, reflexivo, base de dados e matemático.
	 c)
	Comparativo, científico, classificatório, estatístico e estudo de caso.
	 d)
	Histórico, semelhante, estudo estatístico, matemático-físico e geográfico.
	6.
	Para que o acadêmico se desenvolva em sua jornada acadêmica, é necessário que desenvolva suas habilidades científicas. A essa prática, chamamos de iniciação científica, em que acadêmico e professor trabalham ao longo do curso iniciativas que venham a culminar em publicações e/ou novas práticas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da sociedade. A Uniasselvi dispõe de várias ações para a iniciação científica, como a Jornada de Integração Acadêmica (JOIA), em que todos são convidados a socializar seus trabalhos e projetos. Dentro desse panorama, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em projetos de iniciação científica, os acadêmicos precisam apresentar estudos inéditos e que contribuam efetivamente para o acúmulo de conhecimento.
(    ) A iniciação científica desenvolve-se ao longo do curso, através de várias práticas pedagógicas mediadas por um professor orientador.
(    ) No ensino a distância, a iniciação cientifica não ocorre, pois os professores estão on-line.
(    ) Um projeto de iniciação científica pode ser realizado partindo-se dos métodos de estudo de caso e histórico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	Há certa diversidade nos trabalhos acadêmicos, pois para cada curso que é realizado, é necessário apresentar tais trabalhos, até mesmo como forma de validar o conhecimento obtido, dando a ele um cunho científico e acadêmico. A respeito do tipo de trabalho acadêmico "Dissertação", assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As dissertações são destinadas aos cursos de pós-graduação stricto sensu.
	 b)
	As dissertações são destinadas aos cursos de pós-graduação, na modalidade doutorado.
	 c)
	As dissertações devem apresentar sempre um estudo um estudo de caso, como metodologia de pesquisa.
	 d)
	As dissertações devem expressar somente a vivência do autor da pesquisa.
	8.
	No mundo acadêmico, o paper é um modelo específico de artigo científico. Nele, você pode organizar seus estudos, registrar suas pesquisas e reflexões. Assim estará produzindo conhecimento e ciência. Sobre este tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O paper é o modelo adotado pela UNIASSELVIpara seus trabalhos e pesquisas acadêmicas.
(    ) O trabalho acadêmico ?paper? é um modelo de trabalho adotado pelas universidades, entretanto ele não é considerado científico.
(    ) Um dos objetivos do paper é produzir ciência, publicar as pesquisas feitas pelos acadêmicos, suas observações e reflexões.
(    ) O paper tem formato de um artigo científico. Por isso, deve expressar com clareza e objetividade o conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	Os artigos científicos se subdividem em três tipos (analítico, classificatório e argumentativo) e possuem características informativas para divulgar algum assunto específico, ou seja, levar ao interesse público algum conhecimento. Relativo aos modelos de artigos científicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Descrever algum assunto específico e abordar aspectos importantes são características do modelo analítico de artigo científico.
(    ) São características do modelo classificatório de artigo científico: classificar, ordenar e explicar os aspectos divididos de algum tema.
(    ) Abordar um tema específico e depois apresentar argumentos contrários ao apresentado faz parte do modelo argumentativo de artigo científico.
(    ) Apresentar um tema e sugerir ao leitor uma tomada de opinião faz parte do modelo classificatório de artigo científico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	Leia o seguinte texto:
A professora Adriangela Bonetti foi designada para uma sala de aula em que havia educandos com deficiência e transtorno global de desenvolvimento, no começo de 2009. A escola não tinha um projeto coletivo para lidar com esses estudantes. A sala de recursos que existia na escola tinha foco na aceleração dos alunos e a APAE do município atravessava uma crise de identidade com as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A Secretaria Municipal de Educação implantava um Sistema de Gestão de Qualidade na Educação (SGQE), ao mesmo tempo que sofria pressão do Ministério Público para obediência às leis de inclusão. A partir das ferramentas que conheceu em um curso, Adriangela pôde modificar sua prática pedagógica. Seu esforço lhe valeu um prêmio nacional e um convite para ser a coordenadora de educação inclusiva do município. Essa mudança trouxe uma série de novos desafios, para ela e para seus pares na escola: Como transformar sua visão de educação inclusiva em políticas públicas? Como garantir que os alunos com deficiência continuassem incluídos após sua saída? Como fortalecer as parcerias, por vezes conflituosas, com a APAE e o Ministério Público? Considerando o fato de que este estudo tem como objeto principal a professora Adriangela e o trabalho que desenvolveu na escola Alexandre Bacchi e no município de Guaporé, no Rio Grande do Sul, qual foi o método de pesquisa empregado nesta investigação e como ele se caracteriza?
FONTE: Adaptado de: GALERY, Augusto; ALONSO, Daniela. O caso da escola Alexandre Bacchi - Guaporé, RS. Disponível em: <http://www.diversa.org.br/.../o_caso_escola_alexandre_bacchi_guapore_rio_grande_do_sul_brasil>. Acesso em: 20 ago. 2016.
	 a)
	A pesquisa segue o modelo de senso comum.
	 b)
	A pesquisa segue o método histórico.
	 c)
	A pesquisa elaborada segue o método Estudo de Caso.
	 d)
	A pesquisa segue o método comparativo.

Continue navegando