Buscar

aula 007 geo

Prévia do material em texto

Ano letivo
Professora: Elza Leão
Data: 31/08/2020 (Aula 007)
Nome do aluno: _______________________________________.
Componente Curricular: Geografia/8º ano
Assunto: Estados Unidos da América: formação territorial e economia dos Estados Unidos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAGOMINAS
		SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.M.E.F. COMUNITÁRIA DO URAIM
Rua Principal S/N – Colônia do Uraim – Paragominas – PA
E-mail: emefcomunitaria@hotmail.com 
Telefone: (91) 3818-1166
Oi galera!! Espero que esteja tudo bem com vocês!! Para uma melhor compreensão do texto leiam o livro didático nas páginas, 120, 121,128, 129, 131 e 132. 
Os Estados Unidos (EUA) são a nação mais rica e poderosa do mundo atualmente.
 O território que corresponde ao atual Estados Unidos foi colonizado pelos ingleses, até que os colonos americanos conduziram um processo de independência pioneiro no continente.
A colonização dos Estados Unidos foi realizada pelos ingleses no que ficou conhecido como Treze Colônias, literalmente, tratava-se de 13 colônias fundadas por ingleses e que se transformaram nos EUA. 
Mapa das 13 colônias dos EUA
Fonte: https://conhecimentocientifico.r7.com/qual-a-historia-dos-estados-unidos/
Os primeiros a chegarem foram os espanhóis que chegaram à Flórida no começo do século XVI, mas a colonização dos EUA foi realizada pelos ingleses. 
Na Região Norte se estabeleceram colonos que a chamaram de Nova Inglaterra. Ela abrangia os territórios de Massachusetts, Connecticut, Delaware, Maine e Rhode Island.
Por não ter clima ou terreno que favorecessem a agricultura, se dedicaram à pesca e à caça de baleias. Havia quase nenhuma escravidão, sendo uma sociedade de forte clamor religioso.
Nas Colônias do Centro foram fundadas as cidades de Nova York, Pensilvânia, Delaware e Nova Jersey. O local era propício à agricultura, sendo a produção de tamanha fartura que permitiu a exportação.
No Centro havia o emprego de mão de obra de escravos africanos, bem como de trabalhadores assalariados. 
Já nas Colônias do Sul se localizavam: Virgínia, Carolina do Norte e do Sul, Maryland e Geórgia. Por se localizarem em clima subtropical, foi empregada a monocultura com a utilização de escravos. Seus produtos de exportação eram algodão, arroz e tabaco.
Guerra de Secessão
A Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana aconteceu entre 1861 e 1865, já nos EUA independente (independência que ocorreu em 4 de julho de 1776) . Esse conflito armado teve como grande causa à questão do trabalho escravo e sua utilização nos novos territórios conquistados a Oeste.
Os sulistas defendiam a expansão do trabalho escravo para os novos territórios enquanto os nortistas eram contrários a isso. Essa divisão alcançou a disputa presidencial, e quando Abraham Lincoln foi eleito presidente, em 1860, os sulistas ficaram extremamente insatisfeitos, pois Lincoln era contra a expansão do trabalho escravo pelo país.. No ano seguinte, declararam a sua secessão (separação dos EUA).
A separação dos sulistas em relação à União foi o fator que levou ao início do conflito mais sangrento da história dos EUA. 
Após 1865 com o termino da Guerra de Secessão, o governo acelerou a ocupação do Oeste, oferecendo estimulo a emigração ao Oeste. 
Economia dos Estados unidos
Os Estados Unidos representam a maior potência militar, política, econômica e cultural da atualidade.
Vamos ver como se caracteriza?
 A indústria nos Estados Unidos
Seguindo o padrão das grandes regiões agrícolas - os belts -, a atividade industrial norte-americana também é organizada em cinturões: a Manufacturing belt e a Sun-belt.
O Manufacturing belt ou Cinturão Fabril (ou Industrial) fica no Nordeste e Grandes Lagos. Essa área forma, atualmente, a maior concentração urbano-industrial do mundo e o Sun-belt ou Sul essa região abriga muitas das mais avançadas unidades de produção mundial. Trata-se de uma extensa faixa no sul, que se estende da Flórida à Califórnia.
Espaço agrário nos Estados Unidos
Organizam-se em grandes faixas, zonas ou cinturões agrícolas denominados belts, formados conforme as particularidades históricas de povoamento, as condições climáticas e os tipos de solos.
Os principais cinturões agropecuários são: o Corn Belt (cinturão do milho), o Wheat Belt (cinturão do trigo), o Cotton Belt (cinturão do algodão), Dairy Belt (cinturão dos laticínios), o Fruit Belt (cinturão da fruticultura) e o Ranching Belt (cinturão da pecuária). 
Fonte:http://www.editoraopirus.com.br/uploads/df/materiais/geografia/df-geografia-ricardo-5ed557cbc8bba.pdf
O setor de comércio e serviços
Este setor em 2016 era responsável por 80% do PIB e dos empregados dos Estados Unidos.
As oportunidades de emprego e de bons salários no setor atraíram a população rural e também estrangeira.
Os serviços financeiros forma fundamentais na expansão da economia dos EUA. Os principais bancos do país tem alcance mundial, criando um mercado de exportação de serviços e de capital.
Referências
https://conhecimentocientifico.r7.com/qual-a-historia-dos-estados-unidos/. Acesso em 25/08/20.
SILVA, Daniel Neves. "História dos Estados Unidos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-eua.htm. Acesso em 25 de agosto de 2020.
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/industria-nos-eua-atividade-industrial-e-organizada-em-cinturoes.htm?cmpid . Acesso em 25 de agosto de 2020.
Sampaio, Fernando dos Santos. Geração Alpha geografia: ensino fundamental: anos finais 8º ano; organizadora SM Educação; obra coletiva, desenvolvida e produzida por SM Educação. – 2 ed – São Paulo: Edições SM, pg, 120, 121,128, 129 e 132. São Paulo, 2018.

Continue navegando