Buscar

Politica formaçãoII

Prévia do material em texto

Conforme o seu histórico evolutivo, as políticas de informação têm levado os Estados a promoverem os avanços científicos e tecnológicos. A política de informação aponta a agenda proveniente da tomada de decisão que envolve os atores políticos e sociais, as instituições e seus processos informacionais (COELHO, 2019). Foi a partir dos anos 1950, com o crescimento de alguns Estados do Ocidente, que começou a construção de políticas de informação. Sobre os objetivos das políticas de informação a partir dos anos de 1950 e o que elas passaram a promover nos Estados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As políticas de informação desenvolvidas nos Estados tinham o objetivo de explicar à sociedade como deveriam alcançar suas condições humanas em todas as possibilidades coletivas de dignidade e de felicidade. 
(    ) As políticas de informação têm como objetivo produzir os avanços científico e tecnológico sob incentivo dos Estados. Estes passaram a promover a importância da ciência e da tecnologia (C & T) como elementos de modernização da estrutura produtiva.
(    ) O início do uso do conceito de políticas de informação começou na área governamental como uma política de Estado e o termo foi criado no pós II Guerra Mundial implemento para as áreas de ciência e tecnologia militar. 
(    ) As políticas de informação são um fenômeno humano resultante das interações sociais, com o objetivo de fomentar os processos organizacionais, direcionando essas informações à sociedade, com o interesse que 'tudo' circule nos diferentes setores. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: COELHO, T. R. Making sense to decreasing citizene participation through a social representation lens. 2016. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article /pii/S1471772716301221. Acesso em: 3 abr. 2019.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	2.
	Segundo Braman (2006), o Estado sabe muito mais sobre indivíduos do que os indivíduos sobre o Estado. Com o advento da democracia representativa, o conhecimento individual sobre as atividades e processos realizados pelos governos e também o conhecimento sobre os próprios cidadãos se tornaram algo que muitos buscam apreender para repartir os recursos e a representação. De acordo com a afirmativa do autor, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o motivo do governo se preocupar mais em conhecer o indivíduo do que transpassar informações a ele:
FONTE: BRAMAN, S. Information, policy, and power in the informational state. 2006. Disponível em: https://pantherfile.uwm.edu/braman/www/bramanpdfs/028_Braman_Chapt9.pdf. Acesso em: 11 jun. 2019.
	 a)
	Faz parte da nossa cultura observar a criação de leis, aplicabilidade de artigos e decretos favoráveis à população.
	 b)
	A necessidade de proteção da segurança nacional manteve em sigilo as informações críticas sobre o governo.
	 c)
	A sociedade sempre buscou conhecer os procedimentos governamentais que são praticados em nosso país.
	 d)
	O Estado favoreceu mecanismos de disseminação da informação para a população de forma simples e prática.
	3.
	Como podemos observar, a Lei de acesso à informação tem propiciado ao cidadão a oportunidade de obter maior controle sobre as informações públicas. Desse modo, consegue participar dos processos de tomada de decisão de forma mais crítica e exigir ações do Estado, assim como o monitoramento para ações de combate à corrupção (FERREIRA; SANTOS; MACHADO, 2012). Com relação ao acesso à informação e à divulgação, entre os direitos observados aos cidadãos, encontra-se o direito da obtenção à informação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não há orientação quanto aos procedimentos para a consecução de acesso, assim como a localização da informação para sua obtenção e uso.
(    ) Informação contida em registros ou documentos que tenham sido produzidos ou acumulados por órgãos ou entidades, recolhidos ou não aos arquivos públicos.
(    ) Informação que tenha sido criada ou custodiada por pessoa física ou alguma entidade privada decorrente de vínculo com seus órgãos ou entidades, somente para vínculo que ainda exista.
(    ) Informação primária, íntegra, autêntica e atual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FERREIRA, R; SANTOS, A; MACHADO, F. A sociedade da informação no Brasil: um ensaio sobre os desafios do estado. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 36-41, jan./abr. 2012.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	4.
	Para Farias e Vital (2007), de acordo com os tipos de política de informação: federalista, monárquico, feudalista, anárquico e utópico tecnocrático, o profissional da informação deve inserir na organização um meio para democratizar e disseminar esses tipos de políticas. Sobre como o profissional da informação deve fazer para democratizar o uso das politicas de informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pontuar que apesar da política de informação estabelecida pela organização, cada indivíduo determina seus próprios sistema de informações e a forma de gerenciá-la.
(    ) Auxiliar no gerenciamento da política e ter a informação como um elemento fundamental para o sucesso, é algo que deve ser focado nos ambientes das organizações.
(    ) Defender que a tecnologia torna possível a circulação, da informação com maior eficácia, sem apresentar qualquer tipo de risco na qualidade e confiabilidade.
(    ) Deve realizar o diagnóstico para saber qual é a política de informação que predomina na organização para trabalhar os seus pontos fortes e fracos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	Para Pelufê e Silva (2004), ao analisar o que é repassado à sociedade, no que se refere à informação, percebe-se que o repasse está aquém do que é necessário para mudanças efetivas da sociedade. Sobre como está estabelecido o conceito de cidadania para as autoras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode-se entender que é a partir do acesso à informação que surgirá uma conscientização analítica sobre a realidade.
(    ) A cidadania é exercida por meio da participação do indivíduo na sociedade, e seu exercício se dará de maneira efetiva e consciente se ele possuir embasamento crítico sobre os acontecimentos político-sociais.
(    ) A cidadania é composta dos direitos civis, proporcionando ao cidadão participação passiva nas políticas públicas.
(    ) A participação nas políticas públicas exige que a população se manifeste de qualquer modo, contanto que participe da ação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PELUFÊ, Marilaine Schaun; SILVA, Marina Cajaíba da. Cultura e Cidadania frente às Políticas de Informação no Brasil. 2004. Disponível em: http://www.cinform.ufba.br/v_anais/artigos/marilanes chaunpeluje.html. Acesso em: 18 abr. 2004.
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Conforme Davenport (1998), existem diversos modelos viáveis para governar a informação em uma instituição, entre eles, destacam-se quatro modelos: federalismo, feudalismo, monarquia e anarquia. Sobre os conceitos de Política de Informação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Utópico tecnocrático.
II- Anárquico.
III- Federalista.
(    ) Essa política dá mais ênfase à tecnologia que à informação seu suporte torna possíveis a circulação, armazenamento e disseminação da informação com maior eficácia, com importância indiscutível no processo de gestão da informação.
(    ) Nesta política, gerenciamento da informação é feito com a participação de todos os elementos da organização, poucas decisões centralizadas. O objetivo é que a política seja determinada como resultado do consenso.
(    ) Nestapolítica, os indivíduos determinam seus próprios sistemas de informações e a forma de gerenciá-los. Ela não seria exatamente uma política, mas sim a falta dela.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DAVENPORT, T. H. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação?. São Paulo: Futura, 1998.
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - I - III.
	7.
	Conforme o seu histórico evolutivo, as políticas de informação têm levado os Estados a promoverem os avanços científicos e tecnológicos (DUTRA; CORRÊA, 2014). A política de informação aponta a agenda proveniente da tomada de decisão que envolve os atores políticos e sociais, as instituições e seus processos informacionais. Foi a partir dos anos 1950, com o crescimento de alguns Estados do Ocidente, que começou a construção de políticas de informação. Sobre quais eram os objetivos das políticas de informação a partir dos anos 1950 e o que elas passaram a promover nos Estados, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RUAS, Maria das Graças. Políticas públicas. 3. ed. Florianópolis: UFSC. Brasília: CAPES; UAB, 2014.
POZZEBON, M.; CUNHA, M. A.; COELHO, T. R. Making sense to decreasing citizene Participation through a social representation lens. Information and Organization, v. 26, n. 3, p. 84-99, 2016. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article /pii/S1471772716301221. Acesso em: 3 abr. 2019.
	 a)
	As políticas de informação desenvolvidas nos Estados tinham o objetivo de explicar a sociedade como deveriam alcançar suas condições humanas em todas as possibilidades coletivas de dignidade e de felicidade.
	 b)
	As políticas de informação são um fenômeno humano resultante das interações sociais, com o objetivo de fomentar os processos organizacionais, direcionando essas informações à sociedade, com o interesse que 'tudo' circule nos diferentes setores.
	 c)
	As políticas de informação têm o objetivo de organizar, direcionar e administrar as nações ou Estados, definindo como componentes da política nacional de desenvolvimento das nações, um modelo global de desenvolvimento.
	 d)
	As políticas de informação têm como objetivo produzir os avanços científico e tecnológico sob incentivo dos Estados. Estes passaram a promover a importância da ciência e da tecnologia (C & T) como elementos de modernização da estrutura produtiva.
	8.
	As transformações ocorridas na sociedade fazem com que ocorra um deslocamento dos discursos sobre as políticas de informação dando um lugar de neutralidade. No entanto, não se pode esquecer que as políticas são os resultados das relações de poder e, portanto, a neutralidade não existiria na política (SILVA; PINHEIRO, 2011, p. 1631). De acordo com a autora, política são as relações de poder. Considerando esse significado relacionado à política, analise as sentenças a seguir:
I- Visto que onde há poder, o poder se exerce, mesmo que não se consiga determinar a titularidade desse poder.
II- Visto que onde há poder, há o exercício da igualdade social e da cidadania.
III- Visto que onde há poder, o poder se submete às necessidades dos desfavorecidos.
IV- Na precariedade da disseminação da informação, o poder se exerce com plenitude.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Política de informação como documento público no estado informacional. 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/6802241-Politica-de-informacao-como-documento-publico-no-estado-informacional.html. Acesso em: 10 mar. 2020.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	9.
	Para Farias e Vital (2007), o profissional da informação deve realizar o diagnóstico para saber qual é a política de informação que predomina na organização, para trabalhar os seus pontos fortes e fracos de forma a democratizar o acesso, a disseminação e o uso da informação. Desse modo, esse autor destaca alguns motivos para a realização desse diagnóstico. Considerando esses motivos, analise as afirmativas a seguir:
I- Porque mesmo depois de implantar a política de informação ela irá apresentar suas vantagens e desvantagens, por acabar sofrendo influência no ambiente que estão inseridos.
II- Porque o gerenciamento da política, apoiado por todos da organização, e tendo a informação como um elemento que não necessita de atenção, é algo que deve ser focado nos ambientes das organizações.
III- Porque não deve ocorrer uma mudança na cultura da organização e das novas tecnologias via gerenciamento da política de informação;
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FARIAS, Flavio Bezerra de; VITAL, Ricardo. O Estado Capitalista contemporâneo: para a crítica das visões regulacionistas. São Paulo: Cortez, 2007.
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	10.
	Atualmente, se forem analisadas as mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e demais redes sociais, percebe-se que as informações pessoais se encontram cada vez menos sigilosas e a privacidade ameaçada. Sobre a finalidade das mídias sociais e demais aplicativos exigirem informações e dados pessoais da sociedade no momento do cadastro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para verificar quantos clientes adquirem por ano, e como se comportam em sua plataforma.
	 b)
	Para controlar a plataforma através da quantidade de acessos.
	 c)
	Para coletar informações dos seus clientes e depois comercializar para empresas e prestadores de serviços.
	 d)
	Para tentar manter uma seriedade, para que não sejam publicados imagem e vídeos não autorizados.
Conforme o seu histórico evolutivo, as políticas de informação têm levado os Estados a 
promoverem os avanços científicos e tecnológicos. A política de informação aponta a 
agenda proveniente da tomada de decisão que envolve os atores políticos e sociais, as
 
instituições e seus processos informacionais (COELHO, 2019). Foi a partir dos anos 
1950, com o crescimento de alguns Estados do Ocidente, que começou a construção de 
políticas de informação. Sobre os objetivos das políticas de informação a partir dos anos
 
de 1950 e o que elas passaram a promover nos Estados, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
 
 
(
 
) As políticas de informação desenvolvidas nos Estados tinham o objetivo de 
explicar à sociedade como deveriam alcançar suas condiç
ões humanas em todas as 
possibilidades coletivas de dignidade e de felicidade.
 
 
(
 
) As políticas de informação têm como objetivo produzir os avanços científico e 
tecnológico sob incentivo dos Estados. Estes passaram a promover a importância da 
ciência e
 
da tecnologia (C & T) como elementos de modernização da estrutura 
produtiva.
 
(
 
) O início do uso do conceito de políticas de informação começou na área 
governamental como uma política de Estado e o termo foi criado no pós II Guerra 
Mundial implemento p
ara as áreas de ciência e tecnologia militar.
 
 
(
 
) As políticas de informação são um fenômeno humano resultante das interações 
sociais, com o objetivo de fomentar os processos organizacionais, direcionando essas 
informações à sociedade, com o interesse 
que 'tudo' circule nos diferentes setores.
 
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
 
FONTE: COELHO, T. R. Making sense to decreasing citizene participation through a 
social representation lens. 2016. Disponível em: 
http://www.sciencedire
ct.com/science/article /pii/S1471772716301221. Acesso em: 3 
abr. 2019.
 
 
a)
 
V 
-
 
V 
-
 
F 
-
 
F.
 
 
b)
 
V 
-
 
F 
-
 
V 
-
 
V.
 
 
c)
 
F 
-
 
V 
-
 
V 
-
 
F.
 
 
d)
 
V 
-
 
F 
-
 
F 
-
 
F.
 
 
2.
 
Segundo Braman (2006), o Estado sabe muito mais sobre indivíduos do que os 
indivíduos sobre o Estado. Com o advento da democracia representativa, o 
conhecimentoindividual sobre as atividades e processos realizados
 
pelos governos e 
também o conhecimento sobre os próprios cidadãos se tornaram algo que muitos 
buscam apreender para repartir os recursos e a representação. De acordo com a 
afirmativa do autor, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o motivo do 
gover
no se preocupar mais em conhecer o indivíduo do que transpassar informações 
a ele:
 
 
FONTE: BRAMAN, S. Information, policy, and power in the informational state. 
2006. Disponível em: 
https://pantherfile.uwm.edu/braman/www/bramanpdfs/028_Braman_Chapt9.pdf. 
A
cesso em: 11 jun. 2019.
 
 
a)
 
Faz parte da nossa cultura observar a criação de leis, aplicabilidade de artigos e 
decretos favoráveis à população.

Continue navegando