Buscar

Criaturas do corpo humano

Prévia do material em texto

Criaturas do corpo humano
No nosso organismo residem milhões de seres vivos, dentro e fora do nosso corpo. Muitos desses seres vivos, as bactérias, que são formas de vida muito pequenas visíveis apenas sob a lente de um microscópio, mas que fazem parte do nosso dia a dia, e é saudável ficar com algumas, pois nos fornecem benefícios essências para nossa sobrevivência e o funcionamento adequado do nosso organismo, é claro que existem bactérias que podem trazer diversos tipos de doenças. As bactérias que causam mal podem nos ajudar no desenvolvimento imunológico do nosso corpo, ou seja, um preparo para quando esse sistema terá que responder a invasores mais sérios. A H. Pylori é uma bactéria que está presente no estomago ela é, na maioria das vezes, responsável pelo câncer no estomago, por isso essa bactéria deve combatida. atualmente ela está desaparecendo, ao passo que o câncer do esôfago está aumentando.
 Estudos indicam que exista em nosso corpo cerca de 1 kg e 400 gramas de bactérias, uma vez que essas bactérias são unicelulares. As bactérias começam a se formar assim que nascemos, no momento do parto quando recebemos uma grande variedade de bactérias de nossa mãe. À medida que crescemos o número de bactérias aumenta.
As bactérias estão localizadas em diversas partes do nosso organismo, no sistema respiratório, na boca estomago, pele e intestino. É no intestino que se encontram as bactérias que contribuem para o metabolismo, absorvem nutrientes, atuam no sistema imunológico, na degradação de certos produtos da dieta e na proteção do mesmo contra outras bactérias que possam causar infecções graves. As Staphylococcus encontradas na pele, apesar de serem benéficas, podem contaminar o ser humano caso acorra alguma lesão, e nosso sistema imunológico esteja comprometido. Em nossa boca também existem mais de 500 espécies de bactérias (staphylococcus salivares) que vivem em nossa mucosa bucal para evitar a proliferação de novas bactérias e fungos.
Certas bactérias poderão tratar no futuro de diversas doenças que ainda fatais hoje, como exemplo câncer.

Continue navegando