Buscar

Avaliação Final - Discursiva

Prévia do material em texto

Políticas de Informação (BIB100)
Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:675899)
1 A luta do Movimento Negro começou desde que os primeiros africanos escravizados chegaram ao Brasil. O Movimento Negro é constituído por um "conjunto de entidades, organizações e indivíduos que lutam contra o racismo e por melhores condições de vida para a população negra, seja através de práticas culturais, de estratégias políticas, de iniciativas educacionais etc." (PEREIRA, 2007, p. 235). Disserte sobre as políticas públicas e as práticas culturais e políticas através dos movimentos da população negra.  
FONTE: PEREIRA, A. A. O "Atlântico Negro" e a constituição do Movimento Negro Contemporâneo. Perseu, n. 1, v. 1, 2007.
Resposta esperada 
Principais aspectos históricos do movimento no Brasil. Discutir aspectos relevantes sobre as políticas públicas que foram desenvolvidas a favor da população negra. Pontuar algumas leis e programas que favoreceram a classe durante o auge do movimento.
Minha resposta 
Políticas Públicas são ações, metas e planos que os governos traçam para alcançar o bem estar da sociedade e o interesse público. Algumas políticas se originam pelas reinvindicações de movimentos sociais negros brasileiros. Por meio de leis, comunicação em massa e imprensa, representando a população afro-brasileira e valorizando sua história, cultura e memórias. Exemplos de políticas públicas: SEPPIR - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; PNPIR - Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial; CNPIR - Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial; SECOMT - Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais. 
2 O estado informacional se refere a uma fase da evolução humana em que o poder informacional é fator decisivo para os Estados, em seus processos de disputa e controle (PINHEIRO, 2011, p. 1487). De forma emergente, o poder informacional permeia os meios clássicos de poder estatal: instrumental, estrutural e simbólico, constituindo-se como um quarto instrumento. Disserte sobre o estado informacional. 
FONTE: SILVA, Terezinha Elisabeth da; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Políticas de informação no âmbito do ENANCIB. 2011. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/1703/Pol%C3%ADticas%20-%20Silva.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 mar. 2020.
Resposta esperada 
O estado informacional aumenta a capacidade estatal de reunir e processar informações sobre seus cidadãos. Em contrapartida, a capacidade de o cidadão aprender o que o governo tem realizado, investido, decidido ou exterminado tem diminuído. Isso tem acontecido, pois o uso das técnicas de vigilância sobre o indivíduo tem aumentado.
Minha resposta 
Os Estados deixam de ser burocráticos e se autodenominam "estado informacional". Para ser um estado informacional é necessário que se tenha explicitada uma política de informação e uma política de inteligência, em diálogo. O estado informacional nasce da transformação de uma economia "globalizada". Ele se reinventa todos os dias. O estado informacional aumenta a capacidade estatal de reunir e processar informações sobre seus cidadãos.

Continue navegando