Buscar

Lei da Ficha Limpa

Prévia do material em texto

Acadêmico: Lucas Zanotto Vieira
“Lei da Ficha Limpa”
A Lei da Ficha Limpa foi criada no ano de 2010, por iniciativa popular, aliás, a segunda lei do ordenamento jurídico brasileiro criada a partir de uma iniciativa popular. Pois bem, a Lei da Ficha Limpa trouxe/traz importantes resoluções à respeito da candidatura política, pois, cansados de tanta corrupção, o povo brasileiro procurou uma solução que pudesse evitar que pessoas com antecedentes ilícitos, tenham ingresso na vida política, ou seja, uma espécie de uma peneira, filtrando o ingresso com intuito de eleger somente os teoricamente “bons e honestos”, para regerem o nosso país e administrarem o nosso dinheiro.
A Lei da Ficha Limpa possui relevante importância no cenário nacional, pois, primeiramente, escancara a democracia, ante ser sido criada por iniciativa popular, o que é assegurado em nossa Constituição Federal, apesar de muitas vezes não vislumbrarmos na prática, ante sua total burocratização e dificuldade. Outro ponto importante, condiz no mérito da Lei, no qual visualiza-se uma filtragem dos políticos do país, afim de que seja cumprido os princípios constitucionais inerentes a vida pública, como a moralidade, transparência, legalidade, entre outros.
Diante disso, nota-se que a referida lei se trata na verdade de uma grande vitória nacional, do povo brasileiro, da democracia, demonstrando a força e presença desta cenário nacional, sobrepondo de ideologias, política e pessoas, fazendo valer o que chamamos de Estado Democrático de Direito.

Continue navegando

Outros materiais