Buscar

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO 07

Prévia do material em texto

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
		Aluno: FRANCISCO NICACIO DO NASCIMENTO
	
	Disc.: PRODUÇÃO DO CONHECIM 
	2020.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		É de se esperar um cuidado especial, por parte do aluno, ao elaborar o seu texto. É muito comum recorrer aos autores quando realizamos nossas pesquisas. Sobre citação marque a opção correta. 1- A citação da citação acontece quando referenciamos um autor ao qual não tivemos acesso direto; 2- A citação indireta é aquela que deve ser uma transcrição literal do texto escolhido; 3- A citação direta curta é aquela que ultrapassa três linhas e deve ser transcrita entre aspas duplas; 4- Usa-se apud quando desejamos citar um autor que é mencionado por outro.
	
	
	
	Os itens 2 e 3 estão corretos
	
	
	Os itens 1 e 3 estão corretos
	
	
	Os itens 1 e 2 estão corretos
	
	
	Os itens 1 e 4 estão corretos
	
	
	Os itens 2 e 4 estão corretos
	
Explicação:
1- A citação da citação acontece quando referenciamos um autor ao qual não tivemos acesso direto; CORRETA.
2- A citação indireta é aquela que deve ser uma transcrição literal do texto escolhido;  ERRADA. A citação indireta é uma paráfrase do autor citado.
3- A citação direta curta é aquela que ultrapassa três linhas e deve ser transcrita entre aspas duplas; ERRADA. A citação curta não ultrapassa 3 linhas.
4- Usa-se apud quando desejamos citar um autor que é mencionado por outro. CORRETA
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Observe as citações abaixo e responda: quais os tipos de citações expressam?
1 - "Francis Bacon (apud  LAHR, 1958, p. 377; JOLIVET, 1957, p. 88) sugeriu algumas regras para a experimentação:"
2 - "Cada ciência ou área de conhecimento em particular possui um vocabulário técnico específico que precisa ser de domínio comum de seus praticantes" (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007, p. 19)
3 - Kant (1996) concebia a intuição como o conhecimento que se relaciona imediatamente com os objetos, ou seja, que mostra realidades singulares e que não depende da abstração, isto é, aquilo que se sabe, sem precisar deduzir para concluir.
	
	
	
	1 - Citação indireta; 2 - citação de citação; 3 - citação direta
 
	
	
	1 - Citação de citação; 2 - citação direta curta; 3 - citação indireta
 
	
	
	1 - Citação direta longa; 2 - citação direta curta; 3 - citação de citação
 
	
	
	1 - Citação de citação; 2 - citação direta curta; 3 - citação de citação
	
	
	1 - Citação de citação; 2 - citação indireta; 3 - citação direta longa
 
	
Explicação:
1 - "Francis Bacon (apud  LAHR, 1958, p. 377; JOLIVET, 1957, p. 88) sugeriu algumas regras para a experimentação:" - Citação de citação - cita-se uma trecho citado por outro autor.
2 - "Cada ciência ou área de conhecimento em particular possui um vocabulário técnico específico que precisa ser de domínio comum de seus praticantes" (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007, p. 19) - citação direta curta, citação literal, indica-se a página.
3 - Kant (1996) concebia a intuição como o conhecimento que se relaciona imediatamente com os objetos, ou seja, que mostra realidades singulares e que não depende da abstração, isto é, aquilo que se sabe, sem precisar deduzir para concluir. - citação indireta, faz-se uma paráfrase do trecho lido
 
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Trata-se de um tipo de citação que deve ser grafada em parágrafo autônomo, com recuo de 4cm da margem da esquerda, em modo justificado e espaço simples. Estamos falando de:
 
	
	
	
	Citação indireta longa
	
	
	Citação de citação curta
	
	
	Citação direta curta
	
	
	Citação indireta curta
	
	
	Citação direta longa
	
Explicação:
A citação direta longa deve ser grafada em parágrafo autônomo, com recuo de 4cm da margem da esquerda, em modo justificado e espaço simples. 
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O objetivo geral de uma pesquisa científica deve, necessariamente:
 
	
	
	
	Refletir, desde a fase de planejamento,  opinião do pesquisador sobre o tema e problema científico.
 
 
	
	
	Apresentar todas as justificativas sociais e jurídicas para a pesquisa científica.
	
	
	Refletir, desde a fase de planejamento, a opinião do pesquisador sobre as questões norteadoras.
	
	
	Ser dividido em no mínimo 02 objetivos menores, sem prejuízo dos objetivos específicos.
	
	
	Refletir o que se deseja com o problema científico obtido pela problematização do tema.
 
	
Explicação:
Gabarito comentado: A opção correta é a que menciona que o objetivo geral é o enfretamento, a busca e solução para problema científico proposto.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Analise as afirmativas e responda a seguir:
I - Em seus últimos ensaios, segundo Wolfgang (2006), Rawls modificou a sua concepção da justiça da equidade.  - Esta passagem exemplifica o modelo de citação direta curta.
 
II - "Não que mundo objetivo seja segregado diariamente pelo ego transcendental (como afirmaria Husserl) e, assim, possa ser devolvido a suas raízes e sua pureza primeva" (BAUMAN, 2011, p. 47). - Esta passagem exemplifica o uso de interpolação em citações diretas curtas.
 
III - "O inferno dos vivos não é algo que ainda virá: se houver um, é aquele que já está aqui, o inferno em que vivemos a cada dia, aquele que formamos vivendo juntos. (...) pesquisar e aprender a reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, então fazê-los durar, dar-lhes espaço" (CALVINO, I. 1997, p. 165 apud BAUMAN, 2011, p. 83).  - Esta passagem apresenta uma supressão em citação direta longa de citação.
 
IV - Em qualquer tipo de citação o pesquisador é obrigado a referenciar a obra mencionada no sistema numérico por ser o único sistema de chamada elaborado pela ABNT para trabalhos científicos.
 
Está correto o que se afirma em:
 
	
	
	
	Apenas I e III.
	
	
	Apenas I e II.
	
	
	Apenas III
	
	
	Apenas II e IV.
	
	
	Apenas III e II.
	
Explicação:
I - Em seus últimos ensaios, segundo Wolfgang (2006), Rawls modificou a sua concepção da justiça como  equidade.  - Esta passagem exemplifica o modelo de citação direta curta. trata-se de citação indireta. Afirmativa ERRADA.
II - "Não que mundo objetivo seja segregado diariamente pelo ego transcendental (como afirmaria Husserl) e, assim, possa ser devolvido a suas raízes e sua pureza primeva" (BAUMAN, 2011, p. 47). - Esta passagem exemplifica o uso de interpolação em citações diretas curtas. CORRETA. Há o acréscimo de uma informação para o leitor, ou seja, uma interpolação.
III - "O inferno dos vivos não é algo que ainda virá: se houver um, é aquele que já está aqui, o inferno em que vivemos a cada dia, aquele que formamos vivendo juntos. (...) pesquisar e aprender a reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, então fazê-los durar, dar-lhes espaço" (CALVINO, I. 1997, p. 165 apud BAUMAN, 2011, p. 83).  - Esta passagem apresenta uma supressão em citação direta longa de citação. CORRETA. A supressão é quando retiramos algum trecho da citação e o substituímos por reticências entre parênteses.
IV - Em qualquer tipo de citação o pesquisador é obrigado a referenciar a obra mencionada no sistema numérico por ser o único sistema de chamada elaborado pela ABNT para trabalhos científicos. ERRADA. Temos dois modelos para tal, o sistema autor data ou o sistema numérico. O pesquisador está livre para escolher aquele que melhor se adequa ao seu estilo de escrita.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Numa pesquisa bibliográfica devemos referenciar as obras consultadas na forma sugerida pela ABNT. Assim, na hipótese de encontrarmos diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, como devemos diferenciá-las?Usamos asterisco, após a data e sem espacejamento.
	
	
	Usamos reticências entre colchetes para designar o segundo documento
	
	
	 Usamos números arábicos, em ordem numérica, após a data e sem espacejamento.
 
	
	
	Usamos uma linha pontilhada para o primeiro documento e mencionamos na íntegra o segundo.
 
	
	
	Usamos letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espaço.
 
	
Explicação:
Na hipótese de encontrarmos diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, devemos diferenciá-las usando letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espaço.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A partir das regras estudadas para citação, analise  o trecho abaixo  e identifique os tipos de citação presentes.
Pensar é o oposto de servir: segundo Lefort, não pensar não significa não querer pensar, mas querer não pensar (LEFORT, 1992), o que é, assim fruto de um esforço. Sem possibilidade de imaginar o próprio presente, as pessoas que se adaptam (ao momento) relativamente sem esforço, ¿revelam-se como não emancipadas, na medida em que, aos domingos, deixam de lado qualquer reflexão nos estádios esportivos¿. (ADORNO, 1995, p. 80)
	
	
	
	Citação direta longa/ citação indireta curta;
 
	
	
	Citação indireta / citação direta longa;
 
	
	
	Citação indireta / citação indireta curta;
 
	
	
	Citação direta curta / citação indireta curta;
 
	
	
	Citação indireta / citação direta curta.
	
Explicação:
Na citação: 
Pensar é o oposto de servir: segundo Lefort, não pensar não significa não querer pensar, mas querer não pensar (LEFORT, 1992) [CITAÇÃO INDIRETA], o que é, assim fruto de um esforço. Sem possibilidade de imaginar o próprio presente, as pessoas que se adaptam (ao momento) relativamente sem esforço, ¿revelam-se como não emancipadas, na medida em que, aos domingos, deixam de lado qualquer reflexão nos estádios esportivos¿. (ADORNO, 1995, p. 80) [CITAÇÃP DIRETA]
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		No sistema de chamada numérico, as notas devem apresentar a referência completa da obra mencionada como citação direta. Nesse sentido, marque a única opção em que há a referência  correta.
	
	
	
	CERVO, A.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 57.
 
	
	
	CERVO, A.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da.(2007). Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall. p. 57.
 
	
	
	CERVO, A.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. (2007). Metodologia científica. 6. Edição. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, pp. 57.
	
	
	CERVO, A. et al. Metodologia científica. 6. Ed. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2007. p. 57.
 
	
	
	CERVO, A. e BERVIAN, P. A. e SILVA, R. da. Metodologia científica. 6ª  edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 57.
 
	
Explicação:
No sistema de chamada numérico, as notas devem apresentar a referência completa da obra mencionada como citação direta. Nesse sentido, a única opção em que há a referência  correta é:  CERVO, A.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 57.

Continue navegando