Buscar

Disciplina: Políticas de Informação (BIB100) Avaliação: Avaliação I e II- Individual FLEX ( peso.:1,50)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Programas para Grupos Especiais/Primeiros Socorros (BEF03)
	 
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:656429) ( peso.:1,50)
	1.
	A obesidade infantil exige uma abordagem multidisciplinar, analisando-se os fatores desencadeantes, o estilo de vida e as limitações apresentadas em cada faixa etária, para se definir as estratégias de tratamento. O enfoque inicial é baseado na mudança de hábitos e comportamentos, acompanhamento médico e atividade física com supervisão de um profissional. Sobre a prática de atividades físicas com crianças, analise as sentenças a seguir:
I- A criança obesa deve perder peso semanalmente.
II- O programa de exercícios deve ser iniciada com intensidade leve, evoluindo à medida que a criança adquira condicionamento e adaptação ao exercício.
III- A criança deve realizar exercícios todos os dias.
IV- A criatividade do professor de Educação Física é ponto fundamental para a conquista dos objetivos propostos à criança.
V- A participação e o envolvimento dos pais é fator coadjuvante na dedicação da criança ao programa de exercícios.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença I está correta.
	b)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	c)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	Para o portador de diabetes mellitus tipo II, na fase em que utiliza o tratamento à base de insulinoterapia, a principal complicação para iniciar uma atividade física é a hipoglicemia, que se define como a queda da glicemia ou glicose com valores abaixo de 70 mg/dl, ocasionando perda da consciência, tonturas, mal-estar e taquicardia. Quando ocorre a hipoglicemia, além do aluno ou praticante do exercício se sentir frustrado e com mal-estar, ainda há o risco de acidentes como quedas sobre equipamentos ou sobre outras pessoas, desmaios e até mesmo traumatismos graves. As orientações quanto aos cuidados e a minimização de quadros de hipoglicemia são definidos pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD, 2015). Quanto aos cuidados e maneiras para reduzir a hipoglicemia aos praticantes de programas de treinamento ou exercícios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A suplementação de carboidratos reduz a chance de ocorrer hipoglicemia.
(    ) A redução das doses de insulina reduzem as chances de hipoglicemia.
(    ) O professor de Educação Física pode dividir o treino, iniciando os exercícios resistidos e deixando o aeróbico para o final do treino.
(    ) Ingerir carboidratos de absorção lenta durante o treino.
(    ) Não utilizar a insulina nos grupos musculares que serão mais envolvidos no treino do dia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes 2014-2015. Disponível em: <diabetes.org.br>. Acesso em: 31 jul. 2018.
	a)
	V - V - F - F - F.
	b)
	V - F - V - F - V.
	c)
	V - V - V - F - V.
	d)
	F - V - V - F - V.
	3.
	Sena (2010) preconiza que inicialmente faz-se necessária uma estratificação dos riscos, presentes nos vários tipos de indivíduos que desejam praticar atividade física. Esta estratégia é indispensável, pois é por meio dela que se verifica a existência de riscos para as doenças coronarianas e classifica os grupos em três categorias. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Aparentemente saudáveis: indivíduos que são assintomáticos e aparentemente saudáveis, com nenhum um fator de risco.
Risco aumentado: indivíduos que têm sinais que sugerem uma possível doença cardiopulmonar ou metabólica e/ou dois ou mais fatores de risco coronário. Doença diagnosticada: indivíduos com uma doença cardíaca diagnosticada.
II- Aparentemente saudáveis: indivíduos que são assintomáticos e aparentemente saudáveis, com não mais do dois fatores de risco. 
Risco aumentado: indivíduos que têm sinais, mas não sintomas que sugerem uma possível doença cardiopulmonar ou metabólica e/ou dois ou mais fatores do risco coronário. Doença diagnosticada: indivíduos com uma doença cardíaca ou respiratória diagnosticada.
III- Aparentemente saudáveis: indivíduos que são aparentemente saudáveis, com nenhum fator de risco coronário.
Risco aumentado: indivíduos que têm sinais e sintomas que sugerem uma possível doença cardiopulmonar ou metabólica e/ou dois ou mais fatores de risco de vida. Doença diagnosticada: indivíduos com uma doença cardíaca ou pulmonar diagnosticada.
IV- Aparentemente saudáveis: indivíduos que são assintomáticos e aparentemente saudáveis, com não mais do que um fator de risco coronário. Risco aumentado: indivíduos que têm sinais e sintomas que sugerem uma possível doença cardiopulmonar ou metabólica e/ou dois ou mais fatores de risco coronário. Doença diagnosticada: indivíduos com uma doença cardíaca ou pulmonar diagnosticada.
V- Aparentemente saudáveis: indivíduos que são assintomáticos e aparentemente saudáveis, com não mais de três fatores de risco coronário. Risco aumentado: indivíduos que têm sinais e sintomas que sugerem uma possível doença cardiopulmonar ou metabólica e/ou cinco ou mais fatores de risco coronário. Doença diagnosticada: indivíduos com uma doença cardíaca diagnosticada.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SENA, P. O trabalho com populações especiais. 2010. Disponível em: <http://paulosena.com/2010/04/03/o-trabalho-com-populacoes-especiais/>. Acesso em: 31 jul. 2018.
	a)
	Somente a sentença IV está correta.
	b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	d)
	Somente a sentença V está correta.
	4.
	Várias pesquisas referentes à atividade física apontam o Brasil para um elevado índice de sedentarismo em todas as faixas etárias. Na população mundial, a variação é de 50% a mais de 80% (MENDES et al., 2006). Com base em estudos realizados nas últimas três décadas com a população brasileira, observa-se que está ocorrendo um aumento significativo e gradativo de pessoas com sobrepeso e obesidade, que se inicia na infância e vai até a idade adulta. Com este crescente número de indivíduos, pode-se destacar que é um comportamento epidêmico, que fará surgir uma série de novas patologias muito mais graves, além da associação delas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao tratamento convencional para perda de peso mais indicado para combater doenças associadas ao sobrepeso.
FONTE: MENDES, T. A. B. et al. Diabetes mellitus: fatores associados à prevalência em idosos, medidas e práticas de controle e uso dos serviços de saúde em São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 6, p. 1233-1243, 2011.
	a)
	O tratamento convencional para perda de peso tem como base a redução na ingestão proteica, o aumento do gasto energético, a modificação comportamental do indivíduo e dos membros que o cercam.
	b)
	O tratamento convencional para ganho de peso tem como base a redução na ingestão calórica e o aumento do gasto energético, sem modificações comportamentais.
	c)
	O tratamento convencional para perda de massa magra tem como base o aumento na ingestão calórica, o aumento do gasto energético e a modificação comportamental do indivíduo.
	d)
	O tratamento convencional para perda de peso tem como base a redução na ingestão calórica, o aumento do gasto energético, a modificação comportamental do indivíduo e dos membros que o cercam, impactando não só na perda de peso, mas também nas doenças associadas a ele, como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias, síndrome metabólica etc.
	5.
	Quando falamos em estratificação de riscos, relacionados à atividade física, nos referimos a fazer uma análise dos iniciantes de atividade física e seus limites quanto ao exercício, para que não sofram lesões coronarianas e possam praticar a atividade física com segurança. Quanto às categorias da estratégia de estratificação de riscos, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Os indivíduos com doença diagnosticada apresentam doença cardiovascular ou pulmonar diagnosticada, limitando a realização de atividade
física e exigindo uma avaliação minuciosa do profissional.
	b)
	Os indivíduos aparentemente saudáveis são sintomáticos e aparentemente saudáveis.
	c)
	Os indivíduos com risco aumentado para doenças coronarianas apresentam todos os fatores de risco coronário (diabetes, hipertensão, obesidade, estresse, estilo de vida não saudável, doença cardíaca diagnosticada).
	d)
	A estratégia de estratificação de risco não auxilia o educador físico na hora da avaliação e prescrição da atividade física.
	6.
	Uma das atribuições do professor de Educação Física fora da escola é o treinamento e o acompanhamento de pessoas que praticam atividades físicas. Quando o praticante de atividades é portador de diabetes mellitus (DM), principalmente o tipo II, é necessário um cuidado redobrado frente aos riscos do exercício e da possibilidade de alterações na glicemia. Sobre as orientações que o educador físico deve passar ao portador de diabetes, analise as sentenças a seguir:
I- Os medicamentos que o aluno ingere para o tratamento do diabetes não interferem na sua resposta ao exercício físico.
II- O exercício físico atua na redução do peso corporal, que, por si só, já reduz o risco de DM2 e auxilia no tratamento do DM de modo geral.
III- O tipo de alimentos que o aluno ingere antes de realizar uma sessão de atividade física pode interferir na sua resposta ao exercício.
IV- A prescrição do exercício deve ser feita respeitando as particularidades de cada aluno.
V- O comprometimento do corpo pelo diabetes (retinopatia diabética, pé diabético) interferem diretamente na realização de alguns tipos de exercício pelo aluno.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	c)
	As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
	d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	O direito universal e integral à saúde, estabelecido na Constituição de 1988 e através da Lei Orgânica da Saúde, estabelece vários procedimentos que fazem parte dos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde. Sobre os serviços que devem ser prestados a população, analise as sentenças a seguir:
I- Acesso à atividade física deve ser somente através de pagamento pelo serviço, como academias particulares, clubes e instituições de esportes.
II- O serviço de prescrição de exercícios físicos deve ser oferecido pelos serviços de saúde públicos, de maneira igualitária e de acordo com as necessidades de cada população.
III- A prescrição de cada tipo de exercícios físicos e as maneiras e modelos de praticar cada exercício deve ser feita pelo médico dos serviços públicos, uma vez, que eles autorizam a realização de exercícios, de acordo com as condições clínicas e metabólicas do paciente de risco. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	Somente a sentença III está correta.
	d)
	Somente a sentença II está correta.
	8.
	Sempre que um acidentado não tiver possibilidades de cuidar de si mesmo, a prestação de primeiros socorros deve ser realizada por um socorrista treinado, pois um atendimento mal realizado pode prejudicar o quadro do acidentado. Sobre as regras gerais para atendimento inicial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode-se oferecer líquidos em algumas situações, como insolação. 
(    ) Deve ser efetuada uma avaliação lenta e rigorosa do acidentado.
(    ) Evitar que curiosos fiquem em torno do acidentado.
(    ) Se a vítima estiver consciente, deve-se fazer com que fique em pé, para poder ser deslocada ao hospital.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - V - F.
	b)
	F - V - F - V.
	c)
	F - F - V - F.
	d)
	V - V - F - V.
	9.
	A Organização Mundial da Saúde tem buscado direcionamentos para o tratamento da obesidade infantil e a elaboração de metas mundiais, para que todos os países busquem a redução do número de crianças obesas, na tentativa de reduzir as consequências das doenças associadas à obesidade no futuro. Sobre a obesidade na infância, classifique V para as sentenças verdadeiras F para as falsas:
(    ) A obesidade na infância não modifica sua composição corporal.
(    ) A obesidade gera consequências que se estendem até a vida adulta.
(    ) A obesidade é causada por doenças genéticas, endócrino-metabólicas ou por alterações nutricionais.
(    ) O fator psicológico é uma das causas da obesidade em crianças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - V - F.
	b)
	F - F - V - V.
	c)
	V - V - F - F.
	d)
	F - V - V - V.
	10.
	A literatura atual está bem documentada sobre o exercício físico e seus benefícios, tanto para a saúde, a vitalidade e a qualidade de vida. Quando se trata de realizar exercícios físicos, o acompanhamento de um profissional capacitado oferece segurança e melhores resultados, seja para grupos especiais ou pessoas comuns. Sobre os benefícios da atividade física, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Diminuição da aptidão física.
	b)
	Melhoria da função cardiorrespiratória.
	c)
	Diminuição da resistência cardiorrespiratória.
	d)
	Limitações nas atividades laborais.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
AVALIAÇÃO II
	1.
	Todos os dias, pessoas sofrem pequenos ou grandes acidentes que podem provocar, como consequência, a morte ou lesões irreversíveis. Esse trabalho preliminar de uma pessoa treinada ou instruída a tomar medidas rápidas e estratégicas até que chegue o serviço de emergência é chamado de primeiros socorros. Dentre os diversos problemas em que o socorrista atua, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Hemorragias. 
(    ) Queimaduras. 
(    ) Choque elétrico
(    ) Convulsão. 
(    ) Dificuldades no parto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - F - F.
	b)
	V - V - V - V - F.
	c)
	F - F - F - F - V.
	d)
	V - V - V - V - V.
	2.
	Quando uma vítima estiver inconsciente, devemos deitá-la com a cabeça levemente mais baixa do que o corpo, evitando com que aspire algo que possa atrapalhar a passagem de ar, ou também a língua, que também bloqueia a passagem de ar. A cabeça e a coluna vertebral devem ficar no mesmo nível, enquanto os braços e as pernas devem ficar dobrados, segurando o corpo apoiado de maneira adequada. Sobre o nome dessa posição, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Posição de estado de choque.
	b)
	Posição de desmaio.
	c)
	Posição de recuperação.
	d)
	Posição de ressuscitação.
	3.
	A parada cardíaca acontece quando o coração para de bater de repente ou passa a bater muito devagar e de forma insuficiente devido a doenças cardíacas. A vítima pode vir a óbito caso não receba os primeiros socorros. Sobre os primeiros socorros para a parada cardíaca, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Verificar a ausência de pulsação para, posteriormente, iniciar a compressão torácica.
(    ) Posicionar a vítima e deitá-la sobre um local plano e rígido.
(    ) Encontrar na vítima a borda das costelas e deslizar os dedos da mão esquerda sobre ela.
(    ) Solicitar que a vítima verifique o pulso na artéria carótida para verificar a ausência de batimentos cardíacos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.tuasaude.com/parada-cardiaca/. Acesso em: 31 jan. 2019.
	a)
	V - V - V - F.
	b)
	V - V - F - V.
	c)
	F - V - V - V.
	d)
	F - F - V - F.
	4.
	Primeiros socorros são técnicas utilizadas no mundo todo, e vêm sendo utilizadas nas ruas, nas empresas, parques, ou seja, em todos os lugares busca-se ter um profissional de primeiros socorros para, em caso de necessidade, proteger e evitar a perda da vida, mesmo quando há necessidade de atendimento especializado e este demore para chegar. Ás vezes, uma simples conversa pode tranquilizar uma vítima e tornar aquele momento menos traumático e doloroso. Sobre a atuação do profissional socorrista, analise as sentenças a seguir:
I- O socorrista deve, ao iniciar os primeiros socorros, cuidar antecipadamente da sua segurança, e depois, da segurança da vítima.
II- O socorrista deve ter formação técnica e necessita de equipamentos especiais para vários procedimentos.
III- O socorrista pode afastar a vítima do perigo imediato.
IV- O socorrista, se julgar necessário, deve chamar o serviço de emergência, caso não esteja em companhia de uma equipe de atendimento, suporte avançado ou resgate.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	b)
	Somente a sentença III está correta.
	c)
	Somente a sentença I está correta.
	d)
	Somente a sentença II está correta.
	5.
	O principal objetivo da RCP é realizar compressão torácica até que uma equipe de emergência  treinada possa oferecer suporte cardíaco avançado. Quanto menor o tempo entre a parada cardíaca e o início da RCP, maiores serão as chances de sobrevivência da vítima. Sobre o nome do osso que devemos localizar para aplicar a técnica de compressão torácica, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Apêndice xifoide.
	b)
	Tíbia.
	c)
	Atlas.
	d)
	Costela.
	6.
	Por intermédio das pulsações do sangue no organismo ou do pulso, é possível analisar se o desempenho do coração está regular ou não. O pulso pode ser sentido em locais estratégicos do corpo, com as pontas dos nossos dedos. Referente ao pulso, analise as sentenças a seguir:
I- A frequência de pulso comum em adultos é de 80 a 100 batimentos por minuto.
II- A frequência do pulso em crianças normalmente é superior a 80 batimentos por minuto.
III- Devemos ficar sempre atentos à variação na frequência e no volume do pulso, pois esses dados são importantes no atendimento ao acidentado.
IV- Não sentir mais a pulsação do acidentado quer dizer que ele veio a óbito.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	A Empresária Amanda da Costa, de 27 anos, já se envolveu em dois acidentes de carro. No primeiro e mais grave, ela teve cortes profundos na cabeça e chegou a ficar alguns minutos à espera da ambulância. Nesse momento, o motorista que bateu em seu carro colocou um pano limpo para conter o sangramento e ligou imediatamente para a ambulância através do 190. "Eu estava consciente e bem, mas o sangramento era muito intenso. A medida dele ajudou a reduzir a saída do sangue e me acalmar também", conta. Referente à hemorragia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando há perda de sangue na cor vermelho escuro, podemos dizer que é uma hemorragia venosa.
(    ) Quando há perda de sangue na cor vermelho vivo, podemos dizer que é uma hemorragia arterial.
(    ) Quando há um quadro de hemorragia, os primeiros sintomas são fraqueza, palidez e sudorese.
(    ) Só deve ser aplicado os primeiros socorros nas hemorragias que têm um grande volume de sangue.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.maisequilibrio.com.br/saude/acidentes-de-carro-primeiros-socorros-em-caso-de-hemorragias-5-1-4-210.html>. Acesso em: 30 jul. 2018.
	a)
	F - V - V - F.
	b)
	V - F - V - V.
	c)
	V - F - F - F.
	d)
	V - V - V - F.
	8.
	O socorrista é um profissional que presta os primeiros socorros a pacientes ainda no local da emergência. Seus cuidados são essenciais para salvar a vida dos pacientes e reduzir possíveis sequelas, uma vez que o socorrista detecta o que está errado e providencia assistência de emergência sem causar maiores danos. Durante a realização de seu trabalho, é fundamental que o socorrista utilize equipamentos de proteção individual (EPIs) como um recurso que tem por objetivo a proteção de sua integridade física. No atendimento inicial à vítima, recomenda-se que o socorrista execute as rotinas de segurança. Com relação às rotinas de segurança realizadas pelo socorrista, analise as sentenças a seguir:
I- Use sempre EPIs.
II- Não é necessário avaliar constantemente as condições de funcionamento dos seus materiais.
III- Higienize constantemente todos os EPIs e materiais básicos, para evitar contaminação.
IV- Antes e após cada atendimento, lave bem as mãos com água abundante e sabão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	Ao se deparar com uma vítima, o socorrista deve atentar-se para o grau de consciência apresentado, buscando saber se ela está em condições de referir dores, movimentos e de como está se sentindo. Para avaliar o grau de consciência de uma vítima, o socorrista deve observar, ordenadamente, situações que a vítima possa se manifestar. Sobre essas reações, ordenadamente, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A vítima fala, comunica-se, responde ao toque e reage a dor.
	b)
	A vítima responde ao toque, reage a dor, fala e comunica-se.
	c)
	A vítima comunica-se, responde a dor, fala e responde ao toque.
	d)
	A vítima reage a dor, fala, comunica-se e responde ao toque.
	10.
	Os sinais vitais são indicadores das funções vitais e podem orientar o diagnóstico inicial e acompanhar a evolução do quadro clínico de uma vítima. São considerados também como os sinais emitidos pelo nosso corpo de que suas funções vitais estão normais e que qualquer alteração indica uma anormalidade. Referente aos sinais vitais, analise as sentenças a seguir:
I- Quando o acidentado está com a pele quente e seca, pode ser considerado um caso de insolação.
II- Quando a respiração está profunda, pode ser que a pessoa esteja com uma doença cardíaca ou pulmonar.
III- Quando o acidentado está com a circulação de sangue deficiente, a sua pele ficará pálida ou branca.
IV- A leitura da pressão arterial é realizada através do aparelho decibelímetro, empregado simultaneamente com o estetoscópio.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando