Buscar

prova musicalizao

Prévia do material em texto

1.
	Com base em Piaget, a imaginação da criança pode revelar-se por meio de algumas situações que devem ser observadas pelo professor. Para o autor, qual é um dos principais momentos de se perceber a manifestação da imaginação criadora da criança?
	 a)
	Pela manifestação das inteligências múltiplas.
	 b)
	Por meio do jogo simbólico.
	 c)
	Por meio da comunicação e expressão.
	 d)
	Pela manifestação das habilidades motoras.
	2.
	Todos já fomos crianças, mas parece que com o passar do tempo, nos distanciamos desta fase com olhar saudoso, muito embora carregamos essa criança dentro de nós em todos os momentos da vida, é o que dizem muitos pesquisadores. Ao refletirmos sobre a forma da criança ver o mundo, podemos entender um pouco mais sobre a percepção das crianças sobre os significados que dão a determinados conceitos.  Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A criança é de natureza curiosa, imaginativa e consegue refletir sobre seu contexto, atribuindo significados, que dizem respeito as suas vivências.
	 b)
	A criança busca sentido de mundo por meio de suas experiências, que pouco influencia em sua personalidade.
	 c)
	As crianças conseguem compreender conceitos e significados ao observarem os adultos, no entanto, não possuem a capacidade de ressignificar ao seu modo de ser.
	 d)
	As crianças percebem o mundo a sua volta da mesma forma que outras crianças de qualquer parte do mundo, o ambiente não altera seu poder de criar ou imaginar.
	3.
	O educador tem grande influência no processo de aprendizagem do educando, principalmente no seu primeiro contato com a escola, que normalmente acontece na educação infantil. As primeiras impressões são determinantes para o sucesso ou insucesso na vida escolar. Sobre esse primeiro contato, analise as afirmativas a seguir:
I- Nesta ocasião ocorre um rompimento com sua vida familiar e a criança começa a ter novas experiências.
II- A necessidade de orientações durante a exteriorização de seus sentimentos por parte da criança não é considerada importante nessa fase.
III- O professor deve ter cuidado ao demonstrar gestos de afeto, todos precisam sentir-se amados e iguais para todos.
IV- Ações de afeto e carinho são muito importantes nesse processo, onde precisa ocorrer a quebra da "barreira emocional".
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa II esta correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	4.
	O educador deve realizar atividades que proporcionem e fortaleçam o vínculo afetivo com o educando. De acordo com Nicolau (2003), pode-se destacar alguns fatores do cotidiano escolar como elementos que auxiliam no resgate da autoestima, valorizando a participação efetiva e espontânea dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, analise as afirmativas a seguir:
I- Elogiar é um ato inadequado à conduta do professor, pois cria um vínculo afetivo impróprio no que tange ao processo de ensino/aprendizagem.
II- A autonomia deve fazer-se presente no processo educativo, para isso é necessário que o professor oportunize atividades em que o educando precise tomar decisões e resolver problemas.
III- É preciso inibir toda e qualquer tentativa de conversa entre os alunos em sala de aula, por se tratar de um comportamento incorreto e desaprovado socialmente. 
IV- Os conteúdos de natureza lúdica e afetiva devem fazer parte do processo educativo e devem ser vistos como objetos de conhecimento, assim como os de português e matemática. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NICOLAU, M. L. M. A educação pré-escolar: fundamentos e didática. São Paulo: Ática, 2003.
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	5.
	A vida era relativamente igual para todas as idades, ou seja, não havia muitos estágios e os que existiam não eram tão claramente demarcados. Por exemplo, as crianças tinham muito menos poder do que atualmente têm em relação aos adultos. Provavelmente ficavam mais expostas a violência dos mais velhos. Obviamente, isto não significa negar a existência biológica destes indivíduos. Significa, em realidade, reconhecer que antes do século XVI, a consciência social não admite a existência autônoma da infância como uma categoria diferenciada do gênero humano. Passado o estrito período de dependência física da mãe, esses indivíduos se incorporavam plenamente ao mundo dos adultos (NASCIMENTO et al., 2008). Partindo da reflexão da imagem e do texto, analise as afirmativas a seguir:
I- As crianças, anteriormente ao século XVI, eram consideradas mini adultos, e dessa forma participavam da vida cotidiana sem nenhuma privação.
II- A infância como uma etapa da vida humana só foi reconhecida a partir do século XX, bem como a pedagogia e demais áreas de conhecimento sobre ela.
III- A infância como a entendemos hoje sempre existiu. Na antiguidade, com os gregos até a Idade Média, a criança era tratada com atenção e cuidado.
IV- A infância, bem como os direitos sociais das crianças, são conquistas contemporâneas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE:
NASCIMENTO, C. T. do. et al. A Construção Social do Conceito de Infância: uma tentativa de reconstrução historiográfica. Linhas, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 4-18, jan./jun. 2008. 
FONTE DA IMAGEM: https://pedagogiaaopedaletra.com/concepcao-de-infancia-e-educacao-infantil. Acesso em: 25 jul. 2018.
	
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	6.
	As brincadeiras espontâneas podem dizer muito sobre uma pessoa. Se analisarmos como uma criança interage nesses momentos, é possível conseguirmos captar muito de sua atitude e comportamento. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Ao brincar, a criança demonstra não só suas fantasias, mas seus sentimentos, dores e alegrias.
II- O contexto adulto pode ser reconhecido ou manifestado nas expressões espontâneas da criança, demonstrando assim qual seu meio familiar. 
III- As brincadeiras infantis só conseguem demonstrar uma falsa realidade, pois a criança ainda não tem maturidade para lidar com questões complexas da vida.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	O professor de Educação Infantil comprova diariamente a relação entre as brincadeiras e a aprendizagem das crianças. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O lúdico é um importante aliado no desenvolvimento cognitivo, físico e emocional das crianças.
(    ) Os momentos de brincadeiras transformam a aprendizagem em algo cansativo e improdutivo.
(    ) O brincar ocupa pouco espaço na agenda das atividades a serem desenvolvidas pelas crianças.
(    ) As brincadeiras transmitem às crianças noções sobre as regras sociais e hábitos determinados pela cultura.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	8.
	Apesar de o brincar ser uma ação espontânea das crianças em qualquer época da humanidade, discussões pertinentes à ludicidade só vieram recententemente devido a novas pesquisas e à busca de padrões educacionais mais voltados à realidade infantil. Considerando a história da ludicidade, em que época surgiram os primeiros sinais de valorização da atividade lúdica?
	 a)
	O início se deu no século XIX, pois só aí a criança teve acesso ao brincar espontâneo.
	 b)
	O início se deu no século XX, quando deixou de ser vista como um adulto em miniatura.
	 c)
	O início se deu no século XXI, sob a influência dos estudos voltadosà infância.
	 d)
	O início se deu no século XVI, pelos humanistas, que compreenderam a importância das atividades lúdicas para a educação.
	9.
	Pesquisas apontam que os jogos lúdicos entre os índios brasileiros são uma prática notória e cumprem um respeitável papel na socialização dos componentes das tribos. No entanto, a entrada de objetos industrializados nas aldeias e a relação com as outras comunidades têm influenciado a cultura da criança indígena. Sobre as brincadeiras infantis, analise as afirmativas a seguir:
I- O lúdico depende do modo de vida de cada agrupamento humano, pois o que ocorreu no período colonial, por exemplo, influenciou as brincadeiras daquele tempo, que já não teria muito significado se fosse aplicado nos dias atuais.
II- A forma de brincar de cada povoado deve ser respeitada nas suas traduções, pois reflete a concepção de mundo, o modo de viver e de entender de cada criança.
III- O lúdico na conjuntura indígena tem pouca relação com as práticas socioculturais de seu povo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	10.
	Para muitos pesquisadores, há uma prática fundamental na Educação Infantil. Essa prática lida com a representação simbólica de seu entendimento de mundo, em que a criança expressa espontaneamente suas fantasias e ideias. É também considerada fonte de estudo do comportamento humano. Sobre qual prática estamos falando?
	 a)
	Ludicidade.
	 b)
	Alfabetização.
	 c)
	Psicomotricidade.
	 d)
	Oralidade.

Continue navegando