Buscar

RESUMO- Comunicação e Informação; Entendendo a Economia da Atenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comunicação e Informação: Entendendo a Economia da Atenção
A economia da atenção tem a ver diretamente com o gerenciamento de tempo das pessoas. A atenção, diferente de outros bens, é finita. E o tempo é, por si só, um recurso escasso, e é cada vez mais disputado por mídias e marcas.
O tempo é um bem finito, cada pessoa tem 24 horas por dia para realizar suas atividades. Por isso, disputar o tempo dos usuários se tornou uma estratégia base para muitas empresas e a prática ganhou um termo para chamar de seu. Por isso é tão fácil entender porque tanta pressão para que se consuma informação e produtos pode gerar, por exemplo, insônia.
O encurtamento do tempo está ligado ao aumento do uso de 
aparelhos tecnológicos, e muitos negócios se aproveitam disso para lucrar em um sistema que tem nossa atenção como moeda
o acesso à tecnologia é uma via de mão dupla. Enquanto conseguimos resolver diversas transações à distância, na palma de nossas mãos, estamos, também, mais distantes uns dos outros.O ecossistema tecnológico é dado o nome de “economia da atenção”. Em linhas simples, é o sistema que capta e monetiza nossa atenção. Por isso os dispositivos, que foram criados para facilitar nossa rotina, têm papel fundamental nessa economia tão particular e, ao mesmo tempo, tão presente.
O fenômeno da economia da atenção tem origem do excesso de informações que somos expostos todos os dias. Isso não é um quadro atual, mas se agravou nos últimos anos.
É através de nossos computadores, celulares e tablets que recebemos a maior parte da informação que consumimos. As empresas, sabendo disso, disputam um de nossos bens mais valiosos: a nossa atenção. Motivadas por esse conhecimento, traçam-se estratégias para que sejamos fisgados pela tela.
Por conta deste excesso, somos induzidos a escolher as mensagens que mais nos identificamos. Cada mensagem anunciada tem o objetivo de nos impactar de maneira diferente.
Toda comunicação feita pela empresa deve ser elaborada para chamar atenção logo no primeiro contato. Afinal, os primeiros minutos de contato com o conteúdo dirão se o usuário vai continuar consumindo.
Ou seja: o ideal é produzir conteúdo que façam as pessoas se interessarem no menor tempo possível, e com a melhor qualidade.
Agregar valor à sua marca depende sim da qualidade do conteúdo. Mas também depende da maneira como esse conteúdo é feito e veiculado.Por isso, sua empresa precisa ser relevante. E não só isso: é necessário ser relevante para o público certo. É necessário entender quem é seu público e saber pelo que ele se interessa. A partir disso, é possível criar um conteúdo dinâmico e divertido, dentro, claro, da linguagem do seu negócio.
E com isso, por termos constantemente, nossa atenção disputada e, naturalmente, tentamos selecionar os conteúdos realmente relevantes, estamos desenvolvendo um medo de perdermos algo, seja uma informação ou um evento. 
Crie uma mensagem eficiente
Sua mensagem deve ser a solução para o problema do usuário. Não adianta veicular seu texto ou vídeo em todas as redes sociais, e não produzir um conteúdo eficiente.
Proponha-se à resolução de um problema de maneira direta e eficiente. Utilize um título chamativo, e que tenha total adequação ao tema. 
podemos dizer que a Economia da Atenção é um fenômeno que veio para mostrar às empresas que relacionamento e relevância são as principais características de uma marca que quer se destacar positivamente no mercado.

Continue navegando

Outros materiais