Buscar

2 de psicologia social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia Social (PSI43)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:648664) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22350200
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Uma das teorias interacionistas defende que o desenvolvimento intelectual da criança ocorre em quatro períodos. Cada um deles é diferenciado pelo que de melhor a criança consegue realizar. Sobre estes períodos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O terceiro período é denominado de operações concretas. Neste, a capacidade mental regride para logo em seguida voltar renovada.
	 b)
	O pós-operatório é o segundo período. Neste, vários aspectos neurofisiológicos se estabilizam.
	 c)
	As operações formais acontecem no último estágio. Neste, sobrevém o aprofundamento da criança nas relações sociais.
	 d)
	O primeiro período é chamado de sensório-motor. Neste, a percepção está direcionada aos movimentos.
	2.
	A teoria do existencialismo acredita que nos construímos a partir da relação que estabelecemos com o outro. Em uma visão histórico-cultural, o sujeito é evidenciado, cria vínculo com esse outro que influencia no seu desenvolvimento e contribui na sua construção subjetiva. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na teoria do existencialismo, o outro não influencia no nosso desenvolvimento, pois cada ser é único.
	 b)
	O essencialismo defende a teoria de que nascemos com uma essência, mas esta não determina como seremos.
	 c)
	O essencialismo defende que o outro é quem influencia na construção subjetiva do sujeito, não havendo interferência da essência.
	 d)
	A teoria do existencialismo acredita que estabelecemos o que vamos ser a partir da nossa existência.
	3.
	Maturação e aprendizagem são dois termos utilizados ao fazermos referência ao processo de desenvolvimento. A maturação é o processo que nos torna capazes de desenvolver determinadas atividades em cada etapa de nossas vidas. Está relacionada ao processo biológico do código genético. E a aprendizagem?
	 a)
	Assim como a maturação, a aprendizagem também se pauta exclusivamente nas esferas biológicas e genéticas.
	 b)
	A aprendizagem é um processo espontâneo, que não pode ser influenciado pelo meio, ou pelas pessoas com as quais convivemos.
	 c)
	A aprendizagem está atrelada ao destino. Quem é destinado a ser inteligente, nem precisa esforçar-se, pois naturalmente será.
	 d)
	A aprendizagem está pautada na oportunidade de experiências que o indivíduo tem.
	4.
	Sá, Curto, Bordin e de Paula realizaram uma pesquisa intitulada "Exposição à violência como risco para o surgimento ou a continuidade de comportamento antissocial em adolescentes da região metropolitana de São Paulo", em 2009. Esses autores constataram que a violência doméstica é um dos fatores mais relevantes para a manutenção do comportamento antissocial, enquanto fatores atinentes à violência urbana relacionam-se ao surgimento do comportamento antissocial. Acerca do comportamento antissocial, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SÁ, Daniel Graça Fatori de et al. Exposição à violência como risco para o surgimento ou a continuidade de comportamento antissocial em adolescentes da região metropolitana de São Paulo. Psicologia: teoria e prática. São Paulo, v. 11, n. 1, jun. 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872009000100015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 out. 2012.
	 a)
	Os meios de comunicação de massa apresentam inúmeras opções de entretenimento; assim, pouco abordam temas relativos à agressão e à violência.
	 b)
	O estímulo de sentimentos como empatia e altruísmo não serve como maneira de prevenir comportamentos antissociais.
	 c)
	Fatores políticos não interferem nos comportamentos antissociais. Estes geralmente são desencadeados por distúrbios orgânicos ou doenças mentais. Raramente injustiças sociais estão por trás da realização de crimes.
	 d)
	O ambiente familiar e uma comunidade violenta parecem ser modelos para a manutenção e o desenvolvimento de comportamentos violentos.
	5.
	Atualmente, ao se falar em desenvolvimento humano, os estudiosos referem-se ao desenvolvimento em todos os seus aspectos. As teorias partilham do mesmo entendimento, ou seja, é necessário entender o indivíduo na sua totalidade pois, havendo alteração em um aspecto, todos os demais podem se alterar. Partindo deste pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- O aspecto físico, o social, o emocional e o intelectual do indivíduo são completamente independentes.
II- As teorias entendem que os aspectos dos indivíduos são interligados, mas cada estudioso pode ter preferência por um deles.
III- Os indivíduos já nascem com seus aspectos formados, estes não sofrem alterações no decorrer da vida.
IV- O desenvolvimento humano sempre foi estudado na sua totalidade, não havendo ênfase em um determinado aspecto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	A vertente sócio-histórica compreende a adolescência como um processo em construção, que pode ocorrer de maneiras diferentes, dependendo da pessoa que está vivenciando tal processo e a da sociedade da qual faz parte. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: FONSECA, Débora Cristina; OZELLA, Sérgio. As concepções de adolescência construídas por profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Interface (Botucatu), Botucatu, v. 14, n. 33, jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200014&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2012.
	 a)
	Há uma série de características que compõem a adolescência. Para avançar para a fase adulta, o sujeito precisa passar por todas elas, como a chamada crise da adolescência, caso contrário, não desenvolverá saudavelmente.
	 b)
	A adolescência é produto da história de vida do sujeito, que pertence a um grupo social, a uma cultura, da qual recebe influência e sobre a qual age dialeticamente.
	 c)
	Esta compreensão não nega as mudanças biológicas, mas as entende também como significadas histórica e socialmente.
	 d)
	Cada sujeito vivencia a adolescência a sua maneira, dependendo de suas interações sociais, do desenvolvimento de seus interesses, de suas necessidades e da significação que as mudanças biológicas têm ou tiveram.
	7.
	Na psicologia, a nomenclatura desenvolvimento diz respeito ao seguimento sistemático e alterações que acontecem com o ser humano no decorrer de sua trajetória. O termo sistemático ocorre pelo fato de estas alterações consistirem, de certa maneira, uniformizadas e de modo até mesmo previsível. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As alterações que o ser humano sofre do seu nascimento até sua morte não fazem parte do seu desenvolvimento.
	 b)
	A área do desenvolvimento humano se atém às alterações estáveis e não às mudanças corriqueiras de temperamento, como humor e demais comportamentos.
	 c)
	A área do desenvolvimento humano se atém, da mesma maneira, às mudanças estáveis e corriqueiras do indivíduo.
	 d)
	A área do desenvolvimento humano somente se atém às mudanças triviais que o ser humano tem, abrindo mão das alterações permanentes.
	8.
	Ao estudar o desenvolvimento humano, é necessário considerar os processos de crescimento, as vivências vitais significativas e as mudanças psicológicas decorrentes da inter-relação com outros aspectos do desenvolvimento. No que concerne aos fatores que mais influenciam o desenvolvimento humano, analise as sentenças a seguir:
I- A maturação neurofisiológica refere-se ao desenvolvimento neurológico. É necessário para a obtenção de certos padrões de comportamento.
II- O meio é o conjunto de influências ambientais que intervêm expressivamente nos padrões de comportamento da pessoa.
III- O hábito modelado trata-se do aspecto físicoque permite ao indivíduo comportamentos e uma relação peculiar com o mundo.
IV- A hereditariedade refere-se ao material genético de cada indivíduo, que forma o potencial, podendo se desenvolver ou não. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	No Brasil, atualmente, a infância tem sido considerada como uma fase do ciclo vital, em que as crianças passam grande parte do seu tempo brincando e em atividades escolares. Sobre a infância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A obra de Philippe Ariès, intitulada "História social da criança e da família", desvela que a infância é um fenômeno perpassado por aspectos sociais e históricos, e não apenas um fenômeno natural. 
(    ) As crianças são seres passivos, que ficam aguardando que outros as eduquem. Para estarem preparadas para a escolarização precisam frequentar a educação infantil. 
(    ) As crianças são atores sociais, protagonistas da sua história e possuem a capacidade de pensar de forma crítica e reflexiva. Estabelecem trocas e interações e colaboram para a transformação da sociedade. 
(    ) Há autores procurando desconstruir o conceito reducionista de infância, que se limita a compreendê-la como um tempo de passagem para a vida adulta. Eles propõem que se estude a criança numa perspectiva histórica, social e cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	Orlandi e Toneli (2005) realizaram um estudo sobre o fenômeno da paternidade na adolescência. Em sua pesquisa mencionaram a contribuição dos autores Levandowski e Piccinini (2002), que partem do pressuposto de que nem sempre a paternidade na adolescência acarreta consequências funestas para os jovens, como geralmente é apontado pela literatura acadêmica. Indubitavelmente, os jovens encaram dificuldades na tarefa de ser pai; entretanto, quando recebem apoio de sua família e da família de sua namorada, tais dificuldades tornam-se mais brandas. Acerca do exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: ORLANDI, Renata; TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Sobre o processo de constituição do sujeito face à paternidade na adolescência. Psicol. rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 11, n. 18, dez.  2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682005000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 out. 2012.
	 a)
	O conceito de adolescência é único e de caráter universal, isto é, pode ser aplicado em todos os países do globo terrestre. Trata-se do período que demarca o final da infância, que corresponde aos 12 anos de idade e perdura até os 16, independente do gênero.
	 b)
	Tanto o momento quanto a maneira como ocorre a transição entre infância e adultez variam de acordo com o contexto social em que o adolescente está inserido.
	 c)
	O termo adolescência foi inaugurado no século XX, referindo-se ao período de transição entre a infância e a adultez.
	 d)
	A adolescência consiste em um fenômeno psicológico e social, constituído histórica e culturalmente.

Continue navegando