Buscar

Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( peso.:4,00)
	1.
	O termo sustentabilidade, inserido no contexto do desenvolvimento sustentável, teve sua origem em movimentos sociais, esforços individuais e encontros internacionais sobre o crescimento (WEINRICH, 2013). O seu surgimento foi pautado por três importantes fatos históricos: Relatório de Brundtland ou “nosso futuro comum”, Agenda 21 e a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – RIO+20. Explique dois desses importantes fatos.
WEINRICH, Vaniele. Sustentabilidade ambiental empresarial (SAE) no setor hoteleiro: estudo a partir dos indicadores de sustentabilidade das empresas do Roteiro de Charme de Santa Catarina. 2013. 128 f., il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2013. Disponível em: <http://www.bc.furb.br/docs/DS/2013/354066_1_1.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2015. ( * Máximo 4000 caracteres )
	O Relatório Brundtland ou "Nosso Futuro Comum" , foi marcado quando a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento intermediou a formação de uma declaração comum que tivesse abrangência nos termos de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Esse relatório possui alicerces para o desenvolvimento sustentável, ambiental e econômico. Em se tratando da Agenda 21, pode-se descrever que ela também fala de questões ambientais, mas aborda problemas importantes, tais como: pobreza, dívida externa, consumo, estrutura econômica. Ela favorece os debates de políticas públicas, pois é considerada um norte.
	
	2.
	Em 2013, todos nós tivemos o conhecimento dos protestos (violentos) que ocorreram. Observando a violência gerada pelos policiais, a depredação do patrimônio público e privado, pichar os muros, estamos desrespeitando as leis locais e demostrando a falta da cidadania pessoal. As pessoas, independentemente da cor, raça, sexo, orientação sexual, têm suas responsabilidades de ir e vir, têm direito às suas escolhas, participação nas decisões da sociedade, podem defender uma qualidade de vida para si próprias e para as outras pessoas, ajudando e auxiliando no que for possível. No entanto, deve-se estar ciente dos seus deveres e direitos e que isso poderá trazer punições quando está fazendo algo errado. Considerando essa conduta do cidadão, cite três dimensões da cidadania e exemplifique-as. ( * Máximo 4000 caracteres )
	1) Cidadania Civil: essa dimensão indica a liberdade do indivíduo, o direito de expressa rsuas ideias e opiniões, o direito de trabalhar e de vender ou comprar um imóvel;
2) Cidadania Política: é o direito de eleger ou ser eleito em uma função política escolhida pela população;
3) Cidadania Social: o direito ao conforto com a vida econômica, o lazer, direito ao descanso semanal e o bem-estar com a família.

Outros materiais