Buscar

PROVA CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DA EDUCAÇÃO 2

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:648897) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22392818
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Contrarreforma surgiu no interior da Igreja Católica com a dupla finalidade de conter o avanço do protestantismo e discutir as críticas internas da própria Igreja. A Igreja Católica se mobilizou para reconquistar seus fiéis e conseguir novos adeptos. Entre as medidas tomadas pela Igreja, com relação à Contrarreforma, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O fim do Tribunal da Inquisição, formado por padres que julgavam as pessoas acusadas de heresia.
	 b)
	A criação da Companhia de Jesus, fundada no século XVI por Inácio de Loyola.
	 c)
	A criação do Índex, que era uma lista de livros que a Igreja permitia que fossem publicados.
	 d)
	A proibição da fundação de todo e qualquer tipo de seminário.
	2.
	Um dos processos de transformação do mundo ocidental durante a ruptura da Idade Média para a Idade Moderna foi o perene desenvolvimento de contatos entre os europeus e os povos americanos, africanos e asiáticos. Uma das razões apontadas seria a existência, no Sul de Portugal, de uma escola de navegadores, idealizada por D. Henrique (1394-1460), que incentivava o talento de bem-fazer, sendo um tipo de escola não formal. Como se chamava essa escola?
	 a)
	Escola de Lagos.
	 b)
	Escola de Sagres.
	 c)
	Escola de Algarve.
	 d)
	Escola da Ponte.
	3.
	Dentre as abordagens filosóficas educacionais, prevalecem o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Essas filosofias educacionais fornecem elementos essenciais do que se deve ensinar e são fundamentais no que diz respeito aos componentes curriculares escolares. Sobre o Perenialismo, analise a sentenças a seguir:
I- O objetivo da educação é garantir que os alunos adquiram compreensão sobre as grandes ideias da civilização ocidental.
II- A aprendizagem está enraizada nas questões dos alunos que surgem ao experimentar o mundo, é ativa, não passiva, e o aluno é um solucionador de problemas e pensador que faz sentido através de sua experiência individual.
III- O cultivo do intelecto é a mais alta prioridade de uma educação que vale a pena, o currículo exigente centra-se na obtenção de alfabetização cultural, enfatizando o crescimento dos alunos em disciplinas duradouras.
IV- A filosofia da educação perenialista foi estabelecida na América desde meados dos anos de 1920 até meados dos anos 1950, e John Dewey foi seu principal proponente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	4.
	John Dewey foi um destacado educador norte-americano, foi um personagem importante para a compreensão da educação contemporânea, devido ao fato de os Estados Unidos terem sido um país modelo para as demais nações durante o século XX. Com relação às ideias deste pedagogo, analise as sentenças a seguir:
I- John Dewey foi um dos formuladores do "escolanovismo". 
II- John Dewey foi um dos formuladores da ideia de escola em período integral. 
III- John Dewey foi um pedagogo pouco afeito às inovações tecnológicas na educação.
IV- John Dewey foi um dos principais articuladores da educação fascista.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	No contexto filosófico, registrou-se o recuo do pensamento escolástico e o avanço de um pensamento menos especulativo e contemplativo. A partir da época moderna, o campo filosófico dedicou-se às questões práticas e almejava aplicação em meio à sociedade daquele tempo, o que fez com que a teologia e a filosofia tradicional passassem a considerar outras áreas do conhecimento, tais como as ciências exatas e naturais. A partir da época moderna, os experimentos científicos, o uso de métodos, os processos de observação, a formulação de hipóteses e os registros de deduções se fizeram cada vez mais presentes na produção do conhecimento. A partir dessa época prevaleceu qual visão de mundo?
	 a)
	A visão filosófica e ética.
	 b)
	A visão teológica e progressista.
	 c)
	A visão científica e mecanicista.
	 d)
	A visão humanista e existencial.
	6.
	O modelo de educação escolar tradicional vem sendo criticado nos últimos 30 anos por diversos intelectuais, das mais distintas correntes teóricas. Uma espécie de mal-estar docente invade as salas de aula pelo país. Em grande parte, devido às distintas formas de ensinar em um mundo em que a velocidade de informação é maior que as atualizações curriculares. Michel Foucault foi um dos intelectuais a diagnosticar este problema e oferecer uma análise contextualizada das raízes do que hoje enfrentamos. Sobre o pensamento desse autor e suas contribuições analíticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para eles, a escola era um local em que os professores propagavam as ideias que mantinham o Estado como um agente da classe burguesa, ao inculcar ideias de submissão dos seres humanos.
(    ) Na obra de Foucault, encontra-se uma forte crítica aos processos de modernização da sociedade, bem como as estruturas dos governos que procuravam racionalizar de forma esmagadora os indivíduos.
(    ) Pesquisou a história do ensino, do saber, a epistemologia das palavras, a história da loucura, os espaços de manicômios, asilos, hospitais, a arquitetura de prisões, e as apresenta como instituições disciplinares das condutas e dos comportamentos sociais.
(    ) Para o filósofo Michael Foucault, a escola era um local, assim como os quartéis, que visavam à construção de corpos dóceis, com a função de internalizar a disciplina como uma expressão cotidiana dos homens e das mulheres quando adultos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	Severino (1990) descreve que o campo da filosofia, ainda na Grécia Clássica, apresentava forte preocupação e intenção pedagógica e com a formação do ser humano. No entanto, chegamos aos dias atuais e nos deparamos com o fato de que as áreas da educação, da filosofia, da história, da sociologia e das demais disciplinas reflexivas encontram-se desprestigiadas e são anunciadas como campos menores do saber. Sobre esse pensamento de Severino, analise as sentenças a seguir:
I- Parece ser a primeira vez que uma forte tendência da filosofia se considera desvinculada de qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo-se tão somente como um exercício puramente lógico.
II- Há uma tendência na filosofia que se desprendeu de suas próprias raízes, que se encontravam no positivismo, transformando-se numa concepção abrangente, o neopositivismo, que passa a considerar a filosofia como tarefa subsidiária da ciência.
III- No contexto do neopositivismo, qualquer critério do agir humano só pode ser ético e político, nunca mais técnico, fica assim completa a unidade do saber.
IV- O campo da filosofia da educação pode contribuir na identificação e solução profunda de contextos e realidades, em especial, a educação precisa estar comprometida com a finalidade de atribuir sentido à existência cultural da sociedade histórica.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SEVERINO, A. J. As contribuições da filosofia para a educação. Em Aberto, Brasília. Ano 9, n. 45, jan/ mar,1990. p. 18-25.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	O termo "positivismo", desenvolvido por Augusto Comte, está relacionado à crença de que a ciência é a única forma de conhecimento capaz de estabelecer a verdadee conduzir a humanidade a um estágio de superação e progresso. Segundo o pensamento de Comte, o conhecimento é considerado "positivo" quando possui a seguinte característica:
	 a)
	Alteridade.
	 b)
	Previsibilidade.
	 c)
	Religiosidade.
	 d)
	Subjetividade.
	9.
	Os tempos modernos e, agora, os tempos contemporâneos são marcados por um estado de fusão líquida da sociedade humana, e a transformação se deu do estado sólido para o líquido. A metáfora "líquido mundo moderno" evidencia um dos principais conceitos propostos pelo pensador Zygmunt Bauman. Sobre o Amor Líquido, termo também cunhado pelo autor e aplicado aos relacionamentos humanos, e que foi título de uma de suas obras, analise as sentenças a seguir:
I- O autor pontua que o cidadão da líquida sociedade moderna constitui um homem sem vínculos e inserido em um quadro e esboço imperfeito e fragmentado.
II- O sentido de que amar se tornou como um passeio no shopping center, tal como outros bens de consumo. Nesse contexto, a vida deve ser consumida instantânea e despreocupadamente.
III- O sentimento do imediatismo e rapidez oferece consequências e custos à líquida, consumista e individualizada sociedade moderna, e o resultado de intensificação da velocidade globalizante é o de que a dimensão da solidariedade da vida e das relações humanas amplia o seu valor.
IV- O amor e o cuidado de si, a autovalorização e a autoestima, bem como o amor gratuito e incondicional que poderia ser oferecido aos outros, fazem mais sentido nesse contexto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	A educação progressiva pode ser rastreada até os trabalhos de John Locke e Jean-Jacques Rousseau, ambos conhecidos como precursores de ideias que seriam desenvolvidas por diversos teóricos do século XIX e XX. Locke acreditava que a verdade e o conhecimento surgem da observação e da experiência, e não da manipulação de ideias aceitas ou dadas. Rousseau argumentava que a subordinação dos alunos aos professores e a memorização dos fatos não levariam a uma educação. Essa abordagem filosófica educacional fornece elementos essenciais do que deveria ser ensinado e como deveria ocorrer o ensino. Sobre o Progressismo, analise a sentenças a seguir:
I- Os progressistas acreditam que a educação deve se concentrar em toda a criança, e não no conteúdo ou no professor, esta filosofia educacional enfatiza que os alunos devem testar ideias através da experimentação ativa.
II- O foco é ensinar ideias que são eternas, para buscar verdades duradouras que são constantes e não mudam, como os mundos naturais e humanos em seu nível mais essencial não mudam.
III- Advogados dessa filosofia educacional são Robert Maynard Hutchins, que desenvolveu o programa Grandes Obras em 1963, e Mortimer Adler, que avançou ainda mais este currículo baseado em 100 grandes obras da civilização ocidental.
IV- O método científico é usado por educadores progressistas para que os alunos possam estudar a matéria e os eventos sistematicamente e em primeira mão. A ênfase está no processo, em como se conhece.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
Parte inferior do formulário

Continue navegando