Buscar

AVALIAÇÃO FINAL LICENCIATURAS EM FOCO

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655963) ( peso.:3,00)
	Prova:
	22997982
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Uma educação que valoriza a diversidade surge como uma alternativa para que possamos buscar respostas para as problemáticas existentes no cotidiano da escola. Sobre a diversidade e os desafios atuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Educar para a cidadania global requer a compreensão da multiculturalidade, o reconhecimento da interdependência com o meio ambiente e a criação de espaço para o consenso entre os diferentes segmentos da sociedade.
(    ) Educar para a cidadania global não requer a compreensão da multiculturalidade, o reconhecimento da interdependência com o meio ambiente e a criação de espaço para o consenso entre os diferentes segmentos da sociedade.
(    ) A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo. 
(    ) A cultura e o contexto não oferecem os símbolos, os produtos simbólicos e os diferentes sistemas simbólicos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	A inclusão é ainda uma batalha constante. Para alcançá-la é necessário alterar os currículos, preparar os docentes e todos os envolvidos com a educação, inclusive os pais e a comunidade. Para que aconteça literalmente a inclusão nas escolas, é preciso romper o preconceito incorporado na sociedade, e esse é um desafio de todos e para todos. O processo de inclusão deve ser percebido pela escola no seu aspecto mais amplo, como sendo um instrumento que favorece o acesso e a permanência nas classes comuns do sistema regular de ensino de todos os alunos que possuem algum tipo de deficiência. Sobre a inclusão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A inclusão não é definitivamente uma abertura para enfrentar problemas como o preconceito ela busca o aprimoramento e a qualidade da educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência podem exercer o direito á cidadania em sua plenitude, são necessárias práticas educativas, a fim de promover e atender às diferenças.
	 b)
	A inclusão não é definitiva. Tendo que enfrentar o problema do preconceito. Ela não busca o aprimoramento e não faz jus à qualidade do ensino básico, mesmo os alunos com ou sem deficiência podem exercer a cidadania e plenitude soberana. Assim, preservar-se os direitos das crianças, para que pratiquem essas diferenças.
	 c)
	A inclusão é um grande desafio, que rompe barreiras na educação comum, provocando melhorias na educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência não têm o direito de exercer a cidadania e sua plenitude, para isso é necessário que as escolas pratiquem essas diferenças.
	 d)
	A inclusão é um desafio, que ao ser devidamente enfrentado pela escola comum, provoca a melhoria da qualidade da educação básica e superior, pois para que os educandos com e sem deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude, é necessário que essa escola aprimore suas práticas, a fim de atender às diferenças.
	3.
	A filosofia nos leva a pensar e questionar sobre situações da realidade. Esse pensar e questionar não é feito de qualquer maneira, ele deve ter alguns critérios para que se diga uma reflexão filosófica. Nesse aspecto, é preciso que contemple três requisitos. Quais são eles?
	 a)
	A espontaneidade, a flexibilidade e a individualidade.
	 b)
	A criatividade, a mobilização e a flexibilidade.
	 c)
	O conjunto, a radicalidade e a espontaneidade.
	 d)
	A radicalidade, o rigor e o conjunto.
	4.
	Podcasts são programas de áudio periódicos que podem ser baixados em computadores, tablets ou smartphones. É um programa de rádio na internet, um hábito antigo para os padrões digitais que ganhou força no país em 2005, com as expansão de ideias, gerando, assim, o crescente uso de smartphones e dispositivos móveis. Dentre os principais podcasts do Brasil, consideramos os: Nerdcast, Escriba Café, Temacast, Ultrageek, Radiofobia, SciCast, Na Porteira Cast, Xadrez Verbal, Canal 42, Fronteiras no Tempo, Papo Lendário, MeiaLuaCast, GVCast, Café Brasil, Braincast, Rapaduracast, 99Vidas, Anticast, Engecast, Matando Robôs Gigantes, Livrocast, Fronteiras da Ciência, CBN Política, Literário Cast e Café com Sociologia, havendo um número grande desses títulos. O Brasil tem inúmeros podcasts. Sobre as contribuições desses podcasts para as práticas do professor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atrair a atenção dos alunos.
(    ) É interativo e dinâmico.
(    ) Ajuda na elaboração de projeto e na expansão do conhecimento.
(    ) Torna o conhecimento restrito a sala de aula.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	5.
	Contrapondo o modelo tecnicista, o pensamento construtivista ressalta a importância de desenvolver as estruturas intelectuais de cada sujeito e alerta para os modismos das mídias eletrônicas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A visão do Construtivismo orienta para debates em torno das capacidades e potencialidades do indivíduo.
II- No entendimento construtivista, aprendemos algo novo, por meio de experiências, seguindo nossos próprios moldes cognitivos.
III- O conhecimento é algo absoluto e objetivo, portanto independe da interação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Os recursos tecnológicos favorecem a interatividade, a simulação do real, a ampliação de comunicação a distância e a organização não linear da informação. Nesse sentido, há alguns projetos que propõem disponibilizar on-line uma variedade de  fontes de trabalho didático na área do seu curso. Sobre esses projetos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Elaboração de vídeos.
II- Portal Domínio Público.
III- Instituto Tear.
(    ) Um espaço de ideias inovadoras, voltado à formação e à produção artístico-cultural.
(    ) Potencializam maneiras complexas de comunicação, articulando emoção e razão.
(    ) Propõem compartilhamento de saberes através de uma biblioteca virtual que deverá se tornar uma referência para população em geral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	II - III - I.
	7.
	Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las. É um julgamento apressado, superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas (LIMA, 2014). São as pessoas dentro da própria escola que acabam julgando ou nivelando o grau de conhecimento do professor de acordo com sua cor, etnia, poder aquisitivo, sexualidade, gênero, condição física e de moradia, não considerando seu grau de estudo, formação, empenho, leituras, entre outros, ou seja, julgam pelas características, na maior parte, físicas. Sobre as maiores vítimas do preconceito dentro do contexto escolar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA; C. F. Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/preconceito-racismo-e-discriminacao-contexto-escolar/>. Acesso em: 15 out. 2017.
	 a)
	Professor branco, pobre e nordestino.
	 b)
	Professor negro, pobre ou homossexual.
	 c)
	Professor pobre, pardo e que vive em zona rural.
	 d)
	Professor homossexual, branco e que vive em zona urbana.
	8.
	Um dos desafios da política de inclusão é tornar possível tantoos recursos de acessibilidade como os recursos pedagógicos, em todas as modalidades de ensino. Nesse aspecto, sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva oferece, analise as sentenças a seguir:
I- As diretrizes que fundamentam uma política pública voltada à inclusão escolar.
II- A promoção da consolidação da inclusão no contexto histórico brasileiro.
III- Os recursos financeiros para pesquisa na área da educação de jovens e adultos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	9.
	No atual contexto, por influência da globalização, a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo) provoca a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de qualidade, à segurança, à habitação, ao emprego etc. Nesse aspecto, a falta de oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência e à marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto desigualdade.
II- A diferença entre os indivíduos relaciona-se ao aspecto desigualdade.
III- As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a desigualdade.
IV- O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade entre os indivíduos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	10.
	Uma escola inclusiva deve se preocupar em promover o ensino quanto à formação do aluno, considerando a cidadania, a responsabilidade e a autonomia. Nesse contexto, a escola numa perspectiva inclusiva deve possuir o entendimento de que a formação humana será a base para toda a formação acadêmica. Sobre os pressupostos da Educação Inclusiva, analise as sentenças a seguir:
I- Educação como direito de todos.
II- Valorização e respeito às diferenças.
III- Igualdade de oportunidades.
IV- Atendimento educacional diferenciado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2011) A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses "valores" se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto apresentado, a cibercultura:
FONTE: LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998.
	 a)
	Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
	 b)
	Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
	 c)
	Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.
	 d)
	Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
	12.
	(ENADE, 2012) Na regulamentação de matérias culturalmente delicadas, como a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada - em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria (HABERMAS, 2002). A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança:
FONTE: HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.
	 a)
	A reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.
	 b)
	A coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
	 c)
	A secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
	 d)
	A autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina