Buscar

Avaliação de Desenho Artístico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Conceição Ferreira de Araújo (1838670)
	
	Disciplina:
	Desenho Artístico (GRA02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:455756) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13357764
	Nota da Prova:
	5,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	C. Blanc nos inquieta com a seguinte provocação: O que é desenho? É a pura imitação de forma? Se assim for, o mais fiel de todos os desenhos seria o melhor; e nenhuma cópia superaria a imagem fixa em cima da placa de daguerreotipo, ou rastreada mecanicamente, ou desenhada pelo diágrafo. No entanto, nenhum destes instrumentos nos dá uma tiragem comparável ao que Leonardo da Vinci ou Michelangelo fizeram [...]. A imitação mais exata, não é definitivamente, a mais fiel, e a máquina na apreensão do real nem sempre capta a verdade. Por quê? Porque o desenho não é uma simples imitação, uma cópia matematicamente conforme o original, uma reprodução inerte, um pleonasmo. O desenho é uma projeção do espírito, como é indicado pela ortografia de nossos antepassados. Todo desenho é a expressão de um pensamento ou um sentimento, e por isso mesmo, sua missão consiste em nos mostrar algo superior à verdade aparente, quando esta não nos revela nenhum sentimento, nenhum pensamento. No que consiste esta verdade superior? Às vezes, é o caráter do objeto desenhado, outras vezes, a personalidade do desenhista, que em grande arte, é o que chamamos de estilo. Sobre a análise do autor, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BLANC, C. Gramatica de las Arts del Dibujo. Ed Victor Lerú. 1947.
	 a)
	O autor afirma que o desenho depende do estudo aprofundado e de técnica, pois é um trabalho, um ofício como os demais, sem ligação com algo mais pessoal.
	 b)
	O autor afirma que o desenho é uma linguagem em que o artista revelará indícios de si mesmo, pois não consiste apenas em uma técnica mecânica.
	 c)
	O autor afirma que o desenho é um processo técnico, desenvolvido a longo de um período específico, como aprender a escrever.
	 d)
	O autor afirma que o desenho é uma expressão do ser, do indivíduo que o produziu, sendo uma linguagem puramente técnica.
	2.
	Em um determinado período, o anonimato foi uma característica encontrada nas obras de arte, as pessoas não assinavam seus trabalhos. No entanto, houve uma alteração nesse processo e a autoria dos artistas passou a ser valorizada. Em qual período houve essa mudança?
	 a)
	História Antiga.
	 b)
	História Moderna.
	 c)
	História Medieval.
	 d)
	Pré-história.
	3.
	No Barroco, podemos observar algumas características que contribuem para identificar e diferenciar esse período de outros movimentos, como o exagero na representação de detalhes nas roupas. Para isso, utilizavam as linhas curvas, que contribuíam para a sensação de movimento nas obras. Ao buscar representar a dramaticidade, o que os artistas desse período procuravam demonstrar?
	 a)
	Emoção.
	 b)
	Alucinação.
	 c)
	Razão.
	 d)
	Solidão.
	4.
	A arte bizantina tem como característica marcante o uso das cores, a qual tiveram grande influência da cultura greco-romana e oriental. A pintura não teve grande desenvolvimento, destacando-se três elementos distintos: os ícones, os afrescos e as miniaturas. Sobre a arte bizantina, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Ícones.
II- Afrescos.
III- Miniaturas.
(    ) Pinturas feitas em painéis móveis.
(    ) Pinturas feitas para ilustrar livros.
(    ) Pinturas produzidas em paredes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - III - II.
	5.
	A arte egípcia possui uma característica marcante, a lei da frontalidade. As pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides, sob encomenda do faraó, que contratava artistas com a finalidade de representar em detalhes a vida dessa autoridade. É possível associarmos essas pinturas com a história do Egito. Sobre a lei da frontalidade e a arte egípcia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nas pinturas egípcias, a lei da frontalidade significa representar uma pessoa com o tronco de frente, enquanto os pés, as pernas e a cabeça são representados de perfil. 
(    ) Os desenhos nesse período geralmente eram acompanhados de escritos, chamados hieróglifos, feitos sobre outro material conhecido como papiro.
(    ) Na arte egípcia, os faraós e as pessoas eram representadas na pintura com características antropomórficas e zoomórficas.
(    ) A intenção da pintura egípcia não é ser fiel às características reais de uma pessoa, e sim ser uma representação, por isso utilizava a lei da frontalidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	A arte egípcia apresenta uma característica peculiar, a lei da frontalidade. Por meio dessa técnica, as figuras são representadas com cabeça, pernas e pés de perfil, enquanto o tronco é representado de frente. Essa regra apresenta uma certa rigidez. O que os egípcios buscavam por meio da arte?
	 a)
	Idealização.
	 b)
	Criação.
	 c)
	Confrontação.
	 d)
	Representação.
	7.
	A arte é por excelência a representação de imagens e provoca variadas sensações. Observe a imagem a seguir, do artista surrealista René Magritte, com o título "Isto não é um cachimbo", produzida entre 1928 e 1929. O artista inseriu na pintura essa mesma frase e por meio dela é possível refletir sobre vários assuntos. A partir dessa imagem, analise as afirmativas a seguir:
I- Essa obra é enigmática e nos faz refletir sobre a traição das imagens, ou seja, as imagens representam o objeto, mas não são esse objeto.
II- O artista por meio dessa obra buscou idealizar um cachimbo, representando este objeto de acordo com a arte acadêmica.
III- A obra é um exemplo muito apropriado que reflete o intuito da arte moderna, pois o artista passou a ser livre para criar suas obras.
IV- Magritte inovou nessa pintura, pois não buscou nem idealizar, nem representar o objeto real, e sim propor uma reflexão.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://g1.globo.com/pop-arte/blog/yvonne-maggie/post/isto-nao-e-um-cachimbo.html>. Acesso em: 10 fev. 2017.
	
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	8.
	A arte gótica é também conhecida como a arte das catedrais. A predominância do estilo se deve à arquitetura, que teve maior destaque. Nesse período houve o desenvolvimento das cidades, porém a Igreja ainda predominava influenciando a vida das pessoas. Sobre a arte gótica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É possível perceber na arte gótica imagens abstratas envolvidas na arquitetura, com cores claras e frias.
	 b)
	Os manuscritos eram ilustrados com figuras de animais como leões e elefantes.
	 c)
	Na arte gótica, encontramos obras abstratas, simplificadas e coloridas intensamente.
	 d)
	Nesse movimento artístico, temos as iluminuras, também conhecidas como manuscritos ilustrados.
	9.
	Os movimentos artísticos "Pop Art" e "Op Art" surgiram em um contexto em que a indústria estava em seu auge de produção, devido a fatores que ocorreram anteriormente. Por esse motivo, foram influenciados por essa realidade e se apropriaram de:
	 a)
	Objetos orgânicos e biodegradáveis.
	 b)
	Objetos não considerados artísticos.
	 c)
	Argila, carvão e tinta à base de óleo.
	 d)
	Objetos artísticos consagrados.
	10.
	O Renascimento marca na história da humanidade várias mudanças e um retorno à cultura clássica. Nesse momento, o homem foi valorizado, deixando de lado o predomínio da cultura religiosa. O humanismo pode ser considerado o fator motivador da arte. Sobre o artista renascentista Leonardo da Vinci, analise as sentenças a seguir:
I- As obras de Leonardo da Vinci tinham somente como finalidade representar uma arte idealizadae imaginativa.
II- Foi um importante artista desse período, explorou além da arte a ciência, e foi considerado um gênio.
III- Leonardo da Vinci utilizou largamente a linguagem do desenho, principalmente para estudos de elementos naturais.
IV- A partir da investigação científica, o artista pode analisar minuciosamente o mundo real e criar pinturas figurativas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.

Continue navegando