A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Análise de Balanço e Gestão de Crédito (GFI10)Avaliação I

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513209) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19086847
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A análise do desempenho de uma empresa, em termos de rendimentos, é de suma importância para a avaliação de rentabilidade de qualquer negócio. A partir desta análise, pode-se obter informações necessárias para gerar indicadores e índices de análise operativa e/ou financeira. Essa análise de desempenho começa a partir dos dados de vendas e vai até a geração de lucro líquido, conhecido como DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Sobre o DRE, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na composição da DRE, obrigatoriamente, deverá constar: Receita Operacional Bruta, Receita Operacional Líquida, Patrimônio da Empresa e a Razão entre mão de obra direta e indireta.
	 b)
	O CPV (Custo dos Produtos Vendidos) compreende os custos de operações quando se trata de empresas comerciais, que é deduzido da receita bruta.
	 c)
	Na DRE fica registrado os impostos sobre vendas, tais como: ICMS, IPI, PIS, COFINS.
	 d)
	É feita de forma horizontal, ou seja, das despesas subtraem-se as receitas, inferindo o lucro ou o prejuízo.
	2.
	A análise do balanço patrimonial é de interesse para vários usuários internos à organização, gestores e acionistas, assim como usuários externos, fornecedores, instituições financeiras, investidores e o governo. Todos eles procuram identificar algumas informações de interesse, tais como capacidade de investimentos, liquidez, endividamento, entre outras. Sobre esses usuários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para os fornecedores, seu interesse é observar a capacidade de pagamento, seu foco é a concessão de crédito em termos de volume e prazos para realizar vendas a prazo ao cliente, neste caso, a empresa sujeita à análise.
(    ) Para os investidores, seu interesse é observar a capacidade de gerar retorno positivo do valor da empresa ou de algum projeto da empresa que precise de investimento.
(    ) Para o governo, seu foco, entre outros, é analisar a estrutura financeira da empresa, especialmente a liquidez deste, caso ela deseje participar em licitações públicas.
(    ) Para o governo, seu foco, entre outros, é a análise econômica por atividade setorial e/ou setor econômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	Existem diversos índices que procuram determinar a rentabilidade, a produtividade, a liquidez e a solvência de uma empresa, entre outras necessidades de análise. No entanto, nos últimos anos vêm se utilizando ferramentas de interpretação mais específicas que procuram analisar quanto de valor a empresa está gerando, e isto é feito por meio da ferramenta Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Considerando a ferramenta DVA, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A DVA tem como objetivo demonstrar qual a capacidade de gerar valor de uma empresa; isto é feito por meio de relatórios contábeis e de produção.
	 b)
	As fontes de informação se originam por meio de três fontes: desempenho de vendas, de produção e custos relacionados para esses desempenhos. Em função desses dados, gera-se o potencial de geração valor.
	 c)
	A DVA vem a ser um relatório contábil que expõe a geração de riqueza ou geração de valor de seus fatores de produção, durante um período de tempo determinado.
	 d)
	A DVA pode ser enxergado como a relação de custos versus os benefícios gerados vindos das vendas executadas, levando em consideração os custos e os investimentos realizados.
	4.
	Um importante componente contábil para garantir o cumprimento do Princípio de Competência é realizar provisões em contas contábeis específicas. Essas provisões referem-se à constituição de valores estimados para dar conta de alguma contingência, conforme métodos e técnicas que projetam possíveis perdas de ativo ou obrigações adicionais. Quanto ao reconhecimento destas provisões, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) estabelece alguns critérios. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A provisão pode ser realizada quando a empresa possui uma obrigação presente, formalizada ou não, conforme resultados de eventos no passado.
(    ) A provisão é factível quando se considera uma saída de recursos, visando a incorporar créditos econômicos, pensando em liquidar futuros dividendos.
(    ) A provisão pode ser executada para estabelecer uma estimativa de valor para uma obrigação; sem essa estimativa, a provisão ainda pode ser reconhecida.
(    ) A provisão pode ser executada para estabelecer uma estimativa de valor para uma obrigação; sem essa estimativa, nenhuma provisão será reconhecida.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	As demonstrações contábeis obedecem a padronizações definidas por normas e, também, baseadas em princípios. Disso advém que todas as contas são classificadas em grupos numa sistemática bem definida. Assim posto, quais são as contas representativas componentes do grupo ?Ativo Circulante??
	 a)
	De saldos de disponibilidades (caixa, bancos, aplicações financeiras), os créditos de curto prazo, os estoques.
	 b)
	De saldos de disponibilidades (caixa, bancos, aplicações financeiras), o saldo existente entre o estoque físico e o contábil ? conhecido como sobras, e as duplicatas a pagar a curto prazo.
	 c)
	De saldos de disponibilidades, os créditos de longo prazo, os bens móveis, bem como os imóveis.
	 d)
	De saldos e aplicações bancárias, conhecidas como disponibilidades, os débitos de curto prazo e os bens móveis.
	6.
	Na análise do balanço patrimonial existem três níveis de aprofundamento: o introdutório, o intermediário e o avançado. Para uma análise bem fundamentada, é necessário ir se aprofundando à medida que vai se avançando nessas três fases. Sobre a última fase, nível avançado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A análise Du Pont faz parte deste nível, pois aqui se observa a produtividade gerada em função às variações de retorno do investimento por meio da margem versus o giro.
(    ) A análise da Demonstração do Valor Agregado faz parte deste nível, pois ela faz uma avaliação da capacidade de gerar riqueza e sua distribuição entre empregados, governo, acionistas, investidores, financiadores, entre outros.
(    ) A análise das variações de fluxo econômico versus operacional faz parte deste nível, ele pondera a capacidade de gerar caixa em função do financiamento versus o meramente operacional.
(    ) A análise das projeções das Demonstrações Contábeis faz parte deste nível, pois as empresas e/ou investidores muitas vezes precisam projetar a situação da empresa daqui alguns anos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Além de ser requisito formal que toda empresa apresente seu Balanço Patrimonial, os seus dados são muito úteis, são a base da análise das demonstrações contábeis. Do ponto de vista de gestão, a análise das demonstrações contábeis fornece informações importantíssimas para os gestores. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A análise das demonstrações contábeis oferece de informações expressas em relatórios gerenciais que servem, entre outras coisas, como ponto referencial para a avaliação de desempenho da organização durante o período contábil em questão.
II- A análise das demonstrações contábeis é apresentada com dados bem fundamentados e robustos com foco na análise técnica para a tomada de decisões contábeis, que logo serão resumidos em relatórios para uma linguagem com foco gerencial.
III- A análise das demonstrações contábeis é apresentada com dados tecnicamente fundamentados,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.